terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Atores Hollywoodianos


Terry Kinney (nascido em 29 de janeiro de 1954) é um ator e diretor de teatro norte-americano, e é um dos membros fundadores do Steppenwolf Theatre Company, com Gary Sinise e Jeff Perry. Kinney é mais conhecido por seu papel como Emerald City criador Tim McManus no drama de prisão da HBO Oz,..Kinney nasceu em Lincoln, Illinois, filho de Elizabeth L, uma operadora de telefonia, e Kenneth C. Kinney, um supervisor da empresa tractor.  Ele participou de Illinois State University, em Normal, Illinois, onde ele fez amizade com Jeff Perry, que o levou para ver um desempenho de graxa com Gary Sinise, trazendo os três Steppenwolf Theatre Company co-fundadores juntos pela primeira vez...Além de seu trabalho teatral Kinney fez muito atuação, principalmente para a TV, a partir de 1985, com uma aparição em Miami Vice. Em 1987, ele estrelou como Pastor Tom Bird in a CBS minissérie Murder Ordenado oposto JoBeth Williams. Ele é talvez mais conhecido por sua interpretação de o gerente da unidade idealista Tim McManus no drama de prisão da HBO Oz.
Em 1995, Kinney co-estrelou com Tommy Lee Jones em uma adaptação de um romance ocidental Elmer Kelton intitulado The Good Old Boys. Tommy Lee Jones dirigiu este filme feito para a TV, que também co-estrelou Sissy Spacek, Matthew Damon, Sam Shepard, Wilford Brimley e aposentou-se o Ranger do Texas Joaquin H. Jackson.
Kinney também dirigiu dois episódios de Oz, "punições cruéis e incomuns" em 1999 e "Wheel of Fortune" em 2002. Explicando a experiência, ele disse: "foi ótimo treinamento para fotografar com um orçamento limitado, em uma crise de tempo."
Seu trabalho no cinema inclui um papel no filme de 1988 Miles from Home, que contou com muitos membros do elenco de Steppenwolf e foi dirigido por Sinise. Em 1995, ele jogou candidato a prefeito Todd Carter no filme de Carl Franklin Devil in a Blue Dress. 1999 viu o lançamento do filme indie, The Girl Young and the Monsoon, cerca de Hank, um 39-year-old foto-jornalista lidar com um trabalho exigente e uma filha crescendo, e Kinney interpretou o papel principal. Em 2001, ele interpretou o pai distante do protagonista, Sara Johnson (Julia Stiles), no filme Save the Last Dance.
Em 2006 Kinney dirigiu um curta-metragem (18 minutos) chamado Kubuku Rides (This Is It), que retrata os efeitos da dependência de drogas de uma mãe como visto por seu jovem filho. O filme é baseado no conto de Larry Brown. É o primeiro filme produzido por Steppenwolf Films. Em 2008, ele dirigiu capacidade diminuída, um longa-metragem com uma presença grande Steppenwolf, baseado no romance de Sherwood Kiraly com esse nome.
Para TV, em 2008, Kinney foi Procurador-Geral Adjunto Zach Williams na Lei de Canterbury, uma série Fox curta duração. Em 2009, ele jogou o sargento Harvey Brown na série da ABC, The Unusuals, e no mesmo ano, ele teve um papel recorrente como agente especial Sam Bosco na série CBS hit, The Mentalist.
2010 viu um piloto para um drama da CBS chamado The Line, estrelado por Dylan Walsh como ATF Agent Donovan com Kinney como um criminoso complexo, Alex Gunderson, que Donovan é a caça. A série era para ser baseado em um romance de Robert Gregory Browne chamado "Kiss Her Goodbye". (Browne disse que o show foi provisoriamente chamado "ATF". ) Em 2011 Kinney teve um papel recorrente na adaptação norte-americana do Ser Humano como Heggemann, um 1100 ano velho vampiro holandês. Em abril de 2012 ele estrelou o drama de polícia processual CBS NYC 22 como campo de treinamento oficial de Daniel "Yoda" Dean. No entanto, depois de quatro episódios NYC 22 foi cortado. Kinney também estrelou como Salvatore Amato, um membro de uma família crime Chicago, no novo drama Fox The Mob Doctor estrear em setembro de 2012.

Kinney foi lançada como série regular no ABC série dramática Black Box oposto Kelly Reilly e Vanessa Redgrave, que irá ao ar na ABC em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário