sábado, 4 de janeiro de 2014
Atores Hollywoodianos
Max Carl Adolf von Sydow, mais conhecido como Max Von Sydow (Lund, 10 de Abril de 1929), é um actor sueco, conhecido pelos seus trabalhos com o cineasta Ingmar Bergman.
A sua carreira inclui papéis tão diversos como o imperador Ming em Flash Gordon (título original em Portugal, 1980), o artista Frederick em Hannah and Her Sisters ("Hannah e as suas irmãs", 1986) ou o padre Lankester Merrin em The Exorcist ("O Exorcista", 1973).
Foi nomeado para o Óscar de melhor actor num filme de língua estrangeira pelo seu papel em Pelle erobreren (Pelle, o Conquistador, 1987).
É casado com a realizadora francesa Catherine Brelet desde 1997, tendo dois filhos (Henrik e Claes) frutos do seu anterior casamento com Kerstin Olin, de quem se divorciou em 1996.Von Sydow nasceu em Lund, no condado de Skåne no seio de uma família de classe média-alta. O seu pai, Carl Wilhelm von Sydow, era um etnólogo e professor de folclore irlandês, escandinavo e folclore comparado na Universidade de Lund. Sua mãe, Friherrinnan (baronesa) Greta Rappe, era uma professora de escola. Pouca coisa se sabe sobre sua infância, exceto que ele era aparentemente uma criança sem irmãos, tímida e quieta.Carreira[editar | editar código-fonte]
Em 1955, Von Sydow se mudou para Malmö, onde conheceu seu mentou Ingmar Bergman. Seu primeiro trabalho com Bergman aconteceu em no Teatro Municipal de Malmö. Von Sydow trabalhou com Bergman em filmes como O Sétimo Selo (Det Sjunde inseglet, 1957), Morangos Silvestres (Smultronstället, 1957) e O Jardim do Prazer (Jungfrukällan, 1959). Em O Sétimo Selo, von Sydow é o cavaleiro que joga xadrez com a morte para ganhar tempo com a sua família - uma cena e um filme que foram inovações para o diretor. Foi nesses filmes que von Sydow aprefeiçoou sua arte, começando a exibir um grande talento que habilitou sua carreira de 53 anos. Von Sydow dominou a tela com fez no teatro, tornando-se um ídolo internacional. O reconhecimento da crítica veio veio em 1954 com o prêmio da Royal Foundation Cultura Award. Von Sydow trabalhou abundantemente tanto no teatro quanto nas telas na Escandinávia e resistiu aos crescentes convites do EUA para ir para Hollywood. Após ver Bergman receber o Óscar e ter sido a primeira escolha pelo papel em Dr. No, von Sydow finalmente foi aos Estados Unidos depois de concordar em estrelar um filme que o conduziu a um reconhecimento muito maior, no papel de Jesus no grandioso filme de George Steven, o épico A maior história de todos os tempos. 1965. Como seu talento foi logo muito demandado em outras produções nos EUA, von Sydow e sua família se mudaram para Los Angeles.Foi aclamado por seu papel como um advogado velho no filme Neve sobre os cedros de Scott Hicks. Em 2002, von Sydow teve um dos seus maiores sucessos comerciais, co-estrelando com Tom Cruise no popular filme de Steven Spielberg Minority Report. Em 2003, ele representou o personagem mentor Eyvind na adaptação européia para a televisão da saga O Anel do Nibelungo. A adaptação alcançou recordes e foi lançado nos Estados Unidos como Dark Kingdom: The Dragon King. Em 2007, von Sydow estrelou em A Hora do Rush 3. Ele seguiu com o prêmio de melhor filme estrangeiro de Julian Schnabel em The Diving Bell and the Butterfly, baseado na memória de Jean-Dominique Bauby. A próxima estréia de Sydow é Truth & Treason com Haleu Joel Osment. O filme será baseado na vida de Helmuth Hübener durante a Terceira Guerra Mundial. Ele também foi recentemente lançado como Josiah Kane em Soloman Kane(Salomão Kane), baseado na história e personagens de Robert E. Howard.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário