quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Marion Mitchell Morrison (nascido Marion Robert Morrison, 26 de maio de 1907 - 11 de junho de 1979)., Mais conhecido pelo seu nome artístico John Wayne, era um americano ator, diretor e produtor  Um Academy Award-winner, Wayne estava entre os top bilheteria empates por três décadas.  Um ícone americano duradouro, e figura cultural em todo o mundo  ele sintetizou masculinidade robusta e é famosa por seu comportamento, incluindo a sua voz calma distintivo, a pé, e altura.
Wayne nasceu em Winterset, Iowa, mas sua família mudou-se para a maior área de Los Angeles quando tinha nove anos de idade. Ele se formou em Glendale High School (Glendale, Califórnia). Ele encontrou trabalho em estúdios de cinema locais, quando ele perdeu sua bolsa de futebol para a USC, como resultado de um acidente de bodysurfing. Inicialmente a trabalhar para a Fox Film Corporation, ele apareceu na sua maioria em partes pequenas bits. Seu primeiro papel principal veio em pródiga widescreen épico de Raoul Walsh The Big Trail (1930), o que levou a papéis principais em vários filmes B durante toda a década de 1930, muitos deles no gênero western. Sua carreira se recuperou em 1939, com Stagecoach de John Ford fazendo dele uma estrela popular instante. Wayne viria a estrelar 142 imagens. O biógrafo Ronald Davis diz: ".. John Wayne personificava para milhões herança da fronteira do país Oitenta e três de seus filmes foram Westerns, e neles ele jogou vaqueiros, cavaleiros e solitários invencíveis extraídos do mito da criação central da República"
Entre seus filmes mais conhecidos são posteriores The Quiet Man (1952), no qual ele é um irlandês-americano no amor com uma solteirona de fogo interpretado por Maureen O'Hara; O Searchers (1956), no qual ele interpreta um veterano da Guerra Civil cuja sobrinha (Natalie Wood) é raptado por uma tribo de Comanches em um ataque indiano; Rio Bravo (1959), interpretando um xerife com Dean Martin; The Man Who Shot Liberty Valance (1962), retratando um rancheiro conturbado competindo com o advogado do Leste (James Stewart) para a mão de uma mulher em casamento; True Grit (1969), como um US Marshal bem-humorado que se propõe a vingar a morte de um homem no papel que ganhou seu Oscar Wayne; e O Atirador (1976), seu desempenho tela final, no qual ele interpreta um envelhecimento de cancro que luta pistoleiro. Wayne era um republicano proeminente em Hollywood, apoiando as posições anti-comunistas.  Em junho de 1999, o American Film Institute nomeou Wayne 13ª entre as maiores lendas da tela do sexo masculino de todos os tempos....John Wayne nasceu Marion Robert Morrison em 26 de maio de 1907 na 224 South Second Street em Winterset, Iowa.  O jornal local, Winterset Madisonian relatado na página 4 do 30 de maio de 1907 edição, que Wayne pesava  no nascimento . Seu nome do meio foi logo mudou de Robert Mitchell para quando seus pais decidiram nomear seu próximo filho Robert.... pai de Wayne, Clyde Leonard Morrison (1884-1937), foi o filho do veterano da Guerra Civil Americana Marion Mitchell Morrison (1845-1915). A mãe de Wayne, o ex-Maria "Molly" Alberta Brown (1885-1970), foi a partir de Lancaster County, Nebraska. Ascendência de Wayne incluído escocês, escoceses e irlandeses, irlandeses e Inglês.  Ele foi criado como um presbiteriano.
A família de Wayne mudou-se para Palmdale, Califórnia, e depois em 1916 para Glendale, Califórnia, onde seu pai trabalhava como farmacêutico. Um bombeiro local na estação em sua rota para a escola em Glendale começou a chamá-lo de "Little Duke" porque ele nunca ia a lugar algum sem a sua enorme Airedale Terrier, Duke .  Ele preferiu "Duke" para "Marion" , eo nome pegou para o resto de sua vida.
Wayne participaram Wilson Middle School, em Glendale. Quando adolescente, ele trabalhou em uma sorveteria para um homem que calçados cavalos para os estúdios de Hollywood. Ele também era ativo como um membro da Ordem DeMolay, uma organização de juventude associadas aos maçons. Ele jogou futebol para o time Glendale High School de 1924 campeão da liga.
Wayne aplicada à Academia Naval dos EUA, mas não foi aceito. Ao invés disso, frequentou a Universidade do Sul da Califórnia (USC), com especialização em pré-lei. Ele era um membro dos Cavaleiros de Tróia e Sigma Chi fraternidades.  Wayne também jogou no time de futebol USC sob treinador Howard Jones. Uma lesão na clavícula quebrada cerceada sua carreira de atleta; Wayne mais tarde notou que ele era muito medo de reação de Jones para revelar a verdadeira causa da sua lesão, um acidente de bodysurfing.  Ele perdeu sua bolsa de estudos e, sem fundos, teve de deixar a universidade.
Como um favor para o sul da Cal treinador de futebol Howard Jones, que tinha dado bilhetes Mix para a Universidade do Sul da Califórnia jogos, diretor John Ford e silenciosa estrela de cinema ocidental Tom Mix contratou Wayne como um menino e prop extra.  Wayne mais tarde creditou seu andar, falar e persona à convivência com Wyatt Earp, que era uma boa amizade com Mix.  Wayne logo mudou-se para pequenos papéis, estabelecendo uma amizade de longa data com o diretor que forneceu a maioria desses papéis, John Ford. No início desse período que ele teve, um papel não creditado menor como um guarda no filme Bardelys 1926, o Magnífico. Wayne também apareceu com seus companheiros de equipe USC jogando futebol em Brown de Harvard (1926), O Dropkick (1927), e Salute (1929) e Criador de Columbia dos Homens (filmado em 1930, lançado em 1931).... Enquanto trabalhava para a Fox Film Corporation em papéis bit, Wayne foi dado o crédito na tela como "Duke Morrison" apenas uma vez, em Words and Music (1929). Em 1930, o diretor Raoul Walsh viu mover móveis estúdio, enquanto trabalhava como um menino prop e lançai-o em seu primeiro papel principal em The Big Trail (1930). Por seu nome de tela, Walsh sugeriu "Anthony Wayne", após a Primeira Guerra Revolucionária geral "Mad" Anthony Wayne. A Fox Studios chefe Winfield Sheehan rejeitou-a como soando "muito italiano". Walsh sugeriu, então, "John Wayne". Sheehan concordou, eo nome foi definido. Wayne não estava presente para a discussão Seu salário foi aumentado para US $ 105 por semana.
The Big Trail era para ser o primeiro de grande orçamento espetáculo ao ar livre da era do som, feita em um escalonamento custo de mais de US $ 2 milhões, com centenas de figurantes e amplas vistas do sudoeste americano, ainda em grande parte despovoada no momento. Para aproveitar o cenário de tirar o fôlego, ele foi filmado em duas versões, uma versão de 35 mm padrão e outra no novo processo de filme 70 milímetros Grandeur, usando uma câmera inovadora e lentes. Muitos na platéia que vi em Grandeur se levantaram e aplaudiram. Infelizmente, apenas um punhado de teatros foram equipados para mostrar o filme em seu processo widescreen, eo esforço foi em grande parte desperdiçado. Apesar de ser altamente considerado pelos críticos modernos, o filme foi considerado um enorme fracasso de bilheteria na época.
Após o fracasso comercial de The Big Trail, Wayne foi relegado para pequenos papéis em A-imagens, incluindo de Columbia O Enganador (1931), no qual ele interpretou um cadáver. Ele apareceu na série Os Três Mosqueteiros (1933), uma versão atualizada do romance de Alexandre Dumas em que os protagonistas eram soldados na Legião Estrangeira francesa na África do Norte, em seguida,-contemporânea. Ele desempenhou o papel principal, com o seu nome sobre o título, em muitos westerns de baixo orçamento "Poverty Row", principalmente no Monogram Pictures e seriados para Mascot Pictures Corporation. Por própria estimativa de Wayne, ele apareceu em cerca de 80 dessas óperas cavalo de 1930 a 1939.  Em Riders of Destiny (1933), tornou-se um dos primeiros cowboys cantando de filme, embora através de dublagem.  Wayne também apareceu em alguns dos westerns Três Mesquiteers, cujo título era um jogo no clássico Dumas. Ele foi orientado por dublês em passeios e outras habilidades ocidentais.  Ele e dublê famoso Yakima Canutt desenvolvidos e aperfeiçoados acrobacias e técnicas fisticuffs na tela usado ainda hoje.
Papel da descoberta de Wayne veio com clássico Stagecoach do diretor John Ford (1939). Por causa do registro de status do B-filme e trilha de Wayne em westerns de baixo orçamento ao longo dos anos 1930, a Ford teve dificuldade em obter financiamento para o que era para ser um filme de orçamento-A. Após a rejeição por todos os principais estúdios, a Ford fechou um acordo com o produtor independente Walter Wanger em que Claire Trevor-uma estrela muito maior no faturamento superior recebeu a tempo. Stagecoach foi um enorme sucesso de crítica e financeiro, e Wayne tornou-se uma estrela mainstream. Membro do elenco Louise Platt Créditos Ford dizendo que no momento em que Wayne se tornaria a maior estrela já por causa de seu apelo como o arquetípico "homem comum".
Entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial resultou em um dilúvio de apoio para o esforço de guerra de todos os setores da sociedade, e Hollywood não foi excepção. Wayne foi dispensado do serviço devido à sua idade (34 na época de Pearl Harbor) e situação familiar, classificada como 3-A (adiamento família). Ele repetidamente escreveu John Ford dizendo que queria se alistar, em uma ocasião, perguntando se ele poderia entrar em unidade militar da Ford, mas consistentemente mantido adiá-lo até depois ", ele terminou apenas uma ou duas imagens"  Wayne não tentou para evitar a sua reclassificação como 1-A (projecto elegível), mas foi enfaticamente República Studios resistente a perdê-lo; Herbert J. Yates, Presidente da República, ameaçado Wayne com um processo se ele se afastou de seu contrato,  e Republic Pictures interveio no processo de Serviço Seletivo, solicitando mais diferimento de Wayne
Wayne excursionou US bases e hospitais no Pacífico Sul durante três meses em 1943 e 1944.  com a USO  Por muitas contas, o fracasso de Wayne para servir nas forças armadas foi o mais doloroso experiência de sua vida. Sua viúva mais tarde sugeriu que seu patriotismo em décadas mais tarde surgiu a partir culpa, escrevendo: ". Ele se tornaria um 'SuperPatriot' para o resto de sua vida tentando expiar ficar em casa"
Registros US National Archives indicam que Wayne teve, de fato, fez um pedido  para servir na OSS, o equivalente atual da CIA, e tinha sido aceite dentro boleto alocado do Exército os EUA para o OSS. William Donovan, OSS Commander, escreveu Wayne uma carta informando-o da sua aceitação para a Unidade fotográfica do campo, mas a carta foi para sua ex-esposa casa de Josephine. Ela nunca disse a ele sobre isso.  Donovan também emitiu um Certificado de Serviço de OSS para Wayne.....O filme de Wayne primeira cor foi Shepherd of the Hills (1941), no qual ele co-estrelou com seu amigo de longa data Harry Carey. No ano seguinte, ele apareceu em seu único filme dirigido por Cecil B. DeMille, o épico Technicolor Reap the Wild Wind (1942), no qual ele co-estrelou com Ray Milland e Paulette Goddard; foi uma das raras vezes em que ele jogou um personagem com valores questionáveis. Ele iria aparecer em mais de vinte filmes de John Ford ao longo das próximas duas décadas, incluindo Ela usava uma fita amarela (1949), The Quiet Man (1952), The Searchers (1956), The Wings of Eagles (1957) e A Homem Que Matou o Facínora (1962) com James Stewart: o primeiro filme em que ele chamou alguém "Pilgrim".
Em 1949, o diretor Robert Rossen ofereceu o papel principal de Todos os Homens do Rei para Wayne. Wayne se recusou, acreditando que o script para ser anti-americano de muitas maneiras. Broderick Crawford, que acabou por receber o papel, ganhou o 1949 Oscar de melhor ator masculino, ironicamente batendo Wayne, que havia sido nomeado para Sands of Iwo Jima .
Ele perdeu o papel principal em O Pistoleiro (1950) para Gregory Peck, devido à sua recusa em trabalhar para a Columbia Pictures, porque seu chefe, Harry Cohn, havia anos antes, quando ele era um jogador de contrato jovens maltratados. Cohn tinha comprado o projeto de Wayne, mas rancor de Wayne era muito profundo, e Cohn vendeu o script para a Twentieth Century Fox, que lançou Peck no papel Wayne queria muito, mas para que ele se recusou a dobrar.
Um dos papéis mais populares de Wayne estava na High and the Mighty (1954), dirigido por William Wellman, e baseado em um romance de Ernest K. Gann. Seu retrato de um co-piloto heróico ganhou aclamação generalizada. Wayne também retratou aviadores em Flying Tigers (1942), Flying Leathernecks (1951), Ilha do Céu (1953), The Wings of Eagles (1957), e Jet Pilot (1957).
The Searchers (1956) continua a ser amplamente considerado como o melhor e mais complexo, sem dúvida, o desempenho de Wayne. Em 2006, a revista Premiere correu uma pesquisa de indústria em que interpretação de Ethan Edwards de Wayne foi classificado como o 87o melhor desempenho na história do cinema. Ele nomeou seu filho mais novo Ethan após o caractere.
John Wayne ganhou um Oscar de Melhor Ator True Grit (1969). Isto veio 17 anos depois de sua única outra nomeação. Wayne também foi indicado como o produtor de Melhor Filme para The Alamo (1960), um dos dois filmes que ele dirigiu. O outro era o Boinas Verdes (1968), o único grande filme feito durante a guerra do Vietnã para apoiar a guerra.  Durante as filmagens de Boinas Verdes, as pessoas Degar ou montanheses de do Vietnã Central Highlands, lutadores ferozes contra o comunismo, outorgado Wayne em uma pulseira de latão que ele usava no filme e todos os filmes posteriores.
Em uma tentativa de capitalizar sobre a popularidade de Dirty Harry, Wayne assumiu o papel de detetive corajoso McQ no drama 1,974 crime. Seu último filme foi The Shootist (1976), cujo personagem principal, JB Books, estava morrendo de câncer, a doença para qual o próprio Wayne sucumbiu três anos depois. De acordo com o Internet Movie Database, Wayne fez o papel principal em 142 de suas aparições em filmes.
Batjac, a empresa de produção co-fundada por Wayne, foi nomeado após a empresa de transporte fictício Batjak em Wake of the Red Witch (1948), um filme baseado no romance de Garland Roark. (Um erro de ortografia pelo secretário de Wayne foi deixada em repouso, representando a variação.)  Batjac (e seu antecessor, Wayne-Fellows Productions) era o braço através do qual Wayne produziu muitos filmes para si mesmo e de outras estrelas. Sua mais conhecida produção não foi Wayne Sete Homens From Now (1956), que iniciou a colaboração clássico entre o diretor Budd Boetticher e estrela Randolph Scott.
No Motion Picture Herald Top Ten-Making Money Estrelas Ocidental pesquisa, Wayne foi listada em 1936 e 1939.  Ele apareceu na enquete semelhante Box Office em 1939 e 1940. [35] Embora essas duas pesquisas são realmente uma única indicação da popularidade da série estrelas, Wayne também apareceu no Top Ten Money Makers Poll de todos os filmes 1949-1957 e 1958-1974, tendo o primeiro lugar em 1950, 1951, 1954 e 1971. Com um total de 25 anos na lista , Wayne tem mais aparências do que qualquer outra estrela, batendo Clint Eastwood (21) para o segundo lugar.
Nos anos posteriores, Wayne foi reconhecida como uma espécie de recurso natural americano, e seus vários críticos, de suas performances e sua política, viram-lo com mais respeito. Abbie Hoffman, o radical da década de 1960, fez uma homenagem à singularidade de Wayne, dizendo: "Eu gosto de inteireza de Wayne, o seu estilo. Quanto a sua política, bem suponho que até mesmo homens das cavernas me senti um pouco admiração pelos dinossauros que estavam tentando devorar-los . up " Revendo Os Cowboys (1972), Vincent Canby, do New York Times, que não especial cuidado para o filme, escreveu:" Wayne é, naturalmente, maravilhosamente indestrutível, e ele tornou-se um pai quase perfeita figura. "
Wayne foi casado três vezes e divorciou duas vezes. Ele era fluente em espanhol e suas três esposas, cada um de ascendência hispânica, foram Josephine Alicia Saenz, Esperanza Baur, e Pilar Pallete. Ele teve quatro filhos com Josephine: Michael Wayne (23 de novembro de 1934 - 02 de abril de 2003), Maria Antonia "Toni" Wayne LaCava (25 de fevereiro de 1936 - 06 de dezembro de 2000), Patrick Wayne (nascido em 15 de julho de 1939), e Melinda Wayne Munoz (nascido em 03 de dezembro de 1940). Ele teve mais três filhos com Pilar: Aissa Wayne (nascido em 31 de março de 1956), John Ethan Wayne (nascido em 22 de fevereiro de 1962), e Marisa Wayne (nascido em 22 de fevereiro de 1966).
Vários dos filhos de Wayne entrou na indústria do cinema e da televisão; O filho de Wayne Ethan foi anunciado como John Ethan Wayne em alguns filmes, e jogou um dos protagonistas na atualização de 1990 da série de televisão Adam-12.
Sua stormiest divórcio era de Esperanza Baur, uma ex-atriz mexicana. Ela se convenceu de que Wayne e co-estrela Gail Russell estavam tendo um caso, uma afirmação que tanto Wayne e Russell negado. A noite do filme Angel and the Badman (1947) envolvido, houve a habitual festa para o elenco e equipe, e Wayne chegou em casa muito tarde. Esperanza estava em uma fúria de bêbado no momento em que ele chegou, e ela tentou matá-lo enquanto ele caminhava pela porta da frente.
Wayne teve vários casos de alto perfil, incluindo um com Marlene Dietrich, que durou por três anos e um com Merle Oberon, que durou de 1938 a 1947. Depois de sua separação de sua esposa, Pilar, em 1973, Wayne se envolveu romanticamente e vivia com sua ex-secretária Pat Stacy (1941-1995) até sua morte em 1979.  Ela publicou uma biografia de sua vida com ele em 1983, intitulado Duque:. A Love Story
O cabelo de Wayne começou diluindo nos anos 1940, e ele começou a usar uma peruca até o final daquela década.  Ele foi visto ocasionalmente em público sem a peruca (nomeadamente, de acordo com a revista Life, no funeral de Gary Cooper).  Durante uma aparência amplamente observado na Universidade de Harvard, Wayne foi perguntado por um aluno "Onde você conseguiu esse cabelo falso?" Ele respondeu: "... Não é falso É o cabelo real Claro, não é meu, mas é real"
Um amigo próximo de Wayne, Califórnia congressista Alphonzo Bell, escreveu sobre ele: "personalidade e senso de humor de Duke foram muito perto do que a serra público em geral na tela grande. Ele é talvez melhor mostrado com estas palavras que ele havia gravado em uma placa : "Cada um de nós é uma mistura de algumas boas e algumas não tão boas qualidades Ao considerar o semelhante é importante lembrar as coisas boas ... Devemos abster-se de fazer julgamentos só porque um cara passa a ser um sujo, podre. SOB '".
Wayne biógrafo Michael Munn narrou hábitos de consumo de Wayne.  De acordo com o livro de memórias de Sam O'Steen, cortar à perseguição, os diretores do estúdio sabia filmar cenas de Wayne antes do meio-dia, porque pela tarde, ele "foi um significa bêbado".  Ele tinha sido uma cadeia-fumante de cigarros desde a idade adulta jovem e foi diagnosticado com câncer de pulmão em 1964. Ele passou por uma cirurgia bem sucedida para remover todo o seu pulmão esquerdo  e quatro costelas. Apesar dos esforços dos seus colegas de trabalho para impedi-lo de ir a público com sua doença por medo de que ela iria custar-lhe o trabalho, Wayne anunciou que tinha câncer e apelou ao público para chegar exames preventivos. Cinco anos depois, Wayne foi declarada livre de câncer. Wayne foi creditado com a cunhagem do termo The Big C como um eufemismo para o câncer.
Altura de Wayne foi perenemente descrito como pelo menos 6 ft 4 in (193 cm), Ele era maçom, um Mestre Maçom em Marion McDaniel Lodge No. 56 F & AM, em Tucson, Arizona. Ele se tornou um 32 graus do Rito Escocês Mason e mais tarde se juntou ao Santuário Templo Al Malaikah em Los Angeles. Ele se tornou um membro do Rito de York.  Durante o início dos anos 1960, John Wayne viajou extensivamente para o Panamá, durante a qual ele comprou a ilha de Taborcillo ao largo da costa principal. Ela foi vendida por sua propriedade em sua morte e mudou de mãos várias vezes antes de ser aberto como uma atração turística.
Iate de Wayne, ganso selvagem, era um de seus objetos favoritos. Ele manteve ancorado no porto de Newport e foi listada em os EUA Registro Nacional de Locais Históricos em 2011.
Durante a maior parte de sua vida, Wayne foi um vocalmente proeminente republicano conservador. Inicialmente, um auto-descrito socialista durante seus anos de faculdade, ele votou para presidente democrata Franklin D. Roosevelt na eleição presidencial de 1936 e expressou admiração pelo sucessor de Roosevelt, companheiro presidente democrata Harry S. Truman.  Ele participou na criação do Movimento Imagem Aliança para a Conservação de ideais americanos em fevereiro de 1944 e foi eleito presidente dessa organização em 1947. Um torcedor do anti-comunista e vocal ardente do Comitê de Atividades Antiamericanas da Câmara, em 1952 ele fez Big Jim McLain para mostrar seu apoio a a causa anti-comunista. Documentos soviéticos recentemente desclassificados revelam que, apesar de ser um fã de filmes de Wayne, o líder soviético Joseph Stalin contemplado assassinato de Wayne como resultado de sua política, freqüentemente defendida anti-comunistas.
Wayne encontra o presidente Richard Nixon e Henry Kissinger em San Clemente, Califórnia, julho 1972
Wayne apoiou o vice-presidente Richard Nixon na eleição presidencial de 1960, mas expressou sua visão de patriotismo quando John F. Kennedy ganhou a eleição: "Eu não votei para ele, mas ele é meu presidente, e eu espero que ele faz um bom trabalho. " Ele usou seu poder de estrela icónica para apoiar causas conservadoras, incluindo a reunir apoio para a guerra do Vietnã, produzindo, co-dirigindo, e estrelar o criticamente criticado Os Boinas Verdes em 1968.
Devido à sua enorme popularidade e seu status como o mais famoso estrela republicana em Hollywood, ricos apoiadores Texas Partido Republicano perguntou Wayne funcionar para o escritório nacional em 1968, teve como seu amigo e companheiro ator-senador George Murphy. Ele se recusou, brincando que ele não acreditava que o público iria seriamente considerar um ator na Casa Branca. Em vez disso, ele apoiou corridas de seu amigo Ronald Reagan para governador da Califórnia em 1966 e 1970. Ele foi convidado para ser o companheiro de chapa para Democrática Alabama governador George Wallace em 1968, mas ele rejeitou a oferta  e activamente campanha para Richard Nixon;  Wayne discursou na Convenção Nacional Republicana no dia da abertura, em agosto de 1968. Por um tempo, ele também era um membro do anti-comunista John Birch Society.
Wayne abertamente diferente com o Partido Republicano sobre a questão do Canal do Panamá, como ele apoiou o Tratado do Canal do Panamá, em meados da década de 1970; conservadores queriam os EUA para manter o controle completo do canal, mas Wayne acreditava que os panamenhos tinha o direito de o canal e tomaram partido com o presidente Jimmy Carter e os democratas. Wayne era um amigo íntimo do falecido líder panamenho Omar Torrijos Herrera, e primeira esposa de Wayne, Josephine, foi um nativo do Panamá. Seu apoio do tratado trouxe mensagens de ódio, pela primeira vez em sua vida.
Em maio de 1971, a revista Playboy publicou uma entrevista com Wayne o que resultou em uma tempestade de controvérsias. Wayne expressou seu apoio à Guerra do Vietnã,  e fez manchetes por suas opiniões firmes sobre questões sociais e relações raciais nos Estados Unidos:
Eu acredito na supremacia branca, até que os negros são educados a um ponto de responsabilidade. Eu não acredito que dá autoridade e posições de liderança e julgamento de pessoas irresponsáveis ​​... Eu não sinto que fizemos de errado em tomar este grande país longe de [os nativos americanos] ... Nosso chamado roubar deste país a partir deles era apenas uma questão de sobrevivência. Havia um grande número de pessoas que precisavam de novas terras, e os índios foram egoisticamente tentando mantê-lo por si mesmos.
Na mesma entrevista, Playboy, Wayne também respondeu a perguntas sobre se programas de benefícios, incluindo Medicare e da Segurança Social foram bons para o país:
Eu sei tudo sobre isso. No final dos anos vinte, quando eu era um estudante de segundo ano na USC, eu era um socialista-me, mas não quando eu saí. O garoto universitário médio idealisticamente deseja a todos poderia ter sorvete e bolo para cada refeição. Mas, como ele fica mais velho e dá mais atenção à sua responsabilidade e seu companheiro do homem, ele descobre que ele não pode trabalhar dessa maneira, que algumas pessoas simplesmente não vai levar a sua carga ... Eu acredito em um bem-estar trabalho social programa. Eu não acho que um cara deve ser capaz de sentar-se de costas e receber bem-estar. Eu gostaria de saber por que idiotas bem-educados continuam pedindo desculpas por pessoas preguiçosas e reclamando que pensam que o mundo lhes deve a vida. Eu gostaria de saber por que dar desculpas para covardes que cuspiam nos rostos da polícia e, em seguida, correr atrás das irmãs soluço judiciais. Eu não consigo entender essas pessoas que carregam cartazes para salvar a vida de um criminoso, ainda têm nenhum pensamento para a vítima inocente.
Embora ele se matriculou em um estudo de vacina contra o câncer em uma tentativa de afastar a doença,  Wayne morreu de câncer de estômago em 11 de junho de 1979 no Centro Médico da UCLA, e foi enterrado no cemitério Pacific View Memorial Park, em Corona del Mar, Newport Beach. De acordo com seu filho Patrick e seu neto Matthew Muñoz, um sacerdote nas Califórnia Diocese de Orange, ele se converteu ao catolicismo romano pouco antes de sua morte.  Ele pediu que sua lápide lê "Feo, Fuerte y Formal", um epitáfio Espanhol Wayne descrito no sentido de "feio, forte e digno"  O túmulo, que foi desmarcado por 20 anos, agora está marcada com uma citação de seu controverso 1971 Playboy entrevista:. "Amanhã é a coisa mais importante na vida. Vem para dentro de nós à meia-noite muito limpo. É perfeito quando se chega e se coloca em nossas mãos. Ele espera que nós aprendemos alguma coisa de ontem. "
Entre o elenco ea equipe que filmou o filme de 1956 The Conqueror em local perto de St. George, Utah, 91 desenvolveram algum tipo de câncer em vários momentos, incluindo estrelas Wayne, Susan Hayward e Agnes Moorehead, e diretor Dick Powell. O filme foi rodado no sudoeste do Utah, ao leste de modo geral a favor do vento e do local de recentes do governo dos EUA testes de armas nucleares na região sudeste do Nevada. Muitos afirmam que a precipitação radioativa a partir desses testes contaminou o local de cinema e envenenou a equipe de filmagem trabalhando lá.  Apesar da sugestão de que o câncer 1964 pulmão de Wayne e seu 1979 câncer de estômago resultou de contaminação nuclear, ele acreditava que seu câncer de pulmão para ter sido o resultado de seu hábito do cigarro seis pacotes-a-dia.
Estado duradouro de John Wayne como um norte-americano icónico foi formalmente reconhecido pelo governo dos EUA por concedendo-lhe as duas mais altas condecorações civis. Ele foi reconhecido pelo Congresso dos Estados Unidos em 26 de maio 1979, quando ele foi premiado com a Medalha de Ouro do Congresso. Figuras de Hollywood e líderes americanos de todo o espectro político, incluindo Maureen O'Hara, Elizabeth Taylor, Frank Sinatra, Mike Frankovich, Katharine Hepburn, o general Omar Bradley e Sra, Gregory Peck, Robert Stack, James Arness, e Kirk Douglas, testemunhou ao Congresso do mérito e merecimento deste prêmio. O mais notável foi o testemunho de Robert Aldrich, então presidente do Directors Guild of America, que disse:
É importante para você saber que eu sou um democrata registrado e, que eu saiba, nenhuma das partes os pontos de vista políticos defendidos pela Duke. No entanto, se ele está doente ou saudável descartado, John Wayne é muito além do sharpshooting político normal nesta comunidade. Por causa de sua coragem, sua dignidade, sua integridade, e por causa de seu talento como ator, sua força como líder, seu calor como um ser humano ao longo de sua ilustre carreira, ele tem direito a um local único em nossos corações e mentes. Nesta indústria, que muitas vezes julgar as pessoas, às vezes injustamente, perguntando se eles pagaram suas dívidas. John Wayne pagou suas dívidas mais e mais, e eu estou orgulhoso de considerá-lo um amigo e sou muito a favor do meu governo reconhecer de alguma forma importante a contribuição que o Sr. Wayne fez.
Em 09 de junho de 1980, Wayne foi postumamente condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente Jimmy Carter, em cuja esfera inaugural Wayne apareceu "como um membro da oposição leal", como Wayne descreveu em seu discurso para a reunião.
Em 1998, Wayne recebeu postumamente o Heritage Award Naval pela Fundação Memorial da Marinha dos EUA por seu apoio da Marinha e militar durante a sua carreira no cinema.
Vários locais públicos são nomeados em honra de Wayne, incluindo o John Wayne Airport, em Orange County, Califórnia, onde uma estátua de bronze de nove pés dele fica na entrada; o John Wayne Marina  para o qual Wayne deixou a terra, perto de Sequim, Washington; John Wayne Elementary School (PS 380), em Brooklyn, Nova York, que possui uma comissão mural em mosaico de 38 pés pelo artista Nova Iorque Knox Martin  intitulada "John Wayne e da fronteira americana" e um 100-plus trilha -mile chamado de "John Wayne Pioneer Trail" no Iron Horse State Park de Washington. Um maior do que tamanho real estátua de bronze de um cavalo em cima de Wayne foi erguido na esquina da La Cienega Boulevard e Wilshire Boulevard, em Beverly Hills, Califórnia, nos antigos escritórios da Grande Poupança ocidentais e Loan Corporation, para que Wayne tinha feito um número de comerciais. Na cidade de Maricopa, Arizona, parte da Arizona State Route 347 é nomeado John Wayne Parkway, que atravessa o centro da cidade.
Em 2006, os amigos de Wayne e seu ex-parceiro de negócios Arizona, Louis Johnson, inaugurou o "Louie e os Duke Classics" eventos que beneficiam a Fundação John Wayne Cancer  e da American Cancer Society.  A fim de semana- evento longo cada queda em Casa Grande, Arizona, inclui um torneio de golfe, um leilão de memorabilia de John Wayne, e uma competição roping da equipe.
Várias celebrações tiveram lugar em 26 de maio de 2007, o centenário do nascimento de Wayne. Uma celebração no local de nascimento de John Wayne em Winterset, Iowa, incluídos ceias chuck-wagon, concertos de Michael Martin Murphey e Riders in the Sky, um Revue Wild West no estilo da mostra ocidental selvagem de Buffalo Bill, e um Simpósio Cowboy com co de Wayne -stars, produtores e figurinista. Os filmes de Wayne correu repetidamente no teatro local. A terra era quebrada para o Wayne Birthplace Museum New John e Learning Center em uma cerimônia que consiste em mais de 30 dos membros da família de Wayne, incluindo Melinda Wayne Muñoz, Aissa, Ethan, e Marisa Wayne. Mais tarde naquele ano, o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e Maria Shriver Primeira Dama introduzido Wayne na Califórnia Hall of Fame, localizado no The California Museum for History, Mulheres e das Artes.
Wayne subiu além do reconhecimento típico para um ator famoso ao de um ícone duradouro que simbolizava e comunicada valores e ideais americanos. Por meio de sua carreira, Wayne havia desenvolvido uma imagem maior do que a vida, e como sua carreira progrediu, ele selecionou papéis que não iria comprometer a sua imagem fora da tela. Na época de seu último filme O Atirador (1976), Wayne se recusou a permitir que seu personagem para filmar um homem nas costas como foi originalmente escrita,  dizendo: "Eu fiz mais de 250 fotos e nunca disparou um cara em a parte de trás. Mude-o ".
A ascensão de Wayne para ser o herói de guerra por excelência filme começou a tomar forma, quatro anos após a Segunda Guerra Mundial, quando Sands of Iwo Jima (1949) foi lançado. Suas pegadas no teatro chinês de Grauman em Hollywood foram colocadas em concreto que continha areia de Iwo Jima. Seu status cresceu tão grande e lendária que, quando imperador japonês Hirohito visitou os Estados Unidos em 1975, ele pediu para conhecer John Wayne, o simbólico representação do ex-inimigo de seu país.
Wayne é o único ator a aparecer em todas as edições da Harris Poll anual de a maioria dos atores mais populares de cinema, eo único ator a aparecer na lista depois de sua morte. Wayne tem sido no top ten nesta votação por 19 anos consecutivos, começando em 1994, 15 anos após sua morte.
A Fundação John Wayne Cancer foi fundada em 1985 em homenagem a John Wayne, depois que sua família concedido o uso de seu nome para a luta contínua contra o câncer.  A missão da fundação é "trazer coragem, força e garra para a luta contra a câncer ". A fundação fornece fundos para programas inovadores que melhoram o atendimento ao paciente cancro, incluindo a investigação, a educação, conscientização e apoio.
Com sede na Califórnia Newport Beach, John Wayne Enterprises vende produtos como Kentucky bourbon reta usando a foto de Wayne. Quando a empresa tentou marca a imagem que aparece em uma das garrafas, da Universidade Duke, em Durham, Carolina do Norte entrou com um requerimento de oposição. De acordo com documentos judiciais, Duque tentou três vezes desde 2005 para impedir que a companhia trademarking o nome. A empresa quer que um juiz federal em Orange County, Califórnia, para declarar que as duas marcas pode ser permitido. A queixa da empresa arquivado na corte federal diz que a universidade "não possuem a palavra 'Duke' em todos os contextos para todos os fins." A posição oficial da universidade não é opor-se à imagem de Wayne é usado, mas se a empresa quer usar o nome Duke sem Wayne, a universidade diz: "Também estamos comprometidos em proteger a integridade das marcas registradas da Universidade de Duke."  Richard Howell, um advogado para John Wayne Enterprises, disse que a empresa apoia um acordo de co-utilização, embora ele acreditava que o nome "Duke" seria mais provável associada com Wayne do que com a universidade.
Em 30 de setembro de 2014, o juiz federal David Carter encerrou o processo contra a Universidade de Duke, dizendo que a competência era incorreta.
Entre 1926 e 1976, Wayne apareceu em mais de 170 filmes, e tornou-se uma das maiores estrelas das bilheterias da América. Apenas Clark Gable vendido mais ingressos do que Wayne, embora os preços dos ingressos não foram proporcionais, dado que, embora ambos os atores começaram suas carreiras, ao mesmo tempo, altura carreira de Gable precedida de Wayne por aproximadamente 15 anos.
Em 1948 Wayne foi oferecido o papel de Jimmy Ringo em O Pistoleiro, um script que Columbia Pictures tinha comprado especificamente para ele. Wayne transformou-o para baixo, apesar de ter manifestado um forte desejo de tocar a parte, por causa de sua rivalidade de longa data com o presidente da Columbia, Harry Cohn. Columbia vendeu os direitos para a Twentieth Century Fox, onde o papel foi para Gregory Peck. O último filme de Wayne, O Atirador (1976), é muitas vezes comparado a O Pistoleiro e contém numerosas semelhanças enredo.
Wayne rejeitou o papel principal no filme High Noon 1952 porque ele sentiu a história do filme foi uma alegoria contra a criação de listas negras, que ele apoiou activamente. Em sua entrevista Playboy de maio 1971, Wayne afirmou que considerava High Noon "a coisa mais anti-americano que eu já vi em toda a minha vida", e que ele "nunca se arrepender de ter ajudado run [roteirista Carl Foreman, que foi mais tarde . na lista negra] para fora do país "
Uma lenda urbana diz que Wayne recusou o papel de Matt Dillon na série de televisão de longa duração Gunsmoke e recomendou James Arness vez. Enquanto ele fez sugerir Arness para o papel, e apresentou-o em um prólogo para o primeiro episódio, nenhuma estrela de cinema da estatura de Wayne teria considerado uma série de televisão na época.
Mel Brooks oferecido Wayne uma aparição em Blazing Saddles. Depois de ler o roteiro Wayne se recusou, temendo o diálogo era "muito suja" para a imagem de sua família, mas disse Brooks que ele seria "o primeiro da fila" para ver o filme.
Wayne aceitou inicialmente o papel do Major Reisman em The Dirty Dozen, e pediu Metro-Goldwyn-Mayer para algumas mudanças no roteiro, mas finalmente se retirou do projeto para fazer Os Boinas Verdes. Ele foi substituído por Lee Marvin.
Embora Wayne campanha ativamente para a liderança em Dirty Harry em 1971, a Warner Bros decidiu que aos 63 anos ele era muito velho, e lançou Clint Eastwood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário