quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



James Byron Dean (08 de fevereiro de 1931 - 30 de setembro de 1955) foi um ator norte-americano Ele é um ícone cultural da desilusão adolescente e alienação sociais, como expresso no título de seu filme mais célebre, Rebel Without a Cause (. 1955), no qual ele estrelou como adolescente perturbado Jim Stark. Os outros dois papéis que definiram seu estrelato eram solitário Cal Trask em East of Eden (1955) e mão rancho grosseiro Jett Rink no Gigante (1956). Duradoura fama e popularidade resto de Dean em suas performances em apenas estes três filmes, em dois dos quais ele é o ator principal.
A morte prematura de Dean em um acidente de carro cimentou o seu estatuto lendário.  Ele se tornou o primeiro ator a receber um póstumo indicação ao Oscar de Melhor Ator, e continua a ser o único ator a ter tido duas indicações de atuação póstuma.  Em 1999, American Film Institute classificou-o o 18º melhor filme estrela masculina em seus 100 anos de AFI ... 100 lista de estrelas....James Dean nasceu no apartamento casa de sete frontões na esquina da 4th Street e McClure Street, em Marion, Indiana,  o filho de Winton Dean (17 de janeiro de 1907 - 21 de fevereiro de 1995) e Mildred Wilson (15 de setembro, 1910 - 14 de julho de 1940). Seis anos depois que seu pai havia deixado a agricultura para se tornar um técnico de prótese dentária, Dean e sua família se mudou para Santa Monica, Califórnia. Ele foi matriculado em Brentwood Escola Pública no bairro de Brentwood de Los Angeles, mas logo depois transferido para a escola McKinley Elementary. A família passou vários anos lá, e por todas as contas, jovem Dean estava muito perto de sua mãe. De acordo com Michael DeAngelis, ela era "a única pessoa capaz de compreendê-lo."  Em 1938, ela foi subitamente atingida com dores de estômago agudas e começou a perder peso rapidamente. Ela morreu de câncer uterino quando Dean tinha nove anos de idade.
Incapaz de cuidar de seu filho, o pai de Dean mandou-o para morar com sua irmã Ortense e seu marido, Marcus Winslow, em uma fazenda em Fairmount, Indiana,  onde ele foi criado em uma família Quaker.  Winton servido em II Guerra Mundial e mais tarde se casou novamente. Em sua adolescência, Dean procurou o conselho ea amizade de um pastor metodista local, o Rev. James DeWeerd. DeWeerd parecia ter tido uma influência formativa sobre Dean, especialmente sobre as suas futuras participações em touradas, corridas de carros, e teatro.  De acordo com Billy J. Harbin, Dean tinha "uma relação íntima com seu pastor, que começou em seu último ano do ensino médio e suportou por muitos anos " A sua alegada relação sexual foi anteriormente sugerido no livro 1994 Boulevard of Broken Dreams:.. The Life, Times, e Legend of James Dean por Paul Alexander  Em 2011, foi relatado que uma vez ele confidenciou a Elizabeth Taylor de que ele foi abusado sexualmente por um ministro aproximadamente dois anos após a morte de sua mãe.  Outros relatos sobre a vida de Dean também sugerem que ele era ou abusada sexualmente por DeWeerd como uma criança ou teve um relacionamento sexual com ele como um adolescente atrasado.
No ensino médio, o desempenho geral do Dean foi medíocre. No entanto, ele foi considerado um estudante popular, tendo jogado sobre os times de beisebol e basquete do time do colégio, drama estudado, e competiu em falar em público através da Associação Forense Indiana High School. Depois de se formar a partir de Fairmount High School, em Maio de 1949, Dean voltou para a Califórnia com seu cão, Max, para viver com seu pai e sua madrasta. Ele se matriculou na Faculdade de Santa Mônica (SMC) e formou-se em pré-lei. Ele se transferiu para UCLA por um semestre,  e mudou seu principal para o drama, o que resultou em afastamento de seu pai. Ele se comprometeu a fraternidade Sigma Nu mas nunca foi iniciada.  Enquanto na UCLA, Dean foi escolhido a partir de um grupo de 350 atores para retratar Malcolm em Macbeth. [19] Na época, ele também começou a atuar na oficina de James Whitmore. Em janeiro de 1951, ele saiu da UCLA para prosseguir uma carreira em tempo integral como ator.
Primeira aparição na televisão de Dean estava em um comercial de televisão da Pepsi Cola. Ele abandonou a faculdade de agir a tempo inteiro e foi expulso em sua primeira parte de língua, como João Discípulo Amado em Hill Number One, um especial de televisão Páscoa dramatizando a ressurreição de Jesus. Dean trabalhou no filme amplamente filmado Iverson Ranch em Chatsworth, Califórnia, durante a produção do programa, para que uma réplica da tumba de Jesus foi construída no local no rancho.
Dean posteriormente obteve três walk-on papéis em filmes: como um soldado em baionetas caladas !, como um treinador de boxe em Sailor Beware, uma comédia estrelando Paramount Dean Martin e Jerry Lewis,  e como um jovem em Has Anybody Seen My Gal ?  Enquanto luta para conseguir emprego em Hollywood, Dean também trabalhou como atendente de estacionamento na CBS Studios, durante o qual ele conheceu Rogers Brackett,  um diretor de rádio para uma agência de publicidade, que lhe ofereceu ajuda e orientação profissional em sua carreira escolhida, bem como um lugar para ficar.
Em outubro de 1951, na sequência do encorajamento do ator James Whitmore de seu mentor e conselho de Rogers Brackett, Dean mudou-se para New York City. Lá ele trabalhou como testador de dublês para o game show Beat the Clock, mas foi posteriormente demitido por supostamente realizar as tarefas muito rapidamente. Ele também apareceu em episódios de várias séries de televisão CBS, The Web, Studio One, e Lux Vídeo Teatro, antes de ganhar a admissão aos atores legendários Studio para método estudar agindo sob Lee Strasberg.  orgulhoso desta realização, Dean se refere ao estúdio em uma carta de 1952 a sua família como "O maior escola de teatro. Ele abriga grande pessoas como Marlon Brando, Julie Harris, Arthur Kennedy, Mildred Dunnock. ... Muito poucos chegar a ele ... Ele é a melhor coisa que pode acontecer a um ator. Eu sou um dos mais jovens de pertencer. " Lá, ele foi colegas e amigos íntimos com Carroll Baker, com quem acabaria por estrelar Gigante (1956).
A carreira de Dean pegou e ele atuou em novos episódios de tais início de 1950 programas de televisão como Kraft Television Theatre, Robert Montgomery Presents, Perigo, e General Electric Theater. Um papel cedo, para a série Omnibus CBS no episódio "Glória na flor", viu Dean retratar o tipo de jovens descontentes que ele viria a imortalizar em Rebel Without a Cause. (Este programa de verão 1953 também foi notável por apresentar a canção "homem louco, louco", um dos primeiros programas de TV dramáticos para caracterizar rock and roll.) Comentários positivos para 1954 papel teatral de Dean como "Bachir", um houseboy Africano do Norte proxenetismo , em uma adaptação do livro de André Gide O Immoralist, levou a apelos de Hollywood.
Em 1953, o diretor Elia Kazan estava procurando um ator substantivo a desempenhar o papel emocionalmente complexo de 'Cal Trask', para adaptação de John Steinbeck 1952 novela East of Eden roteirista Paul Osborn. Os longos novos acordos com a história dos Trask e Hamilton famílias ao longo de três gerações, centrando-se especialmente sobre a vida das duas últimas gerações, em Salinas Valley, Califórnia, a partir de meados do século 19 através da década de 1910. Em contraste com o livro, o roteiro do filme focado na última parte da história, predominantemente com o caráter de Cal. Embora ele inicialmente parece mais distante e emocionalmente perturbada do que seu irmão gêmeo Aron, Cal é logo visto ser mais mundano, tino comercial, e até mesmo sagaz do que a sua piedosa e constantemente desaprovando pai (interpretado por Raymond Massey), que pretende inventar uma refrigeração vegetal processo. Cal se incomoda com o mistério de sua mãe, supostamente morto, e descobre que ela ainda está viva e uma de manutenção bordel 'madame'; a peça foi interpretada pela atriz Jo Van Fleet.
Antes de lançar Cal, Elia Kazan disse que queria "um Brando" para o papel e Osborn sugeriu o jovem ator relativamente desconhecido, James Dean. Dean se reuniu com Steinbeck, que não gostou da moody, jovem complexo pessoalmente, mas pensei que ele fosse perfeito para o papel. Dean foi escalado para o papel e em 8 de Abril de 1954, deixou Nova York e foi para Los Angeles para começar a filmar.
Muito do desempenho de Dean no filme é improvisado, incluindo sua dança no campo feijão e sua postura fetal semelhante ao montar em cima de um vagão de trem (depois de procurar a sua mãe na cidade vizinha de Monterey). O mais famoso improvisação do filme ocorre quando o pai de Cal rejeita sua doação de US $ 5.000, dinheiro Cal ganhou especulando em grãos antes da Primeira Guerra Mundial I. Em vez de fugir de seu pai como o script chamado para, Dean instintivamente virou-se para Massey e em um gesto de extrema emoção, pulou para a frente e agarrou-o em um abraço cheio, chorando. Kazan manteve este e reação chocada de Massey no filme. Desempenho do Dean no filme prenunciava seu papel como Jim Stark em Rebelde Sem Causa. Ambos os personagens são protagonistas angustiados e incompreendidos párias, desesperadamente ânsia aprovação de uma figura paterna.
Para os Academy Awards 1956, Dean recebeu uma indicação póstuma de Melhor Ator em um papel principal por sua atuação em East of Eden, a primeira indicação póstuma atuação oficial na história do Oscar. (Jeanne Eagels foi oficialmente nomeado para Melhor Atriz em 1929, quando as regras de selecção do vencedor eram diferentes.) Leste do Éden era o único filme estrelado por Dean que ele iria ver lançado em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário