sexta-feira, 5 de maio de 2017

Atores Hollywoodianos


Richard James Bright Nascimento: 28 de junho de 1937, Bay Ridge, Nova Iorque, EUA
Falecimento: 18 de fevereiro de 2006, Nova Iorque, Nova Iorque, EUA
Bright começou sua carreira fazendo televisão ao vivo em Manhattan, com a idade de 18, e fez sua estréia no filme Robert's Wise Odds Against Tomorrow (1959). Ele também trabalhou em vários filmes no início de sua carreira com seu amigo Sam Peckinpah.
Em 1965, estrelou o show de duas pessoas do poeta Michael McClure, The Beard, apresentando-se em San Francisco e mais tarde em Los Angeles, Nova York e Londres. Em San Francisco, ele e sua co-estrela Billie Dixon foram presos por expressar obscenidades e simular atos sexuais. A ACLU representou Bright, citando direitos da Primeira Emenda à liberdade de expressão. No final, as acusações contra Bright foram demitidas; O caso foi considerado importante para a liberdade de expressão em geral e os direitos dos atores em particular.
Ele teve partes de apoio em The Getaway (1972) (como um homem que tentou fazer o seu comércio em Ali MacGraw)  e costarred em The Panic in Needle Park (1971), jogando Hank irmão de Al Pacino.
Em 1972, ele apareceu na adaptação de Francis Ford Coppola de The Godfather como Al Neri, Michael Corleone (Al Pacino) 's principal enforcer e guarda-costas. Michael, como don da família Corleone, implementa um detalhe de segurança que mantém Neri e Rocco Lampone perto de todos os momentos. Uma cena excluída do padrinho mostra ex-consiglieri e advogado da família Tom Hagen analisando os livros de folha de pagamento e encontrar tanto Neri e Lampone sendo pago muito mais do que seus trabalhos nominais valem a pena. Logo é revelado que ambos são, de fato, assassinos Michael tem duplicação como guarda-costas.
No livro, o personagem de Neri é um ex-policial da cidade de Nova York que é pendurado para secar pelo departamento depois de matar um proxeneta sádico. Michael usa a influência da família Corleone para tirá-lo do gancho e atrai Neri para seu serviço. No final do primeiro filme, Neri, vestido como um policial, assassina o chefe da máfia rival Emilio Barzini e seus capangas durante a famosa cena do batismo do filme. Bright também tocou Neri em ambas as seqüências, tornando-se um dos cinco atores a aparecer em todos os três filmes de padrinho, Seu personagem assassinou tanto Fredo Corleone (John Cazale) no final de O Padrinho Parte II eo banqueiro do Vaticano Arcebispo Gilday no final de O Poderoso Chefão Parte III.
Bright jogou outro assassino contratado, Chicken Joe, no épico do gangster de Sergio Leone Once Upon a Time in America (1984). Outros papéis incluem Pat Garrett e Billy the Kid (1973), Rancho Deluxe (1975), Marathon Man (1976), Looking for Mr. Goodbar (1977), adaptação cinematográfica de Hair (1979), Red Heat (1987) e Beautiful Girls (1996).
Em 1993, ele teve um papel recorrente em One Life to Live como "Moose" Mulligan, rival e ex-underboss de longa data arch-vilão e crime senhor Carlo Hesser.
Bright continuou a fazer uma série de filmes comerciais e independentes, como Jaded (1998). Ele também continuou trabalhando no palco e na televisão, aparecendo em programas como Law & Order, Oz, Third Watch e The Sopranos. Estes últimos desempenhos mostraram Bright usando um tanque de oxigênio em todas essas aparências (embora sofresse de enfisema, os tanques eram adereços para os personagens).
Bright foi atingido e morto por um ônibus de turismo no Upper West Side em Manhattan em 18 de fevereiro de 2006.  Ele foi atingido pela roda traseira do ônibus e declarado morto na chegada ao Hospital Roosevelt. O motorista alegou ter sido inconsciente do acidente até que foi notificado em cima de alcançar a autoridade portuária no Midtown Manhattan, onde foi entrevistado pela polícia. Em última análise, não foram apresentadas acusações criminais, embora a licença de motorista de ônibus foi suspensa por não ter cedido o direito de passagem a Bright, que estava em um cruzamento com o sinal de pé no momento em que foi atingido. Bright tinha 68 anos naquela época. Foi sobrevivido por sua esposa, Rutanya Alda, filho Jeremy, filha Diane, e irmão Charles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário