sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Atrizes Hollywoodianas

Sarah Polley (Toronto, Ontario, 8 de janeiro de 1979) é uma atriz, cantora, roteirista e diretora canadense. Polley estrelou a série de TV canadense Road to Avonlea com apenas 10 anos, e tem uma carreira vasta como atriz passando por filmes cultuados como eXistenZ, The Secret Life of Words e Mr. Nobody. Seu grande exito no entanto foi como diretora e roteirista de cinema, tendo como seu primeiro filme nessas funções Away from Her um grande marco na sua carreira, pois ela recebeu sua primeira indicação ao Oscar na categoria Melhor roteiro adaptado por esse trabalho elogiado e considerado maduro para idade de Polley, que na época tinha apenas 29 anos.Polley nasceu em Toronto, Canadá. Sua mãe Diane Elizabeth foi uma atriz que morreu de câncer quando ela havia apenas 11 anos. Sarah cresceu pensando que seu pai era o ator britânico Michael Polley, mas só ao ficar adulta descobriu que seu verdadeiro pai é Harry Gulkin, um ator de teatro com quem sua mãe teve um caso na época em que faziam uma peça juntos. Polley resolveu fazer um filme sobre este caso e as histórias de sua família com data de estréia prevista para 2013, chamado Stories We Tell.
Seu primeiro filme foi aos 4 anos no One Magic Christmas da Disney. Aos 8 anos ela desempenhou o papel de Ramona Quimby no Tele-filme Ramona
Participou do filme The Adventures of Baron Munchausen de 1988, do diretor Terry Gilliam, com 9 anos na época, contracenou com John Neville, Oliver Reed, Jonathan Pryce, Robin Williams. Esse filme Indicado ao Oscar de Melhor Direção de arte, Maquiagem, Efeitos especiais e Figurino. Mas aos 10 anos chamou ainda mais a atenção com sua atuação na série Road to Avonlea, pela qual foi elogiada e ganhou fama de "Queridinha do Canadá".
Já adulta Polley desempenhou papéis elogiados como a Ronna Martin do cultuado filme independente Go! e a Merle do eXistenZ de David Cronenberg. Em 2003 foi Ann no consagrado filme My Life Without Me. Em 2005 ela foi indicada a um European Film Awards de Melhor atriz pelo papel de Hanna em The Secret Life of Words.
Presidiu o juri do Festival de Cannes em 2007.
Em 2008 foi indicada pelo roteiro de seu filme de estréia Away from Her no Oscar e por este trabalho ganhou muitos prêmios e elogios. E resolveu se dedicar mais a carreira de diretora continuando com os filmes Take This Waltz(2012) e futuramente Stories We Tell.
Seu último trabalho como atriz foi no filme Mr. Nobody de Jaco Van Dormael onde teve uma atuação aclamada pela crítica. Ela pretende voltar como atriz em 2014 no filme de Wim Wenders Every Thing Will Be Fine.


Nenhum comentário:

Postar um comentário