Ray Wise trabalhou durante os seis anos que Love of Life, ficou em cartaz antes de ser cancelada em 1976, então era chegada a hora de expandir para papéis coadjuvantes em filmes, em 1982, como A Marca da Pantera (Cat People) e O Monstro do Pântano (Swamp Thing) onde ele interpretou o personagem do Dr. Alec Holland, dirigido por Wes Craven, o mestre dos filmes de terror, e foi baseado na série de quadrinhos de mesmo título. O Dr. Holland criou o Monstro (que foi interpretado por Dick Durock).
Ao longo da Década de 80, Wise apareceu em algumas das séries mais populares na televisão, incluindo Dallas e A Gata e o Rato (Moonlighting).
Enquanto seu papel como "Leon Nash" no filme de ficção científica, Robocop - O Policial do Futuro (RoboCop) foi oferecido ao ator pelo diretor Paul Verhoeven, foi uma chance de realmente explorar o seu vilão interior, era um papel ameaçador que iria impulsionar a carreira de Wise na Década de 90.
Em 2003, desempenhou o papel de "Frank Harrington" um pai de familia, no premiado filme de terror, Rota da Morte (Dead End), também teve outros papéis em produções de ficção científica como Star Trek: The Next Generation no episódio "Who Watches the Watchers". Ele também atuou como "Arturis" na série de TV Star Trek: Voyager, no episódio "Hope and Fear".
É mais conhecido internacionalmente por seu papel como "Leland Palmer", o pai de Laura Palmer na famosa surreal série de televisão Twin Peaks do diretor David Lynch nos anos de (1990-1991). Wise cativou os telespectadores com seu desempenho emocionalmente carregado - Palmer era um personagem desafiador, e poucos atores poderiam ter lhe dado à vida tão eficazmente como Wise.
Em 2005, Wise interpretou "Don Hollenbeck" no filme indicado ao Oscar, Boa Noite e Boa Sorte (Good Night, and Good Luck.) do diretor George Clooney um drama ambientado em 1950, e no ano seguinte, em 2006 teve um papel recorrente como o Vice-Presidente Hal Gardner na série de sucesso 24 Horas.
Em 2010 ele estrelou na série Como Eu Conheci Sua Mãe (How I Met Your Mother) como o pai de Robin Scherbatsky. também em Poder Além da Vida (Peaceful Warrior), subsequente performances nos filmes Bob Roberts onde demonstrou um talento para a comédia já em Energia Pura (Powder) como um policial, é no papel de um agricultor que combate um monstro emOlhos Famintos 2 (Jeepers Creepers II).
Tem créditos numerosos da na televisão em Savannah (1996-1997), CSI, Bones, The West Wing, Law & Order: SVU, Sobrenatural e na série Reaper (no qual ele interpretou o próprio Diabo) bem como em Barrados no Baile (Beverly Hills 90210). Ray Wise tem uma carreira longa e variada, sempre oscilando entre trabalhos no Cinema e na Televisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário