sexta-feira, 3 de janeiro de 2014
Atores Hollywoodianos
Arthur Christopher Plummer Orme CC (nascido em 13 de dezembro de 1929) é um teatro, cinema e televisão ator canadense. Depois de fazer sua estréia no cinema em 1958 do Stage Struck, Plummer passou a uma carreira cinematográfica de sucesso que se estendeu ao longo de cinco décadas. Algumas de suas performances de cinema mais notáveis incluem papéis em filmes como Waterloo (1970), O Retorno da Pantera Cor de Rosa (1975), Assassinato por Decreto (1979), Star Trek VI: O Continente Desconhecido (1991), Uma Mente Brilhante ( 2001), Nicholas Nickleby (2002), O Novo Mundo (2005), Inside Man (2006), Up (2009), O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009), e The Girl com a tatuagem do dragão (2011). Ele notadamente retratada várias figuras históricas, incluindo Rudyard Kipling em O Homem Que Queria Ser Rei (1975), Mike Wallace no The Insider (1999), e Leo Tolstoy em The Last Station (2009).
Em uma carreira que inclui papéis importantes em cada uma das artes dramáticas, Plummer é provavelmente mais conhecida para filmar o público como o viúvo autocrático capitão Georg von Trapp no filme hit 1965 musical The Sound of Music ao lado de Julie Andrews. Plummer tem também aventurou em vários projetos de televisão, incluindo a minissérie The Thorn Birds.
Plummer ganhou inúmeros prêmios e elogios por seu trabalho, incluindo um Oscar, dois Emmy Awards, dois prêmios Tony, um Globo de Ouro, um prêmio SAG, e um BAFTA. Com sua vitória na idade de 82 em 2012 para Iniciantes, Plummer é o ator mais velho e pessoa de sempre a vencer um Oscar.......Plummer nasceu em 13 de dezembro de 1929, em Toronto, Ontário, a única filha de Isabella Mary (née Abbott) e John Plummer Orme, que foi secretário do Dean de Ciências da Universidade de McGill. Através de sua mãe, Plummer é um bisneto do primeiro-ministro canadense Sir John Abbott, e um grande-grande-neto do clérigo anglicano e presidente interino McGill John Bethune. Os pais de Plummer se divorciaram pouco depois de seu nascimento, e ele foi criado na casa da família Abbott em Senneville, Quebec, Montreal fora. Ele é bilíngüe, fala Inglês e francês fluentemente. Plummer é um primo de segundo grau do ator Nigel Bruce, o ator britânico, mais conhecido como Doutor Watson para Basil Rathbone Sherlock Holmes, eo irmão de Bruce, Sir Michael Bruce, baronet e jornalista.
Ele tinha estudado para ser um pianista de concerto, mas desenvolveu um amor para o teatro em tenra idade. Ele começou a atuar quando estava vivendo em Pine Avenue em Montreal e freqüentando Montreal alta. Plummer virou ator depois de ver o filme de Laurence Olivier Henry V (1944).
Em 1946, seu desempenho como Mr. Darcy na produção de Orgulho e Preconceito em Montreal alta trouxe Christopher Plummer a atenção de Herbert Whittaker, o crítico de teatro do Montreal Gazette. Whittaker, que também era diretor amador fase, o Montreal Repertory Theatre, lançado Plummer, de 18 anos, como Édipo em La Machine Infernale de Cocteau.
Plummer fez seu aprendizado com o Repertory Company canadense (Ottawa, Ontario) 1948-50, aparecendo em 75 funções, incluindo Cymbeline em 1948 e The Rivals em 1950. Ele agiu com a Bermuda Repertory Theatre em 1952, aparecendo em muitas peças, incluindo A Playboy do mundo ocidental, a família real, The Little Foxes, A Floresta Petrificada e The Constant Wife.
Plummer estreou na Broadway em janeiro de 1953 em O Starcross Story, um show que fechou na noite de abertura. Sua próxima aparição Broadway, Casa é o herói, durou 30 performances em setembro-outubro de 1954. Ele apareceu em apoio da Broadway lenda Katharine Cornell e filme lenda Tyrone Power em The Dark é leve o suficiente, que durou 69 performances em fevereiro-abril 1955. A peça excursionou várias cidades, com Plummer servir como substituta de Poder. (Em sua autobiografia, Plummer afirmou que Cornell foi o seu "patrocinador". Mais tarde, naquele mesmo ano, ele apareceu em seu primeiro sucesso da Broadway, ao lado de Julie Harris (que ganhou um Tony Award) na de Jean Anouilh A Lark. Depois de aparecer em Noite da Alca, que não foi um sucesso, Plummer apareceu na produção de sucesso da Broadway de Elia Kazan do Pulitzer Prize-winning jogo JB de Archibald MacLeish; Plummer foi indicado para seu primeiro Tony de Melhor Ator em Play. (JB também ganhou Tonies como Melhor Espetáculo e pela direção de Kazan.)
Plummer apareceu menos freqüentemente na Broadway na década de 1960 quando ele se mudou de Nova York para Londres. Ele apareceu no papel-título em uma produção de 1963, de Bertolt Brecht A resistível ascensão de Arturo Ui, que não teve sucesso, mas ele teve um grande sucesso em Peter Shaffer do The Royal caça do Sol, jogando conquistador Francisco Pizarro ao Tony Award de David Carradine Atahuallpa -nominated. (Na adaptação para o filme de 1969, Plummer levaria o papel-título.) De maio a junho de 1973, ele apareceu na Broadway como o personagem-título em Cyrano, uma adaptação musical do de Edmond Rostand 1897 peça Cyrano de Bergerac por Anthony Burgess e Michael J. Lewis. Por esse desempenho, Plummer ganhou o Prêmio Tony de Melhor Ator em Musical e um Drama Desk Award para Outstanding Performance. Mais tarde naquele ano, ele jogou Anton Chekhov na adaptação de vários contos de Tchekhov Neil Simon, The Good Doctor.
Na década de 1980, ele apareceu na Broadway em duas tragédias de Shakespeare, Otelo, Iago para jogar James Earl Jones 'Moor, eo papel-título em Macbeth com Glenda Jackson tocando sua dama. Sua Iago trouxe outra indicação ao Tony. Ele apareceu com Jason Robards no renascimento da Terra de Ninguém de Harold Pinter 1994 e teve grande sucesso em 1997, em Barrymore, que ele também excursionou com Broadway depois de uma corrida bem sucedida. Sua volta como John Barrymore trouxe-lhe o segundo Tony Award (desta vez como Melhor Ator em Play) e um Drama Desk Award como Melhor Ator em um jogo. Ele foi indicado para o prêmio Tony e um Drama Desk Award por seu Rei Lear e 2004 para um Tony jogar Henry Drummond no renascimento da Inherit the Wind 2007.
Plummer fez sua estréia no Festival de Shakespeare de Stratford em 1956, interpretando o papel-título de Henry V, que, posteriormente, foi realizado esse ano no Festival de Edimburgo. Ele desempenhou o papel-título em Hamlet e Sir Andrew Aguecheek em Twelfth Night at Stratford em 1957. No ano seguinte, ele jogou Leontes, em Conto do Inverno, Bardolph, em Henrique IV, Parte 1, e Benedicto em Much Ado About Nothing. Em 1960, ele jogou Philip o Bastardo em King John e Mercutio em Romeu e Julieta. Em 1962, ele desempenhou o papel título em ambos Cyrano de Bergerac e Macbeth, retornando em 1967 para jogar Marco Antônio em Antony and Cleopatra.
Em 2002, ele apareceu em uma produção elogiada de Rei Lear, dirigido por Jonathan Miller. A produção transferida com sucesso para o Lincoln Center de Nova York, em 2004. Ele voltou ao palco do Shakespeare Festival Stratford em agosto de 2008 em um desempenho aclamado pela crítica como Júlio César em César de George Bernard Shaw e Cleópatra dirigido pelo vencedor do Tony Des McAnuff; esta produção foi filmada e mostrada em alta definição nos cinemas canadenses em 31 de janeiro de 2009 (com uma apresentação do encore em 23 de Fevereiro de 2009) e transmissão em 4 de Abril de 2009 em Bravo! no Canadá. Plummer voltou ao Festival Stratford, no verão de 2010, em A Tempestade como o personagem principal, Prospero (também gravado em vídeo e exibido em alta definição nos cinemas), e novamente no verão de 2012, no one-man show, uma palavra ou Dois, uma exploração autobiográfico de seu amor pela literatura. Em 2014 Plummer apresentado uma ou duas palavras de novo, no Teatro Ahmanson em Los Angeles.
Em abril de 1961, ele apareceu como Benedito em Much Ado About Nothing com a Royal Shakespeare Company no teatro memorável de Shakespeare em Stratford-upon-Avon, Inglaterra. Ele também apareceu com a RSC maio 1961 no papel principal de Richard III. Ele fez sua estreia em Londres em 11 de junho de 1961 jogando o rei Henrique II em Becket de Jean Anouilh com a RSC no teatro Aldwych, dirigido por Peter Hall. A produção mais tarde transferido para a Globo por um dezembro 1961 a abril 1962 execução. Por sua atuação, Plummer ganhou o Evening Standard Award de Melhor Ator.
De junho de 1971 a janeiro de 1972, ele apareceu no National Theatre, atuando em repertório para a temporada. As peças que ele apareceu na onde de Jean Giraudoux Amphitryon 38 dirigido por Laurence Olivier; Morte (diretor Jonathan Miller) de Danton, de Georg Büchner; Tyger de Adrian Mitchell; Luigi Pirandello de a regra do jogo; e Eugene O'Neill 'Jornada Noite Adentro longo dia no New Theatre, em Londres.
Edward Everett Horton contratado Plummer para aparecer como Gerard em 1953 road show produção de Nina de André Roussin, um papel originado na Broadway por David Niven em 1951. Ele apareceu como Jason oposto Dame Judith Anderson na adaptação Robinson Jeffers ' de Medea no Teatro Sara Bernhardt em Paris, em 1955. A produção americana Teatro Nacional e Academia, dirigida por Guthrie McClintic, era parte de Le Festival Internacional.
Também em 1955, ele jogou Marco Antônio em Júlio César e Ferdinand em A Tempestade no Shakespeare Festival americano (Stratford, Connecticut). Ele voltou para a Shakespeare Festival americana em 1981 para desempenhar o papel-título de Henry V.
Plummer apareceu em Lovers and Madmen na Opera House, Kennedy Center, Washington, DC, em 1973, e no amor e Mestre Will, no mesmo local em 1975. O amor e Mestre Will consistiu de seleções a partir das obras de William Shakespeare no tema do amor, arranjado por Plummer. Seus colegas de elenco foram Zoe Caldwell, Bibi Andersson, e Leonard Nimoy. Plummer desempenhado "Edgar" no E.L. Bebidas de Doctorow antes do jantar com o Festival de Shakespeare de Nova York no / Newman Public Theatre, em Nova York, em 1978.........Carreira cinematográfica de Plummer começou em 1958, quando Sidney Lumet lançá-lo como um jovem escritor no Stage Struck. Nesse mesmo ano, ele também apareceu no filme de Nicholas Ray do Vento Budd Schulberg do outro lado do Everglades. Ele não aparecer na tela novamente por seis anos, até que ele apareceu como o imperador Commodus no épico de Anthony Mann A Queda do Império Romano (1964). Seu próximo filme, vencedor do Oscar The Sound of Music fez história cinematográfica, tornando-se o filme de todos os tempos de maior bilheteria, superando Gone With the Wind.
Desde então, ele tem aparecido em um grande número de filmes notáveis, incluindo no interior de Daisy Clover (1965), A Noite dos Generais (cameo como o Marechal de Campo Erwin Rommel) (1967), Édipo Rei (1968), A Caça real de the Sun (1969), Batalha de Inglaterra (1970), Waterloo (1970), O Homem Que Queria Ser Rei (1975), O Retorno da Pantera Cor de Rosa (1975), The Silent Partner (1978), Velvet International (1978) , pelo Decreto Murder (1979), Somewhere in Time (1980), Eyewitness (1981), Dragnet (1987), Sombra Dança (1988), Star Trek VI: O Continente Desconhecido (1991), Malcolm X (1992), Wolf ( 1994), Dolores Claiborne (1995), 12 Macacos (1995), Syriana (2005), O Novo Mundo (2005) e A Casa do Lago (2006). Além disso, Plummer foi escalado para substituir Rex Harrison para a adaptação cinematográfica de Doctor Dolittle. Esta decisão foi posteriormente revertida, mas Plummer foi, no entanto, paga $ 87,500 para a assinatura do contrato. Ao mesmo tempo, Plummer estava se apresentando no palco jogar A Caça real do Sol e toda a sua participação Dolittle foi tão breve que Plummer nunca perdeu uma performance. Em 2004, durante as filmagens de O Novo Mundo, diretor Terrence Malick Plummer forçado a escalar uma árvore de carvalho de altura. A tarefa era muito difícil para Plummer, que foi de 74 no momento, e levou 3 tentativas mal sucedidas antes de Malick estava satisfeito com seu desempenho. Este filme não foi usada no filme final.
Um dos mais aclamados papéis de Plummer era o de jornalista de televisão Mike Wallace em Michael Mann indicado ao Oscar The Insider (1999), pelo qual ganhou Boston, Los Angeles, e da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema 'Prêmios de Melhor Ator Coadjuvante; ele também foi nomeado para Prémios 'Chicago e Las Vegas Film Critics, bem como um Satellite Award, embora as previsões de uma indicação ao Oscar nunca se materializou.
Em janeiro de 2010, Plummer recebeu sua primeira indicação ao Oscar por sua interpretação do autor Leo Tolstoy em The Last Station (2009). Em declarações à Canadian Broadcasting Corporation, em uma entrevista que foi ao ar no dia 7 de março de 2010, Plummer acrescentou, língua-de-bochecha, "Bem, eu disse que era tempo! Quer dizer, eu sou 80 anos de idade, pelo amor de Deus. Tem misericórdia." Na noite do Oscar, em 7 de março de 2010, no entanto, ele perdeu para Christoph Waltz.
Em 2012, ele foi nomeado para o seu segundo Oscar, novamente de Melhor Ator Coadjuvante, por sua atuação em iniciantes. Ele ganhou o prêmio na noite do Oscar, a edição 84 da cerimônia. Isso fez com que ele, aos 82 anos, o ator mais velho a ganhar um Oscar. Quando ele aceitou o prêmio, ele respondeu: ".? Você é apenas dois anos mais velho que eu, querida Onde você esteve toda a minha vida"
Outros sucessos recentes incluem seus papéis como Dr. Rosen em Academy Award-winning Uma Mente Brilhante, de Ron Howard (2001), Arthur Caso em 2006 o filme Inside Man, de Spike Lee, eo filósofo Aristóteles em Alexander, ao lado de Colin Farrell. Em 2004, Plummer desempenhado John Adams Gates, em National Treasure.
Plummer também tem feito algum trabalho de voz, como seu papel de Henri o pombo em An American Tail, o vilão Grão-Duque de Corujas no Rock-a-Doodle, o antagonista Charles Muntz em cima eo líder ancião 1 no Tim Burton- produziu filme de ficção de ação / ciência 9. Ele também serviu como o narrador em 2003 o filme de Philip Saville O Evangelho de João.
Em 1963, ele foi o tema de um curto National Film Board of Canada documentário, 30 minutos, o Mister Plummer, dirigido por Anne Claire Poirier.
Em 2011, ele apareceu no documentário de longa-metragem The Captains. O filme, escrito e dirigido por William Shatner, vê Shatner entrevista Plummer no Stratford Shakespeare Festival de Teatro onde eles falam sobre suas jovens carreiras, amizade duradoura, eo papel de Plummer como Chang em Star Trek VI. As referências de filmes que Shatner, dois anos mais novo que Plummer, foi suplente do outro em uma produção de Henry V em Stratford Shakespeare Festival. Quando Plummer tinha caído doente, Shatner subiu ao palco, ganhando sua primeira grande chance.
Devido ao sucesso de bilheteria e contínua popularidade de The Sound of Music (1965), Plummer permanece amplamente conhecido por seu retrato do Capitão Von Trapp, um papel que ele mais tarde descreveu como "tão terrível e sentimental e pegajosos". Encontrou todos os aspectos de fazer o filme, a não ser trabalhar com Andrews, desagradável e evita usar o seu nome, em vez chamando-o de "esse filme", "S & M", ou "O Som do muco". Ele se recusou a participar da 40th Anniversary elenco reunião, mas fez fornecer comentários sobre a versão 2005 DVD. Plummer cedeu em 2010 para o 45º aniversário, e apareceu com o elenco completo no The Oprah Winfrey Show, em 28 de Outubro, 2010.
Plummer disse sobre o filme e seu papel em uma entrevista de dezembro de 2009, "Eu estava um pouco entediado com o personagem. Embora nós trabalhamos duro o suficiente para torná-lo interessante, que era um pouco como flagelação um cavalo morto. E o assunto não é meu. Quer dizer, ele não pode apelar a todas as pessoas no mundo. " No entanto, Plummer admite o filme em si foi bem feita e, apesar de suas reservas, tem o orgulho de ser associados com um filme com tal apelo de massa. "O mundo tem visto [The Sound of Music] tantas vezes. E há toda uma nova geração a cada pobre anos crianças-que têm que sentar com ele [risos]. Mas era um filme muito bem feito, e é uma filme de família e não temos visto um filme de família, eu não acho que, nessa escala de idades. Eu não me importo isso. Ele só passou a ser não a minha xícara de chá especial ". Sua voz foi principalmente dublado por Bill Lee.
Plummer estreou na televisão na fev 1953 Canadian Broadcasting Corporation produção de Othello, estrelado por Lorne Greene como o mouro. Ele apareceu regularmente na televisão americana em toda a década de 1950, aparecendo em ambos os programas showcase dramáticos como The Hour Alcoa, GE Verdadeiro Theater, a Kraft Teatro e Omnibus e série episódica. Em 1956, ele apareceu com Jason Robards e Constance Ford em um episódio intitulado "Um ladrão que havia" da série de antologia Nomeação de CBS com Adventure.
Em 1958, ele apareceu no drama de televisão ao vivo Little Moon of Alban com Julie Harris, pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Emmy Award. Ele também apareceu com Harris na adaptação 1958 TV de Johnny Belinda e jogou Torvald Helmer para Harris 'Nora em uma versão 1959 da Casa de televisão de Henrik Ibsen A Doll.
Ele também estrelou nas adaptações de TV de Philip Barry do The Philadelphia Story (1959), a conversão de George Bernard Shaw capitão Brassbound (1960), Tempo de Jean Anouilh Remembered (fazendo o papel do príncipe Albert originado por Richard Burton on Broadway ), e de Edmond Rostand Cyrano de Bergerac (1962). Em 1964, o desempenho do Dane sombrio na produção BBC Hamlet em Elsinore recebeu sua segunda indicação ao Emmy. [38] Um outro jogo notável em que ele apareceu foi o de 1974, adaptação de Arthur Miller Depois da Queda, no qual ele interpretou Quentin (a parte originado na Broadway por Jason Robards) ao lado de Maggie Faye Dunaway.
Ele já apareceu em quase 100 papéis na TV ao todo, incluindo aparições como Herodes Antipas em Jesus de Nazaré, o cinco vezes vencedora do Emmy The Thorn Birds, o Nuremberg vencedor do Emmy, o vencedor do Emmy Little Moon of Alban eo Emmy -winning Moneychangers (pelo qual ganhou seu primeiro Emmy como Melhor Ator em Série Limitada).
Ele co-estrelou em American Tragedy como F. Lee Bailey (pelo qual recebeu uma indicação ao Globo de Ouro), e apareceu em Four Mile Minute, Miracle Planeta, e um documentário de Ric Burns, cerca de Eugene O'Neill. Ele recebeu uma indicação ao Emmy por sua atuação em nossos pais e se reuniu com Julie Andrews para uma produção televisiva de On Golden Pond. Ele foi o narrador de O Evangelho de João. Ele também co-estrelou com Gregory Peck em The Scarlet e The Black.
Ele narrou a série animada de televisão Madeline, pelo qual recebeu um Emmy, bem como a série animada de televisão David o gnomo.
Plummer também escreveu para o teatro, a televisão ea sala de concertos. Ele e Sir Neville Marriner reorganizados de Shakespeare Henry V com a música de Sir William Walton como uma peça de concerto. Eles gravaram o trabalho com orquestra de câmara de Marriner a Academy of St Martin in the Fields. Ele realizou isso e outras obras com a Filarmônica de Nova York e orquestras sinfônicas de Londres, Washington, DC, Cleveland, Filadélfia, Minneapolis, Toronto, Vancouver e Halifax. Com Marriner ele fez sua estréia no Carnegie Hall em seus próprios arranjos de música incidental de Mendelssohn para Sonho de Uma Noite de Verão.
Em 2000, ele reprisou seu papel de Star Trek VI: The Undiscovered País no vídeo game Star Trek:. Klingon Academy Em 2011, ele forneceu a voz de Arngeir, líder dos Greybeards, em Elder Scrolls V:. Skyrim
Plummer ganhou muitas honras no Canadá, Reino Unido, Estados Unidos e Áustria. Ele foi o primeiro vencedor do Prêmio Genie do Canadá, de Melhor Ator em Murder pelo Decreto (1980) e recebeu três outras nomeações Genie. Plummer ganhou dois prêmios Tony (a partir de sete indicações), e dois prêmios Emmy (seis indicações) nos Estados Unidos, e à noite Standard Awards da Grã-Bretanha.
Em 1968, ele foi investido como Companheiro da Ordem do Canadá, no momento entre as mais altas honras civis do Canadá. Em 2001, ele recebeu o Prêmio de Artes Cênicas do Governador Geral para Lifetime Achievement Artístico, a maior honra do Canadá nas artes do espectáculo. Ele foi feito um honorário de Doutor em Artes Plásticas na Juilliard School de Nova York e recebeu doutorados honoris causa da Universidade de Toronto, Ryerson University, McGill University, da Universidade de Western Ontario, da Universidade de Ottawa, e, mais recentemente, da Universidade de Guelph. Plummer foi introduzido no Teatro Municipal americana of Fame em 1986 e em Caminhada do Canadá da fama em Toronto, em 1998.
London Evening Standard Award de Melhor Ator (1961), por seu retrato do rei Henrique II na peça de teatro, Becket
Tony Award de Melhor Ator Principal em um Musical (1974), por seu papel principal em Cyrano
Emmy Award (1976), Melhor Ator tão proeminente em uma série limitada por Arthur Hailey é o Moneychangers
Genie Award (1980), para o melhor desempenho por um ator em um papel de liderança na Murder pelo Decreto
Emmy Award (1994), por Primetime Emmy Award para Outstanding Voice-Over Desempenho por seu trabalho em Madeline série infantil do Family Channel
Edwin Booth Lifetime Achievement Award (1997)
Tony Award de Melhor Performance por um actor protagonista em um jogo (1997), por seu papel de liderança na Barrymore
Los Angeles Film Critics Association Award (1999) para The Insider
Boston Society of Film Critics Award (1999) para The Insider
Jason Robards Award for Excellence in Theatre (2002)
Golden Globe Award (2012) Melhor Ator Coadjuvante para Iniciantes
Academy Award (2012) Melhor Ator Coadjuvante para Iniciantes
Plummer foi casado três vezes. Seu primeiro casamento, com a atriz Tony Award-winning Tammy Grimes, foi em 1956 e durou quatro anos. A filha do casal, Amanda Plummer (nascido em 1957), é uma atriz aclamada em seu próprio direito, mas (como ele menciona em sua autobiografia), ele não tinha nenhum contato com ela durante seus anos iniciais e adolescentes. Eles agora manter um relacionamento amigável. Plummer era casado com a jornalista Patricia Lewis de 04 de maio de 1962 até seu divórcio em 1967. Ele e sua terceira esposa, dançarina e atriz britânica Elaine Taylor, estão casados desde 1968 e vive em um 100-year-old quinta convertida em Connecticut .
Em uma entrevista de 2005 com o Entertainment Weekly, Plummer sustentou que em seus primeiros dias, ele e seus colegas atores não beber em excesso "porque tivemos problemas ... Bobagem! Na verdade, eu fui ensinado como uma criança para beber. Eu vim de uma família que amava vinho. Eu tinha doze anos, eu acho, quando eu estava a beber vinho com o jantar. "
Memórias de Plummer, apesar de mim mesmo, foi publicado pela Knopf Publishing Group, uma divisão da Random House, Inc., em novembro de 2008.
Plummer é um patrono do Teatro Museu Canadá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário