sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Atores Hollywoodianos



Sam Shepard (nascido Samuel Shepard Rogers III; 05 de novembro de 1943) falecido 30 de julho de 2017, foi um dramaturgo, ator e diretor de cinema e televisão norte-americana. Ele foi autor de vários livros de contos, ensaios e memórias, e recebeu o Prêmio Pulitzer de Drama em 1979 para seu jogo Buried Child. Shepard foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua interpretação do piloto Chuck Yeager em The Right Stuff (1983). Shepard recebeu o Pels Fundação Internacional para Award Theater PEN / Laura como dramaturgo mestre americano em 2009...Nascido Samuel Shepard Rogers III em Fort Sheridan, Illinois, ele trabalhou em uma fazenda como um adolescente. Seu pai, Samuel Shepard Rogers, Jr., foi um professor e agricultor que serviu nas Forças dos Estados aéreas do exército das Nações como um piloto de bombardeiro durante a Segunda Guerra Mundial; Shepard tem caracterizado-o como "um homem beber, um alcoólatra dedicado". Sua mãe, Jane Elaine, era um professor e um nativo de Chicago, Illinois.
Após graduar-se Duarte High School, em 1961, ele estudou brevemente na agricultura Mt. San Antonio College, onde ele ficou encantado com a obra de Samuel Beckett, jazz, e do expressionismo abstrato. Shepard logo retirou-se para participar de um grupo de turismo repertório, empresa do Bispo...Depois de garantir uma posição como um ajudante de garçom na porta da vila ao chegar em New York City, Shepard se envolveu no-Broadway Off-Off cena de teatro em 1962 através de Ralph Cook, cabeça garçom do clube. Apesar de suas peças viria a ser encenado em vários locais Off-Off-Broadway, foi uma conexão mais estreita com o de Cook Theatre Genesis, alojados na Igreja de St. Mark in-the-Bowery em East Village, em Manhattan. A maior parte de sua escrita inicial era para o palco; depois de ganhar seis prêmios Obie entre 1966-1968, Shepard emergiu como um roteirista viável with Me, de Robert Frank e My Brother (1968) e Zabriskie Point, de Michelangelo Antonioni (1970). Várias das primeiras peças de Shepard (incluindo Cruz Vermelha [1966] e La Turista [1967]) foram dirigidos por Jacques Levy. A habitué da cena Chelsea Hotel da época, ele contribuiu para irreverente Oh de Kenneth Tynan! Calcutta! (1969) e martelada esporadicamente desde 1967 até 1971 com banda de folk psicodélico The Holy Modal Rounders, aparecendo na guerra indiana Whoop (1967) e As moreias Eat The Holy Modal Rounders (1968).
Ficção científica precoce de Shepard jogar The Unseen Hand (1969) influenciaria fase musical de Richard O'Brien The Rocky Horror Show. Cowboy Mouth-a colaboração com a então amante, Patti Smith-foi encenado por uma noite no The American Lugar Theater em abril de 1971, proporcionando a exposição precoce para o futuro cantor punk rock. Depois de terminar seu relacionamento com Patti Smith, Shepard se mudou com sua esposa e filho para Londres no início de 1970. Voltando para a América em 1975, ele se mudou para a de 20 acres vôo Y Ranch em Mill Valley, Califórnia, onde ele levantou um potro novo chamado Drum and costumava andar de casal com seu filho em um appaloosa chamado Cody. Ele escreveu peças fora de sua casa e ele serviu por um semestre como Professor 'Regents de Drama na Universidade da Califórnia, em Davis,...Shepard acompanhou Bob Dylan na Rolling Thunder Revue de 1975 como o roteirista ostensivo da surrealista Renaldo e Clara (1978), que surgiu a partir do turismo; porque grande parte do filme foi improvisado, serviços de Shepard foram utilizados raramente. Seu diário da turnê (Rolling Thunder Logbook) foi publicado pela Penguin Books, em 1978. Uma década mais tarde, Dylan e Shepard co-escreveu a 11 minutos "Brownsville Girl", incluído no nocauteado Loaded (1986) de álbuns e compilações posteriores de Dylan .
Em 1975, ele foi nomeado dramaturgo-em-residência no Teatro Mágico, onde muitas de suas obras notáveis ​​(incluindo sua trilogia Família: Enterrado Criança [1978], Curse of the Class Starving [1978], e True West [1980]) receberam suas produções premier.  Alguns críticos expandir este agrupamento para um quinteto que inclui Fool for Love (1983) e A Lie of the Mind (1985).
Shepard começou sua carreira de ator a sério quando ele foi escalado como o barão de terras considerável em Days of Heaven (1978), de Terrence Malick, ao lado de Richard Gere e Brooke Adams. Isso levou a outros filmes e papéis importantes, incluindo o papel de "Cal", o interesse amoroso de Ellen Burnstyn no filme "Ressurreição" (1980) e mais notavelmente sua interpretação de Chuck Yeager em The Right Stuff (1983), o que lhe valeu uma Academia indicação ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. Em 1986, uma de suas peças, Fool for Love, estava sendo feito em um filme dirigido por Robert Altman, em que Shepard fez o papel principal; sua peça A Lie of the Mind foi Off-Broadway com um elenco de estrelas, incluindo Harvey Keitel e Geraldine página; ele estava vivendo com Jessica Lange; e ele estava trabalhando de forma constante como um ator de cinema, tudo de que colocá-lo na capa da revista Newsweek.
Ao longo dos anos, Shepard fez uma quantidade considerável de ensino em escrever peças de teatro e outros aspectos do teatro. Suas aulas e seminários têm ocorrido em várias oficinas de teatro, festivais e universidades. Shepard foi eleito para a Academia Americana de Artes e Letras, em 1986. Ele foi eleito membro da Academia Americana de Artes e Ciências, em 1986.
Em 2000, Shepard decidiu pagar uma dívida de gratidão para com o Teatro Mágico, encenando sua peça The Late Henry Moss como um benefício em San Francisco. O elenco incluía Nick Nolte, Sean Penn, Woody Harrelson, e Cheech Marin. A tiragem limitada, de três meses foi vendido para fora.
Em 2001, Shepard teve um notável papel do general William F. Garrison no sucesso de bilheteria do filme Black Hawk Down. Embora ele foi escalado para um papel de apoio, ele revigorou o interesse em Shepard entre o público e críticos.
Ele realizou Vida monólogo final, de Spalding cinza interrompido por seu lançamento de áudio através Macmillan Áudio em 2006.
Em 2007, Shepard contribuiu banjo para cobertura de Patti Smith da canção de Nirvana "Smells Like Teen Spirit" em seu álbum de Doze....Embora muitos artistas tiveram uma influência sobre o trabalho de Shepard, um dos mais significativos foi ator e diretor Joseph Chaikin, um veterano do Living Theatre e fundador de um grupo chamado de Open Theatre. Os dois têm muitas vezes trabalharam juntos em vários projetos, e Shepard reconhece que Chaikin tem sido um mentor valioso.
Um reavivamento da A Lie of the Mind, em Nova York  foi encenado no mesmo tempo que o seu jogo de 2010, Idade da Lua, também abriu lá. Refletindo sobre as duas peças, Shepard disse que o mais velho, mais jogo a sente "estranho ... [,] odos os personagens estão em um local fraturado, quebrado em pedaços, e as peças realmente não se encaixam, "enquanto o jogo mais recente" é como um Porsche. ... É elegante, ele faz exatamente o que você quer fazer, e pode acelerar, mas também mostra grandes freios. " O renascimento e nova peça também coincidiu com a publicação da coleção Day out of Days:. Stories (título do livro ecoando um termo de tomada de filme), também por Shepard  O livro inclui "contos, poemas e desenhos narrativos ... que se desenvolveram a partir de dezenas de couro cadernos -bound [Shepard] levou com ele ao longo dos anos. " Em 2011, Shepard estrelou o filme Blackthorn.
No início de sua carreira dramaturgia, Shepard não direcionaram suas próprias peças. Suas primeiras peças foram dirigido por um número de diferentes diretores, mas mais frequentemente por Ralph Cook, o fundador do Teatro Genesis. Mais tarde, enquanto vivia no Flying Y Ranch em Mill Valley, ao norte de San Francisco, Shepard formou uma relação dramaturgo e diretor de sucesso com Robert Woodruff, que dirigiu a estréia de Criança Enterrada (1982), entre outras peças. Durante os anos 1970, porém, Shepard decidiu que sua visão de suas peças exigia que ele deve encaminhá-los a si mesmo. Ele já dirigiu muitas de suas próprias peças, mas com algumas raras exceções, ele não dirigiu peças por outros dramaturgos. Ele também dirigiu dois filmes, mas, aparentemente, não vê sentido filme como um grande interesse....Quando Shepard chegou pela primeira vez em Nova York, ele cômodos com Charlie Mingus Jr., um amigo de seus tempos de colegial e filho do famoso músico de jazz Charles Mingus. Em seguida, ele morava com a atriz Joyce Aaron. De 1969 a 1984, foi casado com a atriz de O-Lan Jones, com quem tem um filho, Jesse Mojo Shepard (nascido em 1970). Em 1970-1971, Shepard foi envolvido em um caso extraconjugal com Patti Smith, que permaneceu inconsciente da identidade de Shepard como dramaturgo Obie Award-winning múltipla até que finalmente foi divulgada a ela por Jackie Curtis. De acordo com Smith, "Eu e sua esposa ainda ainda gostamos um do outro. Quero dizer, não era como cometer adultério nos subúrbios ou algo assim."...... Shepard conheceu a atriz Academy Award-winning Jessica Lange no set do filme Frances, em que ambos estavam agindo. Ele foi morar com ela em 1983, e eles estavam juntos há quase trinta anos. Eles se separaram em 2010.  Eles têm dois filhos, Hannah Jane (nascida em 1985) e Samuel Walker Shepard (nascido em 1987). Em 2003, Jesse Shepard escreveu um livro de histórias curtas que foi publicado em San Francisco, e seu pai apareceu junto com ele em uma leitura para apresentar o livro.
Embora ele jogou o piloto de testes lendário Chuck Yeager, em The Right Stuff, e ele permitiu que o real Chuck Yeager para levá-lo em um avião a jato em 1982, quando ele estava se preparando para seu papel como Yeager, Shepard tem tido uma aversão de longa data para voar.  Shepard descreveu sua fobia de voar como uma fonte para um personagem em sua peça 1966, a mãe de Ícaro.  Ele passou por um acidente de avião no filme Voyager (1991), e de acordo com um relato, ele jurou nunca mais voltar a voar depois de uma viagem muito rochoso em um avião voltando de México na década de 1960.
Nas primeiras horas da manhã de 3 de janeiro de 2009, Shepard foi preso e acusado de excesso de velocidade e dirigir embriagado em Normal, Illinois.  Ele se declarou culpado de duas acusações em 11 de Fevereiro de 2009 e foi condenado a 24 meses de prisão preventiva, educação álcool classes, e 100 horas de serviço comunitário.
Sua amizade de 50 anos com Johnny escuro foi o tema do documentário 2013, "Shepard & Dark" por Treva Wurmfeld.  Uma coleção de Shepard e Dark correspondência, Dois Garimpeiros (ISBN 978-0-292-73582-8) , também foi publicado naquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário