sábado, 4 de janeiro de 2014

Atores Hollywoodianos



Peter Coyote (nascido Robert Peter Cohon; 10 de outubro de 1941)  é um americano ator, autor, diretor, roteirista e narrador de cinema, teatro, televisão e audiobooks. Seu trabalho inclui a voz narrando a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 e da campanha de Display da Apple iPad Retina abertura. Ele também serviu como na câmera co-apresentador do Oscar 2000 as transmissões. Sua voz a falar ajudou a ganhar um Emmy Award em 1992 para a narração de "A Revolução Meiji" episódio da série PBS The Century Pacífico.  Ele tem sido muitas vezes comparado com o ator Henry Fonda.
Coyote foi um dos fundadores da Diggers, um grupo de improvisação anarquista ativo em Haight-Ashbury durante meados dos anos 1960. Coyote também era um ator, roteirista e diretor com o San Francisco Mime Troupe; sua proeminência na cena contracultura a San Francisco levou a ser entrevistado para o livro Vozes da geração do amor. Ele atuou e dirigiu o primeiro passeio de cross-country de The Minstrel Show, e sua peça Olive Pits, em co-autoria com o membro Mime Troupe Peter Berg, venceu a trupe de um prêmio Obie do Village Voice. Coyote tornou-se um membro, e mais tarde presidente, do Conselho da Califórnia Artes de 1975 a 1983. No final de 1970, ele mudou de atuar no palco para atuar em filmes. Nos anos 1990 e 2000 (década), atuou em vários programas de televisão. Ele fala fluentemente espanhol e francês......Coyote nasceu em Nova York, filho de Ruth (née Fidler) e Morris Cohon, um banqueiro de investimento.  Seu pai era de origem judaica sefardita e sua mãe veio de uma família de judeus Ashkenazi da classe trabalhadora. Seu pai, treinado como um rabino na Rússia, escapou de ser convocado para o Exército Imperial Russo, e, eventualmente, tinha uma pequena loja de doces no Bronx.  Coyote "foi criado em uma família altamente intelectual, cultural, mas unreligious",  envolvidas na política de esquerda.  Ele cresceu em Englewood, Nova Jersey  e se formou na Dwight Morrow High School de lá em 1960. Coyote disse mais tarde que ele era "metade preta e metade branca por dentro", devido à a forte influência da Susie Nelson, governanta Africano-Americano de sua família.
Quando estudava na Faculdade Grinnell, Iowa em 1961, Coyote foi um dos organizadores de um grupo de doze estudantes que viajaram para Washington, DC durante a crise dos mísseis cubanos apoiando "raça paz" do presidente americano John F. Kennedy. Kennedy convidou o grupo para a Casa Branca, os primeiros manifestantes tempo já tinha sido reconhecida como tal, e eles se encontraram por várias horas com McGeorge Bundy. O grupo recebeu ampla cobertura da imprensa. Eles mimeographed as manchetes resultantes e os enviou para cada faculdade nos Estados Unidos.
Depois que ele se formou na Faculdade Grinnell com um BA em Inglês literatura em 1964,  Coyote mudou-se para a costa oeste, apesar de ter sido aceito na oficina Iowa Writers ',  e deu início a trabalhar para um mestrado em escrita criativa na San Francisco State University.
Enquanto ainda no Grinnell College, Coyote ingerido peyote e teve uma alucinação na qual ele viu suas pegadas como pata-cópias coiote. Alguns anos mais tarde, ele se deparou do Coiote Journal, uma revista de poesia e reconheceu o seu logotipo como os mesmos pata-cópias que ele viu durante a sua experiência induzida por drogas. Foi isso que o levou a mudar seu nome para Coyote, após reunião Rolling Thunder (John Pope), um xamã auto-intitulado, que considerou que a experiência foi espiritualmente significativo.
Depois de um curto estágio na Oficina do Ator San Francisco, ele se juntou ao San Francisco Mime Troupe, uma rua teatro político radical cujos membros foram presos por realizar em parques sem licenças. Coyote atuou, escreveu roteiros e dirigiu na Mime Troupe. Coyote dirigiu a primeira excursão cross-country de The Minstrel Show, Direitos Civis em um Cracker Barrel,  uma controversa peça fechada por autoridades em várias cidades.
De 1967 a 1975, Coyote era um membro proeminente da comunidade contracultura San Francisco e membro fundador, juntamente com Emmett Grogan, Peter Berg, Judy Goldhaft, Kent Minault, Nina Blasenheim, David Simpson, Jane Lapiner, e Billy Murcott, do Diggers, um grupo anarquista conhecido por operar de forma anônima e sem dinheiro.  Eles criaram eventos provocantes "teatro", projetado para aumentar a consciência em torno de questões de propriedade privada, o consumismo, e identificação com o trabalho. Eles alimentaram cerca de 600 pessoas por dia para "livre", pedindo apenas que as pessoas passam por um quadrado de seis pés por seis pés conhecido como The Frame Livre de Referência. Eles correram uma loja gratuito,  (onde não só as mercadorias, mas também as funções de gerenciamento eram livres), uma clínica médica gratuita, e até mesmo uma curta Banco gratuito.  O Diggers evoluiu para um grupo conhecida como a Família grátis, que estabeleceu cadeias de municípios de todo o Noroeste do Pacífico e sudoeste. Coyote era o morador mais conhecido da comuna Black Bear Ranch em Siskiyou County, Califórnia.
Ele era um amigo da Rolling Thunder, um homem Shoshone Medicina que lhe curado da hepatite A, usando a medicina tradicional.  Ele também tem sido um amigo de Leonard Peltier, um activista do nativo americano e membro do American Indian Movement (AIM ). desde os anos 1960 e, juntamente com autor Peter Mathiessen, é um dos dois conselheiros não-nativos de Peltier.
O fracasso para conter a indulgência pessoal foi um grande erro coletivo. Nossas jornadas para baixo o caminho junto com Verlaine e Rimbaud, desordenada nossos sentidos, jovens vidas desperdiçadas sem sentido, e muitas vezes sabotado o que trabalharam tão diligentemente para construir. ... É de responsabilidade do artista para manifestar sanidade e saúde, algo que não entendia totalmente.
Coyote tinha descoberto pela primeira vez Zen em sua adolescência através das obras de Jack Kerouac, Gary Snyder, e outras batidas. Coyote conheceu Snyder com os Diggers e ficou impressionado com "gravitas e elegância, o seu cuidado e deliberação" de Snyder.
Começando em 1975, Coyote comprometeu a prática da meditação e, eventualmente, tornou-se um profissional dedicado of American Zen Budismo, movendo-se para o San Francisco Zen Center. Mais tarde ele foi ordenado sacerdote leigo na tradição Soto.
De acordo com a sua dedicação à arte baseada na comunidade, Peter Coyote foi contratado no início de 1970 pela Comissão San Francisco Arts no Programa histórico Artes Bairro (NAP), com financiamento do Comprehensive Employment and Training Act (CETA, Pub.L . 93-203), uma lei federal dos Estados Unidos aprovada pelo Congresso, assinado em lei pelo presidente Richard Nixon de 1973 para treinar trabalhadores e proporcionar-lhes empregos no serviço público.  Programa Bairro Artes / CETA da Comissão Artes San Francisco foi o primeiro no país a utilizar os fundos CETA contratar artistas para trabalhar a serviço de uma cidade.  A partir desta posição, Coyote foi nomeado pelo governador Jerry Brown para ser um membro do Conselho de Artes da Califórnia, a agência estatal que determina arte política para o Estado. Ele serviu no CAC de 1975 a 1983. Após seu primeiro ano, Coyote foi eleito presidente por seus pares de três anos em uma fila e durante seu mandato como presidente, despesas gerais do Conselho caiu de 50% para 15%, a mais baixa do Estado e do orçamento do Conselho Arts subiu de US $ 1 milhão para $ 16 milhões. Mais importante ainda, seu Conselho introduziu a idéia de artistas como "solucionadores de problemas criativos" e por artistas pagando para "resolver os problemas para o estado" em vez de fazer arte, eles ignorado as objeções de muitos parlamentares conservadores. Coyote engenharia relacionamentos com 14 departamentos de Estado que começaram a usar artistas em uma variedade de capacidades, pagando 50 centavos de dólar por isso. Foi um enorme sucesso e deu-lhe a confiança (após 12 anos na contra-cultura) para tentar sua mão em filme de ação.
Em 1978, começou a atuar novamente Coyote ("a sacudir a ferrugem out") que aparecem em peças no premiado Magia Theatre, em São Francisco. Ao jogar a liderança na estreia mundial do de Sam Shepard True West, um agente de Hollywood se aproximou dele, e sua carreira cinematográfica começou em 1980 com morrer de rir. Coyote escolheu seu nome artístico depois de um encontro espiritual com um coiote.  Depois de contar a história a Rolling Thunder, que o desafiou para não rejeitá-lo como uma alucinação, ele tomou o nome como uma forma de honrar o encontro. Ele fez papéis coadjuvantes em Tell Me a Riddle, 1981 de Southern Comfort, e como o cientista misterioso "Chaves" no ET O Extra-Terrestre (1982). Em 1980 ele foi seriamente considerado para o papel de Indiana Jones em Os Caçadores da Arca Perdida, e fez o teste para o papel. Primeiro papel principal do Coiote foi em 1982 ciência ficção de aventura Timerider: The Adventure of Lyle Swann. Ele também estrelou em Jagged Edge (1985) e Outrageous Fortune (1987). Desde então, ele já fez mais de 120 filmes para cinema e na televisão e tem desempenhado papéis principais para muitos diretores, incluindo Roman Polanski (Bitter Moon), Pedro Almodóvar (Kika), Martin Ritt (Cross Creek), Jean-Paul Rappeneau (Bon Voyage), Diane Kurys (A Man in Love) e Walter Salles (exposição).
Leonard Maltin uma vez escreveu, "não carimbar homem de liderança da Coyote", mas ele parece confortável com isso. "Eu sou um estudante de Zen Budista primeiro, segundo ator", Coyote disse. "Se eu não puder conciliar as duas vidas, vou parar de agir. Eu passo mais tempo fora da tela do que em." Além de seu trabalho no cinema em filmes mais recentes, como Esfera, A Walk to Remember, e Erin Brockovich, Coiote também apareceu em muitos filmes e minisséries feitos para a TV, e ele faz voice-overs comerciais. Coyote foi escalado para papéis principais em várias séries de televisão: The 4400 em 2004 e The Inside em 2005. Depois de The Inside foi cancelado, Coyote voltou para The 4400 como ator convidado especial para a sua bipartido season finale, em seguida, se juntou ao elenco de série da ABC Commander in Chief como o vice-presidente dos Estados Unidos, e no ano seguinte fez uma curva quatro episódio vergonhoso como namorado de Sally Field em Brothers & Sisters.
Também em 2005, Coyote atuou como narrador para diversos projetos de destaque, incluindo o documentário Enron: Os Mais Espertos da Sala eo documentário da PBS National Geographic-produzido com base no de Jared Diamond Armas, germes e aço. Ele também narrou um episódio da série Lost em abril de 2006. Em 2008, ele narrou que tortura Democracia, um documentário produzido pela PBS, que detalha o uso da administração Bush de "técnicas avançadas de interrogatório" na guerra contra o terror. Ele também narrou a 12 horas série Ken Burns sobre os Parques Nacionais, e 15 episódios para a série National Geographic Explorer. Em 2010 ele narrou o documentário reclusão solitária sobre o efeito do isolamento a longo prazo, com imagens tiradas a partir de Colorado Penitenciária do Estado, onde todos os prisioneiros são mantidos dessa forma. Em 2014, ele apareceu na série de televisão Percepção TNT, como o pai do personagem principal, o Dr. Daniel Pierce, e narrado Burns Os Roosevelts: An Intimate History.
Política de esquerda do coiote são evidentes em seus artigos para a revista Mother Jones, alguns dos quais ele escreveu como um delegado à Convenção Nacional Democrática 1996; em seus desentendimentos com David Horowitz; e em sua autobiografia Dormir Onde eu caio. Em 2006, ele desenvolveu um programa de televisão político para Link de TV chamado "The oposição ativa" e em 2007 criou fora da caixa com Peter Coyote a partir de link de TV especial, Especial: O Fim do Petróleo - Parte 2.
Muitas das histórias de chacal do período 1967-1975 contra-cultura estão incluídos no seu livro de memórias, Dormir Onde eu caio, publicado pela Imprensa Contraponto em abril de 1998. Uma das histórias incorporadas em seu livro é "A História de Carla", sobre um 16- mãe que vivia em comunidade com Coyote, e que, depois de saber do assassinato de seu marido, tornou-se um viciado em drogas, em seguida, uma velha prostituta ano anterior, teve seus filhos roubados, e continuou a espiral para baixo até que ela virou sua vida ao redor. Esta história foi publicada em Zyzzyva, e agraciado com o Prêmio 1993-1994 Pushcart. Ele também afirma que ele era um amigo próximo da cantora Janis Joplin. Coyote tem um site,  que apresenta os títulos de todos os seus filmes e amostras períodos de muita de sua escrita. Ele é um membro em RedRoom.com, um web-site para os autores.
Em abril de 2015, seu livro de memórias Terceiro cura do Rainman: An Education Irregular foi lançado, onde ele "fornece retratos de mentores que ele- moldaram incluindo sua violenta, pai intimidante, um baixista, um Mafia Consiglieri, e bater poeta Gary Snyder, que o introduz à prática do Zen ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário