segunda-feira, 31 de março de 2014

Atores Hollywoodianos



 Richard Roxburgh (nascido em 23 de janeiro de 1962)  é um ator australiano que já atuou em muitos filmes e séries de televisão australiana e já apareceu em papéis coadjuvantes em várias produções de Hollywood, geralmente como vilões.
Roxburgh estudou economia na Universidade Nacional Australiana em Camberra,  graduar-se com um B.Ec. em 1984.  Depois de se formar a partir de ANU, ele decidiu se tornar um ator e foi internado no Instituto Nacional de Arte Dramática (NIDA) em sua segunda tentativa audição. 
Roxburgh começou a trabalhar com o Sydney Theatre Company, logo que ele se formou NIDA. Ele veio a atenção do público por sua interpretação de New South Wales Força de Polícia detetive Roger Rogerson nas 1995 minisséries de televisão Blue Murder. Através dos anos 1990, ele apareceu em vários filmes e produções de palco australianos, incluindo uma vez aclamado como Hamlet em 1994 a produção da empresa B no St Theatre Belvoir em Sydney. Em dezembro de 2007 ele interpretou o personagem principal, Roland Henning, que sofreu um bloqueio criativo na peça de Michael Gow, Toy Symphony, no St Theatre Belvoir, vencendo o Helpmann Award 2008 de melhor ator masculino em um jogo.
Em 2000, Roxburgh apareceu no primeiro de vários filmes de grande sucesso internacional quando ele apareceu como capanga Stamp Hugh na Missão de John Woo-dirigido: Impossible II, que foi filmado em Sydney. Também filmado em Sydney foi de Baz Luhrmann Moulin Rouge! (2001), em que Roxburgh jogou o Duque de Monroth.
Roxburgh apareceu como três personagens icônicos ao longo dos próximos três anos: ele jogou Sherlock Holmes em 2002 de O Cão dos Baskervilles, de Holmes nemesis Professor Moriarty em 2003 de The League of Extraordinary Gentlemen, e Conde Drácula em 2004 de Van Helsing. Ele é um dos únicos dois atores para ter jogado todos esses três personagens, sendo o outro Orson Welles, que os jogou em programas de rádio separadas.
Roxburgh dirigiu seu primeiro filme, Romulus, My Father, estrelado por Eric Bana, lançado em 2007. Este filme ganhou (e foi nomeado para vários outros) o Prêmio AFI em dezembro de 2007. Em 2008 e 2009, ele desempenhou o papel principal de Arte em Watkins a série de drama da ABC East of Everything. 
Em julho de 2010, Roxburgh jogado ex-primeiro-ministro australiano Bob Hawke em um telefilme baseado na vida de Hawke.  No final de 2010, Roxburgh co-criado e apareceu no papel principal da televisão ABC1 oito episódios série de drama Rake. Ele protagoniza Jack, que foi lançado em agosto de 2010 a condizer, e A Lenda dos Guardiões: As corujas de Ga'Hoole, lançado em setembro de 2010.
Roxburgh jogado Vanya oposto Cate Blanchett, Hugo Weaving e John Bell em 2010 produção de Anton Chekhov Uncle Vanya do Sydney Theatre Company.  Em 2013, ele novamente realizada no STC com Weaving como os protagonistas na peça de Samuel Beckett Esperando Godot, Tecelagem como Vladimir e Roxburgh como Estragon.  Em 2014, Roxburgh interpretou o papel título em Edmond Rostand 1897 peça Cyrano de Bergerac no STC.  Em 2015 Roxburgh apareceu na adaptação de Andrew Upton de jogo Platonov de Chekhov, intitulado The Present, por o STC; foi dirigido por John Crowley e contou com Cate Blanchett, Jacqueline McKenzie, Marshall Napier, Toby Schmitz. 
Roxburgh estava em um relacionamento com o ator e NIDA graduado Miranda Otto quem ele conheceu no set do filme Doing Time for Patsy Cline, em 1997. O relacionamento terminou em 2000. 
Durante a produção do filme Van Helsing, Roxburgh conheceu a atriz italiana Silvia Colloca com quem se casou em 25 de Setembro de 2004; eles têm dois filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário