sexta-feira, 27 de março de 2015

Atores Hollywoodianos




Colm Feore (nascido em 22 de agosto de 1958) é um ator americano cinema e televisão...Feore nasceu em Boston, Massachusetts, filho de pais irlandeses que viviam na Irlanda por vários anos durante sua infância. A família se mudou para Windsor, Ontário, onde Feore cresceu. 
Depois de se formar a partir de Ridley College, em St. Catharines, Ontario, ele freqüentou a Escola Nacional de Teatro do Canadá, em Montreal, Quebec e University of Windsor, em Ontário.
Feore aperfeiçoou suas habilidades de atuação como membro da empresa que age do Festival Stratford do Canadá, o maior teatro de repertório clássico da América do Norte. Ele passou 16 temporadas em Stratford, onde ele subiu de pequenos papéis para papéis principais, incluindo Romeo, Hamlet, Richard III, e Cyrano. Retornou em 2006 para estrelar quatro produções, incluindo Don Juan em Inglês e Francês e como Fagin em Oliver !. Mais recentemente, em 2009, ele desempenhou o papel principal de Macbeth na peça Macbeth, e o principal papel de Cyrano de Cyrano de Bergerac, e Lear em Rei Lear, em 2014, todos realizados no Stratford Festival de Teatro.
No Canadá, os papéis mais famosos de Feore eram como primeiro-ministro Pierre Trudeau no aclamado mini-série de televisão Trudeau, um papel para o qual ele ganhou um prêmio Gemini por Melhor Performance de um Ator em um papel principal em um programa dramático ou Mini-Series , como pianista Glenn Gould no filme de 1993 Trinta e duas curtas metragens sobre Glenn Gould, e como by-the-book anglophone detetive Martin Ward no sucesso de bilheteria Bon Cop, Bad Cop. Ele também desempenhou um enlouquecido impostor executivo de marketing na segunda temporada da série de TV canadense, Slings and Arrows, um papel que continuou por vários episódios. O show foi executado nos Estados Unidos no Sundance Channel.
Fora do Canadá, Feore apareceu em vários papéis no cinema, teatro e televisão. Ele é talvez o mais famoso nos Estados Unidos por seus papéis coadjuvantes em filmes de Hollywood como Pearl Harbor, A Soma de Todos os Medos, Paycheck, e As Crônicas de Riddick. Em 1999, ele apareceu em Tempestade de Stephen King of the Century como o poderoso, antigo assistente Andre Linoge. Ele foi o torto Los Angeles Police Chief James E. Davis em 2008 de Changeling. Em 2011, ele apareceu como Laufey, King of the Frost Giants, no filme de super-heróis de ação ao vivo, Thor. 
Ele também apareceu na Broadway como Cassius na produção de Júlio César, estrelado por Denzel Washington como Brutus. Off-Broadway, para o Public Theater, ele era Claudius em uma produção Hamlet, estrelado por Liev Schreiber. Ele retratou o primeiro cavalheiro Henry Taylor na sétima temporada de 24, apareceu como Tad Whitney em The West Wing episódio da segunda temporada intitulado "Galileu" e também interpretou o bilionário suspeito Jordan Hayes em 2011 Law & Order: Special Victims Unit episódio " Flight ". (Ele também narrou o documentário da PBS 2002, Benjamin Franklin.)
Em 2013, foi feito um oficial da Ordem do Canadá "por suas contribuições como um ator do teatro e no cinema, nomeadamente através da ponte culturas anglófonos e francófonos como um performer fluentemente bilíngüe." 
Feore, sua segunda esposa, coreógrafo / diretor Donna Feore, e três filhos, Jack, Tom e Anna, viver em Stratford, Ontario. Jack é o filho de seu primeiro casamento.
Como testemunhado em 2006 comédia-suspense Bon Cop, Bad Cop, Feore é fluente em francês.
Em outubro de 2012, Feore foi premiado com um doutoramento honoris causa pela Universidade Wilfrid Laurier, em Waterloo, Ontário, em reconhecimento das suas contribuições para o teatro e cinema canadense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário