sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Atrizes Hollywoodianas


 Aunjanue L. Ellis (nascida em 21 de fevereiro de 1969) é uma americana de cinema, atriz de teatro e televisão, e produtora. Ela começou sua carreira de ator no teatro, e fez sua estréia no cinema em Meninas Town. Mais tarde, ela teve papéis principais em uma série de filmes independentes, e co-estrelou em vários filmes comerciais.
Ellis é mais conhecido por seus papéis em filmes Homens de Honra (2000), dos namorados do Caveman (2001), disfarçado Brother (2002), Ray (2004), The Express (2008), O Sequestro do Metrô 123 (2009) e A Help (2011). Na televisão, Ellis teve papel regular na série ABC drama policial High Incident (1996-97), e mais tarde co-estrelou uma série de dramas de vida curta. Ela teve papéis recorrentes em The Practice, True Blood e The Mentalist, e desempenhou papéis em vários filmes feitos para televisão, como Gifted Hands: The Ben Carson Story (2009) e Sequestrado: O Carlina Branco Story (2013).

Em 2015, Ellis desempenhou o papel principal na minissérie The Book of negros baseado em best-seller romance de Lawrence Hill, pelo qual ela recebeu aclamação da crítica. Mais tarde nesse ano, ela começou estrelando como Miranda Shaw na próxima série de drama da ABC, Quantico. Ellis nasceu em San Francisco, Califórnia, e cresceu na fazenda de sua avó em McComb, Mississippi.  Ela participou Tougaloo College antes de se transferir para Brown University, onde concluiu seu Bacharelado em Artes em Estudos Afro-Americanos, ao mesmo tempo, estudar atuação com Jim Barnhill e John Emigh. Durante seus anos na Universidade de Brown, Ellis fez sua estréia no jogo estudante. Ela passou a estudar atuação no Programa de Pós-Graduação em Atuação Tisch School of the Arts da Universidade de Nova Iorque.  Ela é um membro da Delta Sigma Theta Sorority.
Em 1995, Ellis fez sua estréia profissional aparecendo como Ariel oposto Prospero de Patrick Stewart em um revival da Broadway de William Shakespeare A Tempestade.  Mais tarde, ela fez sua estréia na tela no episódio da Fox série de drama policial, New York Undercover, e em 1996 teve o papel de co-principal no filme independente, Girls Town ao lado de Lili Taylor.  Durante a década de 1990, Ellis também teve papéis coadjuvantes em filmes próximo passo de Ed, Blue Desert, In Too Deep e um mapa do mundo. De 1996 a 1997, atuou como Diretor de Ellis Leslie Joyner na série drama policial ABC, High Incident criado por Steven Spielberg. A série foi cancelada após duas temporadas. Em 1999, ela teve o papel recorrente de Sharon novo no drama legal ABC, The Practice.
Em 2000, Ellis estrelou ao lado de Cuba Gooding Jr. no filme Homens de Honra de drama dirigido por George Tillman, Jr .. No ano seguinte, ela interpretou a filha do personagem de Samuel L. Jackson no filme-drama mistério Valentim do Caveman dirigido por Kasi Lemmons e com base em 1994 o romance de George Dawes Verde de mesmo nome. Também em 2001, Ellis teve apoio papel no filme de comédia-drama aclamado pela crítica Encontro de Irmãs.  Em 2002, ela teve papel principal ao lado de Eddie Griffin no filme de ação comédia disfarçado Brother. Em 2004, ela interpretou Mary Ann Fisher no filme biográfico Oscar-nomeado sobre músico Ray Charles, Ray. Em 2007, Ellis desempenhou o papel principal no thriller de Tampa.  O filme recebeu críticas negativas.  Ela também apareceu em filmes Freedomland (2006), The Express (2008) e Notorious (2009). Ela também jogou a esposa de Denzel Washington em O Sequestro do Metrô 123 (2009), dirigido por Tony Scott.
Na televisão, em 2002, Ellis teve papel regular na ABC MDs dramam médica de curta duração. De 2005 a 2006, ela co-estrelou ao lado de Benjamin Bratt no outro drama de curta duração, E-Ring na NBC.  Ela também teve papéis em Third Watch, 100 Centre Street, Jonny Zero, da Justiça e True Blood recorrentes. Em 2009, ela co-estrelou ao lado de Cuba Gooding Jr. e Kimberly Elise no filme feito para televisão Gifted Hands: The Ben Carson Story. Ellis também apareceu em uma série de Broadway e Off-Broadway produções teatrais. Em janeiro de 2004, ela se apresentou na peça de Regina Taylor Drowning Crow, no Manhattan Theatre Club.  Na Primavera de 2012 Universidade de Hampton semestre, ela ministrou cursos da indústria de entretenimento. Ela também foi destaque em uma Jogadores e Companhia de Produção Hampton, "através da rachadura."
Em 2010, Ellis co-estrelou ao lado de Wesley Snipes no filme de ação Jogo da Morte. Ela desempenhou o papel principal no filme independente O Testado baseado no curta-metragem 2005 premiado com o mesmo nome.  Em 2011, ela apareceu no drama de época aclamado pela crítica The Help dirigido por Tate Taylor, como Yule Maio Davis , uma das empregadas, pelo qual ela recebeu prêmios como parte do elenco. Em 2014, ela interpretou Vicki Anderson no filme drama biográfico Get on Up sobre a vida do cantor James Brown, também dirigido por Tate Taylor. Como chumbo atriz, Ellis estrelou os filmes Assuntos Dinheiro independentes (2011), The Volunteer (2013), Romeu e Julieta em Harlem (2014), e Una Vida:. A Fable of Music e da Mente (2014)  Ela também desempenhou o papel principal no filme de 2012 de televisão Sequestrado:. O Carlina Branco História [
De 2010 a 2013, Ellis teve um papel recorrente na série da CBS The Mentalist, como Madeleine Hightower. Ela também jogou o melhor amigo de Ashley Judd em 2012 minissérie da ABC Desaparecidas, e teve outro papel no th CBS processual, NCIS: Los Angeles. Ellis também estrelou como um dos personagens principais em 2013 o piloto AMC The Divide, mas mais tarde WE tv tinha decidido pegar piloto para série. Ela deixou o show e seu papel foi reformulado com Nia Long.
Em 2014, Ellis foi escalado como protagonista nas co-produções épicas minissérie internacionais O Livro dos negros, com base no best-seller romance de Lawrence Colina de 2007.  O Livro de negros estreou em 2015, e Ellis recebeu aclamação da crítica por seu desempenho.  O Repórter crítico de Hollywood Whitney Matheson elogiou seu desempenho, escreveu em avaliação "desempenho emocionante Ellis 'que detém a minissérie seis partes juntos. Com exceção da primeira parcela que incide sobre a infância de Aminata, Ellis está presente em quase todas as cenas, o envelhecimento décadas e exibindo uma impressionante gama de emoções. " Ellis recebeu Choice Award Television Critics de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme nomeação para seu desempenho.
Em 25 de Fevereiro de 2015, foi anunciado que Ellis foi escalado como personagem principal na série de drama da ABC, Quantico.  Também em 2015, ela foi escalada para o filme histórico do drama O nascimento de uma nação com base na história da rebelião de 1831 escravos liderada por Nat Turner. O filme também é estrelado por Nate Parker, Aja Naomi King, Armie Hammer e Gabrielle Union. Ellis desempenha o papel de Nancy Turner, mãe de Nat, no filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário