quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



James Oliver Cromwell (nascido em 27 de janeiro de 1940) é um ator de cinema e televisão norte-americana. Alguns de seus filmes mais notáveis incluem Babe (1995), pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Star Trek: First Contact (1996), LA Confidential (1997), The Green Mile (1999), Cowboys do Espaço (2000), a soma de todos os medos (2002), I, Robot (2004), o Artista (2011), ea série de televisão Six Feet Under (2003-2005), 24 (2007), American Horror Story: Asylum (2012) e Halt and Catch Fire (2015).
Ele foi nomeado para um Oscar, quatro Emmy Awards e quatro Screen Actors Guild Awards durante a sua carreira. Ele ganhou o Prêmio 2013 Tela canadense de Melhor Ator por seu papel no ainda é minha e do 2013 Primetime Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme por seu papel em American Horror Story:. Asylum .....Cromwell nasceu em Los Angeles, Califórnia, e cresceu em Manhattan, Nova York. Ele é o filho da atriz Kay Johnson e ator, diretor e produtor John Cromwell, que estava na lista negra durante a era McCarthy.  Ele tem Inglês, Alemão, Irlandês, e ascendência escocesa.  Foi educado no The Hill School, Middlebury College e Carnegie Institute of Technology (agora Carnegie Mellon University). Como seus pais, ele foi atraído para o teatro, em tudo, desde Shakespeare a peças experimentais.
Primeira apresentação televisiva de Cromwell estava em um episódio de 1974 de The Rockford Files jogar Terry,  um instrutor de tênis. Algumas semanas mais tarde, que começou um papel recorrente como estiramento Cunningham em All in the Family. Em 1975, ele teve seu primeiro papel principal na televisão como Bill Lewis na vida curta Hot l Baltimore, e um ano mais tarde, ele fez sua estréia no cinema no clássico detetive paródia assassinato de Neil Simon by Death.
Em 1980, Cromwell co-estrelou no episódio de duas partes "Laura Ingalls Wilder" da série de longa duração televisão Little House on the Prairie. Ele jogou Harve Miller, um dos Almanzo Wilder velhos amigos do (Dean Butler).
Embora Cromwell continuou com o trabalho de televisão regular ao longo da década de 1980, ele fez aparições em filmes para seus papéis coadjuvantes em filmes do tanque e A Vingança dos Nerds. Ele estrelou na comédia Night Court, jogando um doente mental, juntamente com o ator Predator Kevin Peter Hall. Ele havia estrelado por papéis na década de 1990 aclamado pela crítica filmes Babe (1995), O Povo Contra Larry Flynt (1996), LA Confidential (1997), The Green Mile, e neve caindo sobre Cedars (ambos 1999). Ele também interpretou o Dr. Cochrane Zefram em Star Trek: First Contact (1996) e Star Trek: Piloto de Empresa Broken Bow (Star Trek: episódio Empresa "In a Mirror, Darkly" posteriormente reutilizados alguns o primeiro contato metragem)  Ele também apareceu em outros papéis de Star Trek, na série de televisão The Next Generation e Deep Space Nine, embora não tão Cochrane (suas aparições em esses shows antecedeu seu papel no Primeiro Contato); ele nos episódios, incluindo "The Hunted", "Birthright" (Parte I e II) e "Starship Down" guest-estrelou. Ele também jogou O coronel na Dreamworks Spirit: Stallion of the Cimarron.
Cromwell teve sucessos adicionais na televisão ao longo de sua carreira. Seu papel como jornal magnata William Randolph Hearst no filme para televisão RKO 281 lhe rendeu uma indicação ao Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante em Filme para Televisão. No ano seguinte, ele recebeu sua segunda indicação ao Emmy Award para jogar Bishop Lionel Stewart na NBC drama médico ER série. Em 2004, ele co-estrelou como o ex-presidente D. Fio Newman no episódio The West Wing "A Stormy Present". De 2003 a 2005, Cromwell jogou George Sibley na série dramática da HBO Six Feet Under, que lhe valeu sua terceira indicação ao Emmy Award em 2003. Junto com o resto de seus colegas de elenco, ele também foi indicado a dois Screen Actors Guild Award de Melhor Elenco em Série Dramática em 2005 e 2006. No ano seguinte, Cromwell jogou o príncipe Philip, duque de Edimburgo em A Rainha (2006), que ganhou Helen Mirren um Oscar de Melhor Atriz. Ele também estrelou como Phillip Bauer, pai do protagonista Jack, na sexta temporada da série de drama Fox thriller de 24.
Em outubro de 2007, Cromwell interpretou o papel principal de James Tyrone Sr. em produção de A Viagem de Longo Dia de Eugene O'Neill em Noite do Druid Theatre Company, no Gaiety em Dublin como parte do 50º aniversário do Ulster Bank Dublin Theatre Festival.  Nesse mesmo ano, ele recebeu o Prêmio Memorial King Vidor do San Luis Obispo International Film Festival por suas realizações artísticas em filme. Mais recentemente, Cromwell jogou George Herbert Walker Bush, em W., de Oliver Stone (2008), que narra a ascensão ao poder de seu filho até a invasão do Iraque em 2003. Em uma entrevista, revelou que Cromwell pedra tinha originalmente oferecido o papel de Warren Beatty e Harrison Ford.
Cromwell tem sido um defensor de causas progressistas, particularmente nas causas dos direitos dos animais. No final dos anos 1960, ele era um membro do "Comitê de Defesa dos Panteras", um grupo organizado para defender 13 membros do Partido dos Panteras Negras que tinha sido preso em Nova York sob a acusação de conspiração. Todos os treze acabaram por ser libertados. Em uma entrevista de 2004 com CNN.com, Cromwell elogiou os Panthers.  Ele se tornou um vegetariano em 1974 depois de ver um curral no Texas e experimentar o "cheiro, terror e ansiedade." Ele se tornou um vegano ético ao jogar o caráter do fazendeiro Hoggett no filme Babe in 1995.  Ele fala freqüentemente sobre questões relativas a crueldade animal para a PETA, em grande parte, o tratamento de suínos . No livro Dinheiro Men, autor Jeffrey Birnbaum descreve como John McCain passou fora do seu caminho para atender Cromwell como ele defendeu em Capitol Hill para o financiamento da educação artística do nativo americano. Ele serviu como o narrador da Fazenda curta-metragem para frigorífico, um documentário produzido pela Mercy for Animals.  Em uma outubro 2008 entrevista, ele atacou fortemente o Partido Republicano ea administração de George W. Bush, dizendo que sua política externa seria "quer nos destruir ou todo o planeta."
Cromwell é conhecido por sua alta estatura; às 6 ft 7 in (2,01 m), ele é o ator mais alto nomeado para um Oscar. Seu filho John é ainda mais alto, situando-se em uma altura de 6 pés 8 pol (2,03 m).  No filme de 2012 Memorial Day John interpretou o jovem Bud Vogel, enquanto James jogou-o como um avô,  e ambos Cromwells aparecer como o mesmo personagem em diferentes idades na 2 ª temporada de American Horror Story (2012), e uma estação de Traição (2013).
Ele era casado com Ann Ulvestad de 1976 a 1986. Eles tiveram três filhos. Ele se casou com sua segunda esposa, a atriz Julie Cobb, em 29 de maio de 1986. Esse casamento acabou em divórcio em 2005.  Em 01 de janeiro de 2014, a atriz Anna Stuart e Cromwell casado na casa de seu ex-co-estrela Outro Mundo Charles Keating.
Em fevereiro de 2013, Cromwell foi preso por interromper a Universidade de Wisconsin Conselho de reunião Regents ao mostrar uma foto gráfico de um gato para protestar contra alegados maus tratos de animais no campus.  O incidente muito divulgado, que recebeu aviso de âmbito nacional , foi resolvido 25 de março de 2013, quando um advogado que representa Cromwell entrou fundamentos no-contest para o delito não criminal e concordou em pagar 100 dólares confiscos e custas judiciais de 263,50 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário