terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Atores Hollywoodianos



Friedrich Hans Ulrich Mühe ( 20 de junho de 1953 - 22 de julho de 2007) foi um cinema, televisão e ator de teatro alemão. Ele desempenhou o papel de Hauptmann (capitão) Gerd Wiesler no filme premiado com o Oscar Das Leben der Anderen (A Vida dos Outros, 2006), pelo qual recebeu o prémio de ouro de melhor desempenho por um ator em um papel principal, no Deutscher Filmpreis (Prémios do Cinema Alemão); e o prêmio de Melhor Ator no European Film Awards de 2006.

Após deixar a escola, Mühe foi empregado como um trabalhador da construção civil e um guarda de fronteira no Muro de Berlim. Ele então virou-se para agir, e a partir do final dos anos 1970 para os anos 1980 apareceu em inúmeras peças, tornando-se uma estrela do Deutsches Theater de Berlim Oriental. Ele era ativo na política e denunciou o regime comunista na Alemanha Oriental em um memorável discurso na manifestação Alexanderplatz em 04 de novembro de 1989, pouco antes da queda do Muro de Berlim. Após a reunificação alemã, ele continuou a aparecer em um grande número de filmes, programas de televisão e produções de teatro. Na Alemanha, ele era particularmente conhecido por interpretar o papel principal de Dr. Robert Kolmaar no longa duração crime forense série Der letzte Zeuge (The Last Witness, 1998-2007).  O filho de um vendedor de peles, Mühe nasceu em 20 de Junho de 1953 em Grimma,  Saxónia, na República Democrática Alemã (Alemanha Oriental). Depois de sair da escola ele treinou como um trabalhador da construção civil, em seguida, fez o serviço militar obrigatório no Nationale Volksarmee (Exército Nacional Popular), como um guarda de fronteira no Muro de Berlim  Ele foi retirado de serviço depois de contrair úlceras estomacais;...
Ele então virou-se para agir, e estudou na Hans Otto Theaterhochschule em Leipzig, de 1975 a 1979.  Ele apareceu em seu primeiro papel estágio profissional em 1979, como Lyngstrand em Fruen de Ibsen fra havet (A Dama do Mar) no Städtisches Theater in Karl-Marx-Stadt (hoje Chemnitz). Seguiu este por aparecer em uma produção de Macbeth pelo dramaturgo e diretor de Heiner Müller no Volksbühne em Berlim Oriental...Em 1983, a convite de Müller entrou para o conjunto de Deutsches Theater de Berlim Oriental, e tornou-se sua estrela, devido à sua versatilidade em papéis cômicos e graves, aparecendo em produções como Egmont, de Goethe (1986), Peer Gynt, de Ibsen e Nathan der de Lessing Weise (Nathan .. a Wise, 1988) Ele pegou o papel principal de Hamlet em jogo tanto de Shakespeare e Die Hamletmaschine de Heiner Müller (Hamletmachine, 1989) Mühe disse mais tarde: "O teatro foi o único lugar na RDA, onde as pessoas não estavam 't enganada. para nós, atores, foi uma ilha. Poderíamos se atrevem a criticar. " na tela, ele co-estrelou com sua segunda esposa Jenny Gröllmann no filme de Herman Zschoche Hälfte des Lebens (Half of Life, 1984) sobre o poeta lírico alemão Friedrich Hölderlin (1770-1843).
Mühe desempenhou um papel de liderança na organização das manifestações que tiveram lugar antes da reunificação da Alemanha. Ele sempre deu leituras públicas de ensaio Schwierigkeiten mit der Walter Jenka Wahrheit (Dificuldades com a Verdade, 1989) no Deutsches Theater, antes era permitido o livro a ser publicado na Alemanha Oriental. Em 4 de novembro de 1989, pouco antes da queda do Muro de Berlim, em frente a meio milhão de pessoas durante a manifestação Alexanderplatz, declarou monopólio dos comunistas no poder de ser inválido.  No mesmo ano, ele se tornou conhecido internacionalmente depois de jogar , ao lado de Armin Mueller-Stahl e Klaus Maria Brandauer, o papel de liderança na das Spinnennetz de Bernhard Wicki (Web de aranha, com base no expressionista, romance fragmentário de mesmo nome do escritor austríaco Joseph Roth) de direita tenente Lohse que dorme e assassinatos seu caminho para o sucesso profissional no início República de Weimar após uma lesão fatal perto durante o motim Wilhelmshaven de 29 de outubro de 1918......Após a reunificação alemã, ele continuou a aparecer em um grande número de filmes, programas de televisão e produções de teatro na Alemanha e no exterior. Ele provou sua capacidade de assumir papéis cômicos em Schtonk! (1991), uma sátira ao Oscar sobre o hoax Diários de Hitler,  e mostrou seu lado mais sério em vídeo de Michael Haneke de Benny (1992), Das Schloss (The Castle, 1996) (uma adaptação de Kafka O Castelo (1922 )) e Funny Games (1997). Neste último filme, Mühe e sua terceira esposa Susanne Lothar desempenhou um marido e mulher mantida em cativeiro em sua cabana por dois jovens psicóticos que os forçam a jogar sádico "jogos "uns com os outros.
Na década de 2000 Mühe desempenhou uma série de nazistas. Ele retratou Joseph Goebbels em Goebbels und Geduldig (Goebbels e Geduldig, 2001); Dr. Josef Mengele em Amen. (2002), um filme de Costa Gavras; e era para ter jogado Klaus Barbie em um recurso próximo. Seu último filme foi a comédia Mein Führer - Die wirklich wahrste Wahrheit über Adolf Hitler (Meu Führer: A Verdade Verdadeiramente Verdadeira sobre Adolf Hitler, 2007)., No qual ele interpretou Prof. Adolf Grünbaum Israel, um ator contratado para dar aulas de Hitler
Em 2006, ele apareceu no Barbican Arts Centre em Londres em Zerbombt, produção alemã de Thomas Ostermeier de Blasted de Sarah Kane, a reprodução de um jornalista de meia-idade, cujo encontro com uma jovem leva a pandemônio em um quarto de hotel Leeds.
Mühe também era bem conhecido na Alemanha para jogar o brilhante mas excêntrico patologista Dr. Robert Kolmaar em 73 episódios da série crime forense Der letzte Zeuge (The Last Witness, 1998-2007),  para o qual ele foi premiado o prémio para Melhor / r Schauspieler / in in einer Serie (Melhor Ator ou Atriz em Série de TV) no Deutscher Fernsehpreis (Alemão Television Awards), em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário