sexta-feira, 3 de janeiro de 2014
Atrizes Hollywoodianas
Angie Dickinson (nascido em 30 de setembro de 1931) é uma atriz americana que já apareceu em mais de 50 filmes e estrelou na televisão como sargento Leann "pimenta" Anderson na série 1970. crime bem sucedido da mulher da polícia...Dickinson, o segundo de quatro filhas, nasceu Angeline Brown (chamado de "Angie" pela família e amigos) em Kulm, North Dakota, a filha de Fredericka (née Hehr) e Leo Henry Brown. A família dela é de ascendência alemã e ela foi levantada Católica Romana. Seu pai era um editor de jornal de cidade pequena e editor, trabalhando no Kulm Messenger e do Edgeley Mail. Em 1942, sua família mudou-se para Burbank, Califórnia, onde ela participou Belarmino-Jefferson High School, graduando-se em 1947 aos 15 anos de idade. No ano anterior, ela havia vencido a Sexta Bill Anual dos Direitos do concurso de redação. Ela estudou em Glendale Community College e em 1954 graduou-se Imaculado Coração de faculdade com um diploma em negócios. Tomando uma sugestão de sua editora pai, ela tinha a intenção de ser um escritor. Enquanto um estudante de 1950-52, ela trabalhou como secretária no Terminal Air Lockheed em Burbank (agora Bob Hope Airport) e em uma fábrica de peças. Ela tornou-se Angie Dickinson em 1952, quando se casou com o jogador de futebol Gene Dickinson...Dickinson entrou em um concurso de beleza em 1953 e ficou em segundo lugar. A exposição trouxe para a atenção de um produtor da indústria de televisão, que pediu a ela para considerar uma carreira de ator. Ela estudou o artesanato e alguns anos mais tarde foi abordado por NBC a estrela convidada em um número de programas de variedades, incluindo The Colgate Comedy Hour. Ela logo conheceu Frank Sinatra, que se tornou um amigo ao longo da vida. Mais tarde, ela foi escalada como a esposa de Sinatra no oceano de 11 filmes.
Na véspera de Ano Novo 1954, Dickinson fez sua estréia como atriz de televisão em um episódio de Death Valley Days. Isso levou a outros papéis em produções como Matinee Theatre (oito episódios), Buffalo Bill Jr., Cidade Detective, É uma grande vida (dois episódios), Gray Ghost, General Electric Theater, Broken Arrow, Escolha do Povo (duas vezes), Conheça McGraw (duas vezes), Passagem do Noroeste, Gunsmoke, The Virginian, Tombstone Territory, Cheyenne, e The Restless Gun.
Em 1956, Dickinson foi escalado como Ann Drew, que desliza uma arma a seu marido preso, Harry (John Craven), um ex-sócio da gangue Jesse James, na série western ABC / Desilu, The Life and Legend of Wyatt Earp, estrelado por Hugh O'Brian. Na linha da história, Harry jurou nunca ir para a prisão e foi morto a tiros enquanto escapar.
Angie Dickinson usava Yellowface interpretar um personagem euro-asiático na China Gate (1957)
Em 1957, ela foi lançada como Amy Bender em série de Richard Boone "Have Gun-Will Travel" episódio, "uma questão de ética". Ela foi lançada como a irmã de um homem que foi morto e que o assassino queria linchado. Paladin foi contratado pelo acusado para se certificar de que eles não alcançar seu objetivo.
Em 1958, ela foi lançada como Laura Meadows no episódio "Os desertores" da série ocidental ABC / Warner Brothers, Colt .45, com Wayde Preston. O elenco de hóspedes também incluiu Michael Dante como Ab Saunders e Myron Healey como um comerciante de peles sem nome Esse ano, ela também desempenhou o papel de réu Sra Fargo no episódio Perry Mason:. "O caso do One-Eyed Witness" .
Dickinson passou a criar personagens memoráveis em Mike Hammer, Wagon Train, e homens ao espaço. Em 1965, ela teve um papel recorrente como Carol Tredman na NBC Dr. Kildare. Ela tinha uma volta memorável como o conspirador assassinato duplicidade em um 1964 episódio da série The Fugitive com David Janssen e companheiro ator convidado Robert Duvall. Ela estava em sua melhor mal como uma esposa infiel e assaltante de bancos no "Wild Blue Yonder" episódio da série de televisão subestimado sindicado de Rod Cameron State Trooper de 1958. Ela estrelou em dois episódios Alfred Hitchcock Hour ", Captive Audience", com James Mason em 18 de outubro de 1962, e "Thanatos Palace Hotel" em 01 de fevereiro de 1965.
Carreira cinematográfica de Dickinson começou com um pequeno papel, creditado em Lucky Me (1954), estrelado por Doris Day, seguido por The Return of Jack Slade (1955), o homem com a arma (1955), e armas ocultas (1956). Ela teve seu primeiro papel em Gun o Man Down (1956) com James Arness, seguido pelo filme de culto Sam Fuller China Gate (1957), que mostrava uma vista adiantada da Guerra do Vietnã.
Rejeitando o estilo Marilyn Monroe / Jayne Mansfield de platina loira sexo simbolismo porque sentiu que iria limitar suas opções de atuação, Dickinson inicialmente autorizados estúdios para iluminar seu naturalmente morena cabelo apenas loiro-mel. Ela apareceu no início de sua carreira, principalmente em filmes B ou westerns, incluindo Shoot-Out at Medicine Bend (1957), no qual ela co-estrelou com James Garner. Em 1958 o drama crime Cry Terror !, Dickinson teve um papel coadjuvante ao lado de James Mason e Rod Steiger como uma femme fatale.
Em 1959, primeiro papel de destaque na tela grande de Dickinson veio em Howard Hawks 'Rio Bravo, no qual ela interpretou um jogador paquera chamado "Penas", que torna-se atraídos para o xerife da cidade desempenhado pelo ídolo de infância de John Wayne Dickinson. O filme co-estrelado por Dean Martin, Ricky Nelson, e Walter Brennan. Quando Hawks vendeu o seu contrato pessoal com ela para um grande estúdio sem o seu conhecimento, ela era infeliz. Dickinson, no entanto, se tornou um dos mais proeminentes líderes senhoras da próxima década, começando com The Bramble Bush, com Richard Burton e Ocean de 11 com os amigos Sinatra e Martin, dois filmes lançados em 1960. Estes foram seguidos pela potboiler político a uma febre no sangue (1961), um melodrama belga baseado no Congo, The Sins of Rachel Cade (1961), no qual ela interpretou uma enfermeira missionária tentados pela cobiça, eo papel-título de Jessica de Jean Negulesco (1962), com Maurice Chevalier, em que jogou uma jovem parteira ressentia pelas mulheres casadas da cidade. Angie também compartilhar a tela com o amigo Gregory Peck na comédia-drama Captain Newman, MD (1963).
Em The Killers (1964), um filme originalmente destinado a ser o filme primeiro feito para a televisão, mas lançado nos cinemas, devido ao seu conteúdo violento, Dickinson jogou uma femme fatale oposto futuro presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan em seu último papel no cinema. Dirigido por Don Siegel, foi um remake da versão 1946 baseado em uma história de Ernest Hemingway.
Dickinson co-estrelou a comédia The Art of Love (1965), no qual ela interpretou o interesse amoroso de ambos James Garner e Dick Van Dyke. Ela apareceu em uma produção Arthur Penn / Sam Spiegel repleto de estrelas, The Chase (1966), junto com Marlon Brando, Jane Fonda, Robert Redford e Robert Duvall. Naquele mesmo ano, ela apareceu em lançar uma sombra gigante com Kirk Douglas.
Melhor filme desta era de Dickinson foi sem dúvida de John Boorman cult clássico Ponto Blank (1967), um drama crime escabroso com Lee Marvin como um criminoso traído por sua esposa e melhor amigo e fora de vingança. O filme sintetizou o estado de espírito urbano stark do período, e sua reputação tem crescido ao longo dos anos.
Westerns continuaria a ser uma parte de seu trabalho em 1969, quando ela estrelou em Young Billy novo com Robert Mitchum, e em Sam Whiskey, onde ela deu um jovem Burt Reynolds seu primeiro beijo na tela.
Em 1971, ela interpretou uma professora do ensino médio substituto lascivo na comédia escuro Pretty Maids All in a Row para o diretor Roger Vadim e escritor-produtor Gene Roddenberry, em que sua personagem seduz um estudante sexualmente inexperiente, interpretado por John David Carson, contra o pano de fundo de uma série de assassinatos de estudantes do sexo feminino na mesma escola; foi um fracasso de bilheteria. Em 1972, ela interpretou em O Homem Lá fora, um tiro filme francês em Los Angeles, com Jean-Louis Trintignant, dirigido por Jacques Deray. Neste filme ela interpreta a esposa de um mafioso. Em 1973, ela co-estrelou com Roy Thinnes no thriller sobrenatural As Tapes Norliss, um filme de TV produzido e dirigido por Dan Curtis. Um dos papéis mais conhecidos e mais sexualmente provocativas filme de Dickinson era a viúva de mau gosto Wilma McClatchie da Grande Depressão traquinagem Big Bad Mama (1974), com William Shatner e Tom Skerritt. Embora bem em seus quarenta anos na época, ela apareceu nua em várias cenas, que criou interesse no filme e uma nova geração de fãs do sexo masculino para Dickinson.
A capa da revista Esquire 1966 também ganhou Dickinson fama e notoriedade, ela ter posado em nada, mas uma camisola e um par de meias. A foto tornou-se tão icônico que, ao comemorar 70 º aniversário da revista, em 2003, a pose Dickinson foi recriado para a capa por Britney Spears....Dickinson voltou para a telinha março 1974 para jogar chumbo em um episódio da aclamada série de sucesso antologia Police Story. Que aparência um convidado provou ser tão popular que a NBC ofereceu Dickinson seu próprio programa de televisão que se tornou uma série semanal polícia inovador chamado Police Woman; foi a primeira série de televisão dramática de sucesso para caracterizar uma mulher no papel-título. Na primeira, Dickinson estava relutante em aceitar o papel, mas quando os produtores disseram que ela poderia tornar-se um nome familiar, ela aceitou o papel.
Na série, ela interpretou o sargento. Leann "pimenta" Anderson, um oficial da Unidade de conspiração criminosa Angeles Departamento de Polícia de Los. O show se tornou um sucesso, alcançando o número um em muitos países em que foi ao ar durante seu primeiro ano. Ele teve quatro temporadas e Dickinson iria ganhar um Globo de Ouro, e receber indicações ao Emmy por três anos consecutivos.
No show Co-estrelado por Earl Holliman foi como Sargento Bill Crowley, oficial comandante de Anderson, juntamente com Charles Dierkop como investigador Pete Royster e Ed Bernard como investigador Joe Styles.
A série funcionou de 1974 a 1978. No mesmo ano, o show terminou, Dickinson reprisou seu personagem Pimenta Anderson na televisão Ringo especial, co-estrelando com Ringo Starr e John Ritter. Ela também parodiou a parte nas Bob Hope Specials do Natal de 1975 e 1979 para a NBC. Ela faria o mesmo anos mais tarde, em 1987 episódio de Natal da NBC Saturday Night Live.
Mulher da polícia causou uma onda de pedidos de emprego das mulheres para os departamentos de polícia em todo o Estados Unidos; os jornalistas que têm nos últimos anos examinaram a inspiração para os policiais do sexo feminino longo prazo para adotar esta vocação como seus próprios ter sido surpreendido pela forma como muitas vezes Mulher Polícia de Dickinson foi referenciado.
Dickinson and Police Woman provou que uma liderança feminina podia levar uma série de televisão de uma hora, abrindo o caminho para vários, série de TV fêmea-estrelado por uma hora de duração, durante os anos 1970 e 1980, como Anjos de Charlie, Mulher Maravilha, The Bionic Woman e Cagney e Lacey. Em 1987, o Departamento de Polícia de Los Angeles concedeu um doutorado honorário Dickinson, que a levou a piada: "Agora você pode me chamar de doutor Pepper."
Na ocasião, durante a década de 1970, Dickinson participou do popular Dean Martin Celebrity Roast na televisão, e ela mesma foi o convidado de honra em 2 de agosto de 1977, assado por um estrado de celebridades que incluíram James Stewart, Orson Welles e sua série Police Woman co-estrela Earl Holliman.
Depois de aparecer na Pérola televisão mini-série (1978), Dickinson voltou à tela grande no thriller erótico de Brian De Palma Dressed to Kill (1980). O papel de Kate Miller, uma dona de casa frustrada sexualmente Nova York, lhe rendeu um Saturn Award de 1981 para Melhor Atriz.
Ela tomou um papel menos significativo em 1981 da Morte Hunt, reunindo-a com Lee Marvin, e também apareceu em Charlie Chan ea Maldição da Rainha Dragão. No início desse ano, ela tinha sido a primeira escolha para interpretar a personagem Krystle Carrington na série de televisão Dynasty mas, decidindo que ela queria passar mais tempo com sua filha, ela recusou; o papel em vez foi para Linda Evans. [10] Em meados dos anos 1980 Dickinson recusou o papel de Sable Colby na Dinastia spin-off, The Colbys.
Depois nixing seu próprio seriado prospectivo Johnny Carson-produzido, The Angie Dickinson Show, em 1980, após apenas dois episódios havia sido baleado porque ela não se sentia que ela era engraçado o suficiente, a série-detetive particular Cassie & Co. tornou-se sua tentativa frustrada de um televisor volta. Em seguida, ela estrelou em vários filmes de televisão, como Uma sapata fá-lo Murder (1982), Jealousy (1984), A Touch of Scandal (1984), e Stillwatch (1987). Ela também teve um papel fundamental na mini-série Esposas de Hollywood altamente cotados (1985), baseado em um romance de Jackie Collins.
Em 1982, e novamente em 1986, Dickinson apareceu em dois dos especiais de Natal de Perry Como para a rede de televisão ABC, em ambas as quais ela fez algo que não era conhecido por ter feito antes: cantar. As especialidades em que ela apareceu, e no qual ela cantou canções, eram de Natal de Perry Como Em Paris, produzido no local, em Paris, França, que foi transmitido no sábado, dezembro 18, 1982, e The Perry Como Especial de Natal, produzida no local em San Antonio, Texas, e transmitida no sábado, 6 de dezembro de 1986. A partir do início de Janeiro de 2013, estas duas especialidades não eram conhecidos para estar disponível em home vídeo. Dickinson depois negou ter cantado na câmera, desde então, em uma entrevista com Larry King realizado no tempo aproximado de sua aparição em Duets. [episódio necessário]
Em filmes, Dickinson reprisou seu papel como Wilma McClatchie para Big Bad Mama II (1987) e completou o filme de televisão Kojak: falha fatal, em que ela se reencontrou com Telly Savalas. Ela co-estrelou com Willie Nelson e vários amigos na televisão ocidental 1988 Once Upon a Train Texas.
Nos 1.993 ABC minissérie Wild Palms, produzidos por Oliver Stone, ela era a irmã sádico, militante do senador Tony Kruetzer, interpretado por Robert Loggia. Nesse mesmo ano, ela estrelou como proprietário de uma implacável spa Montana em Até as Vaqueiras de Gus Van Sant Ficam Tristes com Uma Thurman.
Em 1995, Sydney Pollack a colocou como a lei mãe-de-prospectivo de Greg Kinnear na comédia romântica, estrelado por Harrison Ford Sabrina, um remake do clássico de Billy Wilder. Ela também jogou esposa Burt Reynolds no thriller The Maddening e mãe de Rick Aiello e Robert Cicchini na comédia National Lampoon Analista do Don. Em 1997, ela também seduzido velha chama Artie (Rip Torn) em um episódio da série da HBO The Larry Sanders Show chamado "Artie e Angie e Hank e Hercules."
Durante a primeira década do terceiro milénio, Dickinson agiu fora o alcoólatra mãe, sem-teto do personagem de Helen Hunt em Pay It Forward (2000); a avó do personagem de Gwyneth Paltrow no drama Duets (2000), e da mãe do personagem de Arliss Howard em Big Bad Love (2001), co-estrelado por Debra Winger.
Tendo aparecido no 11 (1960) do Oceano original com bons amigos Frank Sinatra e Dean Martin, quatro décadas depois, ela fez uma breve aparição no remake 2001, com George Clooney e Brad Pitt.
Um ávido jogador de poker, durante o verão de 2004 ela participou da segunda temporada de Celebrity Poker Showdown de Bravo. Depois de anunciar o nome dela, apresentador Dave Foley disse: "Às vezes, quando dizemos 'celebridade', nós realmente quero dizer isso."
Ela era casada com Gene Dickinson, um ex-jogador de futebol, de 1952 a 1960. Os amigos próximos com John Kenneth Galbraith e Catherine Galbraith, suas extensas visitas a eles e touring quando John era embaixador americano para a Índia é amplamente recontada em memórias Galbraith incluindo Jornal do Embaixador e A Vida em nossos tempos.
Ela se casou com Burt Bacharach em 1965. Eles permaneceram casados por 15 anos, embora no final de seu casamento, eles tiveram um período de separação onde cada datada de outras pessoas.
Sua filha, Lea Nikki, conhecido como Nikki, chegou um ano depois eles se casaram. Nascido prematuramente três meses, Nikki sofria de problemas crônicos de saúde, incluindo deficiência visual; ela mais tarde foi diagnosticado com síndrome de Asperger. Burt compôs a música da canção Nikki para a sua jovem filha frágil, e Angie rejeitado muitos papéis para se concentrar em cuidar de sua filha. Os pais de Nikki finalmente a colocou no Wilson Center, uma instalação de tratamento residencial psiquiátrica para adolescentes em Faribault, Minnesota, onde permaneceu por nove anos. Mais tarde, Nikki estudou geologia na Universidade Luterana da Califórnia, mas sua deficiência visual a impediu de prosseguir uma carreira nesse campo.
Em 4 de janeiro de 2007, Nikki se matou por asfixia em seu apartamento no subúrbio do condado de Ventura de Thousand Oaks. Ela foi 40. Em uma declaração conjunta, Dickinson and Bacharach disse: "Ela calmamente e pacificamente cometeu suicídio para escapar dos estragos para seu cérebro provocadas pela síndrome de Asperger ... Ela amava vaquinhas, terremotos, parto glacial, chuvas de meteoros, ciência, céus e pores do sol azuis, e Taiti. Ela foi uma das mais belas criaturas criadas na terra, e ela agora está na luz branca, em paz ".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário