sexta-feira, 21 de abril de 2017

Atrizes Hollywoodianas



Alicia Amanda Vikander (nascida em Gotemburgo, Suécia  3 de outubro de 1988) é uma atriz sueca e ex-dançarina. Nascida e criada em Gotemburgo, começou a atuar como uma criança em produções de palco menores na Ópera de Gotemburgo e treinou como dançarina de balé na Escola Real de Ballet Sueco em Estocolmo e na Escola de Ballet Americano em Nova York. Começou sua carreira de atriz profissional aparecendo em curta-metragens suecas e séries de televisão e primeiro ganhou reconhecimento no Norte da Europa por seu papel como Josefin Björn-Tegebrandt no drama de TV Andra Avenyn (2008-10).
Vikander fez sua estréia no cinema em Pure (2010), pelo qual ganhou o Prêmio Guldbagge de Melhor Atriz. Ela atraiu o reconhecimento generalizado em 2012 por retratar a princesa Ekaterina "Kitty" Alexandrovna Shcherbatskaya na adaptação cinematográfica de Joe Wright de Anna Karenina e da rainha Caroline Mathilde no aclamado filme dinamarquês A Royal Affair, recebendo uma indicação ao BAFTA Rising Star Award. Ela passou a estrelar o filme de drama sueco 2013 Hotell e apareceu no Julian Assange-biopic The Fifth Estate nesse mesmo ano.
Em 2014 e 2015, Vikander obteve reconhecimento e aclamação mundial por seus papéis como ativista Vera Brittain em Testament of Youth, um robô humanóide em Ex Machina (pelo qual ela foi nomeada para o Globo de Ouro e BAFTA Award para Melhor Atriz Coadjuvante) ea pintora Gerda Wegener em The Danish Girl, pelo qual recebeu o Oscar e o Screen Actors Guild Award para Melhor Atriz Coadjuvante, entre outros prêmios.
Vikander nasceu em Gotemburgo, filha de Maria Fahl Vikander, ator de teatro, e Svante Vikander, psiquiatra. Seus pais são de pequenas aldeias no norte e sul da Suécia, respectivamente. Eles se separaram quando Vikander tinha dois meses de idade,  e ela foi criada pela mãe solteira. Ela tem cinco meio-irmãos  do lado do pai. Vikander disse que ela tinha o melhor dos dois mundos crescendo, sendo uma criança única para sua mãe e cercada por uma grande família quando ela foi para a casa de seu pai a cada duas semanas. Sua ascendência é sueca e um quarto finlandês.
Vikander começou sua carreira como ator aos sete anos de idade, estrelando uma produção de Kristina från Duvemåla na Ópera de Gotemburgo, que foi escrito pela Mamma Mia! Criadores, Björn e Benny da ABBA; Ela se apresentou na peça por três anos e meio. Ela apareceu em vários musicais na Ópera, como The Sound of Music e Les Misérables. Em 1997, ela participou do programa de canto Småstjärnorna para crianças da TV4; Ela interpretou a canção de Helen Sjöholms "Du måste finnas".  Ela ganhou seu episódio com elogios pelos juízes por sua presença no palco.
Vikander formou-se em balé a partir dos nove anos de idade com o Svenska Balettskolan i Göteborg (1998-2004). Na idade de 15, Vikander moveu-se de Gothenburg para treinar na escola superior do balé em Estocolmo; Ela viveu sozinha, trabalhando para se tornar uma dançarina principal. Ela viajou ao redor do mundo para cursos de verão, treinando um verão na Escola de American Ballet em Nova York. Aos 16 anos, quase deixou a escola para se comprometer totalmente com a série de televisão com a qual trabalhou com o diretor Tomas Alfredson, percebendo sua paixão pela atuação. Sua carreira de dança foi marginalizada por lesões na adolescência.  Ela fez um teste para a escola de teatro, mas foi recusada duas vezes.  Em um ponto, Vikander foi admitido à faculdade de direito mas nunca atendida, seguindo seus sonhos transformar-se uma actriz preferivelmente.
Vikander começou sua carreira aparecendo em uma série de curtas-metragens e papéis de televisão em sua Suécia nativa.  Ela se tornou conhecida na Escandinávia por seu papel no popular drama sueco Andra Avenyn (2008-2010). [Vikander recebeu elogios da crítica por sua estréia no cinema, interpretando o papel principal de Katarina no filme sueco Pure (2010). O filme gira em torno da conturbada secretária Katarina, que tenta desesperadamente escapar de sua vida. Com este papel, Vikander ganhou o prêmio da estrela de aumentação em 2010 no festival de película de Estocolmo, o prêmio da estrela de tiro no festival de película internacional de Berlim eo prêmio Guldbagge prestigioso para a melhor actriz. Em 2011, ela teve o papel principal de Fragancia Fernandez, que é preso por tentativa de assassinato, em The Crown Jewels. Em 2012, Vikander ganhou a atenção internacional para jogar o papel chave de Kitty na adaptação cinematográfica em língua inglesa de Anna Karenina, estrelado por Keira Knightley. O filme estreou no Festival de Cinema de Toronto 2012 e recebeu críticas positivas.
Naquele ano, ela adicionou o dinamarquês ao seu repertório, enquanto co-estrelando como Queen Caroline Mathilde no Nikolaj Arcel longa-metragem A Royal Affair. Tinha sua estreia mundial no 62º Festival Internacional de Cinema de Berlim e foi recebido com aclamação da crítica.  O filme foi nomeado subseqüentemente para o Academy Award para o melhor filme estrangeiro da língua nos 85th Academy Awards.
Vikander foi nomeado como um dos 10 atores a assistir: Performances da descoberta de 2012 no 20o festival internacional da película de Hamptons,  foi nomeado para o prêmio da estrela de aumentação de BAFTA em 2013, e recebeu o prêmio da escolha do editor na 2013 Elle Prêmios de estilo.
Em 2013, ela estrelou como membro do partido pirata alemão Anke Domscheit-Berg em The Fifth Estate.  O filme abriu o Toronto International Film Festival em 5 de setembro de 2013.  O filme ganhou reações críticas misturadas; no entanto, alguns críticos elogiaram as performances no filme.  Ela também teve o papel principal de Erika no filme sueco Hotell, pelo qual ela foi agraciada com o Prêmio do Festival Internacional de Cinema de Marrakech pela Melhor Atriz pelo presidente do júri, o diretor Martin Scorsese.
Em 2014, ela apareceu no filme policial australiano Son of a Gun. O filme foi lançado na Austrália em 16 de outubro de 2014 e recebeu críticas mistas; no entanto, Vikander foi elogiado por seu desempenho. Em 2015, Vikander teve papéis substanciais em oito filmes.  Ela foi elogiada pelos críticos pelo seu retrato da pintora Gerda Wegener em The Danish Girl de Tom Hooper, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, tornando-se a segunda atriz sueca a ganhar este prêmio; O Prêmio Screen Actors Guild por desempenho excepcional por um ator de sexo feminino em um papel de apoio, e o Prêmio de Filme da Crítica Choice para Melhor Atriz Coadjuvante; E recebeu uma nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama e o Prêmio BAFTA de Melhor Atriz em um Papel Líder, mas perdeu dois prêmios para Brie Larson por seu papel em Quarto.
Ela ganhou reconhecimento público e aclamação pela crítica por seu papel como Artificial intelligence Ava  na estréia Alex Garland diretor Ex Machina, para o qual ela recebeu uma nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante - Motion Picture e BAFTA Award for Best Atriz em um Papel de Apoio.
Ela teve o papel principal da pacifista Vera Brittain no Testament of Youth ao lado de Kit Harington e Emily Watson. Testamento da Juventude foi bem recebido após a sua libertação, com os críticos elogiando o desempenho de Vikander em particular.  Por seu papel como Brittain, Vikander foi nomeado para BIFA Award para Melhor Performance por uma atriz em um filme independente britânico. Ela também interpretou o papel de meio-humano / meia-bruxa Alice Deane no filme de fantasia Seventh Son (2015), narrou o documentário sueco Ingrid Bergman: In Her Own Words (2015), teve o papel principal feminino no Guy Ritchie dirigiu o filme de ação The Man from UNCLE, baseado na série de televisão MGM de 1964 com o mesmo nome; E apareceu no filme Burnt (2015).
Em 6 de maio de 2016 foi anunciado que Vikander montou uma companhia de produção chamada Vikarious junto com seu agente Charles Collier. O primeiro filme da empresa, a Euphoria, uma produção com a B-Reel Films da Suécia, começará a filmar nos Alpes alemães no início de agosto de 2016. O filme é a estréia na direção em inglês da escritora e diretora sueca Lisa Langseth e será Langseth e A terceira colaboração de Vikander. Vikander vai estrelar em frente a Eva Green e Charlotte Rampling como irmãs em conflito viajando pela Europa em direção a um destino misterioso.
Em 2016, Vikander estrelou com Matt Damon em Jason Bourne, dirigido por Paul Greengrass. Foi lançado em 29 de julho de 2016 pela Universal Pictures.  Vikander apareceu na adaptação do romance The Light Between Oceans (2016), dirigido por Derek Cianfrance, com Michael Fassbender e Rachel Weisz. O filme foi lançado nos Estados Unidos pela Touchstone Pictures em 2 de setembro de 2016.
Em 30 de novembro de 2015, foi anunciado que Vikander co-estrelará ao lado de James McAvoy no próximo thriller romântico, Submergence. O filme será dirigido por Wim Wenders.  Em abril de 2016, confirmou-se que Vikander jogaria Lara Croft na adaptação de filme de reinicialização de Tomb Raider que será lançada em 16 de março de 2018.  Vikander desempenha o papel principal feminino em Tulip Fever, dirigido por Justin Chadwick, com Dane DeHaan e Christoph Waltz, que está programado para ser lançado em 24 de fevereiro de 2017.  Em junho de 2016, foi relatado Vikander estava sendo eyed para retratar Agatha Christie.
Vikander vive em Londres.  Desde dezembro de 2014, ela está em um relacionamento com o ator Michael Fassbender.
Vikander identifica-se como uma feminista, e denunciou publicamente a desigualdade de gênero no cinema:
"Eu tinha acabado de fazer cinco filmes seguidos, e [Tulip Fever] foi o primeiro onde eu tive uma cena com outra mulher ... Há uma mudança acontecendo, e eu quero fazer parte disso. The Hunger Games ou Insurgent provando que um papel feminino pode levar um sucesso de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário