sexta-feira, 21 de abril de 2017

Atrizes Hollywoodianas



Marianne Ragipcien Jean-Baptiste (nascida em Camberwell, Londres, Inglaterra, 26 de abril de 1967) é uma atriz, cantora, compositora e diretora inglesa, mais conhecida por seus papéis como Hortense Cumberbatch em Secrets & Lies (1996), pela qual foi nomeada para o Oscar por Melhor Atriz Coadjuvante e como Vivian Johnson na série de televisão americana Without a Trace.
Em 2015, ela estrelou como Sharon Bishop QC na série de crimes ITV Broadchurch.
Jean-Baptiste nasceu em Londres de uma mãe de Antígua e um pai de Santa Lúcia, crescendo em Peckham.  Ela foi classicamente treinada na Royal Academy of Dramatic Art em Londres e atuou no Royal National Theatre. Ela foi nomeada para um 1994 Ian Charleson Award por seu desempenho em Measure For Measure com Cheek by Jowl.
Jean-Baptiste obteve sucesso internacional no drama social de Mike Leigh Secrets & Lies (1996), recebendo tanto o Globo de Ouro como o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pela sua atuação, tornando-se a primeira atriz britânica negra a ser nomeada para um Oscar , Eo segundo negro britânico a ser nomeado, sucedendo Jaye Davidson. Ela colaborou com o diretor Mike Leigh no palco em It's a Great Big Shame (1993).  Ela causou alguma controvérsia quando ela acusou a indústria cinematográfica de racismo. Ela notou que atores principais foram convidados a participar de Cannes, mas apesar de seu sucesso ela não foi convidada.
Escritor e compositor, Jean-Baptiste gravou um álbum de canções de blues e compôs a partitura musical para o filme de 1997 de Leigh Career Girls. Em 1999, interpretou em Paris uma produção em língua francesa de Peter Brook de The Suit (Le Costume), uma peça de um ato de Barney Simon e Mothobi Mutloatse, baseada no conto de Can Themba. ] Ela também foi aclamada por seu papel como Doreen Lawrence em The Murder of Stephen Lawrence (1999).
Jean-Baptiste mudou-se por motivos de trabalho para os EUA e tem vivido por alguns anos em Los Angeles com seu marido e duas filhas.  Ela aprimorou seu sotaque americano e estrelou a série de televisão americana Without a Trace como agente do FBI, Vivian Johnson. Mais recentemente, a atriz apareceu em filmes como Takers (2010), Secrets in the Walls (2010) e Harry's Law (2012). Jogou o chefe de polícia de Detroit, Karen Dean, em RoboCop (2014).
Ela foi muito elogiada por seu desempenho de palco na produção do Teatro Nacional de 2013 da peça The Amen Corner de James Baldwin, dirigida por Rufus Norris.
Como amiga de Angela Bassett, Marianne Jean-Baptiste participou de Women's Image Network Awards e ganhou um prêmio, lendo o poético discurso de aceitação de Bassett por seu papel vencedor no filme Betty & Coretta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário