Torn recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Cross Creek (1983). Sua obra inclui o papel de Artie, o produtor, no The Larry Sanders Show, pelo qual foi indicada para seis prêmios Emmy, ganhando em 1996. rasgado também ganhou um American Comedy Award para Funniest Coadjuvante em Série, e dois prêmios CableACE por seu trabalho na série, e foi nomeado para um Satellite Award em 1997 também.
Torn nasceu Elmore Rual Rasgado, Jr. em Temple, Texas, em 6 de Fevereiro de 1931, o filho de Elmore Rual Rasgado, Sr., um agricultor e economista, e Thelma Maria Torn (née Spacek). Seu pai era de ascendência alemã e austríaca, enquanto sua mãe era de Checa / Morávia, ascendência alemã e austríaca. Sendo dado o nome de "Rip" é uma tradição familiar de homens na família rasgado por várias gerações. Através de sua mãe , ele é um primo-irmão da atriz premiada com o Oscar Sissy Spacek. Ele era um membro da Texas A & M University Corpo de Cadetes, embora ele se formou na Universidade do Texas, e foi membro do capítulo Alpha Nu da fraternidade Sigma Chi. Após a formatura, ele serviu na Polícia Militar no Exército dos Estados Unidos.
Na Universidade Texas A & M, Rasgado tinha estudado drama com Ben Iden Payne, e depois de mudar de seu Texas natal para Hollywood, ele fez sua estréia no filme de 1956 da boneca. Rasgado, em seguida, foi para Nova York, onde estudou no Actors Studio em Lee Strasberg, tornando-se um ator de teatro prolífico, que aparece no elenco original de Tennessee Williams 'play Sweet Bird of Youth e reprisando o papel nas yadaptations de cinema e televisão. Enquanto em Nova York, rasgado apresenta o seu primo Sissy Spacek para o negócio do entretenimento, e ajudou-a a se inscrever no Atores de Strasberg Studio.
Um dos primeiros papéis de Torn estava em Pork Chop Hill, retratando o irmão-de-lei do personagem de Gregory Peck. Ele também teve um papel não creditado em Um Rosto na Multidão como Barry Mills. Em 1957, Jody rasgado retratado em um episódio tão cedo intitulado de The Restless Gun. Em 1960, ele retratou Ernie Walters no Alfred Hitchcock Presents episódio "The Kiss-Off." também rasgado retratado Judas Iscariotes em King of Kings
Os Intocáveis 2 ª Temporada Episódio 14 - The Masterpiece ... O ex-tenente Capone Mayer Wartel contrata ace bater-man Pittsburgh Phil bater fora de um armeiro que pode ligá-lo ao assassinato de um editor de jornal. Phil está tão confiante de suas habilidades que ele planeja matar o armeiro bem debaixo do nariz de Eliot Ness. Convidado: Rip Torn (Harry Strauss aka Pittsburgh Phil).
Em 1963, Rasgado apareceu como um estudante de graduação com vários graus na fictícia Channing College em Channing. Nesse mesmo ano, ele apareceu como Roy Kendall no episódio Breaking Point "Milhões de Faces". Em 1964, Rasgado apareceu como Eddie Sanderson no episódio "The Secret na Pedra" em The Eleventh Hour e apareceu na estréia de The Reporter. Em 1965, Rasgado retratado coronel Royce no episódio "A Lorelei", de 12 de O-Relógio alta.
Desde então, ele tem sido um ator de personagem em vários filmes, incluindo papéis como os de New Orleans chantagista Slade ao lado de Steve McQueen e Karl Malden em The Cincinnati Kid ou Agente Zed em Homens de Preto e Men in Black II. Ele também expressou Zeus em Hercules.
A parte de George Hanson em Easy Rider foi escrito para rasgado por Terry Southern (que era um amigo próximo), mas de acordo com o biógrafo de Southern Lee Hill, Rasgado se retirou do projeto depois que ele e co-diretor Dennis Hopper entrou em um argumento amargo na um restaurante de Nova York. On The Tonight Show em 1994, Hopper disse que o argumento terminou com Torn puxando uma faca-uma declaração Hopper posteriormente anulada após rasgado entrou com um processo por difamação (ver "conflitos no set" abaixo). Como resultado, Rasgado foi substituído por Jack Nicholson, cuja aparição no filme catapultou para o estrelato.
Em 1969, Rasgado retratou um psiquiatra que instalou uma câmera escondida em seu escritório de Nova York para gravar seu próprio colapso mental em Coming Apart. Em 1972, ele ganhou elogios por seu retrato de um país & cantor ocidental na Payday filme cult. Em 1975, Rasgado retratou um retrato assustador de KKK imperial Assistente Glen Tuttle em Attack on Terror: The FBI contra o Ku Klux Klan. Em 1976, ele estrelou em O Homem que Caiu na Terra. Em 1979, Rasgado apareceu em Heartland. Ele recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Cross Creek. Em 1987, Rasgado retratado Sheriff Hank Pearson no extremo preconceito.
Em 1988, ele se aventurou na direção com o telefone. O roteiro foi escrito por Terry Southern e Harry Nilsson e o filme foi produzido por sua empresa Hawkeye. A história, que se concentrou em um desequilibrado, actor fora-de-obra, tinha sido escrito com Robin Williams em mente. Depois ele recusou, Whoopi Goldberg expressou um interesse forte, mas quando a produção começou, Rasgado teria tido que lidar com Goldberg constantemente divagando e improvisando e ele teve que suplicar-lhe para executar leva que preso ao script. Goldberg foi apoiado pelo estúdio, que também lhe permitiu substituir Torn escolhido DP, cineasta veterano John Alonzo, com seu então marido. Como resultado da luta pelo poder, Rasgado, sul, e Nilsson cortar a sua própria versão do filme, usando o leva que aderiram ao roteiro e esta foi exibido no Sundance Film Festival, mas o estúdio juntos uma versão rival usando outro leva e foi mal revisado quando estreou em janeiro de 1988. [8] Em 1990, ele interpretou o Coronel Fargo in Early Light por Dawn. Em 1991, ele interpretou o advogado de defesa Albert Brooks 'em Defending Your Life. Em 1993, Rasgado retratou o CEO da OCP no RoboCop 3, em seguida, em frente Tantoo cardeal em Onde os rios fluem do Norte, que contou com uma participação especial de Michael J. Fox. Em 2001, Rasgado retratado James "Jim" Brody em Freddy Got Fingered.
Torn já apareceu em 10 peças da Broadway e dirigido um. Em 1959, ele fez sua estréia na Broadway, quando ele jogou Tom Júnior em Sweet Bird of Youth, pelo qual ganhou um Theater World Award e também recebeu uma indicação ao Tony Award. Ele retornou em 1962 ao lado no jogo da filha do silêncio como Carlo, depois que, com um papel na produção de Estranho Interlúdio 1963. Em 1964, ele jogou Lyle Britten em Blues for Mr. Charlie, e quatro anos mais tarde, ele foi Roberto na coisa cubano por sua única apresentação no dia 24 de setembro de 1968. Em 1971, ele retratou Edgar em Dança da Morte, e dirigiu seu primeiro Broadway jogar em 1973: desviar o olhar. Em 1975, ele interpretou o filho no revival da Broadway de The Glass Menagerie e 5 anos mais tarde, retratou Don em casais mistos. Durante 13 anos, Rasgado estava ausente da Broadway, mas retornou em 1993 para retratar Chris Christopherson em Anna Christie. Em sua última aparição na Broadway em 1997, Rasgado retratado Will Kidder no homem jovem de Atlanta.
Rasgado fez sua estréia na Broadway recurso Off atuando como Eben Cabot na peça Desejo sob os Elms, seguido por Peter na cozinha, no Teatro de Rua 81. Seu terceiro papel Off Broadway foi Marion-Faye-A-Pimp em The Deer Park, pelo qual ganhou o Obie Award 1967 para o desempenho distinto. Ele se apresentou no Teatro Lucille Lortel no sonho jogo de um Ator Blacklisted, e mais tarde em Anspacher Theater a Joseph Papp Public Theater de como William McLeod em Barbary Shore. Ele agiu última Off Broadway no American Theatre lugar como Henry Hackamore no jogo Seduzido.
Torn estréia Off Broadway como diretor foi para o Teatro Evergreen com a peça The Beard; ele ganhou o 1968 Obie para Direção Distinguished para esse trabalho. Em seguida, ele dirigiu The Honest-a-Deus Schnozzia no Arts Theater Gramercy, seguido de Credores de Strindberg e mais forte - em que ele atuou ao lado de sua esposa na época, Geraldine Page e sua futura esposa, Pasha Dabiri - no Teatro Anspacher de o Joseph Papp Public Theater. Página rasgada e também co-produziu essa produção, e tinha apresentado anteriormente as duas peças, juntamente com a senhorita Julie no off-off-Broadway Hudson Theatre Aliança no ano anterior.
De 1992 a 1998, Rasgado retratado Artie em The Larry Sanders Show. Por seu trabalho, Torn recebeu 6 indicações ao prêmio Emmy consecutivos como Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia e ganhou o prêmio uma vez (1996). Torn foi o único ator na série que ganhou um prêmio Emmy por seu trabalho. Outros que os Emmys, recebeu duas indicações ao American Comedy Awards para Funniest Performance Masculina em Série, vencendo uma vez, e dois prêmios CableACE por seu trabalho na série.
Seguindo The Larry Sanders Show, Rasgado tem aparecido em muitos papéis cômicos em filmes, como Dodgeball: A True Underdog Story, Freddy Got Fingered, Bacon canadense, a Rolling Kansas, e os dois primeiros homens em filmes preto, bem como papéis dramáticos em filmes como The Insider e Marie Antoinette. Ele também é conhecido por seu trabalho de voz e fez narrações para muitos filmes de animação. Ele emprestou sua voz em Bee Movie.
Em 2007 e 2008, ele fez 5 aparições em 30 Rock como o fictício CEO da General Electric, Don Geiss. Ele foi nomeado para um Emmy Award na categoria de Melhor Ator Convidado em Série de Comédia, mas perdeu para Tim Conway, que também estrelou no mesmo comédia. O personagem de Torn teria sido morto como resultado direto de sua prisão de 2010, embora Tina Fey negado isso em um comentário do DVD. Torn dublou o personagem de Hefesto no jogo de vídeo de 2010, God of War III.
Em 1963, casou-se com Torn Geraldine Page, 7 anos mais velho. Página rasgada e permaneceu casado até sua morte em 1987. Eles tiveram três filhos: o ator Tony Rasgado, Jon Torn (professor assistente de Mídia Eletrônica e Cinema na Northern Arizona University ) e atriz Angelica Torn. Rasgado, aparentemente contente com o fato de que a campainha de sua townhouse Nova Iorque Leia Página rasgada.
Em janeiro de 2004, Torn foi preso em Nova York, depois que seu carro colidiu com um táxi. Um vídeo de sua prisão, em que ele amaldiçoa a oficiais e com raiva se recusa um teste de bafômetro, foi exibido em notícias saídas de televisão. Em outubro de 2004, um júri absolveu Torn de qualquer delito. Em dezembro de 2006, Rasgado foi novamente preso por dirigir embriagado em North Salem, Nova Iorque depois de colidir com um reboque do trator. Em abril de 2007, Rasgado se declarou culpado, e teve sua carteira de motorista suspensa por 90 dias, e foi obrigado a pagar uma multa de $ 380.
Em 14 de dezembro de 2008, Torn foi novamente preso por suspeita de dirigir embriagado. Um bartender no White Hart Inn em Salisbury, Connecticut, supostamente serviu Torn, mas, aparentemente, notou que ele parecia embriagado quando ele estava deixando o estabelecimento, de acordo com um relatório da polícia. Torn teria se recusado uma carona para casa e entrou em seu veículo, (a 1994 Subaru Legacy) com uma árvore de Natal amarrada no topo e foi embora. Ele foi condenado e sentenciado a liberdade condicional em maio de 2009.
Em 29 de janeiro de 2010, ele foi preso depois de invadir um escritório fechado ramo Litchfield Bancorp em Lakeville, Connecticut, onde Torn mantém uma residência. Ele foi acusado de transportar uma arma de fogo sem licença, carregando uma arma de fogo em estado de embriaguez, de primeiro grau roubo, invasão criminosa de segundo grau e terceiro grau dano criminal. A polícia do estado de Connecticut disse que rasgado entrou no banco pensando que era sua casa. Em 1 de fevereiro de 2010, ele apareceu no tribunal onde o seu advogado, Thomas A. Cachoeira, disse ao juiz que seu cliente precisava de ajuda com o álcool abuso e que ele poderia iniciar o tratamento imediatamente no estado de Nova Iorque. Torn foi lançado em $ 100,000 de fiança.
Como condição de sua libertação, o juiz disse Torn devem ser avaliados para abuso de substâncias. Em 11 de agosto de 2010, Torn foi negada liberdade condicional especial, que teria permitido que seu nome fosse inocentado das acusações. História O juiz no caso citado da rasgada de abuso de álcool e posse de uma arma carregada em estado de embriaguez, que prevê uma pena mínima de um ano. Em 14 de dezembro de 2010, Rasgado se confessou culpado de descuido, transgressão criminal, penal travessuras eo porte ilegal de arma de fogo, e foi dado um dois-e-um-metade-ano de pena suspensa de prisão, e três anos de liberdade condicional.
Aparecendo como um assunto entrevista em Studs de Terkel livro de 1974 oral-história Trabalho, Rasgado confessou: "Tenho algumas falhas no meu make-up. Algo chamado irascibilidade. Eu fico com raiva facilmente. Eu fico triste com as coisas facilmente."
Enquanto filmava Maidstone (1970), Rasgado, aparentemente descontente com o filme, atingiu diretor e estrela do filme Norman Mailer na cabeça com um martelo. orelha Com a câmera de rolamento, Mailer bit de Torn e eles lutaram para o chão. A luta continuou até que foi quebrado por membros do elenco e da equipe como filhos de Mailer gritou ao fundo. A luta é destaque no filme. Embora a cena pode ter sido planejado por rasgado, o sangue derramado por ambos os atores era real, e rasgado teria sido verdadeiramente indignado com direção de Mailer.
Em 1994, ele entrou com um processo por difamação contra Dennis Hopper sobre uma história Hopper disse no The Tonight Show com Jay Leno. Hopper alegou que rasgado puxou uma faca nele durante a pré-produção do filme Easy Rider (1969). De acordo com Hopper, Torn foi lançado originalmente no filme, mas foi substituído por Jack Nicholson após o incidente. De acordo com o terno de Torn, que era, na verdade, Hopper que puxou a faca nele, e Torn exigiu uma retratação de Hopper. Um juiz de primeira instância decidiu em favor do Rasgado e Hopper foi obrigado a pagar $ 475.000 em danos compensatórios, mas negou o pedido de rasgado por danos morais, governando Hopper não agiu com malícia. Hopper, em seguida, apelou da decisão, e um tribunal de apelações da Califórnia confirmou a decisão do tribunal de julgamento por danos compensatórios, e reverteu a decisão para os danos punitivos, exigindo Hopper para pagar outro $ 475,000 para Torn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário