sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Atrizes Hollywoodianas



Elizabeth Peña (23 de setembro de 1959 - 14 outubro de 2014) foi uma atriz e diretora americana...Peña nasceu e cresceu em Elizabeth, New Jersey, em 23 de setembro de 1959  para Mario Peña, um ator, diretor e escritor, que co-fundou o Latin American Theatre Ensemble, e Estella Margarita (Toirac) Peña, um administrador de artes e produtor. Ela era de origem cubana e passou seus primeiros anos em Cuba.  Aos 8 anos, Peña e sua família mudou-se para New York City.
Em 1975, ela foi membro fundador da Organização Hispânica de Atores latino. Em 1977, graduou-se da High School of Performing Arts, em Nova York. Seus colegas de classe eram Ving Rhames e Esai Morales, a quem ela viria a estrelar com em La Bamba e Resurrection Blvd.
Em 1979, Peña apareceu em seu primeiro filme, El Super, descrito como uma "comédia comovente e melancólico sobre uma família de classe média refugiados cubanos menores que tentam se adaptar à vida em Spanish Harlem".  Ela trabalhou mais uma vez com o diretor Leon Ichaso em seu próximo filme, Crossover Dreams. Ela já apareceu em filmes como La Bamba, Down and Out in Beverly Hills, Escada de Jacó, Lone Star, * pilhas não incluídas, Vibes e Rush Hour. Em 2002, ela estrelou em Showtime Resurrection Blvd. como Tia Bibi Corrades no episódio "Justicia", que ela também dirigiu. Em 2003, ela apareceu em e dirigido "Foi divertido enquanto durou", um episódio de The Brothers Garcia.
Peña fez a voz do personagem Mirage no filme de animação da Pixar Os Incríveis. Ela estrelou no episódio 18 da 2ª temporada de Numb3rs como Sonya Benavides, e na temporada 4 de Modern Family como Pilar, a mãe colombiana Gloria Pritchett. Embora ela falava espanhol, ela não dublar sua própria voz para versões espanholas. Peña também era conhecido por ter estrelado em I Married Dora, um seriado em 1987, como Dora Calderon, o personagem-título. Roteirista e diretor John Sayles produziu o aclamado pela crítica, mas série de televisão de curta duração Deal de Shannon (1989-1991), co-estrelado por Peña. Em 1996, Sayles escreveu e dirigiu o filme mistério da Estrela Solitária e novamente a colocou em um papel de co-estrelado por, pelo qual ela ganhou o 1996 Independent Spirit Award de Melhor Atriz Coadjuvante e um Prêmio Bravo de Melhor Atriz em um filme do Nacional Conselho de La Raza.
Pena se casou com William Stephan Kibler em 1988; O casal teve dois filhos juntos. O casamento acabou em divórcio mais tarde.  Em 1994, casou-se com Hans Pena Rolla, com quem teve mais dois filhos.
Peña morreu no dia 14 de outubro, 2014 no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, Califórnia, com a idade de 55. A causa da morte listados em seu atestado de óbito foi cirrose hepática devido ao álcool, gastrointestinal aguda sangramento, choque cardiogênico e parada cardiorrespiratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário