sexta-feira, 27 de março de 2015

Atrizes Hollywoodianas





Meg Tilly (nascida em 14 de fevereiro, 1960) é uma atriz e escritora canadense-americano. Ela é mais conhecida por suas performances em The Big Chill (1983), Agnes de Deus (1985), Valmont (1989), e da série de televisão bomba Girls (2012-13). Tilly recebeu uma indicação ao Oscar e um Globo de Ouro em 1986 por seu trabalho em Agnes de Deus, eo Prêmio Leo em 2013 por seu papel de liderança na bomba Girls. Tilly já escreveu cinco romances, incluindo Porcupine, que foi finalista do Prêmio de Literatura da Sheila A. Egoff infantil...Meg Tilly nasceu Margaret Elizabeth Chan em 14 de Fevereiro de 1960, em Long Beach, Califórnia,  a filha de Patricia Ann (née Tilly), um professor canadense, e empresário Harry Chan.  O pai de Tilly era chinês americano, e sua mãe era de ascendência irlandesa, finlandês e Primeiras Nações.  Ela foi a terceira de quatro filhos. Ela tem um irmão, Steve, e duas irmãs, Rebecca e atriz Jennifer.
Após o divórcio de seus pais quando tinha três anos, ela foi criada por sua mãe e seu padrasto, John Ward, na rural Texada Island, em British Columbia. Na idade de 12, Tilly começou a ter aulas de dança, e em poucos anos se tornou uma bailarina talentosa.
Depois de se formar a partir de Esquimalt High School, em Victoria, British Columbia, Tilly saiu de casa e se mudou para os Estados Unidos para perseguir uma carreira como dançarina profissional. Em Nova York, ela estudou no Ballet School de Madame Darvash onde ela havia recebido uma completa bolsa de estudos. Ela se juntou ao Connecticut Ballet Company e, posteriormente, excursionou com o Teatro internacional Trono Dança no final de 1970 . Ela fez sua estréia no cinema como dançarina em de Alan Parker 1980 drama musical Fame. Carreira de dança de Tilly terminou em 1979, quando um parceiro de dança deixou cair sua classe em Pas de deux, causando uma séria lesão nas costas...Forçado a desistir de dançar, Tilly mudou-se para Los Angeles e seguiu uma carreira como atriz. Ela estudou agindo sob Peggy Fuery. Depois de jogar uma prostituta em um segundo episódio temporada de Hill Street Blues, ela apareceu em seu primeiro papel de protagonista em 1982 coming-of-age filme de aventura Tex com Matt Dillon. Em 1983, ela apareceu em dois dos filmes de maior sucesso do ano: Psicose II e filme de conjunto premiado de Lawrence Kasdan The Big Chill, com Kevin Kline, Glenn Close, Tom Berenger, William Hurt, Jeff Goldblum, JoBeth Williams e Mary Kay Lugar . A aparência de Tilly em The Big Chill, que foi indicado para três Oscar, incluindo Melhor Filme, ajudou a sua carreira de forma significativa.
Em 1985, Tilly conseguiu o papel título aclamado em Agnes de Deus, de Norman Jewison, aparecendo com Jane Fonda e Anne Bancroft. Desempenhando o papel de uma freira noviciado que confessa seu envolvimento em uma concepção virginal, Tilly "entregue um magnífico retrato de uma jovem mulher atormentada enfrentando a crise final da fé".  O desempenho elogiado pela crítica de Tilly lhe rendeu uma indicação ao Oscar e um Golden Globe Award.
Tilly mais tarde apareceu em Valmont (1989), The Two Jakes (1990), com Jack Nicholson e Leaving Normal (1992), com Christine Lahti, assim como o filme de 1993 horror, Body Snatchers. Tilly foi a primeira escolha para o papel de Constanze Mozart no filme de Milos Forman, Amadeus, tendo recebido avaliações brilhantes de seu trabalho de ensaio por tanto ela teria de ser costar Tom Hulce e diretor Forman. No entanto, ela sofreu uma lesão na perna jogando futebol e teve que abandonar o projeto. O papel foi mais tarde a Elizabeth Berridge.
Tilly voltou a atuar em 2010, retratando a Mãe de Deus, uma figura Papa-como no episódio Caprica "Invicta". Em 2011, ela interpretou Martha em Afraid de quem é Edward Albee de Virginia Woolf? , apresentado pela Repertory Theatre Ponte azul em Victoria, BC
Em janeiro de 2012 Global Television no Canadá lançou as seis partes bomba Meninas sobre as mulheres que trabalham em uma fábrica de munições durante a Segunda Guerra Mundial.  Tilly estrelas como Lorna, a matrona piso emocionalmente fechada que floresce como um líder e uma mulher atraente.  Ela ganhou o 2013 Melhor Atriz, Drama Prêmio Tela canadense por seu trabalho na série.
Tilly é o autor de cinco romances publicados. Em 1994, primeiro romance cantando músicas de Tilly foi publicado pela Dutton de críticas positivas. Donna Rifkind da Publishers Weekly chamou o livro de "um impressionante primeiro romance", eo New York Times Book Review elogiou Tilly para "a coerência notável e clareza" da narrativa voz de Anna.  O livro é sobre uma rapariga e de suas irmãs vivendo no noroeste que são molestadas por sua padrasto.
Seu segundo romance Gemma foi publicado em 2006 pela Syren Book Company. O livro é sobre uma rapariga de 12 anos que é sequestrado e levado em uma viagem cross-country em que ela é fisicamente e sexualmente abusada por seu captor.
Seu terceiro romance Porcupine foi publicado em 2007 pela Tundra Books.  O livro é sobre uma menina de doze anos de idade, Jacqueline "Jack" Cooper, cuja vida é abalada pela morte de seu pai por fogo amigo no War in Afeganistão.  Porcupine foi finalista do Prêmio de Literatura da Sheila A. Egoff infantil.
Seu quarto romance primeira vez foi publicado em 2008 pela orca Editores e Livreiros.  O romance é sobre um garoto de dezesseis anos de idade que é molestada e fisicamente abusada pelo namorado de sua mãe, e tem de lidar com o trauma sozinho, sem a ajuda de sua mãe ou melhor amigo.
De Tilly quinto e último romance A Taste of Heaven foi publicado em 2013 por Puffin Books. A saída dos temas mais escuros de trabalho anterior de Tilly, o romance é sobre dois jovens que se tornam amigos que vivenciam o "cômico, às vezes agridoce e provações e tribulações da tweenhood melodramático ".  Um crítico escreveu:" Tilly pinta um retrato perspicaz, memorável dos altos e baixos da amizade e os laços inquebráveis ​​da família, de aprofundar em questões seculares de honestidade, confiança e lealdade .
Em 1983, Tilly se casou com seu primeiro marido, Tim Zinnemann, um produtor de cinema americano e filho do diretor de cinema Fred Zinnemann. Eles se conheceram no set de seu primeiro filme, Tex. O casamento produziu dois filhos, Emily (nascido em 1984) e David (nascido em 1986), e terminou em divórcio em 1989.
Em 1989 Tilly começou um relacionamento de 5 anos com o ator britânico Colin Firth, que ela conheceu durante as filmagens de Valmont. Eles se mudaram de Los Angeles para uma casa de madeira em cinco hectares de propriedade da montanha a cerca de uma hora fora Vancouver perto da cidade de Maple Ridge, British Columbia. O relacionamento deles produziu um filho, William "Will" (nascido em 1990), e terminou em 1994.
Em 1995 Tilly se casou com seu segundo marido, John Calley, um executivo de estúdio de cinema e produtor americano 30 anos mais velho que ela. Eles se mudaram para Los Angeles, onde Calley trabalhou como presidente e CEO da Sony Pictures Entertainment. O casamento acabou em divórcio em 2002.
Em 2002 casou-se com Tilly seu terceiro e atual marido, autor Don Calame, que escreve ficção para adolescentes. Eles se conheceram durante um seminário de escrita em Big Sur, Califórnia. O casal vive em Toronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário