sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Atrizes Hollywoodianas



Anna M. Louisa Italiano (17 de setembro de 1931 - 06 de junho de 2005)., Conhecida profissionalmente como Anne Bancroft, foi uma atriz americana associada à escola de atuação Método, que ela estudou com Lee Strasberg  Respeitado por seu talento de atuação e versatilidade, Bancroft foi reconhecido por seu trabalho no cinema, teatro e televisão. Ela ganhou um Oscar, três BAFTA Awards, dois Globos de Ouro, dois prêmios Tony e dois Emmy Awards, e vários outros prêmios e indicações.
Depois de sua estréia no cinema em Do not Bother to Knock (1952) e uma série de apoiar papéis no cinema durante os anos 1950, ela ganhou um Oscar de melhor atriz por seu papel principal em The Miracle Worker (1962) como o professor de adolescente Helen Keller, reprisando seu papel  da Broadway. Ela ganhou um Oscar por seu trabalho no filme, e um Tony para o mesmo papel na peça. Na Broadway em 1965, ela interpretou uma freira medieval obcecado com um padre (Jason Robards) na peça de John Whiting The Devils, baseado no romance de Aldous Huxley Os Diabos de Loudun.
Ela tornou-se mais conhecida como a sedutora, Mrs. Robinson, em The Graduate (1967), um papel que ela declarou mais tarde vieram a ofuscar todo o seu outro trabalho.
Bancroft recebeu várias outras indicações ao Oscar e continuou em papéis principais, até o final de 1980. Ela interpretou uma dançarina de balé em the turning point (1977), e em Agnes de Deus ela interpretou a madre superiora de um convento que se choca com um psiquiatra interpretada por Jane Fonda sobre com uma noviça jovem conturbada interpretado por Meg Tilly. Ela apareceu em alguns filmes dirigidos ou produzidos por seu segundo marido, o comediante Mel Brooks, incluindo O Homem Elefante (um drama em linha reta produzida por Brooks) e as comédias ser ou não ser, e em um papel menor Dracula: Dead and Loving It.
Na década de 1990 ela voltou para papéis coadjuvantes em filmes, mas continuou a desempenhar papéis principais em  televisão. Ela recebeu Emmy e Screen Actors Guild Award nomeações, para a primavera romana da Sra Stone (2003), bem como uma indicação ao Emmy para Haven, de 2001.
Bancroft morreu de câncer no utero com a idade de 73 em 2005. Foi sobrevivido por sua mãe, irmãs, marido e filho...Bancroft nasceu Anna Maria Louisa Italiano no Bronx, Nova York, no meio de três filhas de Mildred (née DiNapoli; 1908-2010), uma operadora de telefone, e Michael G. Italiano (1905-2001), um fabricante de padrão de vestido.
Os pais de Bancroft  ambos filhos de imigrantes italianos. Em uma entrevista ela afirmou sua família era originalmente de Muro Lucano, na província de Potenza. Ela foi criada católica.  Ela se formou Christopher Columbus, no Bronx em 1948, e participou HB Studio, o American Academy of Dramatic Arts, the Actors Studio, e Oficina Diretor do American Film Institute para Mulheres na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Depois de aparecer em uma série de dramas de televisão ao vivo, sob o nome Anne Marno, foi-lhe dito para mudar seu sobrenome para sua estréia no cinema em Do not Bother to Knock.
Em 1958, Bancroft fez sua estréia na Broadway como lovelorn, Bronx-acentuado Gittel Mosca oposto Henry Fonda (como o homem casado Gittel ama) em dois personagem de William Gibson jogar Dois na Gangorra, encenado por arthur penn. Para Gittel, ela ganhou o prêmio Tony de Melhor Performance de uma Atriz em um Play. (Embora seu papel foi bastante igual ao de Fonda, ele, um ator de cinema estabelecido, foi a estrela, e assim ela era elegível na categoria Destaque.)
Posteriormente, ela ganhou o prêmio Tony de Melhor Performance de uma atriz protagonista em um jogo em 1960, novamente com o dramaturgo e diretor Gibson Penn, quando ela interpretou Annie Sullivan, a jovem que ensina a criança Helen Keller de se comunicar em The miracle worker. Ela pegou o último papel de Hollywood, e ganhou o Oscar de Melhor Atriz, com Patty Duke repetindo seu próprio sucesso como Keller ao lado Bancroft na versão 1962 filme do jogo. Ela voltou à Broadway para estrelar Mãe Coragem e Seus Filhos, de modo Joan Crawford aceitou Oscar de Bancroft em seu nome e, posteriormente, apresentou o prêmio a ela em Nova York. Bancroft é um dos poucos atores que ganharam um Oscar e um Tony Award pelo mesmo papel. Bancroft co-estrelou como uma freira medieval obcecado com um padre (Jason Robards) no 1965 Broadway produção da peça de John Whiting The Devils. Produzido por Alexander H. Cohen e dirigido por Michael Cacoyannis, ele correu por 63 performances.
Bancroft recebeu uma segunda indicação ao Oscar em 1965 por sua atuação em The Pumpkin Eater. Seu mais conhecido papel durante este período foi Mrs. Robinson em The Graduate (1967), pelo qual recebeu uma terceira indicação ao Oscar. No filme, ela interpretou uma Mulher Infeliz no casamento que seduz um amigo da família, o graduado recente da faculdade muito mais jovem interpretado por Dustin Hoffman. No filme, o personagem de Hoffman mais tarde as datas e se apaixona com sua filha. Bancroft foi ambivalente sobre sua aparência em The Graduate; ela declarou em diversas entrevistas que o papel ofuscados todo seu outro trabalho. seu caráter tornando-se um arquétipo do papel "mulher mais velha", Bancroft tinha apenas seis anos mais velho do que Hoffman.
Um especial de televisão CBS, Annie: as Mulheres na Vida de um Homem (1970), ganhou Bancroft um prêmio Emmy por seu canto e agir  Bancroft é um dos poucos artistas a ganhar um Oscar, um Emmy e um Tony. prêmio. Ela seguiu esse sucesso com um segundo especial de televisão, Annie e The Hoods (1974), que foi transmitido na ABC e contou com seu marido Mel Brooks. Ela fez um cameo creditado no filme Blazing Saddles (1974), dirigido por Brooks. Ela recebeu uma quarta indicação ao Oscar por sua atuação em The Turning Point (1977) oposto Shirley MacLaine, e uma quinta indicação por sua atuação em Agnes de Deus (1985) oposto Jane Fonda.
Bancroft fez sua estréia como roteirista e diretor em Fatso (1980), no qual ela estrelou junto com Dom DeLuise. Bancroft também foi a escolha original para jogar Joan Crawford no filme Mamãezinha Querida (1981), mas desistiu na última hora, e foi substituído por Faye Dunaway. Ela também foi um dos favoritos para o papel de Aurora Greenway em Laços de Ternura (1983), mas se recusou a fim de atuar no remake de ser ou não ser (1983), com o marido de Mel Brooks.
Durante a década de 1990 e na  década de 2000, Bancroft teve papéis coadjuvantes em uma série de filmes em que ela co-estrelou com grandes estrelas de cinema, incluindo Honeymoon in Vegas (1992), com Nicolas Cage; Love Potion No. 9 (1992), com Sandra Bullock; Malice (1993), com Nicole Kidman; Point of No Return (1993) com Bridget Fonda; Home for the Holidays (1995) com Robert Downey Jr. e dirigido por Jodie Foster; Como fazer um Quilt americano (1995), com Winona Ryder, GI Jane (1997), com Demi Moore; Grandes Esperanças (1998), com Gwyneth Paltrow; Keeping the Faith (2000), com Ben Stiller; e Heartbreakers (2001), com Jennifer Love Hewitt, Sigourney Weaver e Gene Hackman. Ela também emprestou sua voz para o filme de animação Antz (1998), que também contou com performances de Jennifer Lopez, Sharon Stone, e Woody Allen.
Bancroft também estrelou em vários filmes de televisão e minisséries, recebendo seis indicações ao Emmy (ganhando duas vezes), oito indicações ao Globo de Ouro (ganhando duas vezes), e duas Screen Actors Guild Awards. Sua última aparição foi como ela mesma em um episódio de Curb Your Enthusiasm, da HBO de 2004. Seu último projeto foi o filme de animação Delgo, lançado postumamente em 2008.
Ela recebeu uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 6368 Hollywood Boulevard, por seu trabalho na televisão.  No momento da instalação da sua estrela (1960) , ela havia aparecido recentemente em várias séries de TV. Bancroft também é membro do Teatro Municipal americana da Fama, tendo sido introduzido em 1992....Bancroft era casada com Martin Maio a 1 de Julho de 1953, a 13 de  1957. Eles não tiveram filhos.
Em 1961, Bancroft conheceu Mel Brooks em um ensaio para o show de variedades Perry Como. Bancroft e Brooks se casou em 5 de Agosto de 1964, no Casamento Bureau Manhattan perto de New York City Hall e permaneceu casado até sua morte. Em 1972 Bancroft deu à luz seu filho único, Maximillian "Max" Brooks.
Eles foram vistos três vezes na tela em conjunto: uma vez que dançam um tango em filme silencioso de Brooks (1976); em seu remake de ser ou não ser (1983); e no episódio intitulado "Opening Night" (2004), do programa da HBO, Curb Your Enthusiasm. Eles também estavam em Dracula: Dead and Loving It (1995), mas nunca apareceram juntos. Brooks produziu o filme O Homem Elefante (1980), no qual atuou Bancroft. Ele também foi produtor-executivo do filme 84 Charing Cross Road (1987), no qual ela estrelou. Ambos Brooks e Bancroft apareceu na sexta temporada de Os Simpsons. De acordo com o comentário do DVD, quando Bancroft veio para gravar suas falas para o episódio "Fear of Flying", os escritores Simpsons perguntou se Brooks tinha vindo com ela (que tinha); ela brincou: "Eu não posso me livrar dele!"
Em 2010, Brooks creditado Bancroft como sendo a força motriz por trás de seu envolvimento no desenvolvimento de The Producers e Young Frankenstein para o teatro musical, citando uma reunião mais cedo "A partir desse dia, até sua morte em 5 de junho de 2005, foram colados. "
Em Abril de 2005, dois meses antes de sua morte, Bancroft se tornou uma avó quando sua filha-de-lei Michelle deu à luz um menino, Henry Michael Brooks.
Anne Bancroft morreu, 73 anos, de câncer uterino em 6 de junho de 2005, no Hospital Mount Sinai, em Manhattan.  A sua morte surpreendeu a muitos, até mesmo alguns de seus amigos. Ela era intensamente privada e não tinha liberado detalhes de sua doença. Ela é enterrado no cemitério Kensico em Valhalla, Nova York, perto de seus pais, Mildred (que morreu em abril de 2010, cinco anos após Anne) e Michael Italiano. Um monumento de mármore branco com um anjo chorando decora o túmulo dela. Seu último filme, Delgo, foi dedicado à sua memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário