Sophie Marceau, nome artístico de Sophie Danièle Sylvie Maupu (Paris, 17 de Novembro de 1966) é uma atriz e cineasta francesa.
Além de sua carreira no cinema francês, ela é mais conhecida internacionalmente pelos papéis de princesa Isabelle em Coração Valente e Elektra King em 007 O Mundo não é o Bastante.
Sophie nasceu e cresceu em Gentilly, periferia de Paris. Filha de um camioneiro e uma garçonete
, com 13 anos e sem nenhuma experiência, ela decidiu participar em uma
seleção para escolha de atores de um filme de Claude Pinoteau voltado
para o público jovem.
Sua beleza com traços fortes e angelicais concedeu-lhe admiração
imediata de Pinoteau que assim que a viu pensou ter finalmente achado a
protagonista. Em 1981 com apenas 14 anos, Sophie estréia La Boum - No Tempo dos Namorados, filme adolescente de grande sucesso em toda a Europa. Ela se tornou rapidamente um ídolo teen e passou a fazer capas de revistas. La Boum
teve uma sequência em 1982 e deslanchou a carreira de Sophie já
considerada a atriz francesa revelação com 16 anos, lhe dando o Cesar de melhor atriz estreante.
Nos anos 1980, Sophie se dedica a produções francesas, tendo atuado ao lado de Gérard Depardieu e Catherine Deneuve em Fort Saganne. Também nessa época conheceu e se casou com o produtor e diretor Andrzej Zulawski
que a dirigiu em dois filmes. No início da década de 90, Sophie passa a
chamar atenção do mundo que era então considerada uma das atrizes mais
bonitas da atualizade. Os filmes Fanfan, Sonho de Uma Noite de Verão e A Filha de D'artagnan, deram a atriz ainda mais popularidade.
É quando então Mel Gibson a convida para participar da superprodução Braveheart - Coração Valente. O filme, que conquistou vários oscars deu a ela grande visibilidade internacional. Em 1999, interpretou a bond girl femme fatale Elektra King no filme 007 - O Mundo Não É o Bastante, ao lado de Pierce Brosnan, o que manteve sua popularidade.
A partir de 2002, entretanto, ela passou a se dedicar o ao cinema francês, escrevendo e dirigindo filmes como Parlez-moi d’amour e L'Aube à l'envers, priorizando o cinema nacional e recusando vários papéis em Hollywood.
Em 2008 estrelou a produção francesa Les Femmes de l'ombre que retratou as guerrilheiras francesas na 2ª Guerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário