quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Atores Hollywoodianos
Sir Ian Holm CBE (nascido em 12 de setembro de 1931) é um ator Inglês conhecido por seu trabalho de palco e muitos papéis no cinema. Ele recebeu o Tony Award 1967 de Melhor Ator em destaque por sua performance como Lenny em The Homecoming eo Laurence Olivier Award 1998 de Melhor Ator por sua atuação no papel-título de Rei Lear. Ele foi nomeado para o Academy Award 1981 de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como atletismo treinador Sam Mussabini em Carruagens de Fogo. Outros papéis em filmes bem conhecidos incluem Ash em Alien, o padre Vito Cornelius em O Quinto Elemento, eo hobbit Bilbo Baggins em O Senhor dos Anéis e O Hobbit série de filmes....Holm nasceu Ian Holm Cuthbert em 12 de Setembro 1931, em Goodmayes, em Essex, de pais escoceses, Jean Wilson (née Holm) e James Harvey Cuthbert. Sua mãe era uma enfermeira, e seu pai era um psiquiatra que trabalhou como superintendente do West Ham Corporação Hospital Mental e foi um dos pioneiros da terapia de choque elétrico. Ele tinha um irmão mais velho, Eric, que morreu em 1943. Holm foi educado no independente Chigwell School, em Essex. Seus pais se retirou para Mortehoe, Devon e, em seguida, Worthing, onde se juntou uma sociedade dramática amadora. A visita ao dentista levou a uma introdução a Henry Baynton, um ator shakespeariano provincial bem conhecido que ajudou Holm trem para a admissão ao Real Academia de Arte Dramática, onde ele garantiu um lugar em 1949. Seus estudos foram interrompidos há um ano mais tarde, quando ele foi chamado para o Serviço Nacional no exército britânico, durante a qual foi enviada para Klagenfurt, Áustria e alcançou o posto de Lance Corporal . Eles foram, então, interrompeu uma segunda vez quando ele se ofereceu para ir em uma excursão na qualidade dos Estados Unidos em 1952. Ele finalmente se formou na RADA em 1953; enquanto lá ele tinha sido oferecido papéis em Stratford "de transporte de lança" e ele ficou lá por 13 anos, graduando-se em breve para papéis mais importantes e abandonar planos de seguir em frente depois de Peter Hall fundou a Royal Shakespeare Company em 1960....Holm era uma estrela estabelecida da Royal Shakespeare Company antes de fazer um impacto na televisão e no cinema. Em 1965, ele jogou Richard III na serialização BBC de a Guerra das Rosas, com base na produção RSC das peças e, gradualmente, fez um nome para si mesmo com pequenos papéis em filmes como Oh! O que uma guerra Lovely (1969), Nicholas e Alexandra (1971), Mary, Queen of Scots (1971) e Young Winston (1972). Em 1967, ele ganhou um prêmio Tony de Melhor Ator caracterizada em um jogo como Lenny em The Homecoming por Harold Pinter. Em 1977, Holm apareceu na mini-série de TV Jesus de Nazaré como o Sadducee Zera, e um marroquino vilão março ou morre. No ano seguinte ele jogou JM Barrie na série de TV BBC premiado The Lost Boys, em que seu filho Barnaby interpretou o jovem George Llewelyn Davies.
Em 1981 ele jogou Frodo Baggins na adaptação rádio BBC de JRR Senhor de Tolkien dos anéis.
Primeiro papel no cinema de Holm a ter um grande impacto foi a do android traiçoeiro, Ash, em Alien de Ridley Scott (1979). Sua interpretação de Sam Mussabini em Carruagens de Fogo (1981), ele ganhou um prêmio especial no Festival de Cannes e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. De volta para casa, na Inglaterra, ele ganhou um prêmio BAFTA, de Melhor Ator Coadjuvante, por Chariots. Na década de 1980, ele teve papéis memoráveis em Time Bandits (1981), Greystoke - A Lenda de Tarzan, Lord of the Apes (1984) e de Terry Gilliam Brasil (1985). Ele jogou Lewis Carroll, autor de Alice no País das Maravilhas no Dreamchild fantasia Dennis Potter-scripted (1985).
Em 1989 Holm foi indicado para o prêmio BAFTA para a série de TV Game, Set e Match. Baseado nos romances de Len Deighton, este conta a história de um oficial de inteligência (Holm) que descobre que sua própria mulher é um espião inimigo. Ele continuou a executar Shakespeare, e apareceu com Kenneth Branagh em Henrique V (1989) e como Polônio de Hamlet de Mel Gibson (1990). Holm foi reunido com Kenneth Branagh em Frankenstein de Mary Shelley (1994), interpretando o pai de Victor Frankenstein de Branagh.
Holm levantou o perfil em 1997, com dois papéis de destaque, como o salientou mas padre gentil Vito Cornelius em O Quinto Elemento e advogado do demandante atormentado em The Sweet Hereafter. Em 2001, ele estrelou em From Hell como o médico Sir William Gull Withey. No mesmo ano, ele apareceu como Bilbo Bolseiro no filme blockbuster de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, tendo anteriormente desempenhado sobrinho de Bilbo Frodo Bolseiro em um 1981 BBC Radio adaptação de O Senhor dos Anéis. Ele reapareceu na trilogia de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), para o qual ele compartilhou um prêmio SAG de Melhor Performance de Elenco em um Filme. Ele reprisou seu papel como o ancião Bilbo Bolseiro no filme O Hobbit: An Unexpected Journey e The Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.
Holm foi nomeado para um Emmy Award duas vezes, para uma transmissão PBS de uma produção do National Theatre de Rei Lear, em 1999; e por um papel coadjuvante no filme da HBO The Last of a loira Bombshells oposto Judi Dench, em 2001. Holm forneceu voice-overs para muitos documentários de televisão britânicos e comerciais.
Holm apareceu em dois filmes de David Cronenberg: Almoço Nu (1991) e eXistenZ (1999). Ele foi o ator favorito de Harold Pinter, o dramaturgo uma vez afirmando: "Ele põe no meu sapato, e ele se encaixa!" Holm jogado Lenny na primeira apresentação da obra-prima de Pinter O regresso a casa.
Ele jogou Napoleão Bonaparte três vezes: primeiro, na série 1972 de televisão Napoleon and Love; seguinte, em uma versão cômica cameo, em Os Bandidos do Tempo de Terry Gilliam de 1981; em terceiro lugar, em 2001, ele interpretou o líder caído e exilado no filme de fantasia A Roupa Nova do Imperador.
Holm foi casado quatro vezes. Seus três primeiros casamentos terminaram em divórcio. Em 1991, ele se casou com sua terceira esposa, a atriz Penelope Wilton, em Wiltshire. Eles apareceram juntos em The Borrowers (1993) na televisão britânica. Eles se divorciaram em 2001. [9] Ele está atualmente casado com a artista Sophie de Stempel, um modelo protegida ea vida de Lucian Freud.
Holm tem cinco filhos; três filhas (Jessica, Sarah-Jane e Melissa) e dois filhos (Barnaby e Henry) de três mulheres, incluindo os dois primeiros de suas quatro esposas.
Ele foi tratado para câncer de próstata em 2001.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário