quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



James David Graham Niven (01 de março de 1910 - 29 de julho 1983)  era um ator Inglês e romancista que era popular na Europa e nos Estados Unidos. Ele pode ser melhor conhecida por seus papéis como Squadron Leader Peter Carter em A Matter of Life and Death, como Phileas Fogg em Volta ao Mundo em 80 Dias e como Sir Charles Lytton, também conhecido como "O Fantasma", em The Pink Panther. Ele foi premiado com o Oscar de Melhor Ator por sua atuação em Separate Tables (1958).
Nascido em Londres, Niven participaram Heatherdown Escola Preparatória e Stowe antes de ganhar um lugar no Colégio Militar Real, Sandhurst. Depois de Sandhurst ele foi anunciado um tenente da Highland Light Infantry. Tendo desenvolvido um interesse em agir, ele deixou o Highland Light Infantry, viajou para Hollywood e teve vários papéis menores em filmes. Ele apareceu pela primeira vez como um extra no filme britânico There Goes the Bride (1932). De lá, ele contratou um agente e teve vários pequenos papéis em filmes de 1933-1935, incluindo uma parte não falar em Mutiny da MGM on the Bounty. Isso o levou a mais ampla atenção dentro da indústria cinematográfica e ele foi descoberto por Samuel Goldwyn. Após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, voltou para a Grã-Bretanha Niven e juntou-se ao exército, sendo re-comissão como um tenente.
Niven retomou sua carreira de ator após sua desmobilização, e foi eleito o segundo ator britânico mais popular do Poll 1945 popularidade das estrelas de cinema britânicos. Ele apareceu em A Matter of Life and Death (1946), esposa do Bispo (1947) e Enchantment (1948), todos os quais recebeu elogios da crítica. Niven mais tarde apareceu em The Elusive Pimpernel (1950), A Toast of New Orleans (1950), Happy Go Lovely (1951), Happy Ever After (1954) e Carrington VC (1955) antes de marcar um grande sucesso como Phileas Fogg na produção de Michael Todd de Volta ao Mundo em 80 Dias. Niven apareceu em quase uma centena de filmes, e muitos shows para a televisão. Ele também começou a escrever livros, com considerável sucesso comercial. Em 1982, ele apareceu em finais "Pink Panther" filmes de Blake Edwards 'Trail da Pantera Cor de Rosa e A Maldição da Pantera Cor de Rosa, reprisando seu papel como Sir Charles Lytton...James David Graham Niven nasceu em Belgrave Mansions, Londres para William Edward Graham Niven (1878-1915) e sua esposa, Henrietta Julia Niven.  Ele foi nomeado David para seu nascimento no dia de St David (1 Março). Niven muitas vezes alegou que ele nasceu em Kirriemuir, no condado escocês de Angus em 1909, mas sua certidão de nascimento mostra que este não era o caso.
Henrietta era de ascendência francesa e britânica. Ela nasceu no País de Gales, a filha do oficial do exército William Degacher (1841-1879) por seu casamento com Julia Caroline Smith, filha do tenente-general James Webber Smith. O avô de Niven William Degacher foi morto na Batalha de Isandlwana (1879), durante a Guerra Zulu.  Nascido William Hitchcock, ele e seu irmão Henry tivesse seguido o exemplo de seu pai, Walter Henry Hitchcock, em assumir a sua nome de solteira da mãe de Degacher em 1874.
William Niven, o pai de David, era de ascendência escocesa; seu avô paterno, David Graham Niven, (1811-1884) era de St. Martin, uma vila em Perthshire. William servido no Berkshire Yeomanry na Primeira Guerra Mundial e foi morto durante a Campanha de Gallipoli em 21 de agosto de 1915. Ele foi enterrado em Green Hill Cemetery, Turquia no Memorial Seção Especial no Bloco F. 10.
A mãe de Niven casou-se novamente, para Sir Thomas Comyn-Platt, em Londres, em 1917. Graham Lord, em Niv: O Autorizado Biografia de David Niven, sugeriu que Comyn-Platt e Sra Niven tinha tido um caso durante algum tempo antes da morte de seu marido , e que Sir Thomas pode muito bem ter sido o pai biológico de David Niven, uma suposição que tem algum apoio de seus filhos. Um colaborador do livro de Lord afirmou que a evidência fotográfica do Senhor mostrando uma forte semelhança física entre Niven e Comyn-Platt "parece confirmar estas teorias, embora fotografias muitas vezes pode ser enganosa."
David Niven tinha três irmãos mais velhos:
Margaret Joyce (nascido em Genebra, Suíça, 05 de janeiro de 1900 - 18 de novembro de 1981)
Henry Degacher ("Max"; nascido em Buckland, Berkshire (agora Oxfordshire), 29 de junho de 1902 - Março de 1953)
Grizel Rosemary Graham  (nascido em Belgravia, Middlesex, 28 de novembro 1906-1928 janeiro de 2007)....Escolas particulares de inglês no momento da infância de Niven eram conhecidos por sua disciplina rigorosa e por vezes brutal. Niven sofreu muitos casos de punição corporal, devido à sua inclinação para brincadeiras, que finalmente levou à sua expulsão do Heatherdown Escola Preparatória com a idade de 10½. Isto terminou suas chances de Eton College, um golpe significativo para a sua família. Depois de não conseguir passar no vestibular naval por causa de sua dificuldade com a matemática, Niven participaram Stowe School, uma escola pública recém-criada liderada pelo diretor JF Roxburgh, que era diferente de qualquer dos diretores anteriores do Niven. Atencioso e gentil, ele se dirigiu aos meninos por seu primeiro nome, permitiu-lhes bicicletas e incentivada e alimentada seus interesses pessoais. Niven escreveu mais tarde: "Como ele fez isso, eu nunca saberei, mas ele fez todo menino único em que a escola se sentir que o que ele disse eo que ele fez eram de real importância para o diretor".  Ele freqüentou a Royal Military Colégio em Sandhurst, graduando-se em 1930 com uma comissão como um segundo tenente no Exército regular.
Ele fez bem em Sandhurst, que lhe deu a "oficial e cavalheiro" rolamento que viria a ser sua marca registrada. Ele pediu atribuição para a Argyll e Sutherland Highlanders ou o Black Watch, então, brincando, escreveu no formulário, como sua terceira escolha, "nada, mas o Highland Light Infantry" (porque a HLI usava calças de tartan em vez de kilts). Ele foi designado para a HLI, e seu comentário foi conhecido no regimento. Assim Niven não aproveitar seu tempo no exército. Ele serviu com o HLI por dois anos em Malta e, em seguida, por alguns meses em Dover. Em Malta, ele fez amizade com Roy Urquhart, futuro comandante da Divisão Airborne britânica primeira.
Niven se cansou do exército em tempos de paz. Embora promovido a tenente em 1 de janeiro de 1933,  ele viu nenhuma oportunidade para um maior avanço. Sua decisão final veio a demitir-se depois de uma longa palestra sobre metralhadoras, que estava interferindo em seus planos para jantar com um particularmente atraente jovem. No final da palestra, o orador (a major-general) perguntou se havia alguma dúvida. Mostrando a rebeldia típica de seus primeiros anos, Niven perguntou: "Você poderia me dizer o tempo, senhor? Eu tenho que pegar um trem".
Depois de ser colocado sob close-prisão por este ato de insubordinação, Niven terminar uma garrafa de uísque com o oficial que estava guardando ele: Rhoddy Rose (mais tarde o coronel RLC Rose, DSO, MC). Com a ajuda de Rose, Niven foi permitido escapar de uma janela do primeiro andar. Ele então dirigiu-se para a América. Ao cruzar o Atlântico, Niven renunciou sua comissão por telegrama no dia 6 de setembro de 1933.  Niven, em seguida, mudou-se para Nova York, onde começou uma carreira de sucesso em vendas de uísque, depois que ele teve uma temporada na promoção de rodeio cavalo em Atlantic City . Depois de desvios para Bermuda e Cuba, chegou a Hollywood em 1934...Quando Niven se apresentou na Central Casting, ele aprendeu que ele precisava de uma autorização de trabalho para residir e trabalhar em os EUA Isto significava que Niven teve que deixar os EUA, então ele foi para o México, onde trabalhou como uma "arma-man", limpeza e de polimento os rifles de visitar caçadores americanos. Ele recebeu seu estrangeiro residente Visa do consulado americano quando sua certidão de nascimento chegado da Inglaterra. Ele voltou para os Estados Unidos e foi aceite pela Central Casting como "anglo-saxão Type No. 2008".
Seu papel em Mutiny on the Bounty trouxe para a atenção do produtor de cinema independente Samuel Goldwyn, que o assinou um contrato e estabeleceu sua carreira. Niven apareceu em 19 filmes nos próximos quatro anos. Ele havia papéis secundários em vários filmes importantes-Rose-Marie (1936), Dodsworth (1936), a carga da Brigada Ligeira (1936), O Prisioneiro de Zenda (1937) -e papéis principais em The Dawn Patrol (1938), Three Blind Mice (1938) e Wuthering Heights (1939), atuando ao lado de estrelas como Errol Flynn, Loretta Young e Laurence Olivier. Em 1939, ele co-estrelou com Ginger Rogers na comédia RKO Bachelor Mother, e estrelou como o cavalheiro homônimo arrombador no Raffles.
Niven juntou o que ficou conhecido como o Hollywood Raj, um grupo de atores britânicos em Hollywood que incluiu Rex Harrison, Boris Karloff, Stan Laurel, Basil Rathbone, Ronald Colman, Leslie Howard  e C. Aubrey Smith. De acordo com sua autobiografia, ele e Errol Flynn foram firme amigos e decidiu alugar a casa de Rosalind Russell na 601 North Linden unidade como um apartamento de solteiro. Russell nomeado mais tarde a casa "Cirrose-by-the-Sea".
Depois de a Grã-Bretanha declarou guerra à Alemanha em 1939, Niven voltou para casa e voltou ao Exército. Ele estava sozinho entre as estrelas britânicas em Hollywood em fazê-lo; Embaixada do Reino Unido aconselhou a maioria dos atores para ficar.  Niven foi re-comissionado como tenente da Brigada de Rifle em 25 de Fevereiro de 1940,  e foi designado para um batalhão de treinamento motor. Ele queria algo mais emocionante no entanto, e transferido para o Commandos. Ele foi designado para uma base de treinamento em Inverailort Casa nas Highlands ocidentais. Niven mais tarde reivindicou o crédito por trazer futuro Major General Sir Robert Laycock para os Commandos. Niven ordenou "A" Esquadrão GHQ Liaison regimento, mais conhecido como "O Fantasma". Ele trabalhou com a Unidade de Cinema do Exército. Ele atuou em dois filmes feitos durante a guerra, o primeiro dos poucos (1942) e The Way Ahead (1944). Ambos foram feitas com o objectivo de ganhar apoio para o esforço de guerra britânico, especialmente no trabalho Film Unit do Niven US incluiu uma pequena parte na operação de engano que usou menor ME ator Clifton James para representar o Marechal Montgomery. Durante seu trabalho com a Unidade de Filme, Peter Ustinov, embora um dos argumentistas, teve que posar como batman de Niven. (Ustinov também atuou em O caminho a seguir.) Niven explicou em sua autobiografia que não havia nenhuma maneira militar que ele, como um tenente-coronel, e Ustinov, que tinha apenas um privado, poderiam associar, a não ser como um oficial e seu subordinado , daí a sua estranha "agir". Ustinov mais tarde apareceu com Niven em Death on the Nile (1978).
Niven participou da invasão da Normandia, embora ele foi enviado para França vários dias depois do Dia D. Ele serviu na "Unidade de Sinais Fantasmas", que localizado e relatou as posições inimigas, e manteve comandantes traseiros informados sobre a alteração linhas de batalha. Niven foi postada em um momento de Chilham em Kent. Ele permaneceu de boca fechada sobre a guerra, apesar do interesse público em celebridades em combate e uma reputação de contar histórias. Ele disse uma vez:
Vou, no entanto, dizer-lhe apenas uma coisa sobre a guerra, a minha primeira história e meu passado. Fui convidado por alguns amigos americanos para procurar o túmulo de seu filho perto de Bastogne. Eu achei que eles me disseram que eu iria, mas foi entre 27.000 outros, e eu disse a mim mesmo que aqui, Niven, foram 27.000 razões pelas quais você deve manter a boca fechada depois da guerra.
Ele tinha especial desprezo por esses colunistas de jornais que cobriam a guerra que digitei prosa auto-glorificação e excessivamente floreada sobre suas experiências de guerra escassos. Niven declarou: "Qualquer um que diga uma bala canta passado, cantarola passado, moscas, pings, ou lamentações passado, nunca ouviu falar de um vão crack!" Ele deu alguns detalhes de sua experiência de guerra em sua autobiografia, A Lua é um balão: suas conversas privadas com Winston Churchill, o bombardeio de Londres, e como era entrar na Alemanha com as forças de ocupação. Niven conheceu Churchill em um jantar em fevereiro de 1940. Churchill escolheu-o para fora da multidão e declarou: "Jovem, você fez uma coisa boa para desistir de sua carreira no cinema para lutar por seu país. Mark você, se você não tivesse feito assim -. que teria sido desprezível "
Algumas histórias vieram à tona. Sobre a liderar seus homens em ação, Niven aliviou o nervosismo, dizendo-lhes: "Olha, você rachaduras só tem que fazer isso uma vez. Mas eu vou ter que fazer tudo de novo em Hollywood com Errol Flynn!" Enviada por sentinelas americanos suspeitos durante a Batalha do Bulge, que havia vencido a World Series em 1943, ele respondeu "não tem a menor idéia ... mas eu fiz a co-estrela com Ginger Rogers em Bachelor Mãe!"  Em outra ocasião, perguntado como se sentia a respeito de servir com o exército britânico na Europa, ele teria dito 'Bem, no geral, eu preferiria estar fazendo cócegas em Ginger Rogers tits'.
Niven terminou a guerra como um tenente-coronel. Em seu retorno a Hollywood após a guerra, ele recebeu a Legião de Mérito, uma condecoração militar americana. Apresentado pelo próprio Eisenhower, ele honrou o trabalho de Niven na criação do Programa de Forças Expedicionárias BBC Allied, uma notícia de rádio e estação de entretenimento para as forças aliadas...Niven retomou sua carreira em 1946, agora só em papéis principais. Seus filmes uma questão de vida e morte (1946), a esposa do Bispo (1947), com Cary Grant, e Enchantment (1948) são todos altamente considerado. Em 1950, ele estrelou em The Elusive Pimpernel, que foi feita na Grã-Bretanha e que estava a ser distribuído por Samuel Goldwyn. Goldwyn puxado para fora, eo filme não apareceu em os EUA por três anos. Niven teve uma relação longa e complexa com Goldwyn, que lhe deu sua primeira partida. Mas a disputa sobre The Elusive Pimpernel e demandas de Niven para mais dinheiro levou a uma longa desavença entre os dois na década de 1950.
Durante este período Niven foi em grande parte impedida de os estúdios de Hollywood. Entre 1951 e 1956 ele fez 11 filmes, dois dos quais eram produções da MGM eo resto eram produções britânicas ou independentes de baixo orçamento. No entanto, Niven ganhou um Globo de Ouro por seu trabalho em The Moon Is Blue (1953), produzido e dirigido por Otto Preminger. Em 1955 Cornel Lucas fotografado Niven enquanto filmava no Posto Film Studio em Denham, Buckinghamshire.  A edição limitada de selos postais britânicos foi produzido usando uma das imagens de Lucas tomadas durante esta sessão do retrato. Niven trabalhou na televisão. Ele apareceu várias vezes em vários programas de curto teatro, e foi um dos "quatro estrelas" do seriado dramático da antologia Four Star Playhouse, aparecendo em 33 episódios. O show foi produzido por Quatro Estrelas Television, que foi co-propriedade e fundada por Niven, Dick Powell e Charles Boyer. O show terminou em 1955, mas quatro Star TV tornou-se uma empresa de produção de TV de grande sucesso.
Niven fez sucesso em 1956, quando ele estrelou como Phileas Fogg em produtor Michael Todd A Volta ao Mundo em 80 Dias. Ele ganhou o 1958 Oscar de melhor ator por seu papel como Major Pollock em tabelas separadas, sua única nomeação para um Oscar. Aparecendo na tela para apenas 16 minutos do filme, este continua a ser o mais breve desempenho de sempre a ganhar um Oscar de Melhor Ator. Ele também era um co-anfitrião do 30, 31 e 46 Academy Awards cerimônias. Depois Niven tinha ganhado o Oscar, Goldwyn chamado com um convite para sua casa. Na sala de Goldwyn, Niven notou uma foto de si mesmo no uniforme que ele havia enviado para Goldwyn da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Em tempos mais felizes com Goldwyn, ele tinha observado este mesmo quadro sentado no piano de Goldwyn. Agora, anos mais tarde, a imagem ainda estava exatamente no mesmo local. Como ele estava olhando para a imagem, a esposa de Goldwyn Frances disse "Sam nunca levou-o para baixo."
Com um Oscar para seu crédito, a carreira de Niven continuou a prosperar. Em 1959 ele se tornou o anfitrião de sua própria série de drama de TV, The David Niven Show, que funcionou por 13 episódios que verão. Em seguida, ele apareceu em mais trinta filmes, incluindo The Guns of Navarone (1961) A Pantera Cor de Rosa (1963), Murder by Death (1976), Morte no Nilo (1978) e Os Lobos do Mar (1980).
Em 1964, ele e Boyer apareceu na série de Quatro Estrelas The Rogues. Niven jogado Alexander 'Alec' Fleming, um de uma família de aposentados con-artistas que agora vilões fleece, no interesse da justiça. Este era o seu único papel recorrente na televisão. The Rogues correu por apenas uma temporada, mas ganhou um Globo de Ouro. Em 1965, ele estrelou em Onde os espiões são. Em 1967, ele apareceu como James Bond 007 no Casino Royale. Niven tinha sido a primeira escolha do criador de Bond Ian Fleming para jogar Bond em Dr. No. Casino Royale co-produtor Charles K. Feldman disse mais tarde que Fleming tinha escrito o livro com Niven em mente, e, portanto, tinha enviado uma cópia para Niven.  Niven foi o único ator James Bond mencionado pelo nome no texto dos romances de Fleming. Em A Serviço Secreto de Sua Majestade, Bond visita um resort de esqui exclusiva na Suíça, onde é dito que David Niven é um visitante freqüente e no You Only Live Twice, Niven é referido como o único verdadeiro cavalheiro em Hollywood.
Enquanto Niven foi co-patrocínio do 46º cerimônia do Oscar Anual, um homem nu apareceu atrás dele, a "lista" do outro lado do palco. Niven respondeu "Não é fascinante pensar que provavelmente a única risada que o homem nunca vai entrar em sua vida é por tirando e mostrando seus defeitos?"
Em 1974 ele organizou Mundial de David Niven para London Weekend Television, que perfilado aventureiros contemporâneos, tais como asa-delta, motociclistas e os escaladores de montanha: ele correu por 21 episódios. Em 1975, ele narrou O Remarkable Rocket, uma animação curta baseado em uma história de Oscar Wilde. Em 1979, ele apareceu em Escape to Athena, que foi produzido por seu filho David, Jr. Em julho de 1982, Blake Edwards trouxe Niven volta para aparições em dois finais filmes "Pink Panther" (Trail of the Pink Panther e Curse of the Pink Panther), reprisando seu papel como Sir Charles Lytton. Por esta altura, Niven estava tendo sérios problemas de saúde. Quando o material bruto foi revisto, sua voz era inaudível, e suas linhas tinham de ser apelidado por Rich Little. Niven só soube dele a partir de uma notícia de jornal. Esta foi a sua última aparição no cinema.
Niven escreveu quatro livros. A primeira, Round the Rocks Rugged, (publicada simultaneamente em os EUA sob o título "Once Over levemente") era um romance que apareceu em 1951 e foi esquecido quase imediatamente. Em 1971 ele publicou sua autobiografia, A Lua um balão, que foi bem recebido, vendendo mais de cinco milhões de cópias. Seguiu este com Traga os cavalos vazios em 1975, uma coleção de entreter reminiscências de "Idade de Ouro" de Hollywood na década de 1930 e 40s. Parece agora que Niven contou muitos incidentes a partir de uma perspectiva de primeira pessoa que realmente aconteceu com outras pessoas, especialmente Cary Grant, que ele emprestados e bordados.  Em 1981 Niven publicou um segundo e muito mais bem sucedido romance, ir devagar, Venha Voltar rapidamente, o que foi definido durante e após a Segunda Guerra Mundial, e que se baseou em suas experiências durante a guerra e em Hollywood. Ele estava trabalhando em um terceiro romance no momento de sua morte.
Após um turbilhão o romance de duas semanas, em 1940, casou-se com Niven Primula Susan Rollo (18 de Fevereiro de 1918, Londres - 21 de maio de 1946), a filha aristocrático do advogado britânico William Hereward Charles Rollo, que era um neto do Senhor Rollo 10, e Lady Kathleen Nina Hill, filha do 6º Marquês de Downshire. O casal teve dois filhos: David, Jr. e Jamie. Primula, a quem chamou Primmie, morreu aos 28 anos, apenas seis semanas depois de se mudar para os EUA, de um crânio e lacerações cerebrais fraturados de uma queda acidental na casa em Beverly Hills, Califórnia de Tyrone Power. Enquanto estiver jogando "sardinha", ela caminhou através de uma porta acreditando que levou a um armário. Em vez disso, levou a uma escadaria de pedra para o porão.
Niven recordou isso como o período mais negro da sua vida, anos depois, agradecendo a seus amigos para a sua paciência e tolerância durante este tempo. Ele alegou ter sido tão angustiados que ele pensou por um momento que ele tinha enlouquecido. Na sequência de uma tentativa de suicídio envolvendo uma arma que falhou ao fogo, ele finalmente subiu e voltou ao cinema.
Em 1948 conheceu Niven Hjördis Paulina Tersmeden ( 1919-1997), um modelo de moda sueco divorciados. Ele relatou seu encontro:
Eu nunca tinha visto nada tão bonito em minha, cabelo fino, castanho aloirado altura da vida, se inclinado nariz, boca adorável e os mais enormes olhos cinzentos que eu já tinha visto. Isso realmente aconteceu da maneira que faz quando escritos pelos piores romancistas senhora ... Eu goggled. Eu tive dificuldade em engolir e teve champanhe em meus joelhos.
Eles se casaram seis semanas mais tarde. No entanto, segundo casamento de Niven era tão tumultuada como seu primeiro casamento foi de conteúdo. Em um esforço mal sucedido para trazer harmonia para o casamento, ele e sua esposa aprovou duas meninas, Kristina e Fiona. Mais tarde Kristina disse biógrafo Graham Lord que estava convencido de que ela era criança secreta de Niven por um outro modelo de moda, Mona Gunnarson. Todos os quatro filhos de Niven, assim como muitos de seus amigos, disse que Hjördis Senhor, incapaz de alcançar uma carreira de ator, teve casos com outros homens e se tornou um alcoólatra. Em outubro de 1951, enquanto faisão fotografar com amigos em Nova Inglaterra, Hjördis foi baleado no rosto, pescoço e peito por um membro do grupo de caça. Médicos locais desejavam operar imediatamente para remover o chumbo fino. No entanto, um outro médico aconselhou Niven para permitir que o inchaço do rosto para ir para baixo. Desta forma, sua esposa evitado desfiguração.
Enquanto ela estava convalescendo no Blackstone Hotel, em Nova York, e Niven Hjördis eram vizinhos de porta com Audrey Hepburn, que fez sua estréia na Broadway nessa temporada. Em 1960, durante as filmagens de Por favor, não come as margaridas com Doris Day, Niven e Hjördis separados por algumas semanas, mas depois reconciliados. Hjördis parou de beber álcool durante algum tempo após a morte de Niven em 1983, mas retornou a ela antes de sua própria morte de um acidente vascular cerebral em 1997, aos 78 anos  amigo de Niven Billie Mais observou: "Isto não é tipo, mas quando Hjördis morreu I Não consigo pensar em uma única alma que estava arrependido ". Ao longo da década de 1970, Niven gastou muito de seu tempo em sua casa em Chateau d'Oex, na Suíça, perto da estância de esqui de Gstaad. Ele tinha um grupo fechado de amigos lá, incluindo o ator Roger Moore, escritor William F. Buckley, Jr. e ex-embaixador dos EUA para a França Evan G. Galbraith.
Em 1980, começou Niven sentir cansaço, fraqueza muscular e um gorjeio em sua voz. Seus 1.981 entrevistas sobre os talk shows de Michael Parkinson e Merv Griffin alarmaram a família e amigos; os espectadores se perguntou se Niven ou tinha bebido ou sofreu um acidente vascular cerebral. Ele culpou sua voz um pouco arrastada sobre o cronograma de filmagens do filme que ele vinha fazendo, Better Late Than Never. Ele foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ALS, ou "doença de Lou Gehrig" na Doença do Neurônio Motor e US (MND) no Reino Unido) mais tarde nesse ano. Sua última aparição em Hollywood estava hospedando a 1981 American Film Institute homenagem a Fred Astaire.
Em fevereiro de 1983, usando um nome falso para evitar a publicidade, Niven foi hospitalizada por dez dias, aparentemente por um problema digestivo. Depois, ele voltou para sua moradia em Chateau d'Oex. Sua condição continuou a diminuir, mas ele se recusou a voltar para o hospital, e sua família apoiou sua decisão. Ele morreu em seu chalé em Chateau d'Oex do ALS em 29 de julho de 1983 aos 73 anos, o mesmo dia que seu The Prisoner of Zenda e A Matter of Life and Death co-estrela Raymond Massey.  Ele foi sobrevivido por seus quatro filhos e sua segunda esposa.  Niven é enterrado em Chateau D'Oex Cemetery em Chateau d'Oex, Suíça.
Um serviço de Ação de Graças para Niven foi realizada em St Martin-in-the-Fields, Londres, em 27 de Outubro de 1983. A congregação de 1200 incluiu o príncipe Michael de Kent, Margaret, duquesa de Argyll, Sir John Mills, Sir Richard Attenborough, Trevor Howard , Sir David Frost, Joanna Lumley, Douglas Fairbanks, Jr. e Senhor Olivier.
Biógrafo Graham Lord escreveu que "o maior grinalda, digno do funeral de um Mafia Godfather, foi entregue do carregadores no aeroporto de Heathrow, em Londres, junto com um cartão que dizia:". Para o mais fino cavalheiro que já andou por estas salas Ele fez um porteiro sentir como um rei '. "
Em 1985 Niven foi incluído em uma série de selos postais britânicos, juntamente com Sir Alfred Hitchcock, Sir Charlie Chaplin, Peter Sellers e Vivien Leigh, para comemorar "British Film Year".

Nenhum comentário:

Postar um comentário