quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Atrizes Hollywoodianas

Penélope Cruz Sanchez (Alcobendas, 28 de abril de 1974) é uma premiada atriz espanhola.
Ganhou notoriedade nos anos 90, participando de filmes como Jamón, jamón, Alegre ma non troppo, Abre los ojos, El amor perjudica seriamente la salud, Carne Trémula e La niña de tus ojos, além do sucesso internacional vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, Todo sobre mi madre. Nos anos 2000, com aparições em filmes como Woman on Top, e sucessos de bilheteria como Blow e Vanilla Sky, se tornou internacionalmente conhecida.Nascida em Madrid, filha de Eduardo Cruz e Encarna Sánchez, Penélope inicialmente dedicou-se à dança, tendo estudado Balé Clássico por nove anos. Ao assistir o filme ¡Átame!, de Pedro Almodóvar, decidiu seguir a carreira de atriz, fazendo inúmeros testes, sendo rejeitada quase todos por ser muito nova. Em 1989, porém, ganhou um concurso local com mais de 300 concorrentes.
Em 1990 e 1991, comandou um programa de auditório na Espanha chamado La Quinta Marcha, que visava o público jovem, o que a tornou nacionalmente conhecida aos 16 anos. Em 1992, estreou nos cinemas, fazendo Jamón, jamón, filme aclamado pela crítica de seu país em que Cruz aparecia seminua, o que gerou ainda mais atenção à jovem, que desde então já era considerada uma sex symbol. De 1992 a 1996, fez papéis pequenos em filmes espanhois e italianos.
De 1997 a 2000, participou de filmes que lhe deram sucesso entre os críticos e começaram a torná-la conhecida internacionalmente. As aparições em Abre los ojos, Carne Trémula e La niña de tus ojos, lhe renderam boas resenhas, o que lhe abriu caminho para papéis maiores.
Em 2001, estrelou os sucessos comerciais Blow e Vanilla Sky, ao lado de Johnny Depp e Tom Cruise, respectivamente. Nos anos seguintes, fez papéis não tão grandes, mas que a a fixaram nos Estados Unidos.
O sucesso veio em 2006, quando fez Volver, filme de Pedro Almodóvar, no qual interpretou Raimunda, personagem que lhe rendeu amplas indicações a prêmios e aprovação entre os críticos. Em 2008, ao co-estrelar Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen, recebeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante, se tornando a primeira atriz espanhola na história a tê-lo feito, além de diversas outras premiações e indicações. Com Nine, mais múltiplas indicações e sucesso crítico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário