sábado, 4 de janeiro de 2014
Atrizes Hollywoodianas
Sigourney Weaver (nascido Susan Alexandra Weaver; 08 de outubro de 1949) é uma atriz e produtor de cinema americano. Após sua estréia no cinema como um personagem menor em Annie Hall, ela rapidamente ganhou destaque em 1979 com seu primeiro papel principal como Ellen Ripley em Alien, posteriormente reprisando o papel em suas três sequências: Aliens (1986), para o qual ela foi nomeada para um Oscar de Melhor Atriz; Alien 3 (1992), e Alien: Resurrection (1997).
Weaver também é conhecido por seus papéis em a sucessos de bilheteria Ghostbusters (1984), Os Caça-Fantasmas II (1989) e Avatar (2009). A sete vezes indicado ao Globo de Ouro, ela ganhou tanto Melhor Atriz em Drama e Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho nos filmes de 1988 Gorillas in the Girl Névoa e de trabalho, tornando-se a primeira pessoa a ter ganho dois Globos de Ouro atuando na mesma ano. Por seu papel no filme de 1997 The Tempestade de gelo, ela ganhou o Prêmio BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante. Além disso, ela recebeu três indicações ao Oscar, três indicações ao Emmy e dois Saturn Awards.
No palco, ela foi indicada para o prêmio Drama Desk para o 1980 Off-Broadway Das Lusitania Songspiel e recebeu uma indicação ao Tony Award 1984 para a produção original da Broadway de Hurlyburly. Em 2013, ela voltou à Broadway pela primeira vez em mais de 15 anos na produção original de Vanya e Sonia e Masha e Spike, que ganhou o prêmio Tony de Melhor Peça. Seus outros filmes incluem The Year of Living Dangerously (1983), Dave (1993), A Noite da Vingança (1994), Copycat (1995), O Mapa do Mundo (1999), Galaxy Quest (1999), e Prayers for Bobby (2009).
Weaver progressivamente ganhou o apelido de "The Sci-Fi Queen" por suas inúmeras contribuições para a história do cinema de ficção científica, incluindo pequenos papéis em obras de sucesso, como Futurama (2002), WALL-E (2008), Paul (2011) e A Cabin in the Woods (2012)......Weaver nasceu em Manhattan, New York City, a filha de Elizabeth Inglis (née Desiree Mary Lucy Hawkins; 1913-2007)., Uma atriz, ea NBC executivo de televisão e televisão pioneiro Sylvester "Pat" Weaver (1908-2002) Seu tio, Doodles Weaver (1911-1983), era um comediante e ator. Sua mãe era o Inglês, a partir de Colchester, Essex, e seu pai, que era americano, tinha Inglês, escocês, e ascendência Ulster-Scots, incluindo raízes na Nova Inglaterra. Weaver começou a usar o nome "Sigourney Weaver" em 1963 depois de um personagem menor (Sigourney Howard) no romance de F. Scott Fitzgerald O Grande Gatsby.
Weaver participou da Escola de Ethel Walker, escola preparatória para moças em Simsbury, Connecticut. Ela também frequentou a Escola Chapin e A Escola Brearley. Sigourney teria sido 5 '10½ "(179 centímetros) de altura por 14 anos de idade, embora ela só cresceu outra polegada durante sua adolescência à sua altura adulta de 5' 11½" (182 cm). Em 1967, com a idade de 18, Weaver visitou Israel e ofereceu-se em um kibutz por vários meses.
Weaver participou Sarah Lawrence College, bem como a Universidade de Stanford, onde começou primeiramente seu envolvimento em agir, por viver em co-ed Beta Chi Comunidade de Stanford para as Artes Cênicas. Weaver obteve seu mestrado em Belas Artes na a escola da universidade de Yale de Drama em 1974 , onde uma das suas aparições foi no coro em uma produção da versão musical de Stephen Sondheim das rãs, e outro era como um de uma multidão de soldados romanos ao lado de Meryl Streep em outra produção . Weaver depois atuou em peças originais por seu amigo e colega Christopher Durang. Mais tarde, ela apareceu em uma produção de comédia de Durang Beyond Therapy, em 1981, que foi dirigido por o up-and-coming diretor Jerry Zaks "Off-Broadway".......O primeiro papel de Weaver é frequentemente dito ser em 1977 comédia de Woody Allen Annie Hall desempenhando um papel menor oposto Allen. Weaver apareceu dois anos depois como Subtenente / Tenente Ellen Ripley em blockbuster de 1979 o filme de Ridley Scott estrangeiro, em um papel inicialmente designado para co-estrelar Veronica Cartwright, até que uma mudança no final de casting. Ela reprisou o papel em três seqüências da franquia filme estrangeiro, estrangeiros, Alien 3 e Alien: Resurrection. Ty Burr, do Boston Globe afirma: "Um dos prazeres reais de" Alien "é observar o aparecimento de ambos Ellen Ripley como um personagem e Sigourney Weaver como uma estrela."
Nos Aliens sequela dirigido por James Cameron, o crítico Roger Ebert escreveu: "Weaver, que está na tela quase todo o tempo, vem através de um desempenho muito forte, Simpático:. Ela é o fio que mantém tudo em conjunto" Weaver seguiu o sucesso de estrangeiro aparece ao lado de Mel Gibson em O Ano de Todos os Perigos lançado para aclamação da crítica e como Dana Barrett em Ghostbusters e Ghostbusters II......Até o final da década, Weaver apareceu em duas de suas performances mais memoráveis e aclamados pela crítica em 1988 como Dian Fossey em Nas Montanhas dos Gorilas. No mesmo ano, ela apareceu ao lado de Harrison Ford em um papel de apoio como Katharine Parker no filme Menina de funcionamento. Weaver ganhou prêmios Globo de Ouro de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante por seus dois papéis naquele ano. Ela recebeu duas indicações ao Oscar em 1988, de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em Garota de Trabalho e Melhor Atriz por Gorillas in the Mist, fazendo dela um dos poucos atores indicados para dois prêmios de atuação no mesmo ano.
Até o início dos anos 1990, Weaver apareceu em vários filmes, incluindo de Ang Lee Tempestade de Gelo, ganhando-lhe outra indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante e ganhar um prêmio BAFTA, seguido por Dave ao lado de Kevin Kline e Frank Langella. Ela desempenhou o papel de psicólogo penal agorafóbico Helen Hudson no filme Copycat 1995. Weaver também se concentrou em papéis menores e de apoio por toda a década, como Jeffrey (1994), Galaxy Quest (1999), e O Mapa do Mundo (1999) lhe valeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz.
Em 2001, ela apareceu na comédia Heartbreakers jogando o papel principal de um vigarista ao lado de Jennifer Love Hewitt, Ray Liotta, Gene Hackman e Anne Bancroft. Ela apareceu em vários filmes ao longo da década incluindo Holes (2003), o filme de terror de M. Night Shyamalan, The Village (2004), Vantage Point (2008), e Baby Mama (2008). Weaver também voltou a Ruanda para a BBC especial Gorillas Revisited. Ela foi eleita em 20 de contagem regressiva dos 100 maiores estrelas de cinema de todos os tempos Channel 4, sendo uma das duas únicas mulheres no Top 20 (o outro era Audrey Hepburn).
Em 2009, Weaver estrelou como Mary Griffith em seu primeiro filme feito para a TV, Orações para Bobby, para o qual ela foi nomeada para um Emmy Award, Globo de Ouro e ao Screen Actors Guild Award. Ela também estrelou na série de TV Eli Stone no outono de 2008. Ela se reuniu com o diretor James Cameron Aliens 2009 por seu filme Avatar, com Weaver jogando um papel importante como Dr. Grace Augustine, líder do AVTR (avatar ) programa na lua ficcional do filme Pandora.
Weaver tem feito um trabalho de voz na televisão e no cinema. Ela teve um papel do convidado no episódio Futurama "Amor e Foguete" em fevereiro de 2002, jogando a fêmea Planet Express Navio. Em 2006, ela foi o narrador para a versão americana da série vencedora do Emmy Planeta Terra. Também em 2006, Weaver narrado "A Matter of Degrees", um curta-metragem que desempenha diariamente no Museu de História Natural da Adirondacks (The Wild Center) em Tupper Lake, Nova Iorque. Em 2008, Weaver foi caracterizado como a voz do computador da nave no lançamento da Pixar e Disney, WALL • E. Ela também expressou um papel narrando em outro filme animado por computador de 2008 de The Tale of Despereaux, baseado no romance de Kate DiCamillo.
Weaver já recebeu dois episódios da longa esboço NBC Saturday Night Live: uma vez na estréia da temporada 12ª em 1986 e, novamente, em um episódio da estação 35 em janeiro de 2010. Em março de 2010, ela foi escalada para o papel principal como Rainha dos Vampiros em Vamps de Amy Heckerling. [20] Ela foi homenageado no Scream Awards 2010 ganhando a heroína Award que homenageou seu trabalho na ficção científica, horror e filmes de fantasia.
Em maio de 2010, houve relatos de que tinham sido expressos Weaver para o papel principal Margaret Matheson no filme espanhol thriller de luzes vermelhas.
Em setembro de 2011, foi confirmado que Weaver estará retornando para Avatar 2, com James Cameron afirmando que "ninguém nunca morre na ficção científica." Em 2014, ele revelou que ela iria ser apresentado em todas as três sequências.
Em 2014, Weaver reprisou o papel de Ripley, pela primeira vez em 17 anos, dando voz a personagem no estrangeiro video game: Isolamento. Sua personagem vai aparecer em dois DLCs estabelecidos durante os eventos de estrangeiro, com a maioria do elenco original expressar seus respectivos personagens.
Weaver apareceu no Exodus 2014 filme: Deuses e Reis jogar Tuya, dirigido por Ridley Scott, ao lado de Christian Bale, Joel Edgerton, e Ben Kingsley Em 2015, ela co-estrelou no filme de ficção científica de Neil Blomkamp Chappie, e. afirmou que ela concordaria em aparecer em uma sequela estrangeiro, desde que Blomkamp dirige. Em 18 de fevereiro de 2015, foi anunciado oficialmente que uma sequela estrangeiro será feita, com Blomkamp escalado para dirigir. Em 25 de fevereiro de 2015, Weaver confirmou que ela iria reprisar seu papel como Ellen Ripley no novo filme estrangeiro.
Weaver foi casada com o diretor de palco Jim Simpson desde 1 de Outubro de 1984. Eles têm uma filha, Charlotte Simpson, que nasceu em 13 de abril de 1990.
Depois de fazer Gorillas in the Mist: A História de Dian Fossey, ela se tornou um torcedor do fundo do gorila de Dian Fossey e é agora o seu presidente honorário Ela foi homenageada pelo Explorers Club para este trabalho.. Weaver é considerado um ambientalista. Em outubro de 2006, ela chamou a atenção internacional através de uma coletiva de imprensa no início de um processo de deliberação política Assembléia Geral das Nações Unidas. Ela esboçou a ameaça generalizada de habitats oceânicos colocados pela pesca de arrasto em alto mar, um método industrial para a recolha de peixes.
Em 8 de abril de 2008, ela organizou a gala anual do Programa Up Trickle, uma organização sem fins lucrativos com foco em aqueles em situação de extrema pobreza, principalmente as mulheres e as pessoas com deficiência, no Rainbow Room.
Ela é um amigo de longa data de Jamie Lee Curtis. Em sua entrevista junto 2015, Curtis admitiu a Weaver que ela nunca viu estrangeiro inteiramente, porque ela estava com muito medo.
Ver artigo principal: Lista de prêmios e indicações recebidos por Sigourney Weaver
Weaver foi nomeado três vezes para um Oscar, BAFTA três (uma vitória) e sete Globos de Ouro (duas vitórias). Ela também ganhou indicações ao Tony e Drama Desk por seu trabalho no palco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário