quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Eldred Gregory Peck (05 de abril de 1916 - 12 de junho de 2003) foi um ator americano. Uma das estrelas de cinema mais populares do mundo dos anos 1940 aos anos 1960, Peck continuou a desempenhar papéis principais da película até final de 1970. Sua performance como Atticus Finch no filme 1962 To Kill a Mockingbird lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator. Ele também tinha sido nomeado para um Oscar para a mesma categoria de As Chaves do Reino (1944), The Yearling (1946), Acordo de Cavalheiros (1947) e Almas em Chamas (1949). Outros filmes notáveis, ele apareceu em incluir Spellbound (1945), The Paradine Case (1947), Roman Holiday (1953), Moby Dick (1956) (e seus 1.998 minissérie de mesmo nome), Os Canhões de Navarone (1961), Cabo Fear (1962) (e seu remake de 1991 o mesmo nome), How the West Was Won (1962), The Omen (1976) e Os Meninos do Brasil (1978).
Presidente Lyndon Johnson Peck honrado com a Medalha Presidencial da Liberdade em 1969 por seus esforços humanitários da vida. Em 1999, o American Film Institute nomeou Peck entre as maiores estrelas do sexo masculino de todos os tempos, ranking no número 12. Ele foi nomeado para a Lista Internacional Hall of Fame Best Dressed em 1983...Eldred Gregory Peck nasceu em 05 de abril de 1916 em San Diego, Califórnia bairro de La Jolla, filho de Gregory Peck Pérola, um químico nascido em Nova York e farmacêutico, e sua Missouri-nascido esposa Berenice Maria "Bunny". Seu pai era irlandês (materna) e Inglês (paterna) herança,  enquanto sua mãe tinha ascendência escocesa e Inglês.  O pai de Peck era católico romano, enquanto sua mãe convertido em Catolicismo Romano, quando ela se casou com seu pai. Através de sua avó paterna de origem irlandesa Catherine Ashe, Peck estava relacionada com Thomas Ashe, que participou na Páscoa Nascente menos de três semanas depois do nascimento de Peck e morreu enquanto em greve de fome em 1917. Os pais de Peck divorciados pelo tempo que ele tinha seis anos idade; sua avó materna ressuscitou para os próximos anos.
Peck frequentou uma escola católica militar, Academia Militar de St. John, em Los Angeles com a idade de 10. Sua avó morreu enquanto ele estava matriculado lá, e seu pai novamente assumiu sua educação. Aos 14 anos, Peck participaram San Diego High School e viveu com seu pai.  Quando se formou, ele se matriculou brevemente no Colégio San Diego State professor, (agora conhecido como San Diego State University), entrou para a equipe de atletismo, teve seu primeiro teatro e cursos público-falando, e se juntou à fraternidade Epsilon Eta. Ele permaneceu por apenas um ano lectivo, a partir daí obter a admissão a sua faculdade de primeira escolha, da Universidade da Califórnia, Berkeley.  Por um curto período, ele conseguiu um emprego dirigindo um caminhão para uma empresa petrolífera. Em 1936, ele se declarou um estudante pré-médico, em Berkeley, e se formou em Inglês. Estando 6 ft 3 in (1,91 m), ele remou na equipe universidade.
O treinador agindo Berkeley viu Peck como material perfeito para teatro universitário. Peck desenvolveu um interesse em agir e foi recrutado por Edwin Duerr, diretor do Little Theater da universidade. Ele apareceu em cinco jogos durante seu último ano. Embora sua taxa de matrícula foi apenas US $ 26 por ano, Peck ainda lutava para pagar, e teve que trabalhar como um "hasher" (ajudante de cozinha) para a fraternidade Gamma Phi Beta em troca de refeições. Peck diria mais tarde sobre Berkeley que, "foi uma experiência muito especial para mim e para três dos maiores anos da minha vida. Ela me acordou e me fez um ser humano."  Em 1997, Peck doou US $ 25.000 para o equipe de remo Berkeley em honra de seu treinador, o renomado Ky Ebright.
Depois de se formar a partir de Berkeley, com um grau BA em Inglês, Peck deixou cair o nome de "Eldred" e foi para Nova York para estudar na Neighborhood Playhouse com o professor de teatro lendário Sanford Meisner. Ele foi muitas vezes quebrou e às vezes dormia no Central Park.  Ele trabalhou na Feira Mundial de 1939 e como um guia para a radiodifusão televisiva da NBC. Em 1940, Peck aprendi mais da embarcação agindo, trabalhando em troca de comida, no Teatro Barter em Abingdon, Virginia, aparecendo em cinco jogos, incluindo Retrato de Família e na terra como ela é.
Sua carreira nos palcos começou em 1941 quando ele jogou o secretário em uma produção Katharine Cornell da peça de George Bernard Shaw O Dilema do doutor. Infelizmente, a peça estreou em San Francisco apenas uma semana antes do ataque a Pearl Harbor.  Ele fez sua estréia na Broadway como protagonista de Emlyn Williams 'A Estrela da Manhã, em 1942. Seu segundo desempenho Broadway nesse ano foi em The Willow e I com Edward Pawley. Habilidades de atuação do Peck estavam em alta demanda durante a Segunda Guerra Mundial, porque ele era isentos do serviço militar devido a uma lesão nas costas sofrida durante a recepção de dança e movimento lições de Martha Graham, como parte de seu treinamento de ator. Twentieth Century Fox afirmou que ele havia machucado suas costas enquanto remo na universidade, mas nas palavras de Peck: "Em Hollywood, que não acho que uma aula de dança foi macho o suficiente, eu acho. Eu venho tentando endireitar essa história por anos ". Em 1947, Peck co-fundou a La Jolla Playhouse, em sua terra natal, com Mel Ferrer e Dorothy McGuire.  Este teatro da comunidade local e marco (agora em um novo lar na Universidade da Califórnia, em San Diego) ainda vive hoje . Ele atraiu estrelas de Hollywood de filmes em hiato tanto como artistas e simpatizantes entusiasmados desde a sua criação....O primeiro filme de Peck, Dias de Glória, foi lançado em 1944. Ele foi nomeado para o Oscar de Melhor Ator cinco vezes, quatro dos quais vieram em seus primeiros cinco anos de atuação filme: para As Chaves do Reino (1944), The Yearling (1946), Acordo de Cavalheiros (1947), e Twelve O'Clock High (1949).
As Chaves do Reino enfatizou sua presença imponente. Como o agricultor Esdras "Penny" Baxter em The Yearling, sua bem-humorada calor e afeto para com os personagens jogando seu filho e esposa confundido os críticos que haviam sido insistindo que ele era um performer sem vida. Duelo ao Sol (1946) mostrou a sua gama como ator em seu primeiro papel "contra o tipo" como um pistoleiro libidinoso cruel. Acordo de cavalheiros estabelecido seu poder no gênero "consciência social" em um filme que assumiu o anti-semitismo profundamente arraigada, mas sutil da América corporativa de meados do século. Almas em Chamas foi o primeiro de muitos filmes de guerra bem sucedida em que Peck personificou o homem lutador corajoso, eficaz, ainda humano.
Entre seus outros filmes foram Spellbound (1945), The Paradine Case (1947), O Pistoleiro (1950), Moby Dick (1956), O homem do terno cinza de flanela (1956), On the Beach (1959), que trouxe para vida os terrores da guerra nuclear global, Os Canhões de Navarone (1961), e Roman Holiday (1953), com Audrey Hepburn em seu papel premiado com o Oscar. Peck e Hepburn eram amigos íntimos até sua morte; Peck mesmo apresentou-a a seu primeiro marido, Mel Ferrer. Peck mais uma vez associou-se com o diretor William Wyler no épico Western The Big Country (1958), que ele co-produziu. Peck ganhou o Oscar com sua quinta indicação, jogando Atticus Finch, um advogado da era da Depressão e pai viúvo, em uma adaptação para o cinema do romance Harper Lee To Kill a Mockingbird. Lançado em 1962, durante o auge do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos no sul do país, este filme e seu papel eram os favoritos do Peck. Em 2003, o retrato de Atticus Finch do Peck foi nomeado o maior herói de filme dos últimos 100 anos pelo American Film Institute.
Peck serviu como o presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em 1967, Presidente do Conselho de Curadores da American Film Institute 1967-1969, Presidente do Fundo de Alívio de Imagem e Televisão Movimento em 1971, e Presidente Nacional da American Cancer Society em 1966. Foi membro do Conselho Nacional para as Artes, de 1964 a 1966.
Um homem fisicamente poderoso, ele era conhecido por fazer a maioria de suas próprias cenas de luta, raramente usando o corpo ou dublês. Na verdade, Robert Mitchum, seu adversário na tela em Cape Fear, disse sobre o tempo Peck uma vez acidentalmente dei um soco de verdade durante a sua cena final da luta no filme. Ele sentiu o impacto para os dias depois. Raras tentativas de bicar papéis de vilão não foram aclamados. Logo no início, ele interpretou o filho renegado no Duel in the Sun ocidental e, mais tarde em sua carreira, o infame médico nazista Josef Mengele em The Boys from Brasil co-estrelado por Laurence Olivier....Na década de 1980, mudou-se para Peck televisão, onde ele estrelou a minissérie The Blue eo Gray, jogar Abraham Lincoln. Ele também estrelou com Christopher Plummer, John Gielgud, e Barbara Bouchet no filme para televisão The Scarlet e The Black, sobre Monsenhor Hugh O'Flaherty, um padre católico na vida real, no Vaticano, que contrabandeou judeus e outros refugiados de distância dos nazistas durante Segunda Guerra Mundial.
Peck, Mitchum, e Martin Balsam todos tiveram papéis no remake de 1991 Cape Fear dirigido por Martin Scorsese. Todos os três estavam na versão original 1962. No remake, Peck jogou o advogado de Max Cady.
Seu último papel no cinema de destaque também veio em 1991, no dinheiro do outro pessoa, dirigido por Norman Jewison e baseado na peça teatral de mesmo nome. Peck desempenhou um empresário tentando salvar sua empresa contra uma oferta de aquisição hostil por um síndico Wall Street interpretado por Danny DeVito.
Peck aposentado de produção de filmes ativa nesse ponto. Peck passou os últimos anos de sua vida em turnê pelo mundo fazendo palestras em que ele iria mostrar clipes de seus filmes, reminisce, e levam a perguntas da platéia. Ele saiu da aposentadoria para uma versão 1998 minissérie de um de seus filmes mais famosos, Moby Dick, retratando Padre Mapple (interpretado por Orson Welles na versão 1956), com Patrick Stewart como capitão Ahab, o papel desempenhado Peck no anterior filme. Seria sua última apresentação, e ele ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme de Televisão.
Peck tinha sido oferecido o papel do vovô Joe no filme de 2005 Charlie ea Fábrica de Chocolate, mas morreu antes que pudesse aceitá-la. O ator irlandês David Kelly foi dado então a parte.
Em 1947, quando muitas figuras de Hollywood estavam sendo colocados na lista negra para atividades semelhantes, Peck assinaram uma carta lamentando uma investigação Casa Un-American Activities Committee de supostos comunistas na indústria cinematográfica.
Um defensor ao longo da vida do Partido Democrata, Peck foi sugerido em 1970 como um possível candidato Democrata para concorrer contra Ronald Reagan para o cargo de governador da Califórnia. Embora mais tarde ele admitiu que não tinha interesse em ser candidato se a um cargo público, Peck incentivou um de seus filhos, Carey Peck, para concorrer a um cargo político. Carey foi derrotado nas duas vezes por margens magros em corridas em 1978 e 1980 contra o republicano US Representante Bob Dornan, outro ex-ator.
Em uma entrevista com a imprensa irlandesa, Peck revelou que o ex-presidente Lyndon Johnson lhe disse que, se tivesse procurado a reeleição em 1968, tinha a intenção de oferecer Peck o cargo de embaixador dos EUA para a Irlanda - um post Peck, devido à sua irlandês ascendência, disse que ele poderia muito bem ter tomado, dizendo que "[Ele] teria sido uma grande aventura".  biógrafo do ator Michael Freedland consubstancia o relatório e diz que Johnson indicou que sua apresentação da Medalha da Liberdade para Peck talvez compensar sua incapacidade de conferir a embaixada. [20] O presidente Richard Nixon, no entanto, colocado Peck em sua lista de inimigos devido a seu ativismo liberal.
Peck era franco contra a Guerra do Vietnã, mantendo-se favoráveis ​​a seu filho, Stephen, que lutou lá. Em 1972, Peck produziu a versão cinematográfica da peça de Daniel Berrigan A experimentação do Catonsville Nine sobre a acusação de um grupo de manifestantes Vietnã para a desobediência civil. Apesar de suas reservas sobre general americano Douglas MacArthur como um homem, Peck tinha muita vontade de jogar com ele no filme, e fê-lo de MacArthur em 1976.
Em 1978, viajou para Peck Alabama, a definição de To Kill a Mockingbird, para fazer campanha para o Senado dos EU candidato democrata Donald W. Stewart de Anniston, que derrotou o candidato republicano, James D. Martin, um ex-representante dos EUA a partir de Gadsden.
Em 1987, Peck empreendeu os voice-overs para comerciais de televisão de oposição Supremo Tribunal nomeação de juiz conservador Robert Bork do Presidente Reagan.  A nomeação de Bork foi derrotado. Peck também foi um defensor vocal de uma proibição mundial das armas nucleares, e um defensor ao longo da vida do controle de armas.
Em outubro de 1942, casou-se com Peck finlandês nascido Greta Kukkonen (1911-2008), com quem teve três filhos, Jonathan (1944-1975), Stephen (b. 1946), e Paul Carey (b. 1949). Eles se divorciaram em 30 de dezembro de 1955.Durante seu casamento com Greta, Peck teve um breve affair com Spellbound costar Ingrid Bergman.  Ele confessou o caso com Brad Darrach de Pessoas em uma entrevista 1987, dizendo que "Tudo o que posso dizer é que eu tinha um verdadeiro amor por ela ( Bergman), e eu acho que é onde eu deveria parar "... eu era jovem. Ela era jovem. Nós estávamos envolvidos por semanas em trabalho próximo e intenso.
Em 31 de dezembro de 1955, um dia depois de seu divórcio foi finalizado, Peck casado Veronique Passani (1932-2012), um repórter Paris que o havia entrevistado em 1952, antes que ele foi para a Itália para filmar Roman Holiday. Ele pediu a ela para almoçar, seis meses depois e eles se tornaram inseparáveis. Eles tiveram um filho, Anthony Peck (b. 1956),  e uma filha, Cecilia Peck. O casal permaneceu casado até a morte de Gregory Peck. Sua filha Cecilia vive em Los Angeles.
Peck tinha netos dos dois casamentos.
Peck possuía o cavalo Different Class corrida de obstáculos corrida puro-sangue, que correu na Inglaterra. O cavalo foi favorecido para o Grand National 1968, mas terminou em terceiro. Peck era amigos próximos com o presidente francês, Jacques Chirac.
Peck era católico romano e uma vez considerado entrar no sacerdócio. Mais tarde em sua carreira, um jornalista perguntou Peck se ele era um católico praticante. Peck respondeu, "eu sou um católico romano. Não é um fanático, mas eu pratico o suficiente para manter a franquia. Eu nem sempre concordam com o Papa ... há questões que me preocupam, como o aborto, a contracepção, a ordenação de mulheres ... e outros. Seu segundo casamento foi realizado por um juiz de paz, e não a Igreja Católica Romana, porque a Igreja proíbe os casamentos múltiplos sacramentais quando ambos os cônjuges de um casamento sacramental ainda estão vivos e não têm tinha seu casamento original é anulada. Peck era um fundraiser significativo para um amigo sacerdote de sua (Padre Albert O'Hara), e serviu como co-produtor de uma gravação da cassete do Novo Testamento com seu filho Stephen.
Em 12 de junho de 2003, Peck morreu enquanto dormia em casa de broncopneumonia com a idade de 87.  Sua esposa, Veronique, estava ao seu lado.
Gregory Peck está sepultado na Catedral de Nossa Senhora do mausoléu Anjos em Los Angeles, Califórnia. Seu elogio foi lido por Brock Peters, cujo personagem, Tom Robinson, foi defendida por Atticus Finch do Peck em To Kill a Mockingbird.
Peck foi nomeado para cinco Óscares, vencendo uma vez. Ele foi nomeado para o Chaves do Reino (1945), The Yearling (1946), Acordo de Cavalheiros (1947) e Almas em Chamas (1949). Ele ganhou o Oscar de Melhor Ator por seu papel como Atticus Finch no filme 1962 To Kill a Mockingbird. Em 1968 ele recebeu o Prêmio Humanitário Jean Hersholt da Academia.
Peck também recebeu muitos prêmios Globo de Ouro. Ele venceu em 1947 para The Yearling, em 1963, para To Kill a Mockingbird, e em 1999 para o mini-série de TV Moby Dick. Ele foi nomeado em 1978 para os meninos do Brasil. Ele recebeu o prêmio Cecil B. DeMille em 1969, e recebeu o Prêmio Henrietta em 1951 e 1955 para World Film Favorite - Masculino.
Em 1969, o presidente americano Lyndon Johnson Peck honrado com a Medalha da Liberdade, a mais alta honraria civil da nação presidencial. Em 1971, o Screen Actors Guild apresentaram Peck com o Prêmio SAG Life. Em 1989, o American Film Institute deu Peck o Prêmio AFI Life. Ele recebeu o prêmio Globo de Cristal para contribuição artística excepcional para o cinema mundial em 1996.
Em 1986, Peck foi homenageado ao lado da atriz Gene Tierney com o primeiro Donostia Lifetime Achievement Award no Festival de San Sebastian Film Espanha para seu corpo de trabalho.
Em 1987, Peck foi premiado com o Prêmio George Eastman, dada por George Eastman House para distinta contribuição à arte do filme.
Em 1993, Peck foi premiado com um Urso de Ouro honorário no Festival de Cinema Internacional de Berlim 43.
Em 1998, ele foi premiado com a Medalha Nacional das Artes.
Em 2000, Peck foi feito um Doutor em Letras pela Universidade Nacional da Irlanda. Ele foi um patrono fundador da College Dublin Escola de Cinema, onde ele persuadiu Martin Scorsese para se tornar um patrono honorário da Universidade. Peck também foi presidente da American Cancer Society para um curto período de tempo.
Por sua contribuição à indústria cinematográfica, Gregory Peck tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 6100 Hollywood Blvd. Em novembro de 2005 a estrela foi roubado, e desde então tem sido substituído.
Em 28 de abril de 2011, foi realizada uma cerimônia em Beverly Hills, Califórnia comemorando o primeiro dia da emissão de um selo postal comemorativo Peck. O selo é o selo comemorativo 17a nas Lendas de série Hollywood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário