quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atores Hollywoodianos



Donald Sutherland McNichol, OC (nascido em 17 de julho de 1935)  é um ator canadense cujo trabalho no cinema se estende por 50 anos.  Sutherland é bem conhecido por interpretar uma grande variedade de personagens, tanto liderando e apoiando, em filmes aclamados como The Dirty Dozen (1967), M * A * S * H (1970), Os heróis de Kelly (1970), Klute (1971), do not Look Now (1973), Casanova de Fellini (1976), 1900 (1976), The eagle Has Landed (1976), Invasão dos Violadores (1978), Ordinary People (1980), JFK (1991), Cold Mountain (2003), Pride & Prejudice (2005), e O filme franquia Jogos Vorazes (2012-2015 ). Ele é o pai do ator Kiefer Sutherland. ...Sutherland nasceu em Saint John, New Brunswick, filho de Dorothy Isobel (née McNichol; 1892-1956). E Frederick McLea Sutherland (1894-1983), que trabalhou em vendas e passou a, eletricidade e empresa local de ônibus a gás  Ele é de escocês, alemão e ascendência Inglês.  Quando criança, ele lutou contra a febre reumática, hepatite e poliomielite.  Seus anos de adolescência foram passadas em Nova Scotia,  e ele conseguiu seu primeiro emprego a tempo parcial, aos 14 anos como correspondente notícia para estação de rádio local CKBW em Bridgewater, Nova Scotia. Ele então estudou no Victoria College, Universidade de Toronto, onde conheceu sua primeira esposa Lois Hardwick (não deve ser confundida com a estrela de criança com o mesmo nome), e graduou-se com uma dupla especialização em engenharia e drama. Ele tinha em um ponto sido um membro da "UC Follies" trupe de comédia em Toronto. Ele mudou de idéia sobre como se tornar um engenheiro, e deixou o Canadá para a Inglaterra em 1957,  estudar na Academia de Música e Arte Dramática de Londres.
Depois de sair da Academia de Londres de Música e Artes Cênicas (LAMDA), Sutherland passou um ano e meio no Repertory Theatre Perth, na Escócia.  Nos primeiros da década de 1960 a meados, Sutherland começou a ganhar papéis pequenos em British filmes e programas de televisão. Ele caracterizou ao lado de Christopher Lee em filmes de terror como o Castelo dos Mortos-Vivos (1964) e Casa do Dr. Terror of Horrors (1965). No mesmo ano, ele apareceu na Guerra Fria clássico The Bedford Incident e apareceu na série de TV The Saint, no episódio 1965 "The Suicide feliz"  Em 1966, Sutherland apareceu na BBC TV jogar Lee Oswald. - assassino, jogando um amigo de Lee Harvey Oswald, Charles Givens (embora o próprio Givens estava Africano-Americano).
Em 1967, ele apareceu em "The Superlative Seven", um episódio de Os Vingadores. Ele também fez um segundo, e mais importante aparição em The Saint. O episódio "Escape Route", foi dirigido pela estrela da mostra, Roger Moore, que mais tarde lembrou que Sutherland "me perguntou se ele poderia mostrar para alguns produtores como ele foi para um papel importante ... eles vieram para ver uma corte brusco no estúdio e ele ficou The Dirty Dozen ".  O filme, estrelado por Lee Marvin e Charles Bronson, foi a quinta maior bilheteria de 1967 e arrecadou mais alto filme da MGM do ano.
Em 1968, após a descoberta no Reino Unido-filmado The Dirty Dozen, Sutherland deixou Londres para Hollywood.  Ele então fez mais dois filmes de guerra em rápida sucessão em relação, assumindo a liderança como "Hawkeye" Pierce em MASH, de Robert Altman em 1970; e, novamente, em 1970, como comandante de tanque hippie Sgt. Oddball em heróis de Kelly.
Durante as filmagens da Academia premiado detetive suspense Klute, Sutherland teve uma relação íntima com a co-estrela Jane Fonda.  Sutherland e Fonda passou a co-produzir e estrelar juntos no documentário anti-Vietnam War FTA (1972), que consiste em uma série de esboços realizados bases militares fora da orla do Pacífico e entrevistas com soldados americanos que estavam então em serviço ativo. Um acompanhamento de sua parceria em Klute, Sutherland e Fonda tocaram juntos em Steelyard Azuis (1972), uma "roda livre,, traquinagem-and-roll alcaparra Age-de-Aquário" do escritor David S. Ward.
Sutherland viu-se como um homem que conduz ao longo dos anos 1970 em filmes como o filme baseado em Veneza horror psicológico Do not Look Now (1973), o filme de guerra The Eagle Has Landed (1976), Casanova de Federico Fellini (1976) eo thriller Buraco da Agulha (que foi filmado em locações na ilha de Mull, oeste da Escócia) e que o inspector de saúde sempre otimista na Invasão filme de ficção científica / horror dos Violadores (1978) ao lado de Brooke Adams e Jeff Goldblum. Em 1975, ele estrelou em The Day of the Locust oposto Karen Black; Sutherland interpretou o personagem principal, Homer Simpson, neste drama baseado no livro por Nathanael Ocidente.
Ele ajudou a lançar o internacionalmente conhecido e popular série de televisão canadense Witness to Yesterday, com um desempenho como o doutor Norman Bethune Montreal, um médico e humanitário, em grande parte, falando de experiências de Bethune na China revolucionária. Sutherland recusou um script para este papel, dizendo que ele sabia que a vida de Bethune tão bem que eles poderiam pedir-lhe qualquer coisa, eo entrevistador terminou com material suficiente para dois programas em vez do planejado.
Sutherland também teve um papel como o professor de fumar maconha Dave Jennings em casa animal do Lampoon nacional em 1978, tornando-se conhecido para os fãs mais jovens como resultado da popularidade do filme. Quando lançado, ele foi oferecido 40.000 dólares americanos ou na frente ou uma percentagem do filme. Pensando o filme certamente não seria um grande sucesso, ele escolheu o pagamento antecipado 40K. O filme arrecadou 141,6 milhões dólares, eventualmente....Ele ganhou elogios por seu desempenho no filme de 1976 do diretor italiano Bernardo Bertolucci épico de 1900 e como o pai em conflito na Academia premiado drama familiar Ordinary People (1980), ao lado de Mary Tyler Moore e Timothy Hutton. Em 1981, ele narrou uma história de guerra, um filme de Anne Wheeler. Ele desempenhou o papel de médico-herói Norman Bethune em dois filmes biográficos em 1977 e 1990.
Alguns dos mais conhecidos papéis de Sutherland na década de 1980 e 1990 foram no drama apartheid A Dry White Temporada Sul-Africano (1989), ao lado de Marlon Brando e Susan Sarandon; como um guarda sádico em Lock Up (1989), com Sylvester Stallone; como um piromaníaco encarcerado na Backdraft bombeiro suspense (1990) ao lado de Kurt Russell e Robert De Niro e como um negociante de arte esnobe NYC em Seis Graus de Separação (1993), com Stockard Channing e Will Smith. Em 1991 Oliver Stone filme JFK, ele jogou um oficial de inteligência misteriosa Washington, a fama de ter sido L. Fletcher Prouty, que falou de links para o complexo militar-industrial no assassinato do presidente dos EUA John F. Kennedy.  Ele desempenhado psiquiatra e visionário Wilhelm Reich no vídeo de 1985 de Kate Bush single, "Cloudbusting".
Em 1992, ele desempenhou o papel de Merrick no filme Buffy the Vampire Slayer, com Kristy Swanson. Em 1994, ele jogou a cabeça de um governo de caça agência para os estrangeiros que assumem os corpos das pessoas semelhantes à premissa de Invasion of the Body Snatchers no filme de 1951 do livro os mestres do fantoche de Robert A. Heinlein. Em 1994, ele também jogou CEO intrigas de uma empresa de software no drama Divulgação de Barry Levinson contracenando com Michael Douglas e Demi Moore, e em 1995 foi lançada como Maj. Gen. Donald McClintock em Surto de Wolfgang Petersen. Mais tarde, foi lançado em 1996 (pela segunda vez) com seu filho Kiefer em Joel Schumacher Tempo de Matar. Sutherland jogado americano famoso PGT General da guerra civil Beauregard, em 1999, o filme O Hunley. Ele jogou um astronauta envelhecimento, mas entusiasmado em Cowboys do Espaço (2000), co-estrelado e dirigido por Clint Eastwood.
Em anos mais recentes, Sutherland era conhecido por seu papel como o reverendo Monroe no drama sobre a Guerra Civil Cold Mountain (2003), no remake de The Italian Job (2003), na série de TV Commander in Chief (2005-2006), em os filmes Fierce People (2005), com Diane Lane e Anton Yelchin, e como o Sr. Bennet em Orgulho e Preconceito (2005), estrelando ao lado de Keira Knightley. Ele recebeu uma indicação ao Emmy em 2006 por sua atuação na minissérie Human Trafficking.
Sutherland estrelou como Tripp Darling em horário nobre de série Dirty Sexy Money para o ABC. Ele jogou multi-milionário Nigel Honeycut em ouro de tolo de filme de 2008. Sua voz inconfundível também tem sido usado em muitos comerciais de rádio e televisão, incluindo aqueles para a Delta Air Lines, automóveis Volvo, e simplesmente suco de laranja Orange. Ele forneceu voice-overs e narração durante a introdução da primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2009, e da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver, e foi também um dos porta-bandeiras olímpicas. Ele também foi narrador de "eu acredito" anúncios de televisão CTV na liderança até os Jogos. Durante os jogos, Sutherland participou de alguns dos eventos. Em 2010, ele estrelou ao lado de um elenco em uma adaptação para a TV do romance de Ken Follett Os Pilares da Terra. Ele retratou o Presidente Snow em The Hunger Games em 2012, reprisou o papel em sua sequela, The Hunger Games: Catching Fire (2013), e novamente em The Hunger Games: Mockingjay - Part 1 (2014) ea próxima Part 2 (2015) , a conclusão da série.
Em 26 de março de 2012, ele foi um convidado no programa de rádio Opie e Anthony. Durante sua aparição para promover o primeiro filme Jogos Vorazes ele mencionou que em vez de aceitar a 2% da receita bruta de Animal House ele insistiu em ser pago o salário de um dia de vez que ascenderam a US $ 50.000, em vez de US $ 2,8 milhões que ele teria ganho se tivesse aceitou a oferta feita pela Universal Studios. Ele também mencionou que ele tinha sido oferecido os papéis principais em Deliverance e Cães de Palha mas virou tanto oferece para baixo, porque ele não queria aparecer em filmes violentos na época. O papel em Deliverance foi para Jon Voight e do papel em Straw Dogs para Dustin Hoffman. Em seguida, ele brincou: "e, em seguida, eu joguei um fascista em 1900 por Bernardo Bertolucci." Em 2013, Sutherland teve um inspector ICC na série de TV crime-drama internacional, Cruzar Lines....Sutherland foi feito a um oficial da Ordem do Canadá em 18 de dezembro de 1978  e foi introduzido no Passeio da Fama do Canadá em 2000. Ele mantém uma casa em Georgeville, Quebec.
Seu filho, Kiefer, um ator mais conhecido por seu papel como Jack Bauer na ação TV / série thriller de 24, e irmã gêmea de Kiefer, Rachel, nasceram para Sutherland e sua segunda esposa, Shirley Douglas, filha do conhecido político canadense eo "pai" do sistema de saúde universal do Canadá, Tommy Douglas.
Donald Sutherland conheceu sua atual esposa, a atriz franco-canadense Francine Racette, no set do drama pioneiro canadense estrangeiro Trovão. Eles têm três filhos:. Rossif Sutherland, Angus Sutherland Redford, e Roeg Sutherland
Seus quatro filhos foram todos nomeados após diretores quem Sutherland já trabalhou: Kiefer é nomeado depois que o diretor e escritor norte-americano nascido Warren Kiefer, que, sob o falso nome de Lorenzo Sabatini,  dirigidas Sutherland em seu primeiro longa-metragem, o filme de baixo orçamento horror italiano Il castello dei morti vivi (Castle of the Living Dead); Roeg é nomeado depois que o diretor Nicolas Roeg; Rossif é nomeado após o diretor francês Frédéric Rossif; e Angus Redford tem o seu nome do meio depois de Robert Redford.
Sutherland tornou-se um blogger para o site de notícias americano The Huffington Post durante a campanha eleitoral presidencial de 2008 Estados Unidos.  Em seus blogs, ele declarou seu apoio a Barack Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário