quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Henry Jaynes 'Hank' Fonda (16 de maio de 1905 - 12 de agosto de 1982) foi um cinema e teatro ator americano  com uma carreira de mais de cinco décadas.
Fonda fez sua marca no início como um ator da Broadway. Ele também apareceu em 1938 nos jogos realizados em White Plains, Nova York, com Joan Tompkins.  Ele fez sua estréia em Hollywood em 1935, e sua carreira ganhou impulso após o seu desempenho indicado ao Oscar como Tom Joad em As Vinhas da Ira , 1940 adaptação do romance de John Steinbeck sobre uma família que se mudou para Oklahoma oeste durante a Dust Bowl. Ao longo de seis décadas em Hollywood, Fonda cultivado uma imagem forte, atraente tela em clássicos como The Ox-Bow Incident, Mister Roberts e 12 Angry Men. Mais tarde, Fonda movido tanto na direção épicos mais escuras como Sergio Leone de Once Upon a Time no Ocidente e papéis mais leves em comédias familiares como Yours, Mine and Ours com Lucille Ball, vencendo o Oscar de Melhor Ator no Oscar 54 para o filme On Golden Pond, seu papel último filme.
Fonda foi o patriarca de uma família de atores famosos, incluindo a filha Jane Fonda, filho Peter Fonda, neta Bridget Fonda, e neto Troy Garity. Sua família e amigos próximos o chamavam de "Hank". Em 1999, ele foi nomeado o sexto grande estrela masculina de todos os tempos pelo American Film Institute....O sobrenome Fonda originou-se com imigrantes de Gênova, na Itália, a Holanda, no século 15. Em 1642, um ramo da família Fonda imigrou para a colônia holandesa de Nova Holanda, na costa leste da América do Norte. Eles estavam entre os primeiros população holandesa se estabelecer em o que é agora interior de Nova York, que institui a cidade de Fonda, New York. Em 1888, muitos dos seus descendentes havia se mudado para Nebraska.
Henry Fonda nasceu em Grand Island, Nebraska,  para-impressão publicidade jobber William Brace Fonda, e sua esposa, Elma Herberta (née Jaynes), no segundo ano do seu casamento.
Fonda foi educado como um cientista cristã, embora ele foi batizado um episcopal na Igreja Episcopal de St. Stephen [carece de fontes?] Em Grand Island. Ele disse: "[M] y toda família maldita era bom." Eles eram uma família unida e altamente favorável, especialmente em matéria de saúde, como médicos evitavam devido à sua religião.  Apesar de ter um fundo religioso, ele, mais tarde, tornou-se um  Fonda foi um, menino curto agnóstico. Tímido que tendiam a evitar meninas, exceto suas irmãs, e foi um bom patinador, nadador e corredor. Ele trabalhou a tempo parcial em planta de impressão de seu pai e imaginava uma possível carreira como jornalista. Mais tarde, trabalhou depois da escola para a empresa de telefonia. Ele também gostava de desenhar. Fonda foi ativo nos Boy Scouts of America; Teichmann relata que ele alcançou o grau de Eagle Scout.  Quando ele tinha uns catorze anos, seu pai o levou a observar um linchamento, a partir da janela da planta do pai, de um jovem negro acusado de estupro.  Este enfureceu o jovem Fonda e ele manteve uma consciência aguda de prejuízo para toda a sua vida adulta.  Em seu último ano na escola, Fonda havia crescido para mais de seis pés de altura, mas manteve-se tímido. Ele freqüentou a Universidade de Minnesota, onde se formou em jornalismo,  mas ele não se formou. Ele aceitou um emprego com o Retail Credit Company.
Aos 20 anos, Fonda começou sua carreira de ator no Omaha Community Playhouse, quando o amigo de sua mãe Dodie Brando (mãe de Marlon Brando) recomendou que ele experimentar para uma parte juvenil em Você e eu, em que ele foi escalado como Ricky.  Ele era fascinado pelo estágio, aprender tudo, desde a construção conjunto para a fase de produção, e envergonhado por sua capacidade de agir.  Quando ele recebeu a liderança em Merton of the Movies, ele percebeu a beleza de agir como uma profissão, como lhe permitiu desviar a atenção de sua própria personalidade com a língua presa e criar personagens palco contando com alguém palavras mais está script. Fonda decidiu sair do seu trabalho e vai para o leste em 1928 para atacar sua fortuna.
Ele chegou em Cape Cod e desempenhou um papel no Cabo Playhouse em Dennis, Massachusetts; um amigo levou-o para Falmouth, onde rapidamente se tornou um membro valorizado os novos jogadores University, uma sociedade por ações de verão intercolegial. Lá ele trabalhou com Margaret Sullavan, sua futura esposa.  James Stewart juntou-se aos jogadores meses após Fonda esquerda, e eles mais tarde se tornaram amigos ao longo da vida.  Ele conseguiu seu primeiro papel profissional na produção de O Jest Jogadores University, por Sem Benelli. Joshua Logan, um jovem estudante de segundo ano na Universidade de Princeton que tinha sido duas vezes no elenco do show, deu Fonda parte dos Tornaquinci ", um italiano com idosos, longa barba branca e peruca pesada." Também no elenco de The Jest com Fonda e Logan foram Bretaigne Windust, Kent Smith, e Eleanor Phelps.
A altura (6'1.5 ") e fino (£ 160) Fonda dirigiu-se para Nova York, onde ele foi logo acompanhado por Stewart (após curto casamento de Fonda para Margaret Sullavan terminou.) Os dois homens eram companheiros de quarto e aperfeiçoou suas habilidades na Broadway . Fonda apareceu em produções teatrais de 1926 a 1934. Eles não se saíram melhor do que muitos norte-americanos dentro e fora do trabalho durante a Grande Depressão, por vezes falta dinheiro suficiente para pegar o metrô.... Fonda obteve o primeiro intervalo, quando ele foi contratado para fazer a sua primeira aparição no cinema em 1935 como protagonista de Janet Gaynor na adaptação para o cinema da 20th Century Fox de The Farmer Takes a Wife; ele reprisou seu papel a partir da produção da Broadway de mesmo nome, que ele tinha ganhado reconhecimento crítico. De repente, Fonda estava fazendo US $ 3.000 por semana e jantar com estrelas de Hollywood, como Carole Lombard.  Stewart logo seguiu para Hollywood, e eles acomodados juntos novamente, em alojamentos ao lado de Greta Garbo. Em 1935 Fonda estrelou o filme de RKO I Dream Too Much com a estrela de ópera Lily Pons. The New York Times anunciou-o como "Henry Fonda, o mais simpático da nova safra de jovens românticos."  carreira cinematográfica de Fonda floresceu como ele co-estrelou com Sylvia Sidney e Fred MacMurray em The Trail of the Lonesome Pine (1936), o primeiro filme Technicolor filmado ao ar livre.
Ele estrelou com a ex-esposa Margaret Sullavan em A Lua Nosso Lar, ea uma curta re-acender de seu relacionamento levou a uma apreciação breve, mas temporária de novo casamento. Fonda obteve o assentimento para o papel principal no You Only Live Once (1937), também co-estrelado por Sidney, e dirigido por Fritz Lang. Ele foi um sucesso de crítica oposto Bette Davis, que o havia escolhido, no filme Jezebel (1938). Este foi seguido pelo papel-título em Young Mr. Lincoln (1939), sua primeira colaboração com o diretor John Ford, e nesse ano ele jogou Frank James em Jesse James (1939). Outro filme foi 1939 Drums Along the Mohawk, também dirigido por Ford.
Os sucessos de Fonda levou a Ford a recrutá-lo para jogar "Tom Joad" na versão cinematográfica do romance de John Steinbeck As Vinhas da Ira (1940). Um relutante Darryl Zanuck, que preferiu Tyrone Power, insistiu em Fonda da assinatura de um contrato de sete anos com seu estúdio Twentieth Century-Fox.  Fonda concordou, e foi finalmente nomeado para um Oscar por seu trabalho no filme de 1940, que muitos consideram ser a sua melhor papel. Fonda atuou em O Retorno de Frank James (1940), com Gene Tierney. Ele, então, contracenou com Barbara Stanwyck em Preston Sturges 'The Lady Eve (1941), e se juntou novamente com Tierney nas bem-sucedidas Anéis comédia screwball em seus dedos (1942). Ela era uma das favoritas do Fonda co-estrelas, e que apareceu em três filmes juntos. Ele foi aclamado por seu papel em The Ox-Bow Incident (1943)....Fonda alistou-se na Marinha dos Estados Unidos para lutar na Segunda Guerra Mundial, dizendo: "Eu não quero estar em uma guerra falsa em um estúdio."  Anteriormente, ele e Stewart tinha ajudado a arrecadar fundos para a defesa da Grã-Bretanha . Fonda servido por três anos, inicialmente como um Quartermaster terceira classe no destroyer USS Satterlee. Mais tarde ele foi comissionado como Tenente Júnior na Air Intelligence combate no Pacífico Central e foi premiado com a Unidade Marinha Menção Presidencial ea Estrela de Bronze.
Após a guerra, Fonda teve uma quebra de filmes e participou de festas de Hollywood e gostava da vida civil. Ele e Stewart iria ouvir discos e convidar Johnny Mercer, Hoagy Carmichael, Dinah Shore, e Nat King Cole sobre para a música, com o último que dá as aulas de piano da família.  Fonda jogou Wyatt Earp em My Darling Clementine (1946), que foi dirigido por John Ford. Fonda fez sete filmes do pós-guerra até que seu contrato com a Fox expirado, a última sendo Daisy Kenyon de Otto Preminger (1947), em frente Joan Crawford. Ele estrelou em O Fugitivo (1947), que foi o primeiro filme da nova companhia de produção de John Ford, Argosy Pictures. Em 1948, ele apareceu em um subsequente produção Argosy / Ford, Fort Apache, como uma rígida coronel do Exército, junto com John Wayne e Shirley Temple em seu primeiro papel adulto.
Recusando-se a outro contrato estúdio longo prazo, Fonda voltou à Broadway, que desgasta o tampão de sua própria oficial para originar o papel-título de Mister Roberts, uma comédia sobre a Marinha, onde Fonda, um oficial subalterno, os salários uma guerra particular contra o capitão. Ele ganhou um Tony Award 1948 para o papel. Fonda seguido por que reprisando seu desempenho na turnê nacional e com estágio bem sucedido é executado em Point of No Return The Caine Mutiny e Corte Marcial. Depois de uma ausência de oito anos a partir de filmes, ele estrelou na versão 1955 do filme de Mister Roberts James Cagney com, William Powell e Jack Lemmon, continuando um padrão de trazer seus papéis do estágio aclamados para a vida na tela grande. No set de Mister Roberts, Fonda chegou às vias de fato com John Ford, que lhe deu um soco durante as filmagens, e Fonda jurou nunca para trabalhar para o diretor novamente. Enquanto ele manteve esse voto por anos, Fonda elogiou de Ford no documentário de Peter Bogdanovich Dirigido por John Ford e em um documentário sobre a carreira de Ford ao lado de Ford e James Stewart. Fonda se recusaram a participar, até que ele aprendeu que a Ford tinha insistido em fundição Fonda como o chumbo na versão cinematográfica do Sr. Roberts, revivendo a carreira cinematográfica de Fonda depois concentrando-se no palco durante anos.
Após o Sr. Roberts, Fonda próxima atuou na produção da Paramount Pictures do Leo Tolstoy Guerra épica e Paz (1956), no qual ele interpretou Pierre Bezukhov oposto Audrey Hepburn; Demorou dois anos para atirar. Fonda trabalhou com Alfred Hitchcock em 1956, interpretando um homem falsamente acusado de roubo em The Wrong Man; o trabalho semi-documentário incomum de Hitchcock foi baseado em um incidente real e em parte filmado em locações.
Lauren Bacall, Humphrey Bogart, e Fonda em um 1955 versão para a TV ao vivo de A Floresta Petrificada
Em 1957, Fonda fez sua primeira incursão na produção com 12 Angry Men, baseado em um teleplay e um roteiro de Reginald Rose e dirigido por Sidney Lumet. O filme de baixo orçamento foi concluída em 17 dias de filmagens, principalmente em um quarto claustrofóbico júri tinha um elenco forte, incluindo Jack Klugman, Lee J. Cobb, Martin Balsam, e EG Marshall. O filme intenso sobre doze jurados decidir o destino de um jovem porto-riquenho acusado de assassinato foi bem recebido pela crítica em todo o mundo. Fonda compartilhado as nomeações Oscar e ao Globo de Ouro com co-produtor Reginald Rose e ganhou o BAFTA Award 1958 de Melhor Ator por sua performance como "Jurado # 8", que com a lógica e persistência eventualmente balança todos os jurados a uma absolvição. Logo no início do filme chamou a mal, mas depois de ganhar elogios da crítica e prêmios, revelou-se um sucesso. Apesar do bom resultado, Fonda jurou que nunca iria produzir um filme novamente, temendo que não como um produtor pode inviabilizar sua carreira de ator.  Depois de atuar nos filmes de faroeste The Star Tin (1957) e O Feiticeiro (1959) , Fonda voltou para a sede de produção para a série da NBC ocidental televisão The Deputy (1959-1961), no qual ele estrelou como Marshal Simon Fry. Seus colegas de elenco foram Allen Case e Leia Morgan.
Durante os anos 1960, Fonda realizado em um número de guerra e epopeias ocidentais, incluindo 1.962 de o dia mais longo ea produção Cinerama How the West Was Won, 1965 das em perigo e Batalha do Bulge. No filme de suspense Guerra Fria à prova de falhas (1964), Fonda jogou o Presidente dos Estados Unidos, que tenta evitar um holocausto nuclear através de negociações tensas com os soviéticos depois de bombardeiros americanos são erroneamente ordenou para atacar a URSS. Ele também voltou ao cinema mais light-hearted em Spencer Mountain (1963), que foi a inspiração para a série de TV, The Waltons.
Fonda apareceu contra o tipo como o vilão 'Frank', em 1968, de Once Upon a Time no Ocidente. Depois de inicialmente recusar o papel, ele foi convencido a aceitá-lo pelo ator Eli Wallach e diretor Sergio Leone, que voou da Itália para os Estados Unidos para convencê-lo a tomar a parte. Fonda tinha planejado usando um par de lentes de contato de cor castanha, mas Leone preferia o paradoxo de contrastar close-up tiros de olhos azuis de aparência inocente de Fonda com a personalidade do caráter vicioso Fonda jogado.
O relacionamento de Fonda com Jimmy Stewart sobreviveu suas discordâncias sobre a política - Fonda era um democrata liberal, e Stewart um republicano conservador. Após uma discussão acalorada, eles evitaram falar de política com o outro. Os dois homens uniram-se para 1968 de Firecreek, onde Fonda novamente jogou o pesado. Em 1970, Fonda e Stewart co-estrelou no oeste Cheyenne O clube social, um filme menor em que eles ironicamente discutiam política. Eles apareceram juntos pela primeira vez no filme em On Our Way Feliz (1948), uma comédia que também estrelou William Demarest e Fred MacMurray e contou com uma Carl "Alfalfa" Switzer adulto, que tinha agido como uma criança em Our Gang....Apesar aproximando seus setenta anos, Fonda continuou a trabalhar em teatro, televisão e cinema até os anos 1970. Em 1970, Fonda apareceu em três filmes, o mais bem sucedido O Cheyenne clube social. Os outros dois filmes foram Too Late the Hero, em que Fonda desempenharam um papel secundário, e havia um homem curvado, cerca de Paris Pitman Jr. (interpretado por Kirk Douglas) tentando escapar de uma prisão do Arizona.
Fonda voltou para ambas as produções estrangeiras e televisão, o que proporcionou o sustento carreira através de uma década na qual muitos atores de tela envelhecimento sofreu carreiras minguantes. Ele estrelou na série de televisão ABC A família Smith entre 1971 e 1972. A adaptação para a TV-filme do romance de John Steinbeck de 1973 do The Red Pony, ganhou Fonda uma indicação ao Emmy. Após o melodrama vencida Hollywood, Ash quarta-feira, ele filmou três produções italianas lançados em 1973 e 1974. O mais bem sucedido destes, Meu Nome é Ninguém, apresentou Fonda em uma rara performance cômica como um velho pistoleiro cujo planos de se aposentar são amortecidas por um "fã" das sortes.
Fonda continuou fase atuação ao longo de seus últimos anos, incluindo várias funções exigentes em peças da Broadway. Ele voltou à Broadway em 1974 para o drama biográfico, Clarence Darrow, para o qual ele foi nomeado para um Tony Award. A saúde de Fonda vinha se deteriorando há anos, mas seus primeiros sintomas externos ocorreu depois de uma performance da peça em abril de 1974, quando ele entrou em colapso por exaustão. Após o aparecimento de uma arritmia cardíaca causada por câncer de próstata, ele tinha um pacemaker instalado após a cirurgia de câncer. Fonda voltou para o jogo em 1975. Após a execução de uma peça de teatro 1978, Primeira segunda-feira de outubro, ele levou o conselho de seus médicos e parar de execuções, embora ele continuou a estrelar em filmes e na televisão.
Fonda apareceu em um revival de A Time of Your Life, que abriu 17 de março de 1972 no Teatro Huntington Hartford, em Los Angeles, onde Fonda, Richard Dreyfuss, Gloria Grahame, Ron Thompson,  Strother Martin, Jane Alexander, Lewis J. Stadlen, Richard X. Slattery and Pepper Martin estavam entre o elenco com Edwin Sherin direção.
Em 1976, Fonda apareceu em várias produções de televisão notáveis, sendo o primeiro Collision Course, a história da relação volátil entre o presidente Harry Truman (EG Marshall) e General MacArthur (Fonda), produzido pela ABC. Depois de uma aparição na transmissão Showtime aclamado de Almos 'um homem, baseado em uma história de Richard Wright, ele estrelou no épico NBC minissérie Capitães e Reis, baseado no romance de Taylor Caldwell. Três anos depois, ele apareceu em Raízes do ABC: as próximas gerações, mas a minissérie foi ofuscado por seu antecessor, Roots. Também em 1976, Fonda estrelou o blockbuster II Guerra Mundial Midway.
Fonda terminou a década de 1970 em uma série de filmes de desastre. A primeira delas foi a 1,977 italiano assassino polvo suspense Tentacoli (tentáculos) e Montanha-Russa, em que Fonda apareceu com Richard Widmark e um jovem Helen Hunt. Ele realizou novamente com Widmark, Olivia de Havilland, Fred MacMurray, e José Ferrer no filme de ação abelha assassina The Swarm. Ele também atuou no filme desastre global Meteor (seu segundo papel como presidente de assento dos Estados Unidos após a prova de falhas), com Sean Connery, Natalie Wood e Karl Malden, ea produção canadense Cidade em Chamas, que também contou com Shelley Winters e Ava Gardner. Fonda teve um pequeno papel com seu filho, Peter, em Wanda Nevada (1979), com Brooke Shields.
Como a saúde do Fonda recusou e ele tomou mais longos intervalos entre as filmagens, os críticos começaram a tomar conhecimento de seu extenso corpo de trabalho. Em 1979, ele foi introduzido no Teatro Municipal americano da fama por suas realizações na Broadway.  prêmios Lifetime Achievement do Globo de Ouro e Oscar seguido em 1980 e 1981, respectivamente.
Fonda continuou a agir em início de 1980, embora todos, mas uma das produções que ele foi destaque em antes de sua morte foram para a televisão. As obras de televisão incluiu a performance ao vivo aclamado pela crítica de Preston Jones 'O mais velho de estar de Pós-Graduação e indicado ao Emmy trombeta do Gideon (co-estrelado por Fay Wray em sua última performance) sobre a luta de Clarence Gideon ter o direito de financiamento público assessoria jurídica para os indigentes .
Fonda ganhou um Oscar por seu trabalho com Katharine Hepburn em On Golden Pond
On Golden Pond, em 1981, a adaptação para o cinema da peça de Ernest Thompson, marcou um triunfo profissional e pessoal final para Fonda. Dirigido por Mark Rydell, o projeto proporcionou colaborações sem precedentes entre Fonda e Katharine Hepburn, juntamente com Fonda e sua filha, Jane. O Fonda mais velho jogou um pai emocionalmente frágil e distante, que se torna mais acessível no final de sua vida. Jane Fonda disse que elementos da história imitou sua relação na vida real, e os ajudou a resolver certas questões. Ela comprou os direitos do filme, na esperança de que seu pai iria desempenhar o papel, e mais tarde descreveu como "um presente para o meu pai que era tão incrivelmente bem sucedido."
Estreou em dezembro de 1981, o filme foi bem recebido pela crítica, e depois de um lançamento limitado em 4 de dezembro On Golden Pond desenvolvido o suficiente de uma audiência a ser amplamente divulgado em 22 de janeiro Com 10 indicações ao Oscar, o filme arrecadou quase 120 milhões dólares em o escritório de caixa, tornando-se um grande sucesso inesperado. Além de vitórias para Hepburn (Melhor Atriz) e Thompson (Roteiro), On Golden Pond trouxe Fonda seu único Oscar - de melhor ator (ele foi o ganhador mais velho do prêmio, que também lhe rendeu um Globo de Ouro de Melhor Ator) . Fonda foi por esse ponto muito doente para comparecer à cerimônia, e sua filha Jane aceito a favor dele. Ela disse ao aceitar o prêmio que seu pai provavelmente gracejo, "Bem, não é que eu sorte." Após a morte de Fonda, alguns críticos de cinema chamado esse desempenho "sua última e maior papel". [Quem?]
Desempenho final do Fonda foi no drama de televisão 1981 Solstício de Verão  com Myrna Loy. Foi filmado depois de On Golden Pond tinha envolvido e Fonda era em rápido declínio da saúde.
Fonda foi casado cinco vezes e teve três filhos, um deles adotado. Seu casamento com Margaret Sullavan em 1931 logo terminou em separação, que foi finalizado em um divórcio 1933.
Em 1936, casou-se Frances Ford Seymour Brokaw, viúva de um rico industrial, George Tuttle Brokaw. [34] Os Brokaws teve uma filha, Frances de Villers, apelidado de "Pan", que havia nascido logo após o casamento Brokaws em 1931.
Fonda conheceu sua futura esposa Frances em Denham Studios na Inglaterra no conjunto de asas da manhã,  a primeira imagem britânico a ser filmado em technicolor. Eles tiveram dois filhos, Jane (nascido em 21 de dezembro de 1937) e Peter (nascido em 23 de fevereiro de 1940), ambos dos quais se tornaram atores de sucesso. Eles têm cada um teve indicações ao Oscar.
Em agosto de 1949, Fonda anunciou a Frances que ele queria o divórcio para que ele pudesse se casar novamente; seus 13 anos de casamento não tinha sido queridos feliz por ele. Devastado pela confissão de Fonda, e atormentado por problemas emocionais por muitos anos, Frances entrou no Hospital Psiquiátrico Austen Riggs em janeiro de 1950 para o tratamento. Ela cometeu suicídio lá em 14 de abril Antes de sua morte, ela tinha escrito seis notas para vários indivíduos, mas não deixou nenhuma mensagem final para seu marido. . Fonda arranjado rapidamente um funeral privado com apenas a si mesmo e sua mãe-de-lei, Sophie Seymour, presentes  Anos mais tarde, Dr. Margaret Gibson, o psiquiatra que tratou Frances no Austen Riggs, descreveu Henry Fonda: "Ele era um, auto-absorvida pessoa fria, um narcisista completa. "
Mais tarde, em 1950, casou-se com Susan Blanchard Fonda, com quem tinha tido um caso desde que em algum momento de 1948. Ela tinha vinte e um anos de idade, filha do designer de interiores australiana Dorothy Hammerstein, ea enteada de Oscar Hammerstein II . Juntos, eles adotaram uma filha, Ari Fishman (nascido em 1953).  Eles se divorciaram três anos depois. Blanchard estava no temor de Fonda, e ela descreveu seu papel no casamento como "uma gueixa", fazendo tudo o que podia para agradá-lo, e lidar com a resolução de problemas que ele não iria reconhecer.
Em 1957, casou-se com o italiano Fonda baronesa Afdera Franchetti;  eles se divorciaram em 1961. Logo depois, em 1965, casou-se com Shirlee Fonda Mae Adams, e permaneceu com ela até sua morte em 1982.
O relacionamento de Fonda com seus filhos tem sido descrito como "emocionalmente distante." Fonda detestava demonstrações de sentimento em si mesmo ou aos outros, e esta foi uma parte consistente do seu caráter. Sempre que ele sentiu que sua parede emocional estava sendo violado, teve explosões de raiva, exibindo um temperamento furioso que aterrorizou a sua família.  Em 1998, a autobiografia de Peter Fonda Do not Tell Dad (1998), ele descreveu como ele nunca tinha certeza como seu pai sentia por ele. Ele nunca se ofereceu para seu pai que ele o amava até que ele era idoso, e Peter finalmente ouviu: "Eu amo você, filho." Sua filha Jane rejeitado amizades de seu pai com atores republicanos, como John Wayne e James Stewart. Sua relação tornou-se extremamente tensa como Jane Fonda tornou-se um ativista de esquerda.
Jane Fonda relataram se sentir deslocado de seu pai, especialmente durante seus dias de atuação iniciais. Em 1958 ela conheceu Lee Strasberg, enquanto visitava seu pai em Malibu. As famílias Fonda e Strasberg eram vizinhos, e ela desenvolveu uma amizade com a filha de Strasberg, Susan. Jane Fonda começou a estudar agindo com Strasberg, aprendendo as técnicas de "O Método" de que Strasberg era um renomado defensor. Isto provou ser um ponto crucial em sua carreira. Como Jane Fonda desenvolvido sua habilidade como atriz, ela ficou frustrado com o talento de seu pai que, para ela, parecia uma demonstração de habilidade sem esforço.
Fonda foi um ardente defensor do Partido Democrata e "um admirador" do presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt.  Em 1960, Fonda apareceu em um comercial de campanha do candidato presidencial John F. Kennedy. O anúncio com foco no serviço naval de Kennedy durante a Segunda Guerra Mundial, especificamente o famoso incidente PT-109.
No final dos anos 1950, quando Jane Fonda perguntou ao pai como ele se preparou antes de entrar no palco, ela ficou perplexo com sua resposta: "Eu não sei, eu estou lá, eu penso sobre minha esposa, Afdera, eu não sei . "
O escritor Al Aronowitz, enquanto trabalhava em um perfil de Jane Fonda para The Saturday Evening Post na década de 1960, pediu a Henry Fonda sobre o método de atuação: "Eu não posso articular sobre o Método", ele me disse, "porque eu nunca estudei . Eu não quero sugerir que eu tenho quaisquer sentimentos de uma forma ou de outra sobre isso ... Eu não sei o que o método é e eu não me importo que o método é. Todo mundo tem um método. Todo mundo pode 't articular sobre seu método, e eu não posso, se eu tiver um método e, por vezes, Jane diz que eu uso o método, isto é, a letra maiúscula Método, sem estar ciente disto Talvez eu fazer;. it doesn' importa. "
Aronowitz informou Jane dizendo: "Meu pai não pode articular a maneira como ele funciona. Ele só não pode fazê-lo. Ele não é mesmo consciente do que ele faz, e isso o deixou nervoso para mim para tentar articular o que eu estava tentando Não. E eu sentia que imediatamente, por isso, fizemos muito pouco a falar sobre isso ... ele disse: 'Cale a boca, eu não quero ouvir sobre isso.' Ele não quer que eu diga a ele sobre isso, você sabe. Ele queria fazer o divertimento dele.
Fonda morreu em sua casa em Los Angeles em 12 de agosto de 1982 de uma doença cardíaca. A esposa de Fonda, Shirlee, sua filha Jane e seu filho Peter estavam ao seu lado quando ele morreu.  Ele sofria de câncer de próstata, mas isso não causar diretamente sua morte e foi observado apenas como uma doença concomitante em seu atestado de óbito.
Fonda solicitado que nenhum funeral realizar-se, e ele foi prontamente cremado. Presidente Ronald Reagan, ex-próprio ator, saudado Fonda como "um verdadeiro profissional dedicada à excelência em seu ofício. Ele enfeitou a tela com uma sinceridade e precisão que ele fez uma lenda."
Fonda é amplamente reconhecido como um dos grandes nomes de Hollywood da era clássica. No centenário de seu nascimento, 16 de maio de 2005, Turner Classic Movies homenageou com uma maratona de seus filmes. Também em Maio de 2005, os Estados Unidos Post Office lançado um selo postal de 37 centavos com o desenho de um artista de Fonda como parte de sua série "lendas de Hollywood".  O teatro Fonda em Hollywood, Califórnia, originalmente conhecido como o Carter DeHaven Music Box, foi nomeado para o ator em 1985 pela Organização Nederlander.
Desde o início de sua carreira, em 1935, por meio de seus últimos projetos em 1981, Fonda apareceu em 106 filmes, programas de televisão e shorts. Com o curso de sua carreira, ele apareceu em muitos filmes aclamados pela crítica, incluindo clássicos como 12 Angry Men e The Ox-Bow Incident. Ele foi nomeado para um Oscar de Melhor Ator por seu papel em 1940 As vinhas da ira e ganhou por sua participação em 1981 de On Golden Pond. Fonda fez sua marca em Westerns (que incluía seu papel mais vilão como Frank em Once Upon a Time no Ocidente), filmes de guerra, e fez aparições freqüentes em ambos produções de televisão e estrangeiras no final de sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário