quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Atrizes Hollywoodianas

Nicole Mary Kidman, AC (Honolulu, 20 de Junho de 1967), é uma atriz, cantora e produtora de cinema australiana nascida nos Estados Unidos, vencedora do Oscar e de diversos outros prêmios de prestígio. A carreira cinematográfica de Kidman começou em 1983. Ela atuou em várias produções de cinema e televisão da Austrália até a sua descoberta em 1989 no suspense Dead Calm. Na sequência de vários filmes no início de 1990, ela veio para o reconhecimento mundial por suas performances em Days of Thunder (1990), Far and Away (1992) e Batman Forever ( 1995). Seguiu-los com outros filmes de sucesso na década de 1990. Sua performance no musical, Moulin Rouge! (2001) fez com que ganhasse o seu segundo Globo de Ouro e primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Seu desempenho como Virginia Woolf no filme de drama The Hours (2002) foi aclamado pela crítica e Kidman ganhou o prêmio de melhor atriz no Oscar 2003.
Outros filmes notáveis ​​de Kidman incluem To Die For (1995), Eyes Wide Shut (1999), The Others (2001), Cold Mountain (2003), The Interpreter (2005) e Austrália (2008). Sua performance em Rabbit Hole de 2010 (que ela também produziu) fez com que ganhasse mais elogios a Kidman, incluindo uma terceira indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Em 2012 , ela ganhou sua primeira indicação ao Prémios Emmy do Primetime de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme por seu papel em Hemingway & Gellhorn.
Kidman tem sido uma Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF desde 1994 e para UNIFEM desde 2006. Em 2006, Kidman recebeu a Ordem da Austrália, e também foi a atriz mais bem paga na indústria do cinema. Como resultado de ter nascido de pais australianos, no Havaí, Kidman tem dupla cidadania, na Austrália e nos Estados Unidos.À época de seu nascimento, a família morava no Havaí, tendo logo se mudado para Washington, DC; quando a pequena Nicole tinha três anos, os Kidman voltaram para Sydney, onde ela cresceu e começou a trabalhar como atriz nos anos de 1980.
Após uma carreira variada em cinema de televisão nos EUA e na Austrália, sempre em filmes menores, Nicole teve sua oportunidade de brilhar em Dead Calm, de 1989, com Billy Zane e Sam Neill, uma história de suspense e terror sobre um casal de velejadores que resgata um sobrevivente de naufrágio em alto mar.
A partir daí, sua carreira entrou numa permanente ascensão, desde o filme do ano seguinte, Days of Thunder, passando por bons papéis em To Die For, Malice, The Peacemaker, trabalhando com o ex-marido em Eyes Wide Shut do mito Stanley Kubrick até desembocar em seus grandes sucessos premiados como Moulin Rouge e The Hours, que lhe rendeu um Oscar em 2002.
Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada no número 6801 do Hollywood Boulevard e por ser filha de australianos nascida no Havaí, tem dupla cidadania.Foi nas filmagens de Days of Thunder que ela conheceu seu primeiro marido, Tom Cruise. Eles se casaram em 1990 e adotaram duas crianças, Isabella Jane Cruise e Connor Anthony Cruise . Em 2001, após onze anos de casamento, os atores se separaram . O divórcio foi extremamente explorado pela mídia, pois, Tom Cruise foi o primeiro a anunciar à imprensa, e segundo boatos, Nicole estava infeliz com a separação. Cinco anos depois, Nicole fez sua primeira aparição pública com o namorado neozelandês e cantor de música country Keith Urban . Em 2006 eles se casaram e têm duas filhas: Sunday Rose, nascida 7 de julho de 2008 e Faith Margareth, nascida 28 de dezembro de 2010,A primeira aparição da atriz no cinema foi em 1983 aos 15 anos, no vídeo musical de Pat Wilson para a música "Bop Girl". Até ao final do ano teve um papel coadjuvante na série de televisão Five Mile Creek e mais quatro papéis no cinema, incluindo BMX Bandits e Bush Christmas. Durante os anos 1980, ela apareceu em várias produções da Austrália, incluindo a novela A Country Practice , as minisséries Vietnã (1986), Emerald City (1988), e Bangkok Hilton (1989).Em 1989, Kidman estreou em Dead Calm como Rae Ingram, a esposa do oficial da Marinha John Ingram (Sam Neill) em cativeiro pelo psicopata Hughie Warriner (Billy Zane), numa viagem de iate pelo oceano Pacífico. O thriller recebeu opiniões fortes, a revista Variety, comentou: "Ao longo do filme, Kidman é excelente. Ela dá o carácter de rara tenacidade real e energia". Enquanto isso, o crítico Roger Ebert salientou a excelente química entre os fios, afirmando: "… Kidman e Zane geram cenas reais, o ódio palpável nas suas cenas juntos. Em 1990, a atriz apareceu ao lado de Tom Cruise em Days of Thunder, e novamente em Far and Away (1992), dirigido por Ron Howard. Em 1995, destacou.se em Batman Forever.Foi nomeada quatro vezes como uma das pessoas mais bonitas do mundo pela revista People.

Nenhum comentário:

Postar um comentário