sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Atrizes Hollywoodianas






Gloria Foster (15 de novembro de 1933 - 29 de setembro de 2001)  era uma atriz americana, mais conhecida por suas performances de palco, dentro e fora da Broadway, incluindo seus papéis aclamados em execuções Em White America e ter o nosso Say,  ganhando três prêmios Obie durante a sua carreira.
Nos filmes, ela foi talvez mais conhecido como o Oráculo em Matrix (1999) e The Matrix Reloaded (2003), o último filme ser seu último. Gloria Foster também fez o papel da mãe de Yusef Sino no mini-série Os assassinatos de Atlanta para crianças que foi ao ar em 1985......Gloria Foster nasceu em 15 de novembro de 1933, em Chicago, Illinois. Quando criança ela foi colocada sob custódia dos avós de sua mãe. Gloria Foster nunca soube quem era seu pai e ela se mudou para Janesville, Wisconsin depois que sua mãe foi hospitalizado por uma doença mental.  A avó dela, Eleanor Sudds, e seu avô, Clyde Sudds, levantou Gloria Foster em uma fazenda. Como Gloria continuou sua educação ela voltou para sua cidade natal, Chicago e estudou na Universidade de Illinois, onde participou de peças de teatro, mas não se concentrar nele. Ela tomou muitas classes diferentes, incluindo forense, que ela se muito.  Gloria Foster não tinha certeza do que ocupação de prosseguir, até que sua madrinha a apresentou ao Goodman Theatre em Chicago.  Depois que ela fez um teste e foi aceito, ela sabia que isto ia ser a sua paixão na vida, o teatro. Ela era um dos poucos afro-americanos na Escola de Drama Goodman, mas focado em seu estudo de agir. Durante a sua estudando na Escola Goodman ela também, "aprendeu habilidades de atuação profissional no Teatro Tribunal da Universidade de Chicago".  Um de seus instrutores mais influentes era Bella Itkin, que lançou Gloria em muitos papéis clássicos.  Seu próximo passo na vida era se mudar para Nova York para perseguir uma carreira na Broadway.
Gloria Foster começou sua carreira na Broadway como ela se mudou para Nova York em 1963.  Seu primeiro papel foi Ruth no show de A Raisin in the Sun. Ela começou a carreira de ator como seu agente, Ernestine McClendon, mandou-a em uma audição para In White America. A peça era sobre a história dos negros nos Estados Unidos e da opressão eles tiveram que enfrentar. Gloria Foster, "jogar [s] uma menina Arkansas 13 anos de idade que tenta entrar em sua pequena escola do rock".  Esta foi a sua primeira distinção e teve que jogar 27 caracteres diferentes. Isso a levou a ganhar um prêmio Obie Award Theater ou Off-Broadway, que é um "prêmio anual superou pelo jornal The Village Voice para artistas e grupos de teatro em Nova York". Ela também recebeu um artigo de duas páginas na revista Life, explicando sobre o desempenho maravilhoso e críticos disseram que ela foi para cima e próximos e as pessoas devem olhar para fora para os próximos peças que ela realiza em. Ela realizou muitos outros jogos em Nova York e na Broadway eo público começou a notá-la, enquanto ela se tornou uma estrela maior. Não só o público começar a notar-la, mas também os críticos começaram analisando suas performances. Eles escreveram que ela se apresentou seus papéis como, "majestoso, cheio de voz, escultural e atriz deslumbrante".  A paixão que ela tinha para agir se refletiu em suas performances e uma coisa incomum aconteceu para ela, "um Africano-Americano atriz em torno do qual os produtores e diretores de produção construída ".  Em vez de Gloria Foster ter de audição para os papéis, as pessoas começaram a fazer as peças para ela estar. Foi seu espírito, entusiasmo e força para agir que lhe deu sucesso em um negócio tão duro. Ela era um artista inovador que, "desempenharam papéis anteriormente inacessíveis aos negros".
Ela era conhecida por seu trabalho com Joe Papp, aparecendo em suas produções da viagem de longo dia na noite, Cherry Orchard de Chekhov, Mãe Coragem de Brecht (adaptado por Ntozake Shange) e Coriolano de Shakespeare.
Gloria Foster, em vez de procurar fama tentando ser em muitas produções diferentes, procurou papéis em que ela seria capaz de executar com o melhor de sua capacidade. Ela disse uma vez: "Os jovens de hoje, penso eu, está pensando em termos de trampolins. ... Eu não sei o que eu nunca pensei dessa forma. Parece ridículo, mas eu estava sempre pensando em termos de um papel mais difícil" .  Ela ganhou fama através da realização de seus papéis maravilhosamente, não realizando o número máximo de papéis que ela podia. Ela leu muitos scripts, mas apenas escolheu os que falou realmente com ela. Até o final de sua carreira de atriz, ela foi premiada com três prêmios Obie, para In White America (1963) e A Raisin in the Sun, e foi na produção da Broadway de ter o nosso Say (1995).
No início de 1970, Foster foi internado em um programa de pós-graduação em educação especial na UMass....Gloria Foster foi casada com o ator Clarence Williams III em 1967. Eles se conheceram no programa de televisão The Mod Squad, que decorreu entre o final dos anos 1960 ao início dos anos 1970. O show foi um drama policial que contou com três combatentes do crime hip jovens. No show Clarence Williams jogou o policial negro, Linc Hayes. Foster fez duas aparições no show. Os dois também estavam em um filme, The Cool World, em 1964 juntos. Em 1984 eles pediu o divórcio, mas continuaram amigos. Williams foi o único a anunciar a sua morte em 2001. Enquanto Foster não tinha muitos parentes próximos, sabe-se que ela permaneceu em contato com a irmã do círculo estudantil feminino, Cicely Tyson. Tyson afirmou que apesar de não ver uns aos outros, muitas vezes, as suas conversas telefônicas, muitas vezes durar horas.  Ela era um membro da Delta Sigma Theta fraternidade.
Movendo-se do palco New York, Gloria Foster começou a fazer papéis na tela grande. Ela foi, em muitos espectáculos teatrais e também realizou alguns papéis na televisão.
O mundo Cool (1964) - Esta foi a primeira aparição de Gloria Foster em um filme longa-metragem. Ela interpretou a Sra Custis. Ele estava no set do filme que ela estrelou ao lado de seu futuro marido, Clarence Williams III.
Nothing But a Man (1964) - Gloria Foster interpreta uma mulher chamada Lee, que vive com (Duff Anderson) o pai do personagem principal .
Ela também era ativo na televisão, aparecendo em programas como I Spy, dois episódios de Law & Order e The Cosby Show (1987).
Sua personagem em ambos os episódios lei e do pedido baseou-se no viúva de Malcolm X, Betty Shabazz. O primeiro episódio foi baseado no assassinato de Malcolm X, Malcolm X interpretado por Hal Miller, enquanto o segundo focada em atos das crianças de sua personagem de vingança contra aqueles que eles pensavam que eram realmente responsável.
Ela retornou ao teatro de novo em 1995, atuando ao lado de Mary Alice (que mais tarde foi para substituí-la nos filmes Matrix após sua morte), aparecendo como 103-year-old Sadie Delany, em Tendo Nossa Say, na Broadway no Teatro Booth, pelo qual recebeu ótimas críticas.
The Matrix (1999) - Gloria Foster tocava a Oracle.
The Matrix Reloaded (2003) - Gloria Foster continuou a agir o papel da Oracle, mas morreu durante as filmagens e Maria Alice continuou o papel em The Matrix Revolutions e Enter the Matrix.
Gloria Foster faleceu em 29 de setembro de 2001, na idade 67. A causa de sua morte foi diabetes. Embora ela já não era casada, seu ex-marido, Clarence Williams III, foi o único a anunciar a sua morte. Um memorial foi realizado na Cypress Hills Cemetery, no Brooklyn, em 15 de outubro de 2001.  Muitos de seus amigos próximos e atores e atrizes que tinham realizado com ela veio para assistir ao funeral. Judith James Rutherford, um conhecido produtor e grande amigo que trabalhou com Foster em In White America e Nossa Say Tendo desempenhado um papel enorme no serviço memorial e ajudou a supervisionar que correu sem problemas.  Muitos dos discursos proferidos no o serviço apresentou e falou sobre como Gloria Foster não só jogou sua parte, mas também encarna o personagem, tanto emocional quanto fisicamente. Martin Duberman, o autor de In White America, disse à platéia que ", ela encarnou-lo. No final da cena a cada noite, havia lágrimas escorrendo pelo seu rosto, seu corpo estava tremendo, mas sua dignidade estava intacta ... Foster teve de ser cobertos com cobertores, a fim de acalmá-la tremer ".  Ela é enterrado no cemitério Kensico em Valhalla, Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário