sexta-feira, 27 de março de 2015
Atrizes Hollywoodianas
Maggie Cheung Man-Yuk ( nascida 20 de setembro de 1964) é uma atriz de Hong Kong. Criada na Inglaterra e Hong Kong, ela tem mais de 70 filmes a seu crédito desde o início de sua carreira em 1983. Alguns dos seus trabalhos de maior sucesso comercial foi no gênero de ação, mas Cheung disse uma vez em uma entrevista que de todo o trabalho que ela fez , os filmes que realmente significou alguma coisa para ela são Canção do Exílio, Centro de Estágio, Camaradas: Quase uma História de Amor e In the Mood for Love. Como Emily Wang em Limpo, seu último papel principal, até à data, ela se tornou a primeira atriz asiática a ganhar um prêmio no Festival de Cannes. Língua nativa de Cheung é cantonês, mas ela é multilíngue, tendo aprendido a falar Inglês, mandarim e francês...Maggie Cheung nasceu em Hong Kong. Em 1971, ela participou Convento Escola de São Paulo, onde começou em um nível primário. Sua família emigrou de Hong Kong para o Reino Unido, quando ela tinha oito anos. Ela passou parte de sua infância e adolescência na Inglaterra. Ela voltou para Hong Kong com a idade de 18 em 1982 para um período de férias, mas acabamos ficando para trabalhos como modelo e outros compromissos; ela também logo conseguiu um emprego de vendas na pista Crawford loja de departamentos. Em 1983, ela entrou para o concurso Miss Hong Kong e venceu o primeiro vice-campeão e o prêmio Miss Fotogenia também. Ela era uma semi-finalista do concurso Miss Mundo do mesmo ano.
Antes de 1988, sua aparição na tela foi muitas vezes limitados a papéis eye candy. Um dos papéis do filme notáveis de Cheung, então, é o de "May", a namorada de detetive da polícia "Kevin" Chan Ka Kui na Polícia série A História de Jackie Chan (no entanto, ela não reprisar o papel em Police Story 4: First Strike ou New Police História). Maggie citados sua performance no filme As Tears Go By (1988), sua primeira de muitas colaborações com o cineasta Wong Kar-wai 王家衛, como a peça que realmente começou a sua carreira de atriz séria. Em primeiro plano, ela se apresentou em cantonês, mandarim e Xangai fluentemente, mudando de língua com facilidade. Em Limpo, ela se apresentou no inglês fluente, francês e cantonês. Ela é um poliglota, como resultado de sua educação em Hong Kong e Inglaterra e estadia de dez anos em Paris.
Audiências fora da Ásia tornaram-se cada vez mais familiarizado com o seu trabalho, incluindo Irma Vep, Centro de Estágio, Box Chinês, In the Mood for Love, Hero, 2046, e, (ainda) mais recentemente, Limpo.
Cheung era um membro do júri no Festival de Berlim de 1997 de 1999 do Festival de Veneza, o Hawaii Int'l Film Festival 2004, o Festival de Cannes de 2007, e do Marrakech Film Festival 2010. E, pela primeira vez em sua história, o 59º Festival de Cannes (2006) usou uma imagem fotográfica de uma atriz de verdade em seu poster - a de Cheung.
Em 7 de fevereiro de 2007, The New York Times classificado Maggie Cheung como um dos 22 Grandes Performers, em 2006, por seus Cannes vencedoras papel de Emily na Limpo. Após 25 anos de fazer filmes, ela decidiu se aposentar da atuação para buscar uma carreira como compositor de cinema. Ela mencionou que gostaria de compor uma música e pintar depois de ter cumprido o seu potencial de agir. Sua aparência filme mais recente foi como Mazu, deusa chinesa do mar, na instalação de filme / vídeo Ten Thousand Waves do cineasta e instalação britânico artista Isaac Julien.
Como Independente do Reino Unido coloca, uma vez que o seu momento Cannes em 2004 Cheung "virou as costas para filme" e mudou seu foco para a filantropia, fazendo música, e edição. Em abril de 2010, foi nomeada Embaixadora da UNICEF para a China. Em julho de 2011 Cheung foi agraciado com o título de Doutor honoris causa da Universidade de Edimburgo, Reino Unido.
Esta seção de um artigo biográfico precisa citações adicionais para a verificação. Por favor, ajude, adicionando fontes confiáveis. Material de Contencioso sobre pessoas que está sem fontes ou mal sourced devem ser removidos imediatamente vivendo, especialmente se potencialmente difamatória ou prejudiciais. (Março de 2014)
Ela teve um relacionamento com o cineasta Derek Yee Hong Kong no final de 1980.
Ela se casou com o diretor francês Olivier Assayas, em 1998. Eles se divorciaram em 2001, mas seu relacionamento permaneceu amigável. Em 2004, Cheung fez seu premiado filme Limpo com ele. Como parte de seu papel de recuperar viciado em drogas e aspirante a cantora Emily na Limpo, Cheung realizada canções escritas por David Roback de Mazzy Star e Dean Wareham de Dean & Britta.
Ela teve um relacionamento com o arquiteto baseado Beijing Ole Scheeren a partir do Outono de 2007 e Primavera de 2012.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário