sábado, 4 de janeiro de 2014

Atores Hollywoodianos



Richard Gere Tiffany ( nascido 31 de agosto de 1949) é um ator e ativista americano. Ele começou a atuar em 1970, desempenhando um papel de apoio na procura de Mr. Goodbar e um papel de protagonista em Days of Heaven. Ele ganhou destaque em 1980 por seu papel no filme American Gigolo, que o estabeleceu como um homem principal e um símbolo sexual. Ele passou a estrelar vários filmes de sucesso, incluindo An Officer and a Gentleman, Pretty Woman, Primal Fear, Noiva em Fuga, Arbitragem e Chicago, pelo qual ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator, bem como um Screen Actors Guild Award como parte da Melhor Elenco......Gere nasceu em Filadélfia, Pensilvânia. Sua mãe, Doris Ann (née Tiffany, nascido 1924), era uma dona de casa. Seu pai, George Homer Gere (nascido em 1922),  era um agente de seguros para a Nationwide Mutual Insurance Company, e tinha a intenção de se tornar um ministro.  Gere é o seu filho mais velho e segundo filho. Seu bisavô paterno mudou a grafia do sobrenome da "Geer" Seus pais eram ambos descendentes de Mayflower.; Os ancestrais de Gere incluem Peregrinos Francis Eaton, John Billington, George Soule, Richard Warren, Degory Priest, Francis Cooke e William Brewster.
Em 1967, graduou-se Gere North Syracuse Central High School, onde se destacou na ginástica e música, a tocar trompete.  Ele freqüentou a Universidade de Massachusetts Amherst com uma bolsa de ginástica, com especialização em filosofia, mas não se formou, deixando depois dois anos.
Gere trabalhou pela primeira vez profissionalmente no Seattle Repertory Theatre e Provincetown Playhouse em Cape Cod, em 1971, onde atuou em Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos. Seu primeiro papel principal atuação foi na versão original palcos de Londres de graxa em 1973.  Ele começou a aparecer em filmes de Hollywood em meados da década de 1970, desempenhando um papel pequeno, mas memorável em Looking for Mr. Goodbar (1977) e estrelando bem avaliação filme de 1978 do diretor Terrence Malick, Days of Heaven.  Em 1979, Gere foi um dos primeiros grandes nomes de Hollywood atores para jogar gay, estrelando como uma vítima do Holocausto homossexual na produção da Broadway de Bent. Gere ganhou um Prêmio Mundial do Teatro para o seu desempenho. Em 1980, ele se tornou uma grande estrela com o filme American Gigolo, seguido em 1982 pelo drama romântico An Officer and a Gentleman com Debra Winger, que arrecadou quase US $ 130 milhões.
Experimentando vários fracassos de bilheteria depois de 1982, A carreira de Gere reforçada com os lançamentos de Assuntos Internos e Pretty Woman em 1990. Seu status como um homem principal foi solidificado e ele passou a estrelar vários filmes de sucesso ao longo dos anos 1990 , incluindo Sommersby (1993), Primal Fear (1996) e Noiva em Fuga (1999) (que ele se reuniu com sua Pretty Woman co-estrela Julia Roberts). Ele também teve um papel de liderança no filme de acção de 1997 O Chacal, jogando Declan Mulqueen.
Gere foi nomeado pela revista People "Sexiest Man Alive" em 1999. Em 2002, ele apareceu em três grandes filmes, incluindo The Mothman Prophecies, Unfaithful ea versão cinematográfica Academy Award-winning de Chicago, pelo qual ganhou um Globo de Ouro como "Melhor Ator - Comédia ou Musical". 2004 dança de salão drama de Gere Shall We Dance? foi também um desempenho sólido que arrecadou 170 milhões dólares em todo o mundo, embora seu próximo filme, Bee Season (2005), foi um fracasso comercial.
Em 2007, Gere foi co-estrelado por Jesse Eisenberg e Terrence Howard no The Hunting Party um thriller no qual interpretou um jornalista na Bósnia, bem como com Christian Bale, Heath Ledger e Cate Blanchett em filme semi-biográfico de Todd Haynes sobre Bob Dylan, Não Estou Lá.
Em 2008, Gere co-estrelou com Diane Lane no drama romântico Noites de Tormenta. O filme foi amplamente criticado pelos críticos  (fazendo # 74 na The Times piores filmes de lista de 2008), mas arrecadou mais de 84 milhões dólares em todo o mundo.
Mais tarde em sua carreira, Gere foi homenageado duas vezes para sua realização de vida. A respeito de seu desempenho de 2012 em Arbitrage, Lou Lumenick do New York Post disse: "Richard Gere dá o melhor desempenho de sua carreira".  Ele recebeu um prêmio da 34ª Cairo International Film Festival em dezembro de 2010...... Gere era casado com supermodelo Cindy Crawford, de 1991 a 1995. Em novembro de 2002, ele se casou com modelo e atriz Carey Lowell.  Eles têm um filho, Homer James Jigme Gere, que nasceu em Fevereiro de 2000 e é nomeado após Gere de e Lowell de pais, bem como o nome tibetano Jigme.  Em setembro de 2013, os dois se separaram após 11 anos devido a diferenças de estilo de vida, e um plano para se divorciar.
Gere foi levantada a freqüentar uma igreja metodista.  Seu interesse no budismo começou quando ele estava na casa dos vinte anos.  Ele primeiro estudou Zen Budismo  sob Kyozan Joshu Sasaki.  Depois de ter estudado Zen para cinco ou seis anos, em 1978, ele viajou com o pintor brasileiro Sylvia Martins  para o Nepal, onde conheceu muitos monges tibetanos e lamas.  Em seguida, ele conheceu o 14º Dalai Lama na Índia  e tornou- um praticante budista tibetano da escola Gelugpa do budismo tibetano e um apoiante activo da figura política do movimento livre Tibet Dalai Lama.  Gere visita Dharamsala, sede do governo tibetano no exílio, regularmente.
Gere é também um defensor persistente dos direitos humanos no Tibete, ele é um co-fundador da Tibet House, criador da Fundação Gere e um Presidente do Conselho de Administração para a Campanha Internacional para o Tibete. Porque ele apoia fortemente o movimento de independência do Tibete, ele está permanentemente proibido de entrar República Popular da China.  Gere foi banido como um apresentador Oscar em 1993 depois que ele denunciou o governo chinês em sua capacidade como apresentador.  Em setembro de 2007, Gere pediu o boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 para exercer pressão sobre a China para fazer Tibete independente. Ele estrelou em Tibet livre com temática comercial Lancia com o Lancia Delta. Em 27 de junho de 2011, Richard Gere meditava no templo de Borobudur,  na Indonésia.
Gere apoia activamente Survival International, uma organização dedicada a proteger os direitos e as terras de povos tribais em todo o mundo  Ele contribuiu com alguns dos seus escritos para o livro, We Are One:. Uma celebração dos Povos tribais, lançado em Outubro de 2009.  Richard Gere discute a perseguição e perda de terras da Jummas, como um exemplo de uma trágica história que se repete em diferentes continentes do mundo. Ele chama a atenção para o crime contra sua cultura pacífica e como isso reflete em nosso próprio relacionamento com a natureza e capacidade para sobreviver.  Os direitos da venda deste livro ir para a organização de direitos indígenas, Survival International.
Gere campanhas para causas ecológicas e conscientização sobre a Aids. Ele atualmente atua no Conselho de Administração para a cura do hiato, uma organização que apóia iniciativas globais para promover a paz, justiça e compreensão.  Ele ajudou a estabelecer a AIDS Home Care, uma instalação residencial na Índia para as mulheres e crianças com AIDS , e também suporta campanhas de conscientização sobre a Aids e educação no país. Em 1999, ele criou a Fundação Gere Índia Trust para apoiar uma variedade de programas humanitários na Índia.
Em 15 de abril de 2007, Gere apareceu em uma reunião da conscientização sobre a Aids em Jaipur, Índia. Durante uma entrevista coletiva ao vivo para promover o uso de preservativos entre motoristas de caminhão, ele abraçou Bollywood Shilpa Shetty estrela, mergulhou ela, e beijou várias vezes no rosto. Como resultado desse gesto, um tribunal local ordenou a prisão de Gere e Shetty, encontrá-los em violação as leis "obscenidade pública". Gere, que rapidamente fugiram do país, disse que a controvérsia foi "fabricado por um pequeno partido político linha-dura." Cerca de um mês depois, um banco de dois juiz chefiada pelo Chefe de Justiça da Índia, KG Balakrishnan, descreveu o caso como "frívolo" e acreditava que tais queixas (contra celebridades) foram arquivadas por "propaganda barata" e trouxeram um mau nome para o país. Eles declarou que "Richard Gere é livre para entrar no país. Este é o fim do assunto."
Em junho de 2008, Gere apareceu em um comercial Fiat para o mercado europeu, dirigindo um novo Lancia Delta de Hollywood para o Tibete. O comercial celebrado com um slogan de "Novo Lancia Delta: o poder de ser diferente". O comercial foi relatado em jornais chineses e Fiat pediu desculpas à RPC.
Em 1995, ele foi o Presidente do Júri no Festival de Cinema 19 Moscow International.
Em 17 de maio de 2012, o presidente albanês, Bamir Topi premiado com o "Medalha de Gratidão" para Richard Gere com a citação: "Com gratidão e honra excepcional personalidade do mundo da arte, grande humanista e ativista para a proteção dos direitos humanos, que desmascarou eo público americano fez saber, e mais, crimes desumanos, limpeza étnica no Kosovo, em 1999, a máquina militar sérvio contra a população civil albanesa vivendo na sua terra ".  Em 16 de fevereiro de 2012, George Eastman House Museum Internacional para Fotografia e Cinema honrado Gere com o Prêmio George Eastman para distinta contribuição à arte do filme.
Em 2010, Gere afirmou que a decisão de ir à guerra no Iraque foi um que o povo americano não foram em apoio e que a administração no momento "intimidado" americanos na decisão. Ele culpou a situação em um "presidente pobres" muito.
"Sinto muito sobre o que os EUA têm feito no Iraque. Essa guerra tem sido uma tragédia para todos. Espero que o povo do Iraque poderá reconstruir o seu país", Gere disse em uma conferência de imprensa realizada à margem da 34ª Cairo International Film Festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário