James Earl Jones (nascido em 17 de janeiro de 1931) é um ator americano que em uma carreira de mais de 60 anos tornou-se conhecido como "um dos mais ilustres e versáteis da América" atores e "um dos maiores atores da história americana . " Desde sua estréia na Broadway em 1957, Jones ganhou muitos prêmios, incluindo um prêmio Tony e Golden Globe Award por seu papel em The Great White Hope. Jones ganhou três Emmy Awards, incluindo dois no mesmo ano, em 1991, e ele também ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em um papel principal na versão cinematográfica de A Grande Esperança Branca. Ele também é conhecido por sua dublagem, mais notadamente como Darth Vader na série de filmes Star Wars e Mufasa no filme da Disney O Rei Leão, assim como muitos outros papéis cinema, teatro e televisão.
Como uma criança Jones tinha uma gagueira. Em seu episódio de biografia, ele disse que superou a aflição através da poesia, falar em público, e de agir, ainda que durou vários anos. A pré-med major na faculdade, ele passou a servir no exército dos Estados Unidos durante a Guerra da Coréia, antes de prosseguir uma carreira de ator.
Em 12 de novembro de 2011, ele recebeu um Oscar honorário....James Earl Jones nasceu em Arkabutla, Mississippi em 17 de janeiro de 1931, filho de Robert Earl Jones (1910-2006), um ator, pugilista, mordomo e motorista que deixou a família logo após o nascimento James Earl, e sua esposa Ruth (Connolly) Jones, um professor e empregada doméstica. Jones e seu pai reconciliado muitos anos depois. Jones foi criado por seus avós maternos, os agricultores John Henry e Maggie Connolly. Seus pais eram ambos Africano-Americano, e ele disse que ele também tem ascendência irlandesa e americana nativa.
Jones descreveu sua avó, Maggie, como "a pessoa mais racista que eu já conheci", obrigando-o a desenvolver seu próprio pensamento independente. Sua avó era de Cherokee, Choctaw, e ascendência negra.
Ele se mudou para a fazenda de seus avós em Jackson, Michigan, quando ele tinha cinco anos, mas a transição foi traumática e ele desenvolveu uma gagueira tão grave que ele se recusou a falar. Quando se mudou para Brethren, Michigan, nos últimos anos, um professor nas escolas Irmãos ajudou a superar sua gagueira. Ele permaneceu mudo funcionalmente por oito anos, até que ele entrou no colegial. Ele credita seu professor de Inglês, Donald Crouch, que descobriu que ele tinha o dom de escrever poesia, com a ajuda dele terminar seu silêncio. Crouch pediu-lhe para desafiar a sua pouca inclinação para falar. "Eu era um gago. Eu não podia 't falar. Então, meu primeiro ano da escola foi o meu primeiro ano de mudo, e, em seguida, aqueles anos mudo continuou até que eu cheguei ao ensino médio. "
Depois de ser educado na escola de Browning para os meninos em seus anos de colégio e se formar na High School, em Brethren Brethren, Michigan, Jones frequentou a Universidade de Michigan, onde ele foi inicialmente um grande Ele se juntou ao treinamento pré-med. Reserve Officer Corps, e se destacou. Ele sentiu confortável dentro da estrutura do ambiente militar, e se a camaradagem de seus companheiros cadetes na Equipe de broca Pershing Rifles e Espada Lâmina e Honor Society. Durante o curso de seus estudos, Jones descobriu que ele não era talhado para ser um médico. Em vez disso, ele se concentrou em teatro na Universidade de Michigan Escola de Música, Teatro e Dança com o pensamento de fazer algo que gostava, antes, ele assumiu, ele teria que sair para lutar na Guerra da Coréia. Após quatro anos de faculdade, Jones se formou na universidade em 1955.
Com a guerra intensificando na Coréia, Jones deverá ser enviado para a guerra, logo que ele recebeu sua comissão como um segundo tenente. Enquanto esperava que suas ordens, ele trabalhou como um part-time equipe de palco mão no teatro Ramsdell em Manistee, Michigan, onde ele já havia realizado. Jones foi encomendado em meados de 1953 e relatado para Fort Benning para participar de oficiais de infantaria Curso Básico. Atendeu então Ranger School e recebeu seu Tab Ranger (embora ele declarou durante uma entrevista na BBC The One Show, exibido em 11 de novembro de 2009, que ele "lavadas" de formação Ranger). Ele foi inicialmente para denunciar a Fort Leonard Wood, mas sua unidade foi enviada em vez de estabelecer um comando frio treinamento tempo no antigo acampamento Hale perto de Leadville, Colorado. Seu batalhão tornou-se uma unidade de treinamento no terreno acidentado das Montanhas Rochosas. Jones foi promovido a primeiro-tenente antes de sua descarga. Em seguida, ele se mudou para Nova York, onde estudou no American Theatre Wing, trabalhando como zelador para se sustentar.....Jones começou sua carreira de ator no teatro Ramsdell em Manistee, Michigan. Em 1953, ele era um carpinteiro palco. Durante as temporadas 1955-57 ele era um ator e diretor de palco. Ele realizou seu primeiro retrato de Otelo de Shakespeare neste teatro em 1955. Seu início de carreira também incluiu uma aparição na série de antologia rádio ABC Teatro-Five......Jones é um ator de teatro realizado; ele ganhou prêmios Tony em 1969 por A Grande Esperança Branca e em 1987 para Cercas. Ele já atuou em muitos papéis shakespearianos: Otelo, Rei Lear, Oberon, em Sonho de Uma Noite de Verão, Abhorson em Medida por Medida, e Claudius em Hamlet. Jones jogou Lennie na Broadway em 1974 Brooks Atkinson Theatre produção da adaptação da novela de Steinbeck, "Of Mice and Men", com Kevin Conway como George e Pamela Blair como a esposa de Curley. Ele recebeu Kennedy Center Honors, em 2002.
Em 7 de abril de 2005, James Earl Jones e Leslie Uggams dirigiu o elenco em uma versão Africano-Americano remontagem da Broadway de On Golden Pond, dirigida por Leonard Foglia e produzido por Jeffrey Finn.
Em fevereiro de 2008, ele estrelou na Broadway como Big Daddy em uma limitado-corrida, todo-Africano-Americano produção de Pulitzer Prize-winning Cat drama de Tennessee Williams em Teto de Zinco Quente, dirigido por Debbie Allen e montado no Teatro Broadhurst.
Em novembro de 2009, James reprisou o papel de Big Daddy em Gata em Telhado de Zinco Quente no Teatro Novello no West End de Londres. Esta produção também é estrelado por Sanaa Lathan como Maggie, Phylicia Rashad como Big Mamma, e Adrian Lester como tijolo.
Em outubro de 2010, Jones voltou aos palcos da Broadway em Driving Miss Daisy de Alfred Uhry juntamente com Vanessa Redgrave no Teatro Ouro.
Em novembro de 2011, Jones atuou em Conduzindo Miss Daisy, no West End, em Londres, e em 12 de novembro recebeu seu Oscar honorário na frente do público no teatro do Wyndham, que foi apresentado a ele por Ben Kingsley.
Em março de 2012, Jones fez o papel de Presidente Art Hockstader em Gore Vidal é o melhor homem na Broadway no teatro Schoenfeld. Ganhando Jones uma indicação ao Tony de Melhor Performance em um papel de liderança em um jogo. A peça também estrelou Angela Lansbury, John Larroquette (como candidato William Russell), Candice Bergen, Eric McCormack (como o senador Joseph candidato Cantwell), Jefferson Mays, Michael McKean e Kerry Butler, com direção de Michael Wilson.
Em 2013, Jones atuou ao lado de Vanessa Redgrave em uma produção de Much Ado About Nothing dirigido por Mark Rylance no The Old Vic, em Londres.
Seu primeiro papel no cinema foi como um jovem e aparar o tenente Lothar Zogg, o B-52 bombardeiro em Dr. Strangelove or: Como Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba em 1964. Em 1967 Jones interpretou um líder cirurgião e Haiti rebelde em Os Comediantes.
Seu primeiro papel no cinema estrelando veio com seu retrato de boxer Jack Jefferson em 1970 de A Grande Esperança Branca; uma reprise do papel que ele tinha realizado na Broadway jogar, que foi baseado na vida do boxeador Jack Johnson. Por seu papel, Jones foi nomeado Melhor Ator pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fazendo dele o segundo performer masculino Africano-Americano (após Sidney Poitier) para receber uma nomeação.
Em 1974, Jones co-estrelou com Diahann Carroll no filme Claudine, a história de uma mulher que levanta seus seis filhos sozinho depois de dois fracassados e uma "quase" casamento.
Jones também interpretou o vilão Thulsa Doom em Conan, o Bárbaro ", poucas roupas" Johnson no John Sayles 'Matewan, o autor Terence Mann no Campo dos Sonhos, o vizinho temia Mr. Mertle em The Sandlot, o rei Jaffe Joffer em Coming to America, reverendo Stephen Kumalo em Cry, o amado país, Raymond Lee Murdock em uma coisa de família, e vice-almirante James Greer em A Caçada ao Outubro Vermelho, Jogos Patrióticos e Clear and Present Danger, entre muitas outras funções.
Jones também é conhecida como a voz de Darth Vader em 1977 o filme Star Wars e suas seqüelas O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983). Darth Vader foi retratado no traje por David Prowse na trilogia de filmes, com Jones dublagem diálogo de Vader na pós-produção, porque forte sotaque West Country de Prowse foi considerado inadequado para o papel por George Lucas. No seu pedido, Jones foi creditado para o versões originais dos dois primeiros filmes de Star Wars, embora mais tarde ele seria creditado para o primeiro filme em seu "Special Edition" re-lançamento de 1997 Como ele explicou em uma entrevista de 2008.:
Quando Linda Blair fez a menina de O Exorcista, eles contrataram Mercedes McCambridge para fazer a voz do diabo saindo dela. E houve controvérsia quanto ao facto de a Mercedes deve obter crédito. Eu era alguém que pensei que não, ela tinha apenas efeitos especiais. Então, quando chegou a Darth Vader, eu disse: não, eu sou apenas efeitos especiais. Mas tornou-se tão identificado que pela terceira, eu pensei, OK eu vou deixá-los colocar meu nome nele.
Embora sem créditos, voz Jones 'é possivelmente ouvida como Vader na conclusão de Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005). Quando especificamente perguntou se ele havia fornecido a voz, possivelmente a partir de uma gravação anterior, Jones disse Newsday: ".. Você teria que perguntar a Lucas sobre isso eu não sei"
Seus outros papéis de voz incluem Mufasa em 1994 animado filme da Disney O Rei Leão e sua sequência direct-to-video, O Rei Leão II: O Orgulho de Simba. Arquivar gravações do filme seria usado mais tarde para a versão em Inglês do 2006 video game Kingdom Hearts II, já que o próprio Jones não reprisar o papel. Ele também expressou o Imperador da Noite em Pinóquio eo Imperador da Noite e Ommadon em Flight of Dragons.
Em 1990, Jones realizou um trabalho de voz para Os Simpsons primeiro "Treehouse of Horror" especial de Halloween, em que ele era o narrador para a versão dos Simpsons do poema de Edgar Allan Poe "The Raven". Em 1992, Jones foi muitas vezes visto como o anfitrião no monitor de vídeo no SeaWorld Orlando, na Flórida, EUA.
Em 1996, ele recitou o poema de beisebol clássico "Casey at the Bat" com a Orquestra Pops Cincinnati, e, em 2007, antes de um jogo em casa Philadelphia Phillies em 1 de Junho de 2007.
Ele também fez o tagline CNN: "Este é CNN", bem como "Esta é CNN International", ea abertura para o show da manhã, da CNN, New Day.
Jones também foi um porta-voz de longa data para a Bell Atlantic e mais tarde Verizon. A abertura para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2000 e 2004, da NBC; "Big PI in the Sky" (Deus) no jogo de computador sob uma lua Killing; um filme Claymation sobre a criação; e em vários outros pontos do convidado em Os Simpsons.
Jones narrado todos os 27 livros do Novo Testamento, no livro de áudio James Earl Jones Lê a Bíblia.
Em 2014, Jones reprisou seu papel de voz de Darth Vader para um prólogo estendida destaque na transmissão ABC do primeiro episódio de Star Wars Rebels. Ele continuará expressando Vader em Temporada 2.
Jones tem a distinção de ser o único ator a ganhar dois Emmys, no mesmo ano, em 1991 como Melhor Ator por seu papel em fogo de Gabriel e como Ator Coadjuvante por seu trabalho em onda de calor.
Jones retratou a versão mais antiga do autor Alex Haley, nas raízes de televisão mini-série: as próximas gerações; general comandante do GDI James Solomon nas sequências do vídeo game Command & Conquer live-action: Tiberian Sun; e policial viúva Neb Langston no programa de televisão Under One Roof, pelo qual recebeu uma indicação ao Emmy. Ele também apareceu na televisão e publicidade na rádio a Verizon Business DSL e DSL Verizon Online a partir Verizon Communications.
Jones apareceu na temporada 1963-1964 da televisão em um episódio da série de drama da ABC, sobre a vida da faculdade, Channing, estrelado por Jason Evers e Henry Jones. Ele apareceu na novela Guiding Light. Ele retratou Thad Verde sobre "Mathnet", uma paródia de Dragnet que apareceu no programa PBS Square One Television.
Em 1969, Jones participou em fazer filmes de teste para séries educação Sesame Street infantil; estes shorts, combinados com segmentos de animação, foram mostradas a grupos de crianças para avaliar a eficácia do formato Sesame Street, em seguida,-inovador. Como citado por notas de produção incluídos no DVD liberar Sesame Street: Old School 1969-1974, o curta que teve o maior impacto com o público de teste foi um mostrando careca Jones contando lentamente até dez. Este e outros segmentos que caracterizam Jones foram finalmente foi ao ar como parte da série em si Sesame Street quando estreou mais tarde, em 1969, e Jones é frequentemente citado como o primeiro convidado da celebridade nessa série, embora um segmento com Carol Burnett foi o primeiro a realmente ser transmitido.
Ele tem desempenhado personagens principais na televisão em três séries. Primeiro, ele apareceu no drama de curta duração polícia CBS Paris, que foi ao ar durante o outono de 1979. Esse show foi notável como o primeiro programa em que Steven Bochco serviu como produtor executivo. O segundo show foi ao ar na ABC entre 1990 e 1992, a primeira temporada que está sendo intitulado fogo de Gabriel eo segundo (depois de uma revisão formato) Prós e contras.
Em ambos os formatos de que show, Jones jogou um ex-policial injustamente condenado por assassinato que, após a sua libertação da prisão, tornou-se um detetive particular. Em 1995, Jones atuou em Under One Roof como Neb Langston, um policial Africano-Americano viúvo compartilhando sua casa em Seattle com sua filha, seu filho casado com os filhos, eo filho recém-adotado de Neb. O show foi uma substituição a meio da época e durou apenas seis semanas.
De 1989 a 1993, Jones serviu como o anfitrião da série de TV infantil Long Ago and Far Away.
Em 1996, James estrelou no drama da CBS Touched by an Angel como os anjos dos anjos no episódio "asas cortadas". Em 1998, Jones estrelou o programa sindicado amplamente aclamado Um Momento Americano (criado por James R. Kirk e nona onda Productions). Jones assumiu o papel deixado por Charles Kuralt, após a morte de Kuralt. Ele também fez uma aparição em um episódio penúltimo de Lois & Clark: The New Adventures of Superman e tem em tais sitcoms como Frasier da NBC e Will & Grace, da CBS Two and a Half Men, eo drama WB Everwood-estrelou hóspede. Jones também emprestou sua voz para uma parte narrativa no Adam Sandler comédia Click, lançado em junho de 2006. Sua voz também é usado para criar uma versão em áudio do Rei James Novo Testamento.
Em 2009, convidado Jones estrelou o drama médico Fox House, MD, na estação 6, episódio 4, intitulado "The Tyrant", como um ditador brutal Africano chamado Dibala que ficou doente. O ditador tinha feito ameaças de limpeza étnica contra uma minoria étnica, a Sitibi, ea equipe lida com questões éticas de tratamento de um potencial assassino em massa.
Em 2013-14 ele apareceu ao lado de Malcolm McDowell em uma série de comerciais para a Sprint em que os dois recitado telefônicas e mensagens de texto de conversas mundanas de uma forma dramática.
Jones apareceu como ele mesmo na época 7 episódio de The Big Bang Theory, intitulado "A Convenção Conundrum".
Jones era casado com a atriz americana / cantor Marie Julienne; eles não tinham filhos. Desde 1982 ele foi casado com a atriz Cecilia Hart, com quem tem um filho, filho Flynn Earl Jones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário