terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Atrizes Hollywoodianas


Thora Birch (Los Angeles, Califórnia, 11 de março de 1982) é uma atriz norte-americana. Atuou em papéis de destaque na infância, estrelando em filmes como Abracadabra de 1993, Agora e Sempre de 1995 e Alaska - Uma Aventura Inacreditável de 1996. No final da década de 1990, ela se destacou em papéis mais maduros como Beleza Americana de 1999, Dungeons & Dragons de 2000, O Buraco e Mundo Cão de 2001..Thora nasceu em Los Angeles, Califórnia, ela é a filha mais velha de Jack Birch e Carol Connors. Seus pais, que eram seus empresários desde o início, são ex-atores de filmes para o público adulto, e apareceram em Deep Throat. A partir dos quatro anos de idade, Thora apareceu em muitos comerciais de TV, incluindo um para a marca de aveia Quaker Oats e um outro para a Vlasic Pickles. Seu primeiro trabalho recorrente na TV foi na série Day by Day, onde interpretou a personagem "Molly", e foi creditada simplesmente como "Thora". Sua carreira cinematográfica teve um auspicioso início nesse mesmo ano, quando ela ganhou o prêmio Young Artist Award por sua performance no filme Um Alienígena do Barulho, onde atuou ao lado de Ned Beatty e Neil Patrick Harris. Em 1990, ela apareceu na série Parenthood com o ainda desconhecido Leonardo DiCaprio, porém ela não foi creditada na série. O primeiro filme de destaque foi Paraíso de 1991, onde interpretou a personagem "Billie Pike" e atuou ao lado de Don Johnson, Melanie Griffith e Elijah Wood. Para conseguir o papel ela teve de competir com mais de 4.000 outras crianças. Birch recebeu elogios por seu desempenho no filme. Com uma capacidade de retratar meninas com um jeito moleque, ela fez em 1991 o papel principal no filme Um Pedido de Natal no papel de "Hallie O'Fallon", seguido de um papel de apoio de alto perfil como a filha de Harrison Ford em Jogos Patrióticos de 1992. Em 1993 veio o filme Abracadabra. Meu Pequeno Ladrão de 1994, talvez seja o seu filme mais conhecido da infância. Ainda em 1994, ela fez o filme Perigo Real e Imediato, atuando novamente ao lado de Harrison Ford.

Thora interpretou em 1995 "Teeny" quando jovem, no filme Agora e Sempre, atuando ao lado de Gaby Hoffmann, Christina Ricci, Demi Moore, Rosie O'Donnell e Melanie Griffith. O filme foi dirigido por Leslie Linka Glatter e conta a história de quatro amigas de infância que se reencontram anos depois, quando uma delas fica grávida. Em 1996, Thora atuou no filme de aventura Alaska - Uma Aventura Inacreditável onde desempenha o papel de "Jessie Barnes", uma jovem que se muda para o Alasca com o pai (vivido por Dirk Benedict) e o irmão depois da morte de sua mãe. Depois desse filme, ela deu uma pausa na carreira no cinema e só voltou em 1999, no filme para TV, Regresso Noturno, seguido de uma pequena participação no filme Em Qualquer Outro Lugar com Natalie Portman e Susan Sarandon. Thora foi inicialmente escolhida para o papel de "Tammy Metzler" no filme Eleição, mas acabou sendo dispensada após o terceiro dia de filmagens, devido a divergências com diretor/escritor Alexander Payne. Jessica Campbell foi então selecionada para o seu papel.

Mais tarde, ainda em 1999, Thora ganhou enorme elogio da crítica por seu papel de "Jane Burnham" em Beleza Americana, filme de Sam Mendes e foi indicada ao prêmio British Academy of Film and Television Arts. Beleza Americana fez um grande sucesso e ganhou o Oscar de Melhor Filme. Na época do filme, Thora tinha 16 anos, e, portanto, classificada como menor de idade nos Estados Unidos, seus pais fazendo com que seus pais tivessem que aprovar sua breve cena de topless no filme.

Depois dos papéis principais nos filmes The Smokers, Dungeons & Dragons e O Buraco, Thora interpretou um papel de destaque no filme Mundo Cão de 2001, ao lado de Scarlett Johansson, Steve Buscemi e Brad Renfro. Ela foi indicada ao Globo de Ouro por sua atuação nesse filme. Filmes recentes incluem Homeless to Harvard: The Liz Murray Story, Golpe do Destino, Dark Corners (em que ela apareceu no papel principal como uma mulher que acorda um dia como uma pessoa diferente e acaba sendo perseguido por terríveis criaturas), Tainted Love e Winter of Frozen Dreams.

O New York Post, relatou uma controvérsia no set de Winter of Frozen Dreams:
Mesmo que a indústria filme cenas da prática de sexo em um ambiente fechado, com poucas pessoas, Jack Birch - que conheceu a mãe de Thora, Carol Connors, quando co-estrelava com ela no filme pronográfico, Deep Throat - exigiu estar presente com sua filha e Dean Winters, nas filmagens da cena de sexo. "Foi muito errado", disse um informante. "O diretor dizendo, "Mais forte! Mais rápido!" e o pai dela elogiando a performance de Winters...". Um problema com o foco da câmera exigiu que a cena fosse feita em catorze tomadas. "Foi a mais bizarra, e perversa cena", disse a nossa testemunha. "Uma moça da equipe até chorou".

Thora em 2008, fez o filme Train, seu irmão, Bolt Birch, fez um pequeno papel. Birch indicou que ela aspira se tornar uma diretora e começou, recentemente, dirigindo um curta de comédia chamado The Doomed Planet. Os esboços do curta podem ser vistos em seu site oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário