sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Atrizes Hollywoodianas

Samantha Morton (Nottingham, Inglaterra, 13 de maio de 1977) é uma premiada atriz britânica.Samantha nasceu em Nottingham, Inglaterra,filha de Peter Morton e Pamela Freebury que se separaram quando ela tinha apenas três anos, e dividiram sua guarda o que fez com que Samantha vivesse em uma família mista, já que seus país se casaram com outras pessoas após o divórcio.
Sua carreira começou na Tv e em 1997 começou a fazer sucesso no cinema. Entre 1999 e 2000 teve um relacionamento com o ator Charlie Creed-Miles, com quem teve sua primeira filha Esme, nascida no dia 5 de fevereiro de 2000. A época foi muito próspera para atriz que chegou a ser indicada a um Óscar naquele ano.
Em 2005 conheceu o cineasta Harry Holm(filho de Ian Holm), nas filmagens de um clipe da banda australiana The Victims. Sua segunda filha nasceu no dia 4 de janeiro de 2008. Eles tiveram o segundo filho em 2012.
Samantha sofreu um acidente em 2008, e quase morreu após ser atingida por um pedaço de gesso do século 17, que caiu em sua cabeça e danificou uma artéria importante do cérebro. Ela teve que reaprender a andar e isso a afastou durante um tempo do cinema,Começou a fazer a fazer testes para filmes televisivos como Emma e Jane Eyre conseguindo papéis de destaque, mas foi apenas em 1997 que veio seu primeiro grande papel de sucesso no filme Under the skin, onde ganhou visibilidade no Reino Unido. Impressionado com sua performance no filme o cineasta Woody Allen a chamou para fazer o filme Sweet and Lowdown, com Sean Penn e Uma Thurman, pelo qual ela recebeu sua primeira indicação ao Óscar de 2000 na categoriaMelhor Atriz Coadjuvante. Com a visibilidade no mundo inteiro que o filme lhe deu Samntha decidiu por projetos menores, mas em 2002 trabalhou com Tom Cruise no filme de Steven Spielberg, Minority Report pelo qual ganhou o Saturn Award de melhor atriz coadjuvante.
Em 2004 protagonizou o filme In America, onde interpreta uma imigrante irlandesa que acaba de perder seu filho mais novo, e vê nos Estados Unidos um recomeço para a família, pelo papel Samantha ganhou muitos elogios da crítica e sua segunda indicação ao Óscar dessa vez na categoria de Melhor Atriz Principal. No ano seguinte se voltou novamente para filmes independentes britânicos.
Em 2006 fez o telefilme dirigido por Tom Hooper, Longford, pelo filme recebeu uma indicação ao Emmy Awards na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, a um BAFTA de Melhor Atriz Coaduvante na TV e ganhou um Golden Globe Award na categoria Melhor Atriz Coadjuvante - Televisão.
Em 2007 atuou como Deborah Curtis esposa do vocalista do Joy Division, Ian Curtis no filme Control, pelo qual foi nomeada a um BAFTA de Melhor Atriz Coaduvante. Fez também uma participação no filme Elizabeth: The Golden Age, como a Rainha da Escócia.

Em 2008 atuou no filme do lendário diretor e roterista Charlie Kaufman, Synecdoche, New York, ao lado de Philip Seymour Hoffman. Em 2009 fez o filme independente americano The Messenger e chegou a ser novamente cotada para o Óscar.
Atuou em 2012 na super-produção John Carter- Entre dois Mundos e no filme de David Cronenberg, Cosmopolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário