Holly Hunter (Conyers, 20 de março de 1958) é uma premiada atriz norte-americana.Filha de uma dona-de-casa e de um fazendeiro e comerciante de produtos esportivos, formou-se em teatro na Carnegie Mellon University, em Pittsburgh. Depois, mudou-se para Nova York, onde dividiu quarto com Frances McDormand, ambas aspirantes a atriz. Quando se transferiu para Los Angeles, dividiu uma casa com um grupo que incluía o diretor Sam Raimi, os irmãos Joel e Ethan Coen e a própria McDormand.
O primeiro papel de destaque veio com Arizona Nunca Mais, em 1987. Nesse ano, fez também Nos Bastidores da Notícia, pelo qual foi indicada para o Oscar de melhor atriz — prêmio que viria em 1993, por O Piano, filme para o qual estudou o instrumento para tocar sem dublagem. Ainda em 1993, seria indicada ao Oscar de atriz (coadjuvante/secundária) por A Firma e premiada como Melhor Atriz no Festival de Cannes, também por seu trabalho em O Piano.
Em 2004, nova indicação para o Oscar de melhor atriz, desta vez por Aos Treze; dublou a Mulher-Elástico, do desenho animado Os Incríveis.
Holly também atuou em vários filmes para TV, e conquistou dois prêmios Emmy.
Participa da telessérie policial Saving Grace, no papel de uma investigadora do Departamento de Polícia de Oklahoma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário