sexta-feira, 5 de maio de 2017

Atrizes Hollywoodianas



Paulina Porizkova (nascida em Prostějov, Checoslováquia 9 de abril de 1965 (52 anos)  Pavlína Pořízková) é uma modelo, atriz e escritora checa, com nacionalidade dupla nos Estados Unidos e Suécia. Aos 18 anos de idade, em 1984, ela se tornou a primeira mulher da Europa Central a estar na capa da edição Sports Illustrated swimsuit. Ela foi a segunda mulher (depois de Christie Brinkley) para ser destaque na capa do tema swimsuit vezes consecutivas (1984 e 1985).
Nascida em Prostějov, Checoslováquia, Porizkova era uma criança quando seus pais fugiram da Tchecoslováquia para Lund, na Suécia, para escapar da invasão do Pacto de Varsóvia em 1968. Ela foi deixada ao cuidado de sua avó.  As autoridades checoslovacas não permitiam que seus pais a reivindicassem, ea batalha que se seguiu foi amplamente divulgada na imprensa sueca, fazendo de Porizkova uma causa célebre.
Depois de uma tentativa fracassada de resgate, na qual a mãe grávida foi detida pela polícia nacional e depois colocada sob prisão domiciliar, a pressão política internacional liderada por Olof Palme levou o governo comunista a permitir que a família Pořízek se reunisse depois de sete anos. Porizkova adquiriu a cidadania sueca.  A reunião logo terminou quando o pai de Porizkova deixou a família, e seus pais pediram o divórcio, e seu pai se recusou a pagar pensão alimentícia para Paulina e seu irmão mais novo. Porizkova e seu pai foram alienados desde a sua juventude. Sua mãe se casou novamente pelo menos duas vezes mais.
Um amigo de fotógrafo de aspiração tirou fotos de Porizkova e as enviou para a Elite em 1980, esperando que elas notassem suas próprias habilidades de fotografia. No entanto, em vez de levar o fotógrafo a bordo, o chefe Elite John Casablancas notou a beleza física de Porizkova E potencial, e ofereceu-lhe um bilhete a Paris.
Ela rapidamente se levantou para se tornar um modelo top em Paris durante o início dos anos 1980, e sua fama se espalhou para os Estados Unidos quando ela posou em swimwear para Sports Illustrated. Ela apareceu na capa do Sports Illustrated Swimsuit Issue em 1984 e novamente em 1985 (sua primeira aparição como modelo na revista foi em 1983). Ela apareceu na capa da revista Playboy em agosto de 1987 para visualizar seu novo calendário de maiô (não nu). Ambos os seus calendários em 1988 e 1989 pelo fotógrafo Marco Glaviano venderam centenas de milhares de cópias.
Porizkova foi escolhida duas vezes por People como uma das Cinqüenta Pessoas Mais Bonitas do mundo, em 1990 e 1992. Harper's Bazaar a nomeou uma de suas dez mulheres mais bonitas em 1992. A revista American Photo em seu primeiro número declarou que ela seria o modelo Da década de 1980. Ela apareceu nas capas de várias revistas em todo o mundo durante os anos 1980 e 1990, incluindo francês, alemão, australiano e americano Vogue, Elle, Harper's Bazaar, Self, Cosmopolitan e Glamour. Ela também foi destaque em publicidade para Diet Sprite. Porizkova era o modelo da tampa para a edição do 20o aniversário da revista Cosmopolitan em novembro 1985. [citação necessário]
Ela foi destaque em campanhas publicitárias para Chanel, Versace, Hermes, Christian Dior, Oscar De La Renta, Mikimoto, Perry Ellis, Laura Biagiotti, Anne Klein, Ellen Tracy, Barneys Nova York, Ann Taylor e Revlon. Em 1988, Porizkova ganhou o que era então o contrato de modelagem mais bem pago: um contrato de $ 6.000.000 com a Estée Lauder, em substituição de Willow Bay. A campanha de publicidade em preto e branco e na imprensa impressa ganhou elogios de críticos. A reformulação da Estée Lauder transformou a imagem pública de Porizkova de um modelo de maiô para o de sofisticado europeu e ela permaneceu no rosto da empresa até 1995. Logo ela desembarcou outro contrato multimilionário, com Escada. Ela foi apresentada na capa do Millennium de novembro de 1999 da American Vogue como uma das "Musas Modernas".
As fotos de Porizkova apareceram nos livros Modelos e Sereias de Marco Glaviano e na Fotografia de Moda de Patrick Demarchelier. O último inclui algumas das fotos notáveis ​​do swimsuit da revista de LIFE de diversos anos há. Ela estava em Mulheres por Herb Ritts. Depois de ter seu primeiro bebê em 1993, Porizkova dedicou menos tempo à modelagem, e ela passou a atuar em filmes independentes. No início de 2001, ela foi a anfitriã de um programa de televisão no E! Canal de estilo da rede. Porizkova fazia parte do painel de juízes do Next Top Model (ANTM) da América, começando no Ciclo 10 substituindo o ícone da moda, Twiggy. Porizkova continuou realizando avaliações semanais regulares de participantes de ANTM no espetáculo até que anunciou durante uma aparência de 12 de maio de 2009 no Late Late Show com Craig Ferguson que tinha sido demitido do show. Apesar de Porizkova sustentar que foi dito pelos produtores que ela tinha um "ego problema", especialmente quando ela "constantemente reclamou" sobre Tyra Banks relatou atraso para o set. O produtor executivo da ANTM, Ken Mok e Banks, divulgou um comunicado alegando que a demissão de Porizkova se deveu ao "estado atual da economia", forçando a ANTM a "fazer grandes cortes orçamentários ... infelizmente, Paulina foi uma vítima desses cortes". Quando questionada pela jornalista de notícias ABC Cynthia McFadden sobre o despedimento de Porizkova e da ex-colega da ANTM, Janice Dickinson, que se queixaram de que Banks era "difícil", Banks recusou-se a resolver a questão.
Porizkova era um participante na dança com as estrelas,  na mola 2007 mas foi votado fora no primeiro mostra dos resultados que arejou em 27 março 2007. [9] Em 2009 e 2010, ela interpretou Clarissa em cerca de cinco episódios da novela diurna da CBS, As the World Turns. Porizkova apareceu no quarto episódio da segunda temporada de Celebrity Ghost Stories.
A estréia cinematográfica de Porizkova foi no filme de modelagem de 1983, Portfolio. Ela apareceu no filme de 1987 Anna, recebendo boas críticas de seus clientes na revista Vogue. Em 1989, ela co-estrelou com Tom Selleck no filme Ela Alibi.  Entretanto, foi nomeada para uma framboesa dourada para a mais má actriz para sua aparência no filme.
Porizkova apareceu no filme de Emir Kusturica, Arizona Dream, com Johnny Depp e Jerry Lewis, em um papel menor como a jovem noiva polonesa de Lewis. Ela teve papel principal feminino na quinta-feira de 1998. Porizkova escreveu e dirigiu o filme de 2001, Companheiros de quarto.  Em 2004, estrelou a comédia romântica Knots. Ela apareceu em um episódio da Starz série de comédia Head Case, que foi ao ar em 24 de abril de 2009. Ela apareceu em um sexto episódio da temporada de Desperate Housewives, "Chromolume No. 7", ao lado de modelo Heidi Klum. Ela apareceu na série de drama-comédia ABC Family Jane by Design em um episódio que foi ao ar em 6 de março de 2012 e fez uma aparição em The Mysteries of Laura em fevereiro de 2015.
Porizkova foi co-autor de um livro para crianças, The Adventures of Ralphie the Roach (ISBN 978-0385424028) com Joanne Russell e ilustrado pelo enteado Adam Ocasek, publicado em setembro de 1992. Publicou seu primeiro romance, A Model Summer (ISBN 978- 1401303266; Modellsommar em sueco), em 2007, que é sobre uma menina sueco de 15 anos (Jirina) escolhida por um agente de modelagem para passar um verão trabalhando em Paris em 1980. Porizkova é atualmente um blogueiro para Modelinia e The Huffington Post .
Em 23 de agosto de 1989, Porizkova casou-se com Ric Ocasek, vocalista da banda de rock The Cars. Eles se conheceram pela primeira vez em 1984, quando ela tinha 19 anos e ele já estava casado, durante a filmagem do vídeo musical "Drive" dos The Cars. O casal tem dois filhos, Jonathan Raven Ocasek (1993) e Oliver Orion Ocasek (1998).
Porizkova é o tema da canção "Friends of P" de The Rentals em seu álbum de 1995, Return of the Rentals, escrito pelo vocalista Matt Sharp.  Ela foi o tema de "Paulina" no primeiro álbum epônimo de No Doubt e "Dear Paulina", escrito e interpretado por Luna para o filme quinta-feira, no qual ela apareceu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário