sexta-feira, 5 de maio de 2017

Atores Hollywoodianos



William David Daniels (nascido em Brooklyn, Nova Iorque, E.U.A.31 de março de 1927) é um ator americano e ex-presidente da Screen Actors Guild (1999 a 2001).
Ele é conhecido por seu papel como pai do personagem de Dustin Hoffman em The Graduate (1967), como Howard em Two for the Road, como John Adams em 1776, como Carter Nash no Capitão Nice, como George Feeny no Boy's ABC Boy Meets World e Sua sequela, a Disney Channel Girl Meets World, como a voz do KITT em Knight Rider, e como o Dr. Mark Craig em St. Elsewhere, para o qual ele ganhou dois Emmy Awards
William Daniels nasceu em Brooklyn, Nova York, para Irene e David Daniels, embora tenha falado com um sotaque Brahmin de Boston (com alguma influência transatlântica) em muitos de seus papéis. Seu pai era um pedreiro.  Tem duas irmãs, Jacqueline e Carol.  Foi recrutado para o exército dos EUA em 1945 e estacionado na Itália, onde serviu como disc jockey em uma estação de rádio do Exército. Por sugestão de Howard Lindsay, co-autor de Life With Father, que recomendou que ele usasse o GI Bill para freqüentar uma faculdade com um bom departamento de drama, ele se matriculou na Northwestern University. Graduou-se de Northwestern n 1949, e era um membro de Sigma Nu fraternidade.                                                                      William Daniels começou sua carreira como membro da família Daniels cantando em Brooklyn, Nova York. Ele fez sua estréia na televisão como parte de um ato de diversão (junto com outros membros de sua família) em 1943, na NBC, então uma única estação em Nova York. Fez sua estréia na Broadway em 1943 em Life With Father,  e permaneceu um ator da Broadway ocupado por décadas depois. Seus créditos da Broadway incluem papéis em 1776, A Thousand Clowns, em um dia claro que você pode ver para sempre e um pouco de música noturna. Ele ganhou um Prêmio Obie para The Zoo Story (1960).
A estréia cinematográfica de Daniels foi como diretora da escola no drama contra a guerra Ladybug Ladybug, de 1963. Em 1965, reprized seu papel de Broadway como um trabalhador do bem-estar da criança na versão da tela de mil palhaços. Em 1967, estrelou The Graduate, com Dustin Hoffman e Anne Bancroft. Em 1969, Daniels estrelou como John Adams no musical de Broadway 1776; Ele também apareceu na versão cinematográfica em 1972. Dois anos depois, ele co-estrelou com Larry Hagman, Linda Blair e Mark Hamill na telefilme de Richard Donner Sarah T. - Retrato de um adolescente alcoólatra.
A primeira aparição na rede de televisão de Daniels aconteceu em 1952, quando retratou o jovem John Quincy Adams, filho mais velho de John e Abigail Adams no drama Hallmark Hall of Fame Uma mulher para as idades. Em 1976, ele reprisou o papel de meia-idade e mais velho John Quincy Adams na aclamada minissérie PBS The Adams Chronicles (George Grizzard interpretou John Adams). Ele também estrelou o curta-metragem Captain Nice como químico da polícia Carter Nash, embora ele disse a um entrevistador na TV Guide que odiava o papel.
Ele apareceu como Dr. Mark Craig, de ácido-tongued (mas bem-intencionado), em St. Elsewhere, de 1982 a 1988, pelo qual ganhou dois prêmios Emmy. Ao mesmo tempo, ele forneceu a voz do KITT em Knight Rider de 1982 a 1986. Daniels disse em 1982: "Meus deveres no Knight Rider são muito simples.Eu faço isso em cerca de uma hora e meia.Eu nunca conheci o elenco. Eu nem conheci o produtor. "
Ele retomou o papel de voz somente da KITT em 1991 para o filme de televisão Knight Rider 2000, novamente no filme The Benchwarmers. Realizou o papel em comerciais de AT & T e de GE sobre máquinas de fala, e duas vezes em Os Simpsons, bem como no Comedy Central Roast de seu co-estrela David Hasselhoff.
Daniels retratou então o professor George principal Feeny na High School de John Adams no menino encontra o mundo de 1993 a 2000. Além do capitão Nice do comediante do super-herói de 1967 mencionado anteriormente, era um regular na série 1970 da tevê de Freebie e do feijão e O Nancy Walker Show. Um ator de caráter familiar, ele apareceu como uma estrela convidada em várias comédias de TV e dramas, incluindo Soap, The Rockford Files, Quincy, M.E., Kolchak The Knightstalker, e muitos outros.
Em 2012, Daniels apareceu na nona temporada de Grey's Anatomy como o Dr. Craig Thomas, um mentor improvável para o personagem da Dra. Cristina Yang interpretado pela atriz Sandra Oh. Seu personagem, o Dr. Thomas, morreu na sala de operações durante a realização de um procedimento para reparar um defeito cardíaco no meio da temporada, o que forçou Yang a voltar para Seattle.
Em 2014, Daniels reprisou seu papel como Sr. Feeny no episódio piloto do spin-off do menino encontra o mundo, menina encontra o mundo. Seu papel era um cameo nos créditos do fim elogiando o adulto Cory Matthews para seu parenting. Ele fez duas aparições adicionais na segunda temporada.
Daniels é casada com a atriz e colega ganhadora do Emmy Bonnie Bartlett desde 30 de junho de 1951. Em 1961, Bartlett deu à luz um filho, que morreu apenas 24 horas depois. Mais tarde, eles adotaram duas crianças: Michael, que se tornou um assistente de direção e gerente de palco em Los Angeles, e Robert, que se tornou um artista e designer de computação gráfica baseado em Nova York
Daniels recusou a indicação 1969 do Tony Award para o ator caracterizado em um Musical em 1776 devido a sua insistência que a parte de John Adams era um papel principal melhor que suportando. Ele foi governado para ser inelegível para a indicação ao melhor ator por causa do tecnicismo que seu nome não foi faturado acima do título do show.
Em 1986, Daniels e sua esposa, Bonnie Bartlett, que interpretou sua esposa fictícia em St. Elsewhere e Boy Meets World, ganharam Prêmios Emmy na mesma noite, tornando-se o primeiro casal a realizar o feito desde Alfred Lunt e Lynn Fontanne em 1965. Lunt e Fontanne foram os primeiros a ganhar Emmy Awards por um filme, e Bartlett e Daniels foram o primeiro casal a ganhar para uma série de televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário