Esportes de combate impressionante Jack Slack analista afirmou que o filme de 2003 Ong-Bak: Muay Thai Guerreiro; "é talvez o melhor filme de artes marciais desta geração" para técnicas de combate espectaculares mas realistas de Jaa, e que a cena de Tony vários atacantes no filme de 2005 Tom-Yum Goong-; "[é] a melhor luta da história do cinema". O ex-Ultimate Fighting Championship (UFC) campeão dos médios Anderson Silva nocauteou Tony Fryklund com um cotovelo de volta que ele tinha aprendido de assistir Jaa em Ong Bak.
Tony Jaa nasceu na província de Surin, Isan, Tailândia, e foi criado em uma área rural em Surin. Sua cidade natal é de 400 km de Bangkok. Como ele cresceu ele assistiu filmes de Bruce Lee, Jackie Chan, Vince Lam e Jet Li em feiras do templo, que foi sua inspiração para aprender artes marciais. Ele estava tão inspirado por eles que, enquanto ele estava fazendo tarefas ou jogar com os amigos, ele iria imitar os movimentos de artes marciais que tinha visto, praticando na lavoura arrozeira de seu pai. Quando ele tinha 10 anos, ele ameaçou seu pai que ele se mataria se ele não foi ensinado por Panna Rittikrai.
"O que eles [Chan, Lee e Li] fez foi tão bonito, tão heróica que eu queria fazer isso também", Jaa disse à Time em uma entrevista de 2004. "Eu pratiquei até que eu poderia fazer o movimento exatamente como eu tinha visto os mestres fazê-lo." Ele começou a treinar muay thai no templo local de 8 anos de idade e aos 15 anos, ele pediu para se tornar um protegido de dublê e diretor de filmes de ação Panna Rittikrai. Panna havia instruído Jaa para participar Maha Sarakham Escola de Educação Física em Maha Província Sarakham. Ele tem treinado por um tempo indeterminado em taekwondo, a ganhar uma faixa preta na arte, embora não haja detalhes sobre se este estava em treinamento formal taekwondo ou como parte de seu aprendizado membro equipe de dublês. Da mesma forma, ele é altamente qualificados no Muay Thai e tem lutado muitas vezes competitivos durante Muay Thai Training Camp, sem perder.
Jaa ganhou várias medalhas de ouro na Tailândia para pista de atletismo, esgrima e ginástica. Ele é um artista marcial bem versado excelência em Muay Boran, Muay Thai, Aikido, Judo, Wushu, e Taekwondo. Jaa também foi autodidata em vários estilos de kung fu, bem como Krabi krabong, lethwei e kino Mutai, que ele pode ser visto usando nos filmes Ong Bak e Tum Yum Goong. Ele era um atleta de alta salto bem sucedido na universidade. Ele ainda é capaz de saltar dois metros de altura.
Apesar de ter nascido na Tailândia, Jaa é, na verdade, de ascendência cambojano, mais conhecido como "Khmer Surin". Ele pode falar tailandesa e do Norte Khmer.
Trabalho de dublê mais notável de Tony Jaa estava sendo o homem de conluio para a personagem de Liu Kang em Mortal Kombat Annihilation. Tony inicialmente trabalhou como dublê há 14 anos, Muay Thai Malabarismo, aparecendo em muitos filmes de Panna. Ele dobrou para Sammo Hung quando o ator de artes marciais fez um comercial para uma bebida energética que o obrigou a agarrar as presas de um elefante e cambalhota nas costas do elefante. Ele também era um dublê na série de televisão tailandês Insee Daeng ( Red Eagle).
Juntos, Panna e Jaa desenvolveu um interesse em boran muay, o antecessor de Muay Thai e trabalhou e treinou por quatro anos para a arte com a intenção de desenvolver um filme sobre ele. Eventualmente, eles foram capazes de montar um curta-metragem mostrando o que Jaa poderia fazer com a ajuda de instrutor Grandmaster Mark Harris. Uma das pessoas que eles mostraram que a era produtor e diretor Prachya Pinkaew, que foi devidamente impressionado.
Isso levou a Ong-Bak: Muay Thai Guerreiro em 2003, o papel do break-out de Jaa como protagonista. Jaa fez todas as cenas de ação sem assistência mecânica ou efeitos gerados por computador e exibiu seu estilo de acrobacias extremas e, movimentos de dança-like rápidas. Lesões sofridas nas filmagens incluiu uma lesão nos ligamentos e uma torção no tornozelo. Uma cena do filme envolvido lutando com outro ator, enquanto suas próprias calças estavam pegando fogo. "Na verdade, eu me queimei", disse ele em uma entrevista em 2005. "Eu realmente tive que me concentrar porque uma vez que minha calça estava pegando fogo as chamas se espalharam para cima muito rápido e queimou minhas sobrancelhas, meus cílios e meu nariz. Então nós tivemos que fazer um par mais preciso para obtê-lo direito.".
Seu segundo filme importante foi Tom-Yum Goong-(The Protector em os EUA), em homenagem a um tipo de sopa tailandesa e incluindo um estilo de Muay Thai que imita elefantes.
Em agosto de 2006, ele estava em Nova York para promover o lançamento nos EUA do The Protector, incluindo uma aparição no Museu da Imagem em Movimento.
Sahamongkol Internacional de Cinema anunciado que o terceiro filme de Tony Jaa seria chamado de Espada ou Daab Atamas, sobre a arte de Thai-espada dois combates (DAAB canção mue), com roteiro de Prapas Chonsalanont. Mas devido a uma briga entre Prachya e Jaa, que nem têm comentado publicamente, Espada foi cancelada.
Em março de 2006, foi relatado que haveria uma sequela de Ong-Bak, Ong-Bak 2. Com Jaa tanto dirigir e estrelar, começou a pré-produção no outono de 2006 e foi lançado em dezembro de 2008.
Enquanto Jaa e Amogelang estavam trabalhando em Ong-Bak 2, diretor Prachya Pinkaew e ação ya coreógrafo Panna Rittikrai estavam trabalhando em Chocolate, estrelado por uma artista feminina marciais, Nicharee Vismistananda, e lançado 6 de fevereiro de 2008. Jaa tinha sido lançada em um pequeno papel em uma terceira parcela da série de filmes Rei Naresuan dirigido por Chatrichalerm Yukol, embora o filme acabou sendo cancelado. Ong Bak 3 foi lançado em 2010 e fornece uma conclusão para esta trilogia tailandesa.
Seus filmes capturou a atenção de seu herói, Jackie Chan, que pediu diretor Brett Ratner para lançar Jaa em Rush Hour 3. "Eu dei os vídeos diretor de Tony Jaa porque eu acho que Tony Jaa é o mais bem-arredondado de todas as estrelas de ação, "Chan disse à Associated Press." O diretor gostava muito dele ", disse Chan. No entanto, Jaa disse que ele seria incapaz de participar por causa de conflitos de agenda com as filmagens de Ong Bak 2.
Tony Jaa também lançou Ong Bak 3, como uma sequela para o prequela Ong Bak 2.
Em 28 de maio de 2010, Jaa se tornou um monge budista em um templo budista em Surin, Tailândia.,
Depois de deixar o mosteiro, ele veio como uma surpresa para todos que Jaa aceite um acordo com a empresa de cinema Sahamongkol. Ele filmou Tom Yum Goong 2 para eles, com a estrela Chocolate jija Yanin em um papel importante também, pela primeira vez Jaa compartilhou a tela grande com outra estrela internacional de artes marciais. Director Prachya Pinkaew e coreógrafo Panna Rittikrai também retornou para este filme.
Em 2013, ele se juntou com Dolph Lundgren no western-comédia Thai Um Homem Will Rise (que permanece inacabada) e em 2014 em Comércio projeto de estimação de pele de Lundgren, dirigido por Ekachai Uekrongtham. Em seguida, Jaa co-estrelou o sucesso de público filme de ação Velozes e Furiosos 7 (2015). Jaa também uniram-se com o ator Wu Jing Hong Kong- em ação chinês filme SPL II.
Jaa foi brevemente ligado ao remake de Kickboxer. No entanto, em Novembro de 2014, foi anunciado que ele havia saído do projeto.
Tony Jaa registrado oficialmente seu casamento com a namorada de longa data Piyarat Chotiwattananont em 29 de dezembro de 2011. A cerimônia de casamento foi realizada em 3 de maio de 2012. O casal tem um filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário