sábado, 4 de janeiro de 2014

Atrizes Hollywoodianas



Rita Hayworth (nascida em Margarita Carmen Cansino; 17 de outubro de 1918 - 14 de maio de 1987) foi uma atriz e dançarina americana. Ela alcançou a fama na década de 1940 como uma das principais estrelas da época, aparecendo em um total de 61 filmes ao longo 37 anos. Ela é talvez mais conhecido por sua atuação no filme noir 1946, Gilda. Ela é listado como um dos 25 melhores estrelas de cinema de todos os tempos em pesquisa do American Film Institute, da AFI 100 anos ... 100 estrelas.
Hayworth foi diagnosticado com a doença de Alzheimer em 1980. No ano seguinte, ela se mudou para Manhattan, Nova York, onde sua filha, a princesa Yasmin Aga Khan, poderia cuidar dela. Hayworth morreu em sua casa a partir de complicações associadas com a doença de Alzheimer em 14 de maio, 1987, aos 68 anos.
Influenciado pela morte de sua mãe, Yasmin Aga Khan tornou-se conhecido para sensibilizar o público para a doença de Alzheimer e fundou a Rita Hayworth Gala, um benefício anual para a Associação de Alzheimer...........Hayworth nasceu em Brooklyn, New York em 1918 como Margarita Carmen Cansino, o filho mais velho de dois dançarinos. Seu pai, Eduardo Cansino, Sr., foi a partir de Castilleja de la Cuesta, uma pequena cidade perto de Sevilha, na Espanha.  Sua mãe, Volga Hayworth, era um americano de ascendência irlandesa-Inglês que tinha realizado com os Ziegfeld Follies.  O casal se casou em 1917. Eles também tiveram dois filhos:. Eduardo Cansino Jr. e Vernon Cansino
O pai de Margarita queria que ela se tornar uma dançarina profissional, enquanto a mãe esperava que ela iria se tornar uma atriz.  Seu avô paterno, Antonio Cansino, era conhecido como uma bailarina clássica espanhola. Ele popularizou o bolero e sua escola de dança em Madrid era famoso do mundo.  Hayworth recordou mais tarde: "Desde o tempo eu tinha três anos e meio ... assim que eu poderia ficar com meus próprios pés, que me foi dado aulas de dança . " Ela observou." Eu não gosto muito ... mas eu não tive a coragem de dizer ao meu pai, então eu comecei a tomar as lições Ensaie, ensaie, ensaiar, que era meu meninice "
Ela freqüentou aulas de dança todos os dias por alguns anos em um complexo Carnegie Hall, onde foi ensinado por seu tio Anjo Cansino. Ela se apresentou ao público a partir de seis anos de idade. Em 1926, com a idade de oito anos, ela foi destaque em La Fiesta, um curta-metragem para a Warner Bros.
Em 1927, seu pai levou a família para Hollywood. Ele acreditava que a dança pode ser apresentado nos filmes e que sua família poderia ser parte dela. Ele estabeleceu o seu próprio estúdio de dança,  onde ele ensinou estrelas como James Cagney e Jean Harlow  Durante a Grande Depressão, ele perdeu todos os seus investimentos na forma de juros comercial em suas aulas de dança diminuiu.
Em 1931, Eduardo Cansino parceria com seu 12-year-old filha para formar um ato chamado de Cansinos Dança  Desde 14 sob a lei da Califórnia Margarita era muito jovem para trabalhar em casas noturnas e bares, o pai a levou para trabalhar com ele do outro lado da fronteira, em Tijuana, México. No início dos anos 1930, era um ponto turístico popular para pessoas de Los Angeles.  Porque ela estava trabalhando, Cansino nunca se formou no colégio, mas ela tinha terminado o nono ano em Hamilton alta em Los Angeles.
Cansino (Hayworth) teve um pequeno papel no filme Cruz Diablo (1934), aos 16 anos, o que levou a outro em Em Caliente (1935) com a atriz mexicana, Dolores del Río.  Ela dançou com seu pai em tais casas noturnas como a Política Externa e os clubes Caliente. Winfield Sheehan, o chefe da Fox Film Corporation, viu sua dança no Caliente Clube e rapidamente providenciado para Hayworth para fazer um teste de tela, uma semana depois. Impressionado com sua persona tela, Sheehan assinou com ela um contrato de curto prazo de seis meses a Fox, sob o nome de Rita Cansino, a primeira de duas mudanças de nome para sua carreira no cinema......Durante seu tempo na Fox, Hayworth foi anunciado como Rita Cansino e apareceu em papéis normal, frequentemente expressos como o estrangeiro exótico. No final de 1934 ela realizou uma sequência de dança no filme Spencer Tracy, Inferno de Dante (1935), e foi colocado sob contrato, em fevereiro de 1935.Teve seu primeiro papel falado como uma menina argentina em Under the Moon Pampas ( 1935). Ela interpretou uma menina egípcia em Charlie Chan no Egito (1935), e um dançarino russo em Paddy O'Day (1935). Sheehan estava preparando ela para a liderança na Technicolor filme de 1936, Ramona, na esperança de estabelecê-la como da Fox Film novo Dolores del Río.
Até o final de seu contrato de seis meses, Fox tinha incorporada pela 20th Century Fox, Darryl F. Zanuck com servindo como produtor executivo. Demitir o interesse de Sheehan em Hayworth e Loretta Young dando a liderança em Ramona, Zanuck não renovar o contrato do Hayworth .
Sentindo que Hayworth tinha potencial tela, vendedor e promotor Edward C. Judson, com quem ela iria fugir em 1937, got seu trabalho freelance em vários filmes de pequeno estúdio e uma parte no recurso Columbia Pictures, Meet Nero Wolfe (1936). Chefe do estúdio Harry Cohn assinou com ela um contrato de sete anos e tentou-la-la em papéis pequenos.
Cohn argumentou que a imagem de Hayworth era muito Mediterrâneo, que reduziu suas possibilidades de ser escalado para papéis "exóticos" que eram em menor número. Ele foi ouvido a dizer seu sobrenome soava muito espanhol. Judson atuou em conselhos de Cohn: Rita Cansino tornou-se Rita Hayworth, quando ela adotou o nome de solteira de sua mãe, para a consternação de seu pai. Com um nome que enfatizava sua ascendência britânico-americana, as pessoas estavam mais propensos a considerá-la como um clássico "americano".
Com Cohn e Judson incentivo, Hayworth mudou a cor do cabelo de vermelho escuro e tinha eletrólise para levantar a linha fina e ampliar a aparência de sua testa.
Hayworth apareceu em cinco menores Columbia Pictures e três filmes independentes menores em 1937. No ano seguinte, ela apareceu em cinco filmes B Columbia. Em 1939, Cohn pressionados diretor Howard Hawks para usar Hayworth para um papel pequeno, mas importante quanto um homem-armadilha no drama da aviação Paraíso Infernal, no qual ela contracenou com Cary Grant e Jean Arthur.  Com este caixa- filme o sucesso do escritório, cartas de fãs para Hayworth começou a derramar em departamento de publicidade da Columbia. Cohn começou a ver Hayworth como seu primeiro e oficial nova estrela. O estúdio nunca teve oficialmente estrelas sob contrato, com exceção de Jean Arthur, que estava tentando romper com ele.
Cohn começou a construir-se Hayworth em 1940 em recursos como música em meu coração, a senhora em questão, e Anjos Over Broadway. Naquele ano, ela foi apresentada pela primeira vez em uma reportagem de capa da revista Life.  Cohn emprestado Hayworth a Metro-Goldwyn-Mayer para aparecer em Susan e Deus oposto Joan Crawford. Enquanto no empréstimo a Warner Bros., Hayworth apareceu como o segundo papel feminino principal em The Strawberry Blonde (1941), ao lado de James Cagney.  Porque o filme foi um grande sucesso de bilheteria, de Hayworth popularidade aumentou e ela imediatamente se tornou um dos atrizes mais quentes de Hollywood. Ficou tão impressionado com a Warner Bros., que tentou comprar o contrato de Hayworth de Columbia, mas Cohn se recusou a soltá-la.
Seu sucesso levou a um papel de apoio em Blood and Sand (1941) oposto Tyrone Power e Linda Darnell com Fox, o estúdio que tinha deixado cair seus seis anos antes. Em um de seus papéis mais notáveis, Hayworth jogado Doña Sol des Muire, a primeira de muitas sirenes de tela.
Ela retornou em triunfo a Columbia Pictures e foi lançado no musical você nunca vai conseguir Rich (1941) oposto Fred Astaire em um dos filmes de maior orçados Columbia nunca tinha feito.  A imagem foi tão bem sucedida, o estúdio produziu e lançou uma outra imagem Astaire-Hayworth no ano seguinte, você nunca foi Lovelier.  Hayworth também apareceu em dois outros lançamentos, 1942 Tales of Manhattan e My Gal Sal.
Em agosto de 1941, Hayworth foi destaque em uma foto icônica revista Life em que ela posou em um negligee com um corpete de renda preta.  A foto de Bob Landry fez Hayworth um dos dois principais pin-up girls da Primeira Guerra Mundial anos II; o outro era Betty Grable, em uma fotografia 1943. Durante dois anos, a fotografia de Hayworth foi a fotografia pin-up mais solicitados em circulação.  Em 2002, a camisola de cetim Hayworth usou para a foto vendido por $ 26,888.
Em março de 1942, Hayworth visitou o Brasil como um embaixador cultural para política de Boa Vizinhança da administração Roosevelt, sob os auspícios do Escritório do Coordenador de Assuntos Interamericanos........Hayworth teve faturamento superior em um de seus filmes mais conhecidos, o Technicolor musical Cover Girl, lançado em 1944.  O filme estabeleceu como estrela superior da Columbia da década de 1940, e deu-lhe a distinção de ser a primeira de apenas seis mulheres para dançar na tela com tanto Gene Kelly e Fred Astaire. "Eu acho que as únicas jóias da minha vida", disse Hayworth em 1970 ", foram as fotos que fiz com Fred Astaire. ... E Cover Girl, também."
Por três anos consecutivos, a partir de 1944, Hayworth foi nomeada uma das principais atrações de filmes de bilheteria no mundo. Ela era adepto de bailado, torneira, salão de festas e rotinas espanhóis.
Cohn continuou a mostrar talentos de dança de Hayworth. Columbia caracterizou-la nos filmes Technicolor: Hoje à noite e todas as noites (1945) com Lee Bowman; e Down to Earth (1947) com Larry Parks.
Sua sexy, apelo glamouroso, foi mais notável no filme noir de Charles Vidor Gilda (1946), com Glenn Ford, o que causou alguma consternação censores. O papel, em que Hayworth usou cetim preto e realizado um lendário striptease de uma luva ", colocar a culpa em Mame", fez dela em um ícone cultural como uma femme fatale.
Enquanto Gilda estava no lançamento, foi amplamente noticiado que uma bomba atômica a ser testado no atol de Bikini em Ilhas Marshall do oceano Pacífico arcaria com uma imagem de Hayworth, uma referência ao seu estatuto bomba. Embora o gesto foi, sem dúvida, um elogio, Hayworth foi profundamente ofendido. Orson Welles, então casada com Hayworth, lembrou sua raiva em uma entrevista com o biógrafo Barbara Leaming: "Rita usado para voar em fúrias terríveis todo o tempo, mas o mais raivoso foi quando ela descobriu que eles tinham colocá-la sobre a bomba atômica Rita. quase enlouqueceu, ela estava com tanta raiva. ... Ela queria ir a Washington para realizar uma conferência de imprensa, mas Harry Cohn não iria deixá-la porque seria antipatriótico ". Welles tentou persuadir Hayworth que todo o negócio não era um golpe publicitário da parte de Cohn, que foi simplesmente uma homenagem a ela da tripulação de voo
No 30 de junho de 1946, transmissão de Orson Welles Comentários, Welles disse do teste iminente: "Eu quero a minha filha para ser capaz de dizer à filha que a imagem da avó foi na última bomba atômica nunca para explodir."
A quarta bomba atômica nunca para ser detonada foi decorado com uma fotografia de Hayworth corte do junho 1946 edição da revista Esquire. Acima dele estava estampado o apelido do dispositivo, "Gilda", em letras pretas de duas polegadas.
Desempenho do Hayworth em 1947 o filme de Welles, A Dama de Xangai, foi aclamado pela crítica. O fracasso do filme nas bilheterias foi atribuído em parte ao cabelo vermelho famoso de Hayworth sendo cortado curto e branqueada loira para o papel. Cohn não tinha sido consultada e ficou furioso que a imagem de Hayworth foi alterado.
Também em 1947, Hayworth foi destaque em uma reportagem de capa vida por Winthrop Sargeant, o que levou a seu apelido como "A deusa do amor".  Este termo foi adotado e usado mais tarde como o título de um filme biográfico e de uma biografia sobre ela . Em uma entrevista de 1980 Hayworth disse: "Todo mundo faz cenas de nudez, mas eu não. Eu nunca fiz filmes de nudez. Eu não tenho que fazer isso. Eu dancei. Eu era provocativa, eu acho que, em algumas coisas. Mas Eu não estava completamente exposta "
Seu próximo filme, Os Amores de Carmen (1948), com Glenn Ford, foi o primeiro filme co-produzido por Columbia e Hayworth empresa de produção, The Beckworth Corporation (nomeado para Rebecca, sua filha com Welles). Foi a maior máquina de fazer dinheiro de Columbia naquele ano. Ela recebeu uma percentagem dos lucros a partir desta e todos os seus filmes subsequentes até 1954, quando ela dissolvido Beckworth para pagar as dívidas
Em 1948, no auge de sua fama, Hayworth viajou para Cannes e foi introduzido com o príncipe Aly Khan. Eles começaram um namoro de um ano, e se casaram no dia 27 de maio de 1949. Hayworth deixou Hollywood e viajou para a França, quebrando seu contrato com a Columbia.
Como Hayworth já foi uma das celebridades mais conhecidas do mundo, o namoro eo casamento recebeu enorme cobertura da imprensa em todo o mundo. Porque ela ainda estava legalmente casada com o segundo marido Orson Welles, Hayworth também recebeu alguns reação negativa para seu namoro com o príncipe, fazendo com que alguns fãs americanos para boicotar as fotos dela. O casamento marcou a primeira vez que uma atriz de Hollywood tornou-se uma princesa. Em 28 de dezembro de 1949, Hayworth deu à luz a única filha do casal, a princesa Yasmin Aga Khan.
Embora Hayworth estava ansiosa para começar uma nova vida no exterior, longe de Hollywood, estilo de vida e deveres flamboyant de Aly Khan provou ser muito difícil para Hayworth. Ela lutou para se encaixar com seus amigos, e encontrou dificuldades para aprender o francês. Aly Khan também era conhecido nos círculos como um playboy, e suspeitou-se que ele tinha sido infiel a Hayworth durante o casamento.
Em 1951, Hayworth zarpar com suas duas filhas para Nova York. Embora o casal se reconciliar por um curto tempo, eles se divorciou oficialmente em 1953.
Após o colapso de seu casamento com Khan, Rita Hayworth foi forçado a voltar para Hollywood para estrelar sua imagem "comeback", Caso em Trinidad (1952), que novamente emparelhado-la com Glenn Ford. Diretor Vincent Sherman lembrou que Hayworth pareceu "um pouco assustado com a abordagem de fazer outra foto". Ela continuou a se chocar com a Columbia chefe Harry Cohn, e foi colocado em suspensão durante as filmagens. No entanto, a imagem foi altamente divulgado. A imagem acabou arrecadando US $ 1 milhão a mais do que o seu sucesso anterior, Gilda (1946).
Ela continuou a estrelar uma sequência de imagens bem-sucedidas. Em 1953, ela teve dois filmes lançados: Salomé com Charles Laughton e Stewart Granger; e Miss Sadie Thompson com José Aldo Ferrer e Ray. Seu desempenho no último filme ganhou aclamação da crítica.
Ela estava fora do grande ecrã por mais quatro anos, principalmente por causa de um casamento tumultuado com o cantor Dick Haymes. Durante seu casamento com Haymes, ela estava envolvida em muita publicidade negativa, o que diminuiu significativamente o seu apelo. No momento em que ela voltou para a tela para Fire Down Below (1957) com Robert Mitchum e Jack Lemmon, Kim Novak tinha se tornado top estrela feminina de Columbia. Seu último musical era Pal Joey (1957), com Frank Sinatra e Kim Novak. Depois deste filme, Hayworth deixou Columbia para o bem.
Ela recebeu boas críticas por sua atuação em Separate Tables (1958), com Burt Lancaster e David Niven, e The Story on Page One (1960) Anthony Franciosa com. Ela continuou trabalhando durante toda a década de 1960. Em 1962, sua estréia na Broadway no Passo planejado em uma rachadura foi cancelado por razões de saúde não divulgadas.  A Armadilha do dinheiro (1964) emparelhado ela, pela última vez, com um bom amigo Glenn Ford. Ela continuou a atuar em filmes até o início dos anos 1970. Ela fez uma bem divulgada 1971 aparição na televisão em The Carol Burnett Show. Seu último filme foi A Ira de Deus (1972).........Hayworth tinha uma relação tensa com a Columbia Pictures por muitos anos. Em 1943, ela foi suspenso sem pagamento durante nove semanas, porque ela se recusou a aparecer em Once Upon a Time  Durante este período, em Hollywood, os jogadores do contrato não podiam escolher seus filmes.; eles estavam no salário em vez de receber um montante fixo por imagem.
Em 1947, novo contrato de Hayworth com a Columbia fornecido um salário de US $ 250.000, mais 50 por cento dos lucros do filme. Em 1951 Columbia alegou que tinha 800 mil dólares americanos investidos em propriedades para ela, incluindo o filme ela saiu no mesmo ano. Hayworth deixou Hollywood para se casar com o príncipe Aly Khan e foi suspenso por deixar de relatar a trabalhar no filme, Caso em Trinidad.
Em 1952 Hayworth se recusou a comparecer ao trabalho porque ela opôs-se à script.  Em 1955, ela processou a ser liberado de seu contrato, mas pediu para ela salário de US $ 150.000, alegando filmagens falhou ao iniciar quando acordado. Ela disse "Eu estava na Suíça quando eles me mandaram o roteiro de Caso em Trinidad e eu joguei em toda a sala. Mas eu fiz a imagem, e Pal Joey também. Voltei para Columbia, porque eu queria trabalhar e em primeiro lugar, ver, Eu tinha que terminar esse contrato maldito, que é como Harry Cohn-me possuído! "
"Harry Cohn pensou em mim como uma das pessoas que poderiam explorar e fazer um monte de dinheiro", disse Hayworth, em 1972. "E eu fiz um monte de dinheiro para ele, mas não muito para mim."
Anos depois de sua carreira no cinema havia terminado e Cohn estava morto, ainda se ressentia Hayworth seu tratamento por ele e Columbia.
"Eu costumava ter que perfurar um relógio de tempo na Universidade de Columbia", disse Hayworth em uma entrevista de 1968. "Todos os dias da minha vida. Isso é o que era. Eu estava sob contrato de exclusividade, como se me propriedade ... Eu acho que ele tinha meu camarim grampeado ... Ele era muito possessivo de mim como pessoa, ele não me quer sair com ninguém, tenho amigos. Ninguém pode viver dessa maneira. Então eu lutei com ele ... Você quer saber o que eu penso de Harry Cohn? Ele era um monstro. "
Hayworth se ressentia de que o estúdio não conseguiu treiná-la para cantar ou para incentivá-la a aprender a cantar  Embora tenha aparecido para cantar em muitos de seus filmes, ela era geralmente apelidado. Como o público não sabia o segredo, ela tinha vergonha de ser convidado para cantar em shows por tropas USO
"Eu queria estudar canto", queixou-se Hayworth ", mas Harry Cohn ficava dizendo, 'Quem precisa disso?' .. e o estúdio não iria pagar por isso Eles tinham me tão intimidada que eu não poderia ter feito isso de qualquer maneira Eles sempre disse, 'Oh, não, não podemos deixar você fazer isso Não há tempo para isso;. it tem que ser feito agora mesmo! ' Eu estava sob contrato, e que foi "
Hayworth fez cantar a versão guitarra acústica de "colocar a culpa em Mame" em Gilda. As outras músicas na imagem foram apelidados por Anita Ellis.
Cohn tinha uma reputação como um capataz, mas ele tinha suas próprias críticas de Hayworth. Ele havia investido pesadamente em la antes que ela começou um caso com o imprudente casado Aly Khan, e que poderia ter causado uma reação contra a sua carreira eo sucesso da Columbia. Por exemplo, um artigo no British periódico The People pediu um boicote de filmes de Hayworth: ". Hollywood deve ser contada a sua reputação já manchada vai afundar para o rock bottom se restaura esta mulher imprudente para um lugar entre suas estrelas"
Cohn expressou sua frustração em uma entrevista de 1957 à revista Time: "Hayworth pode valer dez milhões de dólares hoje facilmente Ela possuía 25% dos lucros com a sua própria empresa e tinha hit após hit e ela teve que se casar e tinha que sair! do negócio e levou uma suspensão porque ela se apaixonou novamente! Em cinco anos, em dois filmes por ano, em 25%! Pense no que ela poderia ter feito! Mas ela não fazer fotos! Ela deu dois ou três suspensões ! Ela se confundiu com personagens diferentes Imprevisível "
Em 1941, Hayworth disse que ela era a antítese dos personagens que ela jogou. "Eu, naturalmente, estou muito tímido ... e eu sofrem de complexo de inferioridade."  Seu papel provocativo em Gilda, em particular, foi responsável por pessoas que esperam que ela seja o que ela não era. Hayworth disse uma vez, com alguma amargura, "Os homens vão para a cama com Gilda, mas acordar comigo."
Dois irmãos mais novos de Hayworth, Vernon e Eduardo Cansino Jr., ambos servidos na Segunda Guerra Mundial. Vernon deixou o Exército dos Estados Unidos em 1946, com várias medalhas, incluindo o coração roxo, e mais tarde se casou com Susan Vail, um dançarino. Eduardo Cansino Jr. seguiu Hayworth em agir; ele também estava sob contrato com a Columbia Pictures. Em 1950, ele fez sua estréia na tela em Magic Carpet.
Hayworth foi casado e divorciado cinco vezes. Ela disse: "Basicamente, eu sou uma pessoa boa, gentil, mas eu sou atraído para significar personalidades."
Em 1937, quando Hayworth tinha 18 anos, ela se casou com Edward Judson, um magnata do petróleo virou promotor que era mais do que o dobro de sua idade. Eles se casaram em Las Vegas. Ele desempenhou um papel importante no lançamento de sua carreira de atriz. Um empresário astuto, ele era dominador e se tornou seu empresário por meses antes que ele propôs. "Ele me ajudou com a minha carreira", admitiu Hayworth depois eles se divorciaram ", e serviu-se de meu dinheiro." Ela alegou Judson compeliu a transferir a propriedade considerável para ele ea promessa de pagar-lhe $ 12,000 sob ameaças que ele faria seu "grande dano corporal."  Ela pediu o divórcio dele em 24 de Fevereiro de 1942, com a denúncia da crueldade . Ela observou à imprensa seu trabalho levou-o para Oklahoma e Texas, enquanto ela viveu e trabalhou em Hollywood. Judson era tão velho como o pai, que ficou enfurecido com o casamento, o que causou um racha entre Hayworth e seus pais até que o divórcio. Judson não conseguiu dizer Hayworth antes de se casarem, ele já havia sido casado duas vezes  Quando ela o deixou, ela literalmente não tinha dinheiro; ela pediu ao seu amigo Hermes Pan se ela poderia comer em sua casa.......Hayworth casou com Orson Welles em 7 de setembro de 1943, durante o prazo de The Mercury Maravilha Show.  Nenhum de seus colegas sabiam sobre o casamento planejado (diante de um juiz) até que ela anunciou que no dia anterior. Para a cerimônia civil, ela usava um terno bege, blusa branca de babados, e um véu. Poucas horas depois eles se casaram, eles voltaram a trabalhar no estúdio. Eles tiveram uma filha, Rebecca, que nasceu em 17 de dezembro de 1944, e morreu com a idade de 59 a 17 de outubro de 2004. Eles lutaram em seu casamento. Hayworth disse que Welles não queria ser amarrado:
Durante todo o período do nosso casamento, ele não mostrou nenhum interesse em estabelecer um lar. Quando eu sugeri a compra de uma casa, ele me disse que não queria a responsabilidade. Mr. Welles me disse que nunca deveria ter se casado em primeiro lugar; que interferiram com a sua liberdade em seu modo de vida.
Hayworth chamado Welles o grande amor de sua vida. Em 10 de novembro de 1947, ela foi concedido o divórcio que se tornou definitiva no ano seguinte
Em 1948, Hayworth deixou sua carreira no cinema para se casar com o príncipe Aly Khan, um filho de Sultan Mahommed Shah, Aga Khan III, o líder da seita Ismaili do islamismo xiita. Eles se casaram em 27 de maio de 1949. Sua enxoval de noiva tinha sido influenciado pelo "New Look" de Dior, lançado em 1947.
Aly Khan e sua família foram fortemente envolvido em corridas de cavalos, possuir e corridas de cavalos. Hayworth não tinha interesse no esporte, mas tornou-se membro do Del Mar Thoroughbred Clube de qualquer maneira. Sua potro, Duplo Rose, venceu várias corridas em França e terminou em segundo lugar no 1949 Prix de l'Arc de Triomphe.
Em 1951, quando ainda casado com Hayworth, Khan foi visto dançando com a atriz Joan Fontaine na discoteca onde ele e sua esposa se conheceram. Hayworth ameaçou divorciar-se dele em Reno, Nevada. No início de maio, Hayworth mudou-se para Nevada a fixação de residência legal para se qualificar para um divórcio. Ela ficou em Lake Tahoe com sua filha, dizendo que havia uma ameaça a criança seria seqüestrado. Hayworth pediu o divórcio de Khan em 2 de Setembro de 1951, em razão da "extrema crueldade, inteiramente de natureza mental."
Hayworth disse uma vez que ela pode se converter ao islamismo, mas não o fez. Durante a luta pela guarda de sua filha, a princesa Yasmin Aga Khan, nascido 28 de dezembro de 1949, o príncipe disse que ele queria que ela criado como um muçulmano; Hayworth (que tinha sido criada como católica) queria que a criança a ser um cristão.
Hayworth rejeitou sua oferta de US $ 1.000.000 se ela faria Yasmin traseira como um muçulmano a partir de sete anos de idade e permitir-lhe para ir à Europa para visitar com ele por dois ou três meses de cada ano, afirmando:
Nada vai me fazer desistir oportunidade de Yasmin para viver aqui na América nossos preciosos entre as liberdades e os hábitos. Enquanto eu respeito a fé muçulmana, e todas as outras religiões, é o meu desejo sincero que a minha filha ser levantada como uma garota americana normal e saudável na fé cristã. Não há nenhuma quantidade de dinheiro em todo o mundo para o qual vale a pena sacrificar privilégio desta criança de viver como uma garota cristã normal aqui nos Estados Unidos. Simplesmente não há nada no mundo que se compare com a sua oportunidade sagrada para fazer isso. E eu vou dá-la a Yasmin, independentemente do que custa.
Quando Dick Haymes Hayworth e encontraram pela primeira vez, ele ainda era casado e sua carreira de cantora estava diminuindo. Quando ela apareceu nos clubes, ele conseguiu um público maior. Haymes estava desesperada por dinheiro, como dois de seus ex-esposas estavam a tomar medidas legais contra ele para apoio à criança não remunerado. Seus problemas financeiros eram tão ruins, ele não poderia voltar para a Califórnia sem ser preso.  Em 7 de julho de 1954, sua ex-esposa Nora Haymes tem um mandado de condução para a sua prisão, porque ele lhe devia 3.800 dólares americanos em pensão alimentícia. Menos de uma semana antes, sua outra ex-esposa, Joanne Dru, também tem um mandado de condução, porque ela disse que ele devia $ 4800 em pagamentos de apoio para seus três filhos. Hayworth acabou pagando mais das dívidas da Haymes.
Haymes nasceu na Argentina, e não tinha uma prova sólida da cidadania americana. Não muito tempo depois ele conheceu Hayworth, autoridades dos EUA iniciou um processo de tê-lo deportado para a Argentina por ser um imigrante ilegal. Ele esperava Hayworth poderia influenciar o governo e mantê-lo nos Estados Unidos. Quando ela assumiu a responsabilidade de sua cidadania, se um elo que levou ao casamento. Os dois se casaram em 24 de setembro de 1953 no Sands Hotel, Las Vegas, eo seu cortejo de casamento passou pelo casino.
Desde o início do seu casamento, Haymes estava profundamente endividado com o Internal Revenue Service (IRS). Quando Hayworth tirou tempo de assistir suas performances retorno em Filadélfia, o público caiu acentuadamente. 5,000 dólares salário semanal de Haymes foi anexado pela Receita Federal para pagar uma conta de US $ 100.000, e ele era incapaz de pagar sua pianista. Ex-esposas Haymes 'exigiu dinheiro enquanto Hayworth lamentou publicamente a sua própria falta de pensão alimentícia de Aly Khan. Em um ponto, o casal foi efetivamente preso em um quarto de hotel por 24 horas em Manhattan no Hotel Madison como os assistentes do xerife esperou fora ameaçando prender Haymes para dívidas pendentes. Ao mesmo tempo, Hayworth estava lutando uma batalha de custódia grave com Khan, durante os quais ela relatou ameaças de morte contra seus filhos. Enquanto vivia em Nova York, Hayworth enviou os filhos para viver com sua babá em Westchester County. Eles foram encontrados e fotografado por um repórter da revista Confidencial.
Depois de dois anos tumultuados juntos, Haymes atingiu Hayworth no rosto em 1955 em público na boate Cocoanut Grove, em Los Angeles. Hayworth fez as malas, saiu e nunca mais voltou. O assalto e balançou a crise, e seu médico receitou-lhe para permanecer na cama por vários dias.
Hayworth foi falta de dinheiro depois de seu casamento com Haymes. Ela não conseguiu ganhar apoio à criança de Aly Khan. Ela processou Orson Welles para o pagamento de trás do apoio à criança que ela alegou nunca tinha sido pago. Este esforço foi bem sucedido e adicionado ao seu stress.
Hayworth começou um relacionamento com o produtor de cinema James Hill, com quem ela passou a se casar em 2 de fevereiro de 1958. Ele a colocou em um de seus últimos grandes filmes, Separate Tables. Em 1º de setembro de 1961, Hayworth pediu o divórcio, alegando crueldade mental extrema. Mais tarde, ele escreveu Rita Hayworth: A Memoir, em que ele sugeriu seu casamento entrou em colapso porque ele queria Hayworth para continuar fazendo filmes, enquanto ela queria que eles tanto se aposentar a partir de Hollywood.
Em sua autobiografia, Charlton Heston escreve sobre breve casamento de Hayworth para Hill. Uma noite Heston e sua esposa Lydia se juntou ao casal para jantar em um restaurante em Espanha com o diretor George Marshall eo ator Rex Harrison, co-estrela de Hayworth em The Happy Thieves. Heston escreveu a ocasião "se transformou na única noite mais embaraçoso da minha vida", descrevendo como Colina amontoados "abuso obsceno" na Hayworth, até que ela foi "reduzida a um dilúvio de lágrimas impotente, com o rosto enterrado nas mãos." Heston escreve como os outros se sentaram atordoado, testemunhas de um "massacre civil" e, embora ele foi "fortemente tentado a lesma-lo" (Hill), ele saiu com sua esposa Lydia após ela se levantou, quase em lágrimas. Heston escreveu: "Eu tenho vergonha de andar longe da humilhação de Miss Hayworth. Eu nunca mais a vi."
Hayworth foi uma menina top glamour na década de 1940, uma garota pin-up para recrutas militares e um ícone de beleza para as mulheres. Na 5'6 "(168 cm) e 120 libras (55 kg), ela era alta o suficiente para ser uma preocupação para os parceiros de dança como Fred Astaire. Ela teria mudado a cor do cabelo oito vezes em oito filmes.
Em 1949, os lábios de Hayworth foram considerados melhores do mundo pela Artistas League of America.  Ela tinha um contrato de modelo com Max Factor para promover seus batons Tru-Cor e Pan-Stik make-up.
Biógrafa Barbara Leaming escreveu que Hayworth envelheceram prematuramente por causa de seu vício em álcool e as tensões de sua vida. "Apesar do cabelo artisticamente aplicado make-up e na altura dos ombros vermelho, não havia esconder os estragos da bebida e estresse", ela escreveu sobre a chegada de Hayworth, em Nova Iorque, em Maio de 1956, começar a trabalhar em Fire Down Below, seu primeiro filme em três anos. "Linhas profundas tinha rastejou ao redor dos olhos e da boca, e ela parecia desgastado, exausto - mais velho do que seus 38 anos......Orson Welles notou o problema de Hayworth com álcool durante o casamento, mas nunca acreditei que seu problema era o alcoolismo. "Certamente imitado alcoolismo em todos os sentidos superficial", lembrou ele em 1983. "Ela voaria para estas raivas, nunca em mim, nunca uma vez, sempre em Harry Cohn ou seu pai ou sua mãe ou seu irmão. Ela iria quebrar tudo o mobiliário e ela entrar em um carro e eu teria que entrar no carro e tentar controlá-la. Ela ia de carro nas colinas suicida. Terrível, noites terríveis. E eu só vi esta linda menina destruindo a si mesma . Eu admiro Yasmin tanto "
Lembro-me como uma criança que tinha um problema com a bebida. Ela tinha dificuldade em lidar com os altos e baixos do negócio ... Quando criança, eu pensei, 'Ela tem um problema com a bebida e ela é um alcoólatra. " Isso foi muito claro e eu pensei, 'Bem, não há muito que eu possa fazer. Eu só pode, de alguma forma, ficar parado e assistir. " É muito difícil, vendo sua mãe, passando por seus problemas emocionais e beber e, em seguida, se comportando daquela maneira ... Sua condição se tornou bastante ruim. Ele piorou e ela teve um colapso alcoólica e desembarcou no hospital.
Em 1972, a 54-year-old Hayworth queria se aposentar a partir de agir, mas ela precisava de dinheiro. Por sugestão de Robert Mitchum, ela concordou em filmar A Ira de Deus. A experiência expôs seu pobre saúde e agravamento do estado mental. Como ela não conseguia se lembrar de linhas, suas cenas foram filmadas uma linha de cada vez  Em novembro ela concordou em fazer mais um filme, as Tales britânica que Witness Loucura, mas por causa de sua agravamento de saúde que ela deixou o set e voltou para os Estados Unidos. Ela nunca voltou a atuar.
Em março de 1974, seus dois irmãos morreram dentro de uma semana de diferença, o que lhe causou grande tristeza e levou a beber pesado. Em 1976, no aeroporto de Heathrow, em Londres, Hayworth foi removido de um vôo da TWA, depois de ter uma explosão de raiva, enquanto viaja com seu agente. O evento atraiu muita publicidade negativa; uma fotografia perturbante foi publicada em jornais.
Alcoolismo de Hayworth hid sintomas do que acabou de ser entendido doença de Alzheimer.
"Foram as explosões", disse Yasmin Aga Khan. "Ela tinha um ataque de fúria eu não posso te dizer que eu pensei que era o alcoolismo -... Demência alcoólica Todos nós pensamos que os papéis escolhidos que, é claro Você não pode imaginar o alívio apenas na obtenção de um.. diagnóstico. Tivemos um nome, afinal,! de Alzheimer Claro, isso realmente não vêm até os últimos sete ou oito anos. Ela não foi diagnosticado como tendo de Alzheimer até 1980. Havia duas décadas do inferno antes disso. "
Em julho de 1981, a saúde de Hayworth tinha-se deteriorado ao ponto onde um juiz em Los Angeles Superior Tribunal de Justiça decidiu que ela deve ser colocada sob os cuidados de sua filha, a princesa Yasmin Aga Khan de New York City. Hayworth vivia em um apartamento no O San Remo em Central Park West adjacente ao da sua filha, que arranjou para os cuidados de sua mãe através de seus anos finais.
Em 1983, Rebecca Welles dispostos a ver sua mãe pela primeira vez em sete anos. Falando a seu amigo ao longo da vida Roger Hill, Orson Welles expressou sua preocupação com o efeito da visita em sua filha. "Rita mal me conhece agora", disse Welles. Ele lembra de ter visto Hayworth três anos antes em um evento realizado para os Reagans Frank Sinatra. "Quando acabou, eu vim para sua mesa e eu vi que ela era muito bonita, muito repousava procurando, e não me conhecia no início. Depois de cerca de quatro minutos de falar, eu podia ver que ela percebeu que eu estava , e ela começou a chorar em silêncio ".
Em uma entrevista à noite antes de sua morte em 1985, Welles chamou Hayworth "uma das mulheres mais queridas e mais doces que já viveu."
Rita Hayworth entrou em semicoma em fevereiro de 1987. Ela morreu aos 68 anos devido a complicações associadas à doença de Alzheimer, alguns meses depois em 14 de maio, 1987, em sua casa em Manhattan.  O presidente Ronald Reagan, que tinha sido um dos Hayworth contemporâneos em Hollywood, divulgou um comunicado:
Rita Hayworth foi uma das estrelas mais amadas do nosso país. Glamorous e talentosa, ela nos deu muitos momentos maravilhosos no palco e tela e encantou o público a partir do momento que ela era uma menina. Em seus últimos anos, Rita tornou-se conhecido por sua luta com a doença de Alzheimer. Sua coragem e franqueza, e de sua família, foram um grande serviço público em trazer a atenção mundial para uma doença que todos nós esperamos em breve será curado. Nancy e eu estamos entristecidos pela morte de Rita. Ela era uma amiga que vamos perder. Nós estendemos a nossa profunda simpatia para com a sua família.
Um serviço fúnebre foi realizada 19 de maio de 1987, na Igreja do Bom Pastor, em Beverly Hills. pallbearers incluído atores Ricardo Montalbán, Glenn Ford, Don Ameche, agente Budd Burton Moss, eo coreógrafo Hermes Pan. Ela foi enterrado no Cemitério de Santa Cruz, Culver City  Sua lápide inclui o sentimento de Yasmin: ". Para a companhia de ontem ea reunião de amanhã."
Hayworth recebe o National Heritage Award tela da Sociedade Nacional de Cinema (1978)
Hayworth recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz - Filme Drama por sua atuação em O Mundo do Circo (1964).
Em 1978, no Hotel Shoreham, em Washington, DC, Hayworth foi presenteado com o Prêmio inaugural do Património da Sociedade Nacional de Cinema, National Tela  um grupo que publicou a revista Tela American Classic (1976-1984)
Em 1999, Hayworth foi reconhecido como um dos 25 principais estrelas de cinema de todos os tempos na pesquisa do American Film Institute, da AFI 100 anos ... 100 estrelas.
A Rita Hayworth Gala, um benefício para a Associação de Alzheimer, é realizada anualmente em Chicago e Nova York. O programa foi fundado pela princesa Yasmin Aga Khan, em homenagem a sua mãe. Ela é a anfitriã para os eventos e um dos principais patrocinadores de instituições de caridade da doença de Alzheimer e programas de conscientização. Em março de 2015, um total de mais de 65 milhões dólares foram levantados através dos eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário