sexta-feira, 5 de maio de 2017
Atores Hollywoodianos
Peter Lawrence Boyle (Nascido em Norristown, Pennsylvania, Estados Unidos 18 de outubro de 1935 - Falecido em Nova Iorque, Nova Iorque, Estados Unidos 12 de dezembro de 2006) era um ator de caráter americano. Ele tocou Frank Barone no sitcom Everybody Loves Raymond e o monstro cômico em Young Brooks 'filme spoof Young Frankenstein (1974).
Boyle, que ganhou um Prêmio Emmy em 1996 por um papel de protagonista no drama de ficção científica The X-Files, ganhou elogios em ambas as partes cômica e dramática após sua performance inovadora no filme de 1970 Joe.
Boyle nasceu em 18 de outubro de 1935 em Norristown, Pensilvânia, filho de Alice (née Lewis) e Francis Xavier Boyle. Ele se mudou com sua família para a vizinha Filadélfia. Seu pai era uma personalidade da televisão de Filadélfia 1951 a 1963 que, entre muitos outros papéis, jogou o anfitrião ocidental Chuck Wagon Pete do anfitrião e hospedou o programa das crianças do afterschool o tio Pete apresenta os Little Rascals, que mostraram a comédia pequena dos patifes pequenos e dos três patetas Shorts, e Popeye cartoons.
Ele tinha ascendência irlandesa e foi criado católico romano. Ele freqüentou St. Francis de Sales School e West Philadelphia Catholic High School Para Meninos. Depois de terminar o ensino médio em 1953, Boyle passou três anos como noviço do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, ou De La Salle Brothers, uma ordem de ensino católica. Ele viveu em uma casa de estudos com outros noviços e obteve um BA da Universidade de La Salle na Filadélfia em 1957, mas deixou a ordem porque não se sentia chamado à vida religiosa. Enquanto na Filadélfia, ele trabalhou como um cinegrafista no show de culinária Television Kitchen, organizado por Florence Hanford.
Depois de se formar na Escola de Candidatos a Oficiais em 1959, foi comissionado como insígnito na Marinha dos Estados Unidos, mas sua carreira militar foi encurtada por um colapso nervoso.
Em New York City, Boyle estudou com o ônibus de actuação Uta Hagen ao trabalhar como um caixeiro postal e um maitre d '. Continuou a interpretar Murray, o policial de uma companhia de turnês de The Odd Couple, de Neil Simon, deixando a turnê em Chicago, Illinois e se juntando ao conjunto de comédia de improvisação The Second City. Ele teve uma breve cena como o gerente de um tiroteio indoor no aclamado filme de 1969, Medium Cool, filmado em Chicago..................Boyle ganhou aclamação por seu primeiro papel de protagonista, interpretando o personagem-título, um fanatico operário da cidade de Nova York, no filme de 1970 Joe. A liberação do filme foi cercada por polêmica sobre sua violência e linguagem. Foi durante esse tempo que Boyle se tornou amigo íntimo da atriz Jane Fonda, e com ela participou de muitos protestos contra a Guerra do Vietnã. Depois de ver as pessoas se alegrarem com seu papel em Joe, Boyle recusou o papel principal em The French Connection (1971), bem como outros papéis de cinema e TV que ele acreditava glamorized violência. No entanto, em 1974, estrelou um filme baseado na vida do assassino gangster de Nova York "Crazy" Joey Gallo, chamado Crazy Joe.
Seu próximo papel importante foi como o gerente de campanha para um candidato do Senado dos EUA (Robert Redford) em The Candidate (1972). Em 1973 ele apareceu no Steelyard Blues com Jane Fonda e Donald Sutherland, um filme sobre um bando de inadaptados tentando conseguir um barco voador Catalina em um scrapyard voando de novo para que pudessem voar para algum lugar onde não havia tantas regras. Ele também interpretou um mafioso irlandês ao lado de Robert Mitchum em The Friends of Eddie Coyle (1973).
Boyle teve outro papel de sucesso como monstro de Frankenstein na comédia de Mel Brooks, Young Frankenstein, em 1989, em que, em uma homenagem a King Kong, o monstro é colocado no palco, com grunhidos e danças para a música "Puttin 'on O Ritz ". Boyle disse na época: "O monstro Frankenstein que eu toco é um bebê, ele é grande, feio e assustador, mas ele acaba de nascer, lembre-se, e tem sido traumático, e para ele o mundo inteiro é um novo ambiente alienígena. Como eu estou jogando ". Boyle encontrou sua esposa, Loraine Alterman, no grupo de Jovem Frankenstein enquanto estava lá como um repórter para Rolling Stone. Ele ainda estava em sua maquiagem Frankenstein quando ele pediu-lhe um encontro. Através de Alterman e seu amigo Yoko Ono, Boyle tornou-se amigo de John Lennon, que foi o melhor homem no casamento de Boyle e Alterman em 1977. Boyle e sua esposa tiveram duas filhas, Lucy e Amy.
Boyle recebeu sua primeira indicação ao Emmy por seu aclamado desempenho dramático no filme de 1977 Tail Gunner Joe, no qual interpretou o senador Joseph McCarthy. No entanto, ele era mais frequentemente elenco como um ator de caráter do que como um homem de liderança. Seus papéis incluem o motorista de táxi filosófico "Wizard" em Martin Scorsese's Taxi Driver (1976), estrelado por Robert De Niro; Um dono de bar e uma cerca em The Brink's Job (1978); O detetive privado contratado em Hardcore (1979); O advogado do jornalista gonzo Hunter S. Thompson (interpretado por Bill Murray) em Where the Buffalo Roam (1980); Um corrompido chefe da mina de mineração no filme de ficção científica Outland (1981), em frente a Sean Connery; Boatswain Moon na comédia de pirata de 1983, Yellowbeard, também com Cheech e Chong, Madeline Kahn e membros da trupe de comédia Monty Python; Um chefe de crime local chamado Jocko Dundee em seu caminho para a aposentadoria, estrelado por Michael Keaton no filme de comédia Johnny Dangerously (1984); Um paciente psiquiátrico que cita uma canção de Ray Charles na comédia The Dream Team (1989), também estrelado por Michael Keaton; Um chefe de corporação sem escrúpulos na Sci-fi Solar Crisis (1990), ao longo de Charlton Heston e Jack Palance; O motorista de táxi do personagem principal em The Shadow (1994), estrelado por Alec Baldwin; O pai da noiva de Sandra Bullock em While You Were Sleeping (1995); O raider corporativo para comprar a parceria médica de Eddie Murphy em Dr. Dolittle (1998); O pai odioso de Billy Bob Thornton personagem da prisão-guarda em Monster's Ball (2001); Muta em The Cat Returns (2002); E Old Man Wickles na comédia Scooby Doo 2: Monsters Unleashed (2004). Nos papéis do cameo, pode ser visto como um capitão da polícia em Malcolm X (1992), e como um operador da ponte levadiça na vingança de Porky (1985). Em 1992, estrelou a Morte e a Bússola de Alex Cox, uma adaptação de La Muerte y la Brujula de Jorge Luis Borges. No entanto, o filme não foi lançado até 1996.
Seu trabalho no teatro de Nova York incluiu um comediante que é o objeto de The Roast, uma peça da Broadway de 1980 dirigida por Carl Reiner. Também em 1980 ele co-estrelou com Tommy Lee Jones em uma produção Off Broadway do aclamado True West de Sam Shepard dramaturgo. Dois anos mais tarde, Boyle jogou a cabeça de uma família disfuncional em Orquídea de neve menos bem recebida Joe Pintauro, no Repertório Círculo.
Em 1986, Boyle desempenhou o papel-título da aclamada, mas curta série de TV Joe Bash, criado por Danny Arnold. A comédia-drama seguiu a vida de um solitário, mundo-cansado, e às vezes comprometido policial batida de New York cujo o amigo o mais próximo era uma prostituta, jogada pela actriz DeLane Matthews............Em outubro de 1990, Boyle sofreu um acidente vascular cerebral quase fatal que o deixou completamente mudo e imóvel por quase seis meses. Depois de se recuperar, ele passou a ganhar um Emmy Award em 1996 como Outstanding Guest Ator em uma série dramática por sua aparição no X-Files. No episódio "Final Repose" de Clyde Bruckman, ele interpretou um vendedor de seguros que pode ver as coisas selecionadas em um futuro próximo, particularmente as mortes dos outros. Boyle também estrelou em dois episódios como Bill Church, Sr. em Lois e Clark: The New Adventures of Superman. Ele aparece no videoclipe "Three Wishes" (1992) de Roger Waters, da Unknow Music da Sony Music, como um gênio desalinhado com um casaco sujo e cachecol vermelho, que tenta tentar Waters em um restaurante do deserto.
Boyle era talvez o mais conhecido por seu papel como o inexpressivo Frank Barone na série de TV CBS Everybody Loves Raymond, que foi ao ar de 1996 a 2005. O show foi filmado em Los Angeles, para o qual Boyle comutou de sua casa em Nova York . Ele foi nomeado para um Emmy sete vezes por esse papel, mas nunca ganhou (batido várias vezes na categoria de Ator Coadjuvante por seu co-estrela Brad Garrett), embora Garrett companheiros, Ray Romano, Patricia Heaton e Boyle TV Esposa Doris Roberts ganhou pelo menos um Emmy cada para suas performances.
Em 1999, ele teve um ataque cardíaco no set de Everybody Loves Raymond. Ele logo recuperou sua saúde e voltou para a série. Após o incidente, Boyle foi atraído de volta à sua fé católica, e retomou a participação na missa.
Em 2001, ele apareceu no filme Monster's Ball como o pai intolerante do personagem de Billy Bob Thornton.
Introduzido pelo comediante Carlos Mencia como "o homem mais honesto no mundo do espetáculo", Boyle fez aparições em três episódios do programa Central da Comédia Mind of Mencia - um dos quais foi mostrado como um tributo em um segmento feito antes da morte de Boyle - em que Ele leu o correio de ódio, explicou os "significados ocultos" por trás dos adesivos, e ocasionalmente disse a Mencia o que sentia por ele.
Começando no final de 2005, Boyle e ex-esposa de TV Doris Roberts apareceu em comerciais de TV para o 75 º aniversário de Alka-Seltzer, reprising a famosa linha, "Eu não posso acreditar que eu comi tudo isso! Embora essa citação tenha entrado em cultura popular, muitas vezes é citada erroneamente como "... a coisa toda". Boyle teve um papel em todos os três filmes de The Santa Clause. No original, ele interpreta o chefe de Scott Calvin. Nas sequelas, ele interpreta o Tempo do Pai......Em 12 de dezembro de 2006, Boyle morreu aos 71 anos de idade, em Nova York, no Hospital Presbiteriano de Nova York, depois de sofrer de mieloma múltiplo e doença cardíaca. No momento da sua morte, Boyle tinha completado o seu papel no filme All Roads Lead Home e estava programado para aparecer em The Golden Boys. Os créditos finais de All Roads Lead Home incluem uma dedicação à sua memória.
A morte de Boyle teve um tremendo efeito em suas ex-co-estrelas de Everybody Loves Raymond, que tinha cessado a produção menos de dois anos antes de sua passagem. Quando solicitado a comentar sobre a morte de Boyle, seus membros do elenco amontoaram o elogio em Boyle. Ray Romano foi pessoalmente afetado pela perda, dizendo: "Ele me deu um grande conselho, ele sempre me fez rir, ea maneira como ele se conectou com todos ao seu redor me surpreendeu." Patricia Heaton declarou: "Peter foi um homem incrível que fez com que todos nós que tivemos o privilégio de trabalhar com ele, aspirássemos a ser melhores atores".
Em 18 de outubro de 2007, que teria sido aniversário de Boyle 72, seu amigo Bruce Springsteen, durante um Madison Square Garden concerto com a E Street Band em Nova York, dedicado "Meeting Across the River", segueing em "Jungleland", em memória De Boyle, afirmando: "Um velho amigo morreu há algum tempo - nós o conhecemos quando chegamos pela primeira vez a Nova York ... Hoje teria sido seu aniversário".
Após sua morte, a esposa de Boyle, Loraine Alterman Boyle, fundou o Peter Boyle Memorial Fund em apoio à Fundação Internacional do Mieloma. Os amigos, a família e os co-stars os mais próximos de Boyle têm recolhido desde anualmente para um fundraiser da celebração da comédia em Los Angeles. Atuando como uma homenagem a Boyle, o evento anual é hospedado por Ray Romano e incluiu performances de muitos veteranos cômicos, incluindo Dana Carvey, Fred Willard, Martin Mull, Richard Lewis, Kevin James, Jeff Garlin e Martin Short. Performances tipicamente giram em torno da vida de Boyle, lembrando momentos favoritos com o ator. A celebração da comédia foi considerada a mais bem-sucedida campanha de arrecadação de fundos da história do FMI, já que o primeiro evento realizado em 2007 arrecadou mais de US $ 550.000, enquanto no ano seguinte foram levantados US $ 600.000 para o Peter Boyle Memorial Fund em apoio aos programas de pesquisa do FMI.
Seu enterro foi no Green River Cemetery em Springs, Nova York.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário