quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos


 David Morse Bowditch  (nascido em 11 de outubro de 1953) é um americano ator, cantor, diretor e escritor. Ele veio pela primeira vez à atenção nacional como o Dr. Jack Morrison na série drama médico St Elsewhere, de 1982 a 1988. Ele continuou a sua carreira no cinema com papéis em Dancer in the Dark, The Indian Runner, O Negociador, Contato, The Green Mile, Disturbia, The Long Kiss Goodnight Acerto Final, The Rock, Extreme Measures, 12 Monkeys, 16 blocos, e Hounddog. Em 2006, Morse teve um papel recorrente como o detetive Michael Tritter no drama médico série House, pelo qual recebeu uma indicação ao Emmy Award. Ele retratou George Washington nos 2008 HBO minissérie John Adams, que lhe rendeu uma segunda indicação ao Emmy. Ele também tem recebido elogios por sua interpretação de Tio Peck no Off-Broadway Como eu aprendi a dirigir, ganhando um prêmio Drama Desk e Obie Award. Ele teve sucesso na Broadway, também, que retrata James "Sharky" Harkin em The Seafarer. De 2010 a 2013, ele retratou Terry Colson, um policial honesto em um departamento corrupto da polícia de Nova Orleans, na série da HBO Treme.
Morse nasceu em Beverly, Massachusetts, filho de Jacquelyn, um professor da escola, e Charles Morse, um gerente de vendas.  Ele foi criado em Hamilton, Massachusetts. Seu nome do meio, Bowditch, vem do matemático Nathaniel Bowditch...Morse estudou atuação no William Esper Studio.  Ele começou sua carreira de ator no teatro como um jogador para o Repertory Theatre Boston no início de 1970.  Em meados dos anos 1970, Esquire Jauchem, diretor artístico do Boston Repertory Theater, adaptado e dirigido uma versão teatral musical que estrelou 18-year-old David Morse como Oblio. A produção mais tarde viajou para a Praça da Trindade Repertory Company, em Providence. Ele passou algum tempo na comunidade teatral de Nova York no início de 1980, antes de passar para televisão e cinema.  Durante esse tempo, Morse foi listado como um dos doze mais "promissores novos atores de 1980", em John A. Willis ' Tela Mundial, Vol. 32.  A grande chance de Morse veio em 1982, quando ele foi lançado no drama médico televisão St. Elsewhere. Ele jogou o Dr. Jack "Boomer" Morrison, um jovem médico que é forçado a lidar com a morte de sua esposa e as lutas de um único profissional pai.
Morse apareceu em uma série de papéis de apoio na sequência do final da St. Elsewhere em 1988. Ele é citado como dizendo: ". Eu tomei a decisão de que eu não me importava se havia algum dinheiro no papel ou não, eu tive que encontrar papéis que eram diferentes do que eu estava fazendo. " Sua volta em Desperate Hours como antagonista mostraram uma Morse mais escura.  Mais tarde, ele estrelou em The Indian Runner e O Guarda Crossing. Ele já apareceu em três adaptações de histórias Stephen King: O Langoliers, Corações na Atlântida, e The Green Mile. Ele era um ator convidado em Homicide:. Life on the Street, jogando o primo racista do detetive Tim Bayliss
Em 2002, estrelou como Mike Morse Olshansky, um policial ex-Philadelphia virou motorista de táxi, no filme para televisão Corte. O filme foi tão bem recebido que uma série de televisão com o mesmo nome foi criado. Por seu papel no filme crime-drama 2002 Shuang Tong, Morse foi nomeado como Melhor Ator Coadjuvante nos Golden Horse Awards, a primeira nomeação de sempre para um ator de língua Inglês. Ele apareceu próximo como a questionável Mr. Turner na liberação Disturbia 2007. O crítico de cinema e comentarista John Podhoretz escreveu que Morse é um "ator de personagem em grande parte desconhecida, que anima e aprofunda cada filme a sorte de tê-lo no elenco".
Em 2006, Morse recebeu um telefonema de David Shore, tendo anteriormente trabalhado com ele na série Hack, que lhe perguntou se ele estaria interessado em ter um papel de convidado em casa. Quando Morse assistiu ao show, ele não conseguia entender por que pessoas assistiram ao show, porque ele acredita que "esse cara House é um idiota total". Quando ele disse a alguns de seus amigos sobre a oferta, no entanto, suas reações entusiasmadas o convenceu a aceitar o papel.  Morse interpretou Michael Tritter, um detetive com uma vingança contra Gregory House. Ele ganhou sua primeira indicação ao Emmy Award por seu trabalho na série.
Em 2008, Morse interpretou George Washington na mini-série da HBO John Adams, para que seu nariz foi feita maior. Morse comentou: "A primeira coisa que vem à mente é o meu nariz, era a minha grande idéia para fazer isso nariz Nós não temos muito tempo, porque eles me pediram para fazer isso cerca de três semanas antes de começarmos a filmar,. e eu apenas continuei olhando para estes retratos e pensar 'cara deste homem é tão comandando'. E eu não senti que meu rosto estava muito comandando no caminho era dele. Então, eu os convenci que devemos tentar o nariz, e tentámos -lo, e todo mundo foi 'uau, isso é Washington'. " retrato de Morse lhe valeu sua segunda indicação ao Emmy Award. Ele está atualmente reprisando o papel de Washington na forma de voz como parte do O Salão dos Presidentes mostrar no Magic Kingdom do Walt Disney World Resort.
Morse afirmou que fora de todos os filmes que ele fez, os seus favoritos são The Green Mile,  O Acerto Final e A Indian Runner.  Em 2010, ele estrelou em dois episódios da série de drama da HBO Treme, como o tenente Terry Colson do Departamento de Polícia de Nova Orleans. Ele foi promovido a série regulares começando com segunda temporada da série, que começou em abril de 2011. Mais tarde naquele ano, Morse ganhou o prêmio de melhor ator no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary por seu papel em Colaboradora.  Ele desempenhou um ex- agente da CIA no filme World War Z (2013). Ele vai jogar o jogador tarde NFL, Mike Webster, no próximo filme biográfico do Dr. Bennet Omalu estrelado por Will Smith.
Além de sua carreira no cinema e na televisão, Morse continuou a aparecer no palco. Por sua atuação na Off-Broadway produção de drama vencedor do Prêmio Pulitzer de Paula Vogel Como eu aprendi a dirigir 1997, ele recebeu um prêmio Obie, um Drama League Award, um prêmio Drama Desk e um Prêmio Lortel Lucille. Nesse mesmo ano, ele jogou Pai Barry na adaptação jogo de On the Waterfront. O jogo durou apenas oito performances.  De 2007 a 2008, Morse apareceu na Broadway na peça de Conor McPherson marítimo.
Morse tem três irmãos mais novos.  Ele foi casado com a atriz e autora de The Habit, Susan Wheeler Duff Morse, desde 1982. Eles têm uma filha, Eliza, e filhos gêmeos Benjamin e Samuel.  Após a Northridge 1994 terremoto, Morse e sua família se mudou para a Filadélfia, Pensilvânia, onde vivem atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário