quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Don Ameche ( 31 de maio de 1908 - 06 de dezembro de 1993)  era um ator americano, artista de voz e comediante, com uma carreira de quase 60 anos.
Após passear no vaudeville, ele apareceu em muitos filmes biográficos, incluindo The Story of Alexander Graham Bell (1939). Ele continuou a aparecer na Broadway, bem como na rádio e na TV, onde ele foi o anfitrião e comentarista for International Showtime, cobrindo circo e gelo-shows por toda a Europa. Ameche permaneceu casado com sua esposa Honore de 54 anos, e tiveram seis filhos...Ameche nasceu Dominic Felix Amici em Kenosha, Wisconsin em 31 de maio de 1908. Seu pai Felice Amici foi um bartender da Itália de Montemonaco, Ascoli Piceno, Marche. Sua mãe Barbara Etta Hertel foi de escoceses, irlandeses, e ascendência alemã. Ele tinha três irmãos, Umberto (Bert), James (Jim Ameche), e Louis, e três irmãs.  Ameche frequentou a Universidade de Marquette, Loras College e da Universidade de Wisconsin, onde seu primo Alan Ameche jogou futebol e ganhou o Troféu Heisman em 1954.  Ameche tinha a intenção de estudar Direito, mas ele encontrou theatricals mais interessante e decidiu, em um estágio carreira.
De 1946 a 1949, Ameche, com outras figuras de entretenimento de Los Angeles, incluindo Bing Crosby e Bob Hope, era co-proprietário dos Los Angeles Dons da Conferência Football All-America, um rival para a National Football League a. Ele foi instrumental na formação e levando o grupo de propriedade do ano antes do jogo começou  e, inicialmente, serviu como presidente da equipe.
Ameche era casado com Honore Prendergast de 1932 até sua morte em 1986. Eles tiveram seis filhos. Um deles, Ron Ameche, de propriedade de um restaurante ", Pumpernickel do Ameche" em Coralville, Iowa. Ele tinha duas filhas Connie e Bonnie. Irmão mais novo de Ameche, Jim Ameche, também era um ator bem conhecido. Seu irmão Bert era um arquiteto que trabalhou para a Marinha dos EUA em Port Hueneme, Califórnia, e em seguida, o Serviço Postal dos EUA em Los Angeles, Califórnia...Ameche tinha feito bem em teatro da faculdade na Universidade Marquette e quando um ator principal para uma produção de sociedade por ações de Excesso de Bagagem não apareceu, um amigo o convenceu a ficar na para o ator em falta. Ele gostou da experiência e tem uma vantagem de juvenil em Jerry Para Curta em Nova York, seguido por uma turnê no vaudeville com Texas Guinan até que ela o deixou cair a partir do ato, descartando-o como "muito dura."  Ele fez sua estréia no cinema em 1935 e no final dos anos 1930, havia se estabelecido como um importante ator em Hollywood. Ele apareceu em filmes como Ragtime Band Alexander (1938), como o personagem-título em The Story of Alexander Graham Bell (1939). Isso levou ao uso da palavra, "Ameche", como gíria para telefone em slogans comuns, como observado por Mike Kilen na Cidade Gazette Iowa (8 de dezembro de 1993): "O filme levou uma geração para chamar as pessoas para o telefone com a frase: 'Você é querido na Ameche.' " Em 1940 o filme Go West, Groucho Marx proclama," Telephone Este é 1870, Don Ameche ainda não inventou o telefone ainda? ". Enquanto no filme de 1941 Bola de Fogo, o personagem de Barbara Stanwyck discute o uso de "Ameche" gíria, "Você sabe o que isso significa: Eu vou tirar você no Ameche." Outro destaque foi co-estrelado por Gene Tierney no Céu de Ernst Lubitsch Can Wait, em 1943, um filme nomeado para o Oscar de Melhor Filme. Em 1940, ele foi eleito o 21º estrela mais popular em Hollywood.
Ameche desempenhou tantos papéis baseados em pessoas reais que em uma de suas transmissões de rádio Fred Allen brincou dizendo que "Em breve, Don Ameche estará jogando Don Ameche." Logo depois, em Está no saco! (1945), estrelado por Allen, Ameche realmente jogou-se em uma parte pouco.
Ameche e companheiro veterano ator Ralph Bellamy foram finalmente lançado em John Landis "Trading Places em 1983, jogando irmãos ricos com a intenção de arruinar um homem inocente por causa de uma aposta de um dólar. Em uma entrevista alguns anos mais tarde Larry King Live, co-estrela Jamie Lee Curtis disse que Ameche, um bom ator old-school, foi para todos no set antes do tempo para se desculpar quando ele foi chamado para começar xingando no filme. O sucesso do filme e suas performances cômicas trouxe os dois de volta aos holofotes de Hollywood. O próximo papel de Ameche, em Cocoon (1985), ele ganhou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Ele continuou a trabalhar para o resto de sua vida, incluindo na seqüência, Cocoon: The Return. Ele ganhou bons comentários para o David Mamet / Shel Silverstein escreveu Things Change; o New York Times disse que ele mostrou "... o tipo de grande aplomb quadrinhos que ganha prêmios para atores que não sejam razões sentimentais."  Em 1990, Ameche apareceu em um episódio de The Golden Girls como pai de Rose Nylund. Seus últimos filmes foram Homeward Bound: The Incredible Journey (1993) e Corrina, Corrina (1994), completou apenas alguns dias antes de sua morte...Ameche foi um grande entertainer rádio, ouvido em shows como Empire Builders, o programa Primeira Nighter, Teatro Família e Betty e Bob novela. Depois de suas aparições como apresentador e participante esboço sobre The Edgar Bergen / Charlie McCarthy Show, ele alcançou o sucesso memorável durante a década de 1940, tocando em frente Frances Langford em Os Bickersons, a série de comédia de rádio Philip Rapp sobre um casal casado combativo. Começou na NBC em 1946, movendo-se para a CBS no ano seguinte. Ele também tinha seu próprio programa, The Old ouro Don Ameche Show, na NBC Red no início dos anos 1940.
Ele também teve uma carreira substancial Broadway, com papéis em Silk Stockings, Goldilocks, Holiday for Lovers, Henry, Henry doce, e Our Town.
Papel de televisão mais conhecida de Ameche veio entre 1961 e 1965, quando ele viajou por toda a Europa com uma unidade de fita de vídeo da televisão e equipe de filmagem para cobrir uma diferente circo residente europeu ou gelo show que foi gravado para apresentação em uma série semanal intitulada Internacional Showtime na televisão NBC . Ameche estava presente em cada circo ou show no gelo gravou para a série, e foi visto como apresentador e comentarista. Sua posição "âncora" estava nas arquibancadas no show particular que está sendo gravado. Às vezes, quando uma das estrelas atos de um show particular falava Inglês, Ameche iria entrevistá-lo ou ela ea entrevista se constatar, durante o programa.
Ele também convidado caracterizado em muitas séries de televisão, incluindo a da NBC The Polly Bergen Show e The Pat Boone Chevy Showroom do ABC e drama de circo de Jack Palance, O Maior Espetáculo da Terra, que foi transmitido durante a temporada 1963-1964. Nos últimos anos 1960 e início dos anos 1970, Ameche dirigiu a NBC sitcom da televisão Julia, com Diahann Carroll. Ele também foi palestrante freqüente na versão 1950 do que dizer a verdade.
Após o lançamento de duas comédias 1970 O Boatniks e Suponha que deu uma guerra e ninguém veio, Ameche estava ausente de filmes teatrais para os próximos 13 anos. Sua única aparição em cinema durante esse tempo foi em F for Fake, documentário de Orson Welles sobre hoaxes, quando a 20th Century-Fox erroneamente enviado Welles newsreel filmagens de Ameche identificado erroneamente como metragem de Howard Hughes. Ameche também apareceu em um episódio inicial de Columbo intitulado "apropriado para moldar" (1971).
Por sua contribuição à rádio, Ameche recebeu uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 6313 Hollywood Boulevard e uma segunda estrela em 6101 Hollywood Boulevard por seu trabalho na televisão...Em 6 de dezembro de 1993, Ameche morreu em seu filho Don, casa de Jr. em Scottsdale, Arizona de câncer de próstata  na idade 85. Ele foi cremado e suas cinzas estão enterradas no Cemitério Católico Ressurreição em Asbury, Iowa

Nenhum comentário:

Postar um comentário