sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Atrizes Hollywoodianas



Ava Gardner Lavinia (24 de dezembro de 1922 - 25 de janeiro de 1990) foi uma atriz americana.
Ela assinou um contrato por MGM Studios em 1941 e apareceu principalmente em pequenos papéis até que ela chamou a atenção com sua atuação em The Killers (1946). Ela foi indicada para o Oscar de Melhor Atriz por seu trabalho em Mogambo (1953).
Ela apareceu em vários filmes de destaque da década de 1950 a 1970, incluindo os Hucksters (1947), Show Boat (1951), As Neves do Kilimanjaro (1952), The Barefoot Contessa (1954), Bhowani Junction (1956), Na beach (1959), Sete Dias em Maio (1964), a Noite do Iguana (1964), The Life and Times of Judge Roy bean (1972), Terremoto (1974), e The Cassandra Crossing (1976). Gardner continuou a atuar regularmente até 1986, quatro anos antes de sua morte em Londres em 1990, aos 67 anos de idade.
Ela está listada entre as 25 do American Film Institute maiores estrelas Feminino...Gardner nasceu perto da comunidade agrícola de Smithfield, Carolina do Norte, o mais novo de sete filhos (ela tinha dois irmãos, Raymond e Melvin, e quatro irmãs, Beatrice, Elsie Mae, Inez, e Myra). Seus pais, Mary Elizabeth "Molly" (née Baker) e Jonas Bailey Gardner, foram algodão e do tabaco agricultores pobres. Enquanto existem vários relatos de seu fundo, apenas a ascendência documentado de Gardner foi Inglês.
Ela foi criada na fé Batista de sua mãe. Enquanto as crianças ainda eram jovens, os Gardners perderam sua propriedade, obrigando Jonas Gardner para trabalhar em uma serraria e Mollie para começar a trabalhar como cozinheira e empregada doméstica em um dormitório para professores da Escola Brogden nas proximidades. Quando Gardner tinha sete anos, a família decidiu tentar a sua sorte em uma cidade maior, Newport News, Virgínia, onde Mollie Gardner encontrou trabalho gestão de uma pensão por muitos shipworkers da cidade. Enquanto em Newport News, o pai de Gardner ficou doente e morreu de bronquite em 1938, quando Ava tinha 15 anos. Após a morte de Jonas Gardner, a família mudou-se para Rock Ridge perto de Wilson, Carolina do Norte, onde Mollie Gardner correu outra pensão para os professores. Gardner cursou o ensino médio em Rock Ridge e ela graduou-se em 1939. Em seguida, ela freqüentou aulas de secretariado no Atlantic Christian College em Wilson por cerca de um ano...Gardner estava visitando sua irmã Beatrice, em Nova York em 1941, quando o marido de Beatrice Larry Tarr, um fotógrafo profissional, se ofereceu para levá-la retrato. Ele ficou tão satisfeito com os resultados que ele mostrou o produto acabado na janela da frente de sua Fotografia de Estúdio Tarr na Quinta Avenida.
Um caixeiro legal Loews Teatros, Barnard Duhan, manchado foto de Gardner no estúdio de Tarr. Na época, Duhan muitas vezes posou como um caçador de talentos MGM para conhecer garotas, usando o fato de que a MGM era uma subsidiária da Loews. Duhan entrou Tarr do e tentou obter o número de Gardner, mas foi rejeitado pela recepcionista. Duhan fez o comentário de improviso, "Alguém deve enviar sua informação a MGM", eo Tarrs fez isso imediatamente. Pouco depois, Gardner, que na época era um estudante em Atlantic Christian College, viajou para Nova York para ser entrevistado no escritório de Nova York da MGM por Al Altman, chefe do departamento de New York talento de MGM. Com as câmeras rolando, ele dirigiu a dezoito anos de idade, para caminhar em direção à câmera, virar e ir embora, então reorganizar algumas flores em um vaso. Ele não tentou gravar sua voz porque seu sotaque sulista tornou quase impossível para ele entender ela. Louis B. Mayer, chefe do estúdio, no entanto, enviou um telegrama ao Al: "Ela não pode cantar, ela não pode agir, ela não pode falar, Ela é fantástico!"  Ela foi oferecido um contrato padrão pela MGM, e deixou a escola para Hollywood em 1941 com a irmã Beatrice acompanhá-la. Primeira ordem de negócios da MGM era fornecer-lhe um treinador de fala, como seu sotaque Carolina era quase incompreensível para eles. ...Após cinco anos de pequenos papéis, principalmente na MGM e muitos deles sem créditos, Gardner ganhou destaque no hit filme noir Mark Hellinger-produzido The Killers (1946).
Outros filmes incluem The Hucksters (1947), Show Boat (1951), As Neves do Kilimanjaro (1952), Lone Star (1952), Mogambo (1953), The Barefoot Contessa (1954), Bhowani Junction (1956), The Sun Also Rises (1957), e na praia (1959).
Off-câmera, ela poderia ser espirituoso e conciso, como na sua avaliação do diretor John Ford, que dirigiu Mogambo ("O homem mais malvado do planeta. Completamente mal. Adorado ele!")
Como tocha cantor-on-the-fazer Jean Ogilvie em 1947 de Os Hucksters, fazendo alguma venda de sua própria rádio ad-homem Clark Gable
Ela foi faturado entre Charlton Heston e David Niven em 55 Dias em Pequim em 1963, que foi criado na China durante a Rebelião Boxer em 1900. No ano seguinte, ela jogou seu último grande papel principal em um filme aclamado pela crítica, A Noite do Iguana (1964), baseado em um Tennessee Williams jogar e estrelada por Richard Burton como um clérigo ateu e Deborah Kerr como um artista suave viajar com seu avô poeta idade. John Huston dirigiu o filme em Puerto Vallarta, México, insistindo em fazer o filme em preto e branco, uma decisão que mais tarde se arrependeu por causa das cores vívidas da flora. Gardner recebeu facturação abaixo Burton, mas acima de Kerr. Ela foi nomeada para um BAFTA e um Globo de Ouro por sua performance saudável neste papel assinatura. Ela depois apareceu novamente com Lancaster, desta vez junto com Kirk Douglas e Fredric March, em Sete Dias em Maio (1964), um thriller sobre um golpe de Estado militar tentativa do governo dos EUA.
Dois anos depois, em 1966, Gardner procurou brevemente o papel de Mrs. Robinson em Mike Nichols "The Graduate (1967). Ela teria chamado Nichols e disse: "Eu quero ver você! Eu quero falar sobre essa coisa de Pós-Graduação!" Nichols nunca considerou seriamente a para a parte, preferindo lançar uma mulher mais jovem (Anne Bancroft foi de 36, enquanto Gardner foi de 43), mas ele fez visitar sua hotel, onde ele relatou mais tarde que "ela se sentou em uma mesa pequena francesa com um telefone, ela passou por todos os clichê estrela de cinema. Ela disse: 'Tudo bem, vamos falar sobre seu filme. Primeiro de tudo, eu descascar para ninguém. "
Gardner mudou-se para Londres em 1968, passando por uma histerectomia eletiva para acalmar suas preocupações de contrair o câncer de útero que tinha reivindicado a vida de sua própria mãe. Naquele ano, ela fez o que alguns consideram ser um de seus melhores filmes, Mayerling, no qual ela interpretou o papel de apoio da imperatriz austríaca Elisabeth da Áustria ao lado de James Mason como o imperador Franz Joseph I.
Ela apareceu em uma série de filmes de desastre em toda a década de 1970, nomeadamente Earthquake (1974), com Charlton Heston, The Cassandra Crossing (1976), eo filme canadense Cidade em Chamas (1979). Ela apareceu brevemente como Lillie Langtry no final de The Life and Times of Judge Roy Bean (1972), e em O Pássaro Azul (1976). Seu último filme foi Regina Roma (1982), um comunicado de direct-to-video. Na década de 1980 ela atuou principalmente na televisão, incluindo o remake mini-série de The Long, Hot Summer e em um arco de história em Knots Landing (ambos 1985)...Logo após sua chegada a Los Angeles, Gardner encontrou companheiro jogador contrato com a MGM Mickey Rooney. Eles se casaram em 10 de janeiro de 1942, quando ela tinha 19 anos e ele era 21. A cerimônia foi realizada na remota cidade de Ballard, Califórnia, porque a cabeça estúdio MGM Louis B. Mayer estava preocupado que os fãs iriam desertar Andy Hardy filme de Rooney série se tornou conhecido que sua estrela era casado. Em grande parte devido ao adultério série de Rooney, Gardner se divorciou dele em 1943, mas concordou em não revelar a causa de modo a não afetar sua carreira.
O segundo casamento de Gardner foi breve, bem como, para músico de jazz e bandleader Artie Shaw, de 1945 a 1946. Shaw já havia sido casado com Lana Turner. Terceiro e último casamento de Gardner era cantor e ator Frank Sinatra, de 1951 a 1957. Ela diria mais tarde em sua autobiografia que ele era o amor de sua vida. Sinatra deixou sua esposa, Nancy, por Gardner e sua posterior casamento ganhou as manchetes.
Sinatra foi explodido por colunistas de fofocas Hedda Hopper e Louella Parsons, o estabelecimento de Hollywood, a Igreja Católica Romana, e por seus fãs para deixar sua esposa para uma femme fatale notável. Gardner usou sua influência considerável, especialmente com Harry Cohn, para chegar Sinatra elenco em seu papel premiado com o Oscar em From Here to Eternity (1953). Esse papel eo prêmio revitalizada atuar e cantar carreiras tanto de Sinatra.
O casamento Gardner-Sinatra foi tumultuada. Gardner confidenciou a Artie Shaw, seu segundo marido, que "Com ele [Frank] É impossível ... é como estar com uma mulher. Ele é tão gentil. É como se ele acha que eu vou quebrar, como se eu fosse um pedaço de porcelana de Dresden e ele vai me machucar. " Durante seu casamento Gardner engravidou duas vezes, mas abortou duas gestações. "MGM tinha todos os tipos de cláusulas de penalização sobre suas estrelas tendo bebês", disse ela.  Ela disse anos mais tarde: "Nós não poderia até mesmo cuidar de nós mesmos. Como estávamos indo para cuidar de um bebê?" Gardner permaneceram bons amigos com Sinatra para o resto de sua vida.
Gardner tornou-se um amigo do empresário e aviador Howard Hughes no início até meados dos anos 1940, eo relacionamento durou até a década de 1950. Gardner afirmou em sua autobiografia, Ava: My Story, que ela nunca estava apaixonado por Howard Hughes, mas ele estava dentro e fora de sua vida por cerca de vinte anos. A confiança de Hughes em Gardner foi o que manteve a sua relação viva. Ela o descreve como "dolorosamente tímido, completamente enigmático e mais excêntrico do que qualquer um ... [ela] tinha já conheci."
Depois de Gardner divorciado Sinatra em 1957, ela se dirigiu para a Espanha, onde começou uma amizade com o escritor Ernest Hemingway (ela tinha estrelou em seu The Sun Also Rises naquele ano, e produtor de vários anos antes, Hemingway havia instado com sucesso Darryl F. Zanuck para lançar Gardner em As Neves do Kilimanjaro, um filme que adaptou vários de seus contos). Apesar de ficar com Hemingway em sua casa de campo em São Francisco de Paula, em Havana, Cuba, Gardner uma vez nadou sozinho, sem um maiô em sua piscina. Depois de observá-la, Hemingway ordenou a sua equipe:. "A água não é para ser esvaziado"  Sua amizade com Hemingway a levou a se tornar um fã de touradas e toureiros, como Luis Miguel Dominguín, que se tornou seu amante. "Foi uma espécie de loucura, querida", ela disse mais tarde parte do tempo.
Gardner também estava envolvido em um relacionamento com o namorado live-in e companheiro, o ator americano Benjamin Tatar, que trabalhou na Espanha como diretor de dublagem em língua estrangeira.  Tatar depois escreveu uma autobiografia em que ele discutiu o seu relacionamento com Gardner, embora o livro nunca foi publicado.
Depois de um tempo de vida de fumar, Gardner sofria de enfisema, bem como uma desordem auto-imune não identificado. Duas pancadas, em 1986, deixou parcialmente paralisado e acamado. Embora Gardner podia pagar suas despesas médicas, Sinatra queria pagar por sua visita a um especialista nos Estados Unidos, e ela permitiu que ele a fazer os arranjos para um avião particular medicamente cuidada. Ela sofreu uma queda feia uma semana antes de morrer, e ela se deitou no chão, sozinho e incapaz de se mover, até que sua governanta voltou. Suas últimas palavras (para sua empregada) foram supostamente "Eu estou tão cansado". Ela morreu de pneumonia na idade de 67 anos, em sua casa em Londres, 34 Ennismore Gardens, onde vivia desde 1968.
Gardner foi enterrada no Parque Memorial do-sol, Smithfield, Carolina do Norte,  ao lado de seus irmãos e seus pais, Jonas (1878-1938) e Mollie Gardner (1883-1943). A cidade de Smithfield tem agora um Museu Ava Gardner.
Nos últimos anos de sua vida, Gardner perguntou Peter Evans para ghostwrite sua autobiografia, afirmando: "Ou eu escrever o livro ou vender as jóias." Apesar reunião com Evans freqüência e aprovação da maior parte de sua cópia, Gardner finalmente aprendeu que Evans, junto com a BBC, já havia sido processado por seu ex-marido Frank Sinatra. De Gardner e Evans amizade posteriormente arrefecida e Evans deixou o projeto. Notas de Evans e seções do seu projecto da autobiografia de Gardner, que ele com base em suas conversas gravadas, foram publicados no livro Ava Gardner: As conversas secretas após a morte de Evans em 2012.
Gardner foi indicado para um Oscar de Mogambo (1953); o prêmio foi ganho por Audrey Hepburn em Roman Holiday. Seu desempenho como Maxine Faulk em A Noite do Iguana (1964) foi bem analisados, e ela foi nomeada para um BAFTA e um Globo de Ouro.  Além disso, Ava Gardner ganhou o Prêmio 1964 San Sebastián de melhor atriz por sua atuação em A Noite do Iguana.
Gardner foi retratado por Marcia Gay Harden na mini-série de 1992 TV Sinatra; Deborah Kara Unger em 1998 filme de televisão da HBO The Rat Pack; Kate Beckinsale em 2004 Howard Hughes cinebiografia The Aviator; e Anna Drijver no 2012 filme de TV italiano Walter Chiari -. Fino all'ultima risata  (Estranhamente para um filme de Martin Scorsese, The Aviator comete um erro, mostrando Hughes escoltá-la para a estréia do filme The Women 1939 - uma completa dois anos antes ela até chegou a Hollywood.)
Imagem de Gardner apareceu na capa de 1983 álbum de Robin Gibb Quantos anos você tem? juntamente com Clark Gable do.

Nenhum comentário:

Postar um comentário