Ronald N. "Ron" Perlman (nascido em 13 de abril de 1950) é uma televisão, filme e ator de voz americano. Ele é mais conhecido por seus papéis como Vincent na série de televisão A Bela ea Fera (pelo qual ganhou um Globo de Ouro), como o personagem de quadrinhos Hellboy tanto em 2004 de Hellboy e seu 2008 sequela Hellboy II: O Exército Dourado, e como Clarence "Argila" Morrow na série de televisão Sons of Anarchy.
Perlman também é conhecido como um colaborador freqüente de Hellboy diretor Guillermo del Toro, também tendo papéis em seus filmes Cronos, Blade II e do Pacífico. Ele também é conhecido por seu trabalho de voz-over como o narrador da série de jogos Fallout pós-apocalíptico, Clayface em Batman: The Animated Series, Slade na série teen animado Titans, The Lich em Adventure Time, The Stabbington Irmãos no filme da Disney de animação Tangled filme, e como o narrador da série de televisão de 1000 maneiras de morrer.
Perlman nasceu em Washington Heights, Nova York. Sua mãe, Dorothy (Rosen), era um funcionário municipal, e seu pai, Bertram "Bert" Perlman, era um baterista de jazz e reparador. Perlman declarou em uma entrevista em 1988 que "Não foi uma má infância mas ... Eu tinha uma percepção de mim mesmo que era, eu estava muito acima do peso como um jovem garoto, e ele era uma espécie de imagem de baixa auto. " Perlman continuou a dizer que esta experiência é uma coisa que o atrai para "jogar estes tipos de pessoas deformadas que são muito cativante."
A família de Perlman era judeu (da Hungria no lado de seu pai e da Polônia em sua mãe). Perlman teve uma cerimônia de Bar Mitzvah. Ele participou de George Washington High School e mais tarde Lehman College, em Nova York, em 1971, que não tinha um grau de Bacharel em Belas Artes em Teatro naquele momento. Ele disse que ele e seu pai estavam "muito perto", e que era seu pai, depois de ver Perlman em uma produção da faculdade de Guys and Dolls, que disse Perlman, "Você tem que fazer isso ... Você entende isso? Você tem que fazer isso. " Perlman diz: "Então, ele me deu permissão para ser um ator ... wow." Perlman freqüentou a Universidade de Minnesota, onde se graduou com um grau de mestre em artes do teatro em 1973.
Perlman começou sua carreira como um ator de teatro aparecendo em várias produções e fez sua estréia no cinema no filme de Jean-Jacques Annaud Quest for Fire (1981). Início de Ron no cinema foi bastante difícil. Jean-Jacques Annaud disse que quando ele contatou Ron para jogar Salvatore em O Nome da Rosa (1986), Ron estava pensando em abandonar sua carreira. Depois de vários papéis menores e coadjuvantes em filmes e séries de televisão, seu primeiro papel de destaque veio quando ele interpretou Vincent na série de TV A Bela ea Fera, em frente Linda Hamilton, de 1987 a 1990. Isso lhe valeu um Globo de Ouro de Melhor Performance de um Ator em Série de Televisão em 1989.
Ele passou a desempenhar papéis em muitos filmes e séries de televisão ao longo dos anos 1980 e 1990, bem como a década de 2000. Suas aparições em filmes mais notáveis foram em filmes como O Nome da Rosa (1986), Romeo está sangrando (1993), As Aventuras de Huck Finn (1993), Academia de Polícia: Missão em Moscovo (1994), A Última Ceia (1995 ), A Ilha do Dr. Moreau (1996), Alien: Resurrection (1997), Inimigo às Portas (2001), Blade II e Star Trek: Nemesis (ambos 2002) e duas adaptações de Stephen King história-para-filme, Sonâmbulos e desespero. Suas aparições em séries de televisão incluem Highlander: The Series, The Outer Limits e The Magnificent Seven.
Ele jogou seu primeiro papel de liderança filme em 1995, quando ele jogou "One" em Jean-Pierre Jeunet e de Marc Caro de língua francesa A Cidade das Crianças Perdidas. Em 2003, estrelou Perlman em um comercial de cerveja Stella Artois. Este comercial, que foi chamado de "Ilha do Diabo", ganhou um prêmio de prata com os britânicos Advertising Awards 2003. Ele tem um outro papel no cinema líder em 2004, quando ele interpretou o papel-título da adaptação de quadrinhos Garoto do inferno. Perlman reprisou seu papel como Hellboy no direto para DVD animado apresenta Hellboy: Sword of Storms (2006) e Hellboy: Blood and Iron (2007), bem como Hellboy II: O Exército Dourado, lançado em 11 de julho, 2008.
Perlman é conhecido por interpretar papéis que exigem grande make-up, alguns até o ponto onde seu corpo inteiro é coberto ou seu rosto requer próteses faciais completos. Alguns exemplos incluem o seu papel no primeiro filme A Guerra do Fogo, onde jogou um Neanderthal; O Nome da Rosa, onde ele interpreta um corcunda desfigurado; A Bela ea Fera, onde jogou Vincent, um homem com o rosto de um animal meio-homem meio-leão como; A Ilha do Dr. Moreau, onde ele também desempenha um meio homem / metade animal; Star Trek: Nemesis em que ele é o vice-rei Reman; e os filmes de Hellboy, onde ele interpreta o demônio titular. Ele até deu a sua beleza eo Armin Shimerman conselho Besta co-estrela quando Shimerman ia ser em próteses full-facial convidado-estrelando como um Ferengi em Star Trek:. A próxima geração
Perlman também tem uma carreira de sucesso como um ator de voz, além de sua atuação na tela, tendo personagens retratados em inúmeros jogos de vídeo e série animada. Estes incluem Casper alta professor e vice-diretor Sr. Lancer em Danny Phantom, The Lich em Adventure Time, Kurtis Stryker em Mortal Kombat: Defensores do Reino, Justiça Afro Samurai e vários personagens da DC Comics série baseada como o vilão Slade , uma versão do personagem DC Exterminador nos Titãs série animada e novamente em Liga da Justiça: Ponto de Ignição, Clayface em Batman: The Animated Series e The New Batman Adventures, Jax-Ur em Superman: The Animated Series, Orion em Justice League e Justice League Unlimited, Sozin em Avatar: The Last Airbender, vários vilões (Killer Croc, rumores e Bane) em The Batman, Doutor Double X em Batman: The Brave and the Bold, e Sinestro em Lanterna Verde: The Animated Series.
Seus créditos de videogame incluem Fleet Admiral Lord Terrence capa nos jogos Halo 2 e Halo 3, Jagger Valance em The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay, e Batman em Justice League Heroes. Ele é bem conhecido por fãs de Fallout para narrar os filmes introdutórios da série, incluindo proferindo a famosa frase "War. A guerra nunca muda." Ele também dubla "Slade" no jogo Turok 2008, e Emil Blonsky / Abominável em Incredible Hulk: Ultimate Destruição, Conan para a PS3 e Xbox 360, e manifesta a de fala rápida Prefeito Hoodoo Brown no jogo Neversoft Gun.
Ele foi casado com Opala Perlman desde 14 de fevereiro de 1981; eles têm dois filhos, uma filha, Amanda Blake (nascido em 1984), e um filho, Brandon Avery (nascido em 1990). Perlman se ofereceu como ator com o Programa Jovens Storytellers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário