Ray McAnally (30 de março 1926-1915 Junho de 1989) era um ator irlandês. Ele foi o vencedor de quatro prêmios BAFTA no final de 1980: duas vezes para Melhor Ator Coadjuvante (para o The Mission em 1986 e Meu Pé Esquerdo, em 1989), e duas vezes para Melhor Ator na categoria de televisão (por um espião perfeito em 1988 e Um Golpe Muito britânico em 1989).
Ray McAnally nasceu em Buncrana, uma cidade litorânea localizada na península Inishowen do Condado de Donegal, na Irlanda e cresceu na cidade vizinha de Moville a partir da idade de três. O filho de um gerente de banco, ele foi educado na faculdade de Saint Eunan em Letterkenny, onde ele escreveu, produziu e encenou um musical chamado "Madame Screwball 'com a idade de 16. Ele entrou em um seminário com a idade de 18 anos, mas à esquerda após um curto vez tendo decidido que o sacerdócio não era sua vocação. Ele se juntou ao Teatro Abbey em 1947, onde conheceu e casou com a atriz Ronnie Masterson.
O casal mais tarde iria formar cais velho Productions e apresentar uma variedade de peças clássicas nos anos 1960 e 1970. Ele fez sua estréia no teatro em 1962 com A Nice Ramo de flores baratos e deu um desempenho bem-recebido como George em Afraid The Who de Virginia Woolf ?, oposto Constance Cummings, no Teatro Piccadilly.
Na televisão ele era um rosto familiar, muitas vezes em série do filme policial brilhante como série de televisão Os Vingadores, Homem em uma mala de viagem e Strange Report. Em 1968, ele assumiu o papel título em Spindoe, uma série traçar o retorno ao poder de um gangster Inglês, Alec Spindoe, depois de uma pena de prisão de cinco anos. Este foi um spin-off de outra série, The Fellows (1967) em que McAnally tinham aparecido em diversos episódios como o personagem Spindoe. Ele poderia tornar sotaque inglês muito convincente.
McAnally atuou regularmente no Teatro Abbey e em festivais irlandeses, mas na última década de vida ele conseguiu aviso premiado na televisão e filmes. Seu desempenho impressionante como Cardeal Altamirano no filme A Missão (1986) lhe rendeu prêmios Evening Standard e BAFTA. Ele ganhou um segundo prêmio BAFTA por seu papel em o correspondente da BBC A Perfect Spy (1987). Em 1988 ele ganhou o BAFTA de Melhor Ator por sua atuação em Um Golpe Muito britânico, um papel que também lhe rendeu um Prêmio de Jacob. No último ano de sua vida, ele interpretou o pai de Christy Brown (interpretado por Daniel Day-Lewis) no filme vencedor do Oscar, Meu Pé Esquerdo (1989).
McAnally morreu repentinamente de um ataque cardíaco em 15 de junho de 1989, com idades entre 63, em sua casa que ele dividia com a atriz irlandesa Britta Smith. Ele recebeu um prêmio BAFTA póstumo por seu último filme em 1990.
No momento da sua morte, ele foi devido para jogar "Touro McCabe" no filme de Jim Sheridan The Field, a parte acabou indo para Richard Harris (que iria receber uma indicação ao Oscar por sua atuação). McAnally também havia sido escalado para o papel principal de Primeiro e último, um drama sobre um homem que andava de extremidade da terra a John o 'Groats. Filmar era quase um terço do caminho feito quando ele morreu, mas toda a peça teve que ser re-filmado, com Joss Ackland assumindo o papel em seu lugar.
McAnally teve quatro filhos: Conor, Aonghus, Máire e Niamh. Conor é um produtor, com sede no Texas, e Aonghus é um apresentador de televisão e rádio / produtor na Irlanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário