segunda-feira, 7 de abril de 2014

Atores Hollywoodianos



Wesley "Wes" Studi ( dezembro 17, 1947) é um sangue puro americano ator e produtor de cinema premiado nativo da Nação Cherokee, Oklahoma perto Tahlequah, e que ganhou aclamação da crítica por sua interpretação de nativos americanos no filme. 
Ele já apareceu em filmes Academy Award-winning bem recebidos, tais como danças de Kevin Costner com Lobos, de Michael Mann O Último dos Moicanos (1992), e os filmes indicado ao Oscar Geronimo: An American Legend (1993) e The New Mundial (2005). Ele retratou Geral Linus Abner (um análogo à Abner bíblica) na série da NBC Reis, e Eytukan na bilheteria do blockbuster Avatar de James Cameron.
Studi nasceu Wesley Studi em Nofire Hollow, Oklahoma, uma área rural em Tahlequah nomeada após a família de sua mãe.  Ele é o filho de Maggie Studie, uma dona de casa, e Andy Studie, uma mão rancho.  Até que ele participou escola primária, ele falou apenas Cherokee em casa Ele participou Chilocco indiana Escola Agrícola para o ensino médio e se formou em 1964.; seu principal profissional foi em limpeza a seco. 
Em 1967, ele foi convocado para o Exército e servido 18 meses no Vietnã. Depois de sua dispensa, Studi se tornou politicamente ativo e participou no incidente de Wounded Knee em Pine Ridge Reservation em 1973. 
Ele dava aulas na língua e silabário (sistema de escrita) Cherokee, e ajudou a fundar um jornal de língua Cherokee. Ele foi para a pecuária. Após seu casamento terminou em divórcio, Studi deixou pecuária e começou a estudar teatro - um amigo tinha recomendado como um lugar para conhecer mulheres.
Studi promoção da vida saudável entre os nativos americanos em um anúncio de CDC.
Studi apareceu em seu primeiro filme, The Trial of Standing Bear, em 1988.  Ele é mais conhecido por seus papéis como impiedosos guerreiros nativos americanos, como um Pawnee em Dança com Lobos (1990), e Magua em The Last of Moicanos (1992). 
Um ano depois, ele foi escalado com Eric Schweig para o filme de TNT A corrente quebrada, sobre a Liga Iroquois com base no atual estado de Nova York. Ele foi baleado na Virgínia. Este foi parte de um grupo de produções exibidas ao longo de 14 meses a TNT como sua "iniciativa do nativo americano", incluindo três filmes de televisão e vários documentários. Uma série história de seis horas foi dito do ponto de vista dos nativos americanos ". 
Em 1993 Studi tinha a liderança no Geronimo:. Uma Lenda Americana  Ele mostrou um talento para a comédia como o super-herói Sphynx nas 1999 Mystery Men filme. Em 2002, Studi trazido à vida o personagem do tenente Joe Leaphorn, para uma série de filmes baseados em romances PBS Tony Hillerman da estabelecidas no sudoeste entre os Navajo e Hopi. Foi produzido por Robert Redford.
Em 2005, Studi retratou um personagem baseado em o chefe Powhatan Opechancanough no Novo Mundo, dirigido por Terrence Malick.
Em 20 de abril de 2009 Studi apareceu como Major Ridge, um dos líderes do Cherokee antes da remoção ao território indiano, em Trail of Tears, o terceiro episódio de cinco da série PBS We Shall Remain, retratando episódios críticos na história do nativo americano após encontro europeu. A mini-série inovador afirma história nativa como uma parte essencial da história americana, e faz parte da aclamada série American Experience da televisão pública. Studi falava apenas seu Cherokee nativa em sua performance.
Em 2009, Studi apareceu no épico de ficção científica de James Cameron Avatar. Ele jogou Eytukan, o chefe de uma tribo Na'vi.
Em Santa Fe, Studi serve como cadeira honorário da campanha nacional de doação do Instituto de Línguas Indígenas. 
Depois de um casamento precoce e divórcio, Studi casou-se novamente. Ele e sua esposa Maura Dhu Studi mudou sua família para uma fazenda perto de Santa Fé, Novo México, no início da década de 1990. Eles têm um filho, Kholan. Studi tem uma filha, Leah, e um filho, Daniel, de seu primeiro casamento.  Studi e sua esposa executar na banda "Firecat da Discórdia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário