Harold George "Harry" Bellanfanti, Jr. (nascido em 01 de março de 1927), mais conhecido como Harry Belafonte, é um cantor, compositor, ator e ativista social americana. Uma das estrelas americanas do Caribe de maior sucesso pop na história, ele foi apelidado de "Rei do Calypso" para popularizar o estilo musical do Caribe, com uma audiência internacional na década de 1950. Seu primeiro álbum de sucesso Calypso (1956) é o primeiro milhão de álbum mais vendido por um único artista. Belafonte é talvez melhor conhecido por cantar "O Banana Boat Song", com sua letra de assinatura "Day-O". Gravou em vários gêneros, incluindo blues, folk, gospel, mostrar músicas e padrões americanos. Ele também já atuou em vários filmes, mais notavelmente no hit musical de Otto Preminger Carmen Jones (1954), Ilha ao Sol (1957) e de Robert Wise Odds Against Tomorrow (1959).
Belafonte foi um dos primeiros do movimento dos direitos civis nos anos 1950 e 60, e um de Martin Luther King, Jr. de confidentes. Ao longo de sua carreira, ele tem sido um defensor de causas humanitárias, como o movimento anti-apartheid e EUA para a África. Desde 1987 ele tem sido um Goodwill Ambassador UNICEF. Nos últimos anos, ele tem sido um crítico vocal das políticas de ambas as administrações presidenciais de George W. Bush e Barack Obama. Harry Belafonte agora atua como embaixador celebridade American Civil Liberties Union para questões de justiça juvenil.
Belafonte ganhou três Grammy Awards, incluindo um Grammy Lifetime Achievement Award, um prêmio Emmy, e um Tony Award. Em 1989 ele recebeu o Kennedy Center Honors. Ele foi condecorado com a Medalha Nacional de Artes em 1994. Em 2014, ele recebeu o Prêmio Humanitário Jean Hersholt em 6 Prémios Anuais Governadores da Academia....Belafonte nasceu Harold George Bellanfanti, Jr. em mentir-in Hospital, em Harlem, Nova York, filho de Melvine (née amor), uma dona de casa de ascendência jamaicana, e Harold George Bellanfanti, Sr., um Martinica que trabalhou como um chef na Guarda Nacional. De 1932 a 1940, ele viveu com sua avó em seu país nativo da Jamaica. Quando ele voltou para Nova York, ele participou de George Washington High School depois que ele entrou para a Marinha e serviu durante a Segunda Guerra Mundial. Na década de 1940, ele estava trabalhando como assistente de um zelador em Nova York, quando um inquilino deu ele, como uma gratificação, dois ingressos para ver o Teatro Negro americano. Ele se apaixonou com a forma de arte e também se encontrou Sidney Poitier. A dupla lutando financeiramente comprado regularmente um único assento para execuções locais, lugares de negociação entre em actos, depois de informar os outros sobre a progressão do jogo. No final da década de 1940, ele teve aulas de atuação na Oficina dramática de The New School em Nova York com o diretor Erwin Piscator influente alemão ao lado de Marlon Brando, Tony Curtis, Walter Matthau, Bea Arthur e Sidney Poitier, enquanto tocava com o Teatro Negro americano. Em seguida, ele recebeu um prêmio Tony por sua participação no musical da Broadway Almanaque do John Murray Anderson....Belafonte começou sua carreira na música como cantor clube em Nova York para pagar suas aulas de teatro. A primeira vez que ele apareceu na frente de uma platéia, ele foi apoiado pelo Charlie Parker banda, que incluía o próprio Charlie Parker, Max Roach e Miles Davis, entre outros. No começo, ele era um cantor pop, lançando sua carreira a gravação no rótulo Roost em 1949, mas mais tarde, ele desenvolveu um grande interesse na música folk, material de aprendizagem através da Biblioteca de arquivos canções populares americanas do Congresso. Com o guitarrista e amigo Millard Thomas, Belafonte logo fez sua estréia no clube de jazz lendário The Village Vanguard. Em 1952 ele recebeu um contrato com a RCA Victor.
Sua primeira amplamente-lançado single, que passou a se tornar sua canção "assinatura", com a participação do público em praticamente todas as suas performances ao vivo, foi "Matilda", gravado 27 de abril de 1953. Seu primeiro álbum de sucesso Calypso (1956) tornou-se o primeiro LP em os EUA "a vender mais de 1 milhão de cópias em um ano", disse Belafonte no link O programa do Canadian Broadcasting Corporation, em 7 de agosto de 2012. Ele acrescentou que foi também o primeiro álbum de um milhão de vendido de sempre em Inglaterra. O álbum é o número quatro na lista "Top 100 Album" Billboard 's por ter passado 31 semanas no número 1, 58 semanas no top ten, e 99 semanas nas paradas dos EUA. O álbum introduziu audiências americanas para calipso (que tinha se originado em Trinidad e Tobago, no início do século 20), e Belafonte foi apelidado de "Rei do Calypso", um título que ele usava com reservas, uma vez que ele não tinha pretensões de qualquer Calypso Monarch títulos.
Uma das canções incluídas no álbum é o já famoso "Banana Boat Song" (listado como "Dia O" na versão original), que alcançou o número cinco nas paradas pop, e contou com a sua assinatura lyric "Day-O". Seu outro grande sucesso foi "Jump in the Line".
Muitas das composições gravadas por Calypso, incluindo "Banana Boat Song" e "Jamaica Farewell", deu crédito songwriting para Irving Burgie, Belafonte e sua equipe, mas foram realmente gravado anteriormente canções jamaicanas incidências mento vendidos como calypso.
Embora conhecido principalmente por calypso, Belafonte gravou em muitos gêneros diferentes, incluindo blues, folk, gospel, mostrar músicas e padrões americanos. Sua segunda mais popular hit, que veio imediatamente após "The Banana Boat Song", foi a música cômica "Olhe Mama no Bubu", também conhecida como "Mama Olhe a Boo-Boo" (originalmente gravada por Lord Melody em 1956), no qual ele canta com humor sobre comportamento inadequado e crianças desrespeitosas. Ele chegou ao número onze na parada pop.
Em 1959, ele estrelou em Tonight com Belafonte, um especial de televisão nacional que contou com Odetta, que cantou "Menino de água" e que realizou um dueto com Belafonte de "Há um buraco no meu balde", que chegou às paradas nacionais em 1961. Belafonte foi o primeiro americano Africano para ganhar um Emmy, por Revlon Revue:. Tonight with Belafonte (1959) Belafonte continuou a gravar para a RCA Victor até os anos 1950 a 1970. Dois álbuns ao vivo, ambos gravados no Carnegie Hall em 1959 e 1960, fez sucesso comercial e de crítica. A partir de seu álbum de 1959, "Hava Nagila" tornou-se parte de sua rotina regular e uma de suas canções de assinatura. Ele foi um dos muitos artistas recrutados por Frank Sinatra para executar na gala inaugural do presidente John F. Kennedy em 1961. Naquele mesmo ano ele lançou seu segundo álbum calypso, Jump Up Calypso, que passou a se tornar mais um milhão vendedor. Durante os anos 1960, ele introduziu vários artistas ao público americano, a cantora mais notavelmente Sul Africano Miriam Makeba e cantora grega Nana Mouskouri. Seu álbum Midnight Special (1962) contou com a primeira aparição registro por um tocador de gaita jovem chamado Bob Dylan.
Como os Beatles e outras estrelas da Grã-Bretanha começou a dominar as paradas pop dos EUA, o sucesso comercial de Belafonte diminuído; 1964 do Belafonte no teatro grego foi seu último álbum a aparecer na Billboard 's Top 40. Seu último single de sucesso, "A Strange Song", foi lançado em 1967 e chegou ao número 5 nas paradas musicais contemporâneas adultas. Belafonte recebeu o Grammy de álbuns Balanço Dat Hammer (1960) e Uma Noite com Belafonte / Makeba (1965). O último álbum lidou com a situação política dos negros sul-africanos durante o apartheid. Ele ganhou seis de ouro Records.
Durante os anos 1960, ele apareceu em especiais de TV ao lado de artistas como Julie Andrews, Petula Clark, Lena Horne e Nana Mouskouri. Em 1967, Belafonte foi o primeiro artista não-clássica para se apresentar no prestigiado Saratoga Performing Arts Center (SPAC) em Upstate New York, que em breve será seguido por shows lá por The Doors, The 5th Dimension, The Who e Janis Joplin.
A partir de fevereiro 05-09, 1968, Belafonte convidado hospedado The Tonight Show substituindo Johnny Carson. Entre os convidados da entrevista foi Martin Luther King, Jr....Actividade de gravação do Belafonte desacelerou depois de deixar a RCA em meados dos anos 1970. Ele lançou seu quinto e último álbum Calypso, Calypso carnaval em 1971. A partir de meados da década de 1970 a início de 1980 Belafonte passou a maior parte de seu tempo em turnê no Japão, Europa, Cuba e em outros lugares. Em 1977, ele lançou o álbum Transforme o mundo ao redor na etiqueta Columbia Records. O álbum, com um forte foco na música do mundo, nunca foi emitido nos Estados Unidos. Em seguida, ele foi um ator convidado em um episódio memorável de The Muppet Show, em 1978, em que ele executou sua canção assinatura "Day-O" na televisão pela primeira vez. No entanto, o episódio é mais conhecido por rendition da canção espiritual de Belafonte "Turn the World Around", do álbum de mesmo nome, que ele executou com feitos especialmente Muppets que pareciam máscaras tribais africanas. Tornou-se uma das performances mais famosas da série. Foi supostamente episódio favorito de Jim Henson, e Belafonte reprisou a música no memorial de Henson em 1990. "Turn the World Around" também foi incluído no 2005 suplemento hinário oficial da Associação Unitária Universalista, Cantando o Journey.
Seu envolvimento nos EUA para a África durante os meados da década de 1980 resultou em um interesse renovado em sua música, culminando em um contrato com a gravadora EMI. Em seguida, ele lançou seu primeiro álbum de material original em mais de uma década, Paraíso, em Gazankulu, em 1988. O álbum contém dez canções de protesto contra a política anterior Apartheid Sul Africano e é seu último álbum de estúdio. No mesmo ano Belafonte, como Embaixador da Boa Vontade da UNICEF, participou de um simpósio em Harare, Zimbabwe, para concentrar a atenção sobre a sobrevivência e desenvolvimento da criança nos países da África Austral. Como parte do simpósio, ele executou um concerto para a UNICEF. A equipe de vídeo Kodak filmou o concerto, que foi lançado como um vídeo show de 60 minutos intitulado "Carnaval global". Possui muitas das canções do álbum Paraíso, em Gazankulu e alguns de seus sucessos clássicos. Também em 1988, Tim Burton usado "The Banana Boat Song" e "Jump in the Line" em seu filme Beetlejuice.
Na sequência de um hiato de gravação longa, Uma Noite com Harry Belafonte and Friends, uma trilha sonora e vídeo de um concerto televisionado, foram lançados em 1997 pela Island Records. The Long Road to Freedom: Uma Antologia da Música Negra, um grande projeto multi-artista gravado pela RCA durante os anos 1960 e 1970, foi finalmente lançado pela gravadora em 2001. O álbum foi indicado para os prêmios Grammy de Melhor Gravação Package encaixotado 2002 , por Melhores Notas de Álbum e de Melhor Álbum histórico.
Belafonte recebeu o Kennedy Center Honors, em 1989. Ele foi condecorado com a Medalha Nacional de Artes em 1994 e ganhou um Grammy Lifetime Achievement Award em 2000. Ele realizou concertos esgotados em todo o mundo até os anos 1950 aos anos 2000. Devido à doença, ele foi forçado a cancelar uma turnê de reunião com Nana Mouskouri prevista para a Primavera e Verão de 2003, após uma turnê na Europa. Seu último concerto foi um concerto beneficente para o Atlanta Opera em 25 de outubro de 2003. Em uma entrevista de 2007, ele declarou que tinha desde que se aposentou do desempenho.... Belafonte já atuou em vários filmes. Seu primeiro papel no cinema foi em Bright Road (1953), em que ele apareceu ao lado de Dorothy Dandridge. Os dois posteriormente estrelou hit musical de Otto Preminger Carmen Jones (1954). Ironicamente, o canto de Belafonte no filme foi dublado por um cantor de ópera, como a própria voz do Belafonte foi visto como inadequado para o papel. Usando sua influência estrela, Belafonte foi posteriormente capaz de realizar vários papéis no cinema, em seguida,-controversas. Em 1957, de Island in the Sun, há indícios de um caso entre o personagem de Belafonte ea personagem interpretada por Joan Fontaine. O filme também estrelou James Mason, Dandridge, Joan Collins, Michael Rennie e John Justin. Em 1959, ele estrelou e produziu de Robert Wise Odds Against Tomorrow, no qual ele interpreta um ladrão de banco desconfortavelmente se uniu com um parceiro racista (Robert Ryan). Ele também co-estrelou com Inger Stevens no mundo, a carne eo diabo. Belafonte foi oferecido o papel de Porgy em Porgy and Bess, onde teria mais uma vez atuou ao lado de Dandridge de Preminger, mas ele recusou o papel porque ele se opôs à sua estereotipagem racial.
Insatisfeito com os papéis no cinema disponíveis para ele, ele voltou à música durante os anos 1960. No início de 1970 Belafonte apareceu em mais filmes entre os quais dois com Poitier: Buck eo Pastor (1972) e Uptown Saturday Night (1974). Em 1984 Belafonte produzido e marcou o filme musical Beat Street, lidar com a ascensão da cultura hip-hop. Junto com Arthur Baker, ele produziu a trilha sonora com certificação ouro do mesmo nome. Belafonte próxima estrelou um grande filme novamente em meados da década de 1990, aparecendo com John Travolta no drama raça-reverse Fardo do Homem Branco (1995); e na idade do jazz drama de Robert Altman Kansas City (1996), o último dos quais lhe rendeu o New York Film Critics Circle Award de Melhor Ator Coadjuvante. Ele também estrelou como um magistrado adjunto do Supremo Tribunal dos Estados Unidos no Swing Vote drama de TV (1999). Em 2006, Belafonte apareceu em Bobby, conjunto drama de Emilio Estevez sobre o assassinato de Robert F. Kennedy; ele jogou Nelson, um amigo de um funcionário do Hotel Ambassador (Anthony Hopkins).
Belafonte e Marguerite Byrd foram casados de 1948 a 1957. Eles têm duas filhas: Adrienne e Shari. Shari Belafonte, casada com Sam Behrens, é fotógrafo, modelo, cantora e atriz. Em 1997 Adrienne Biesemeyer e sua filha Rachel Azul fundou a Fundação Anir / Experience. Anir incide sobre o trabalho humanitário na África Austral.
Em 8 de Março de 1957, Belafonte se casou com sua segunda esposa Julie Robinson, um ex-dançarino com a Katherine Dunham Company. Eles tiveram dois filhos, David e Gina Belafonte. David Belafonte, uma ex-modelo e ator, é um produtor vencedor do Emmy e do diretor-executivo da empresa de capital familiar Belafonte Enterprises Inc. Um produtor musical, ele esteve envolvido na maioria dos álbuns e turnês de Belafonte. David casou Danish modelo, cantora e TV personalidade Malena Mathiesen, que ganhou prata no Dancing with the Stars na Dinamarca em 2009. Malena Belafonte fundada Speyer Legado School, uma escola particular para crianças dotadas e talentosas. Davi e filha de Malena Sarafina atendeu a esta escola. Gina Belafonte é uma atriz de TV e cinema e trabalhou com seu pai como treinador e produtor em mais de seis filmes. Gina ajudou a fundar The Gathering Para Justiça, uma organização sem fins lucrativos intergeracional, intercultural trabalhando para reintroduzir a não-violência para parar encarceramento criança. Ela é casada com o ator Scott McCray.
Em abril de 2008, casou-se com Belafonte artista Pamela Frank. Em outubro de 1998, contribuiu Belafonte uma carta ao livro Carta de Liv Ullmann para meu neto.
Belafonte foi condecorado como membro honorário da Phi Beta Sigma Fraternidade em 11 de janeiro de 2014.
Crenças políticas do Belafonte foram grandemente inspirados pelo cantor, ator e ativista comunista Paul Robeson, que o orientou. Robeson oposição não só o preconceito racial nos Estados Unidos, mas também o colonialismo ocidental em África. O sucesso da Belafonte não protegê-lo contra a discriminação racial, particularmente na América do Sul. Ele se recusou a realizar lá a partir de 1954 até 1961. Em 1960, ele apareceu em um comercial de campanha para o candidato presidencial democrata John F. Kennedy. Kennedy mais tarde nomeado conselheiro cultural Belafonte para o Corpo da Paz.
Belafonte deu o discurso de abertura da ACLU do anual Bill of Rights Day Celebration do norte da Califórnia Em dezembro de 2007 e foi premiado com o presidente da Suprema Corte Earl Warren Award liberdade civil. O 2011 Sundance Film Festival contou com o documentário Sing Your Song, um filme biográfico com foco na contribuição da Belafonte para e sua liderança no movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos e os seus esforços para promover a justiça social no mundo. Em 2011, memórias de Belafonte My Song foi publicado pela Knopf Books....Belafonte apoiou o movimento dos direitos civis nos anos 1950 e 60 e foi uma das Martin Luther King, Jr. de confidentes. Ele forneceu para a família do rei, desde que o rei fez apenas US $ 8.000 por ano como um pregador. Tal como muitos outros ativistas de direitos civis, Belafonte foi colocado na lista negra durante a era McCarthy. Durante a campanha de 1963 Birmingham ele socorrida Rei fora de Birmingham City Jail e levantou milhares de dólares para liberar outros manifestantes dos direitos civis. Ele financiou os 1.961 passeios de liberdade, apoiado o registro de eleitores, e ajudou a organizar a 1963 março em Washington.
Durante o Mississippi Liberdade de Verão "de 1964 Belafonte bankrolled Comitê Coordenador Estudantil Não-Violenta, voando para Mississippi que agosto com Sidney Poitier e US $ 60.000 em dinheiro e multidões divertidos em Greenwood. Em 1968 Belafonte apareceu em um Petula Clark especial de televisão de horário nobre na NBC. No meio de uma música, Clark sorriu e brevemente tocou no braço de Belafonte, que fez o patrocinador do show, Plymouth Motors, nervoso. Plymouth queria cortar o segmento, mas Clark, que tinha a posse da especial, disse à NBC que o desempenho seria mostrado intacta ou ela não permitiria que a especial a ser exibido em tudo. Os jornais noticiaram a polêmica, e quando o Ventilado especial, atraiu altas classificações.
Belafonte apareceu no The Smothers Brothers Comedy Hour e executou uma série controversa de "Carnaval" intercalada com imagens dos 1968 motins Convenção Nacional Democrática. Censores da CBS excluído o segmento.
Em 1985, ele ajudou a organizar a canção vencedora do Grammy "We Are the World", um esforço multi-artista para arrecadar fundos para a África. Ele se apresentou no concerto Live Aid no mesmo ano. Em 1987, ele recebeu uma nomeação para o UNICEF como um embaixador da boa vontade. Após a sua nomeação Belafonte viajou para Dakar, Senegal, onde atuou como presidente do Simpósio Internacional de artistas e intelectuais para Crianças Africano. Ele também ajudou a levantar fundos junto com mais de 20 outros artistas em concerto a maior já realizada na África sub-saariana. Em 1994, ele foi em uma missão ao Ruanda e lançou uma campanha de mídia para aumentar a conscientização sobre as necessidades das crianças ruandesas.
Em 2001, ele foi para a África do Sul para apoiar a campanha contra o HIV / AIDS. Em 2002, Africare concedeu-lhe o Bispo John T. Walker Distinguished Service Award Humanitária por seus esforços para ajudar África. Em 2004, foi para o Quênia Belafonte de salientar a importância de educar as crianças na região.
Belafonte esteve envolvido na defesa do câncer de próstata desde 1996, quando ele foi diagnosticado e tratado com sucesso para a doença. Em 27 de junho de 2006, Belafonte foi o ganhador do Prêmio Humanitário BET nos BET Awards 2006. Ele foi nomeado um dos nove Impact Award 2006 por destinatários AARP The Magazine. Em 19 de outubro de 2007, Belafonte representado UNICEF na televisão norueguesa para suportar a maratona anual (TV Aksjonen) em apoio do que a caridade e ajudou a levantar um recorde mundial de US $ 10 por habitante da Noruega. Belafonte também foi um embaixador para as Bahamas. Ele é membro do conselho de administração do Projeto Avanço. Ele também atua no Conselho Consultivo da Fundação Nuclear Age Peace.
Belafonte tem sido um crítico de longa data da política externa dos EUA. Ele começou a fazer declarações políticas controversas sobre este assunto no início de 1980. Ele tem em vários momentos fizeram declarações que se opõem ao embargo dos EUA a Cuba; elogiando as iniciativas de paz soviéticas; atacar a invasão de Granada EUA; elogiando a Brigada Abraham Lincoln; honrando Ethel e Julius Rosenberg e louvando a Fidel Castro. Belafonte é adicionalmente conhecido por sua visita a Cuba, o que ajudou a garantir o lugar do hip-hop na sociedade cubana. De acordo com o artigo de Geoffrey Baker "Hip hop, Revolucion! Nacionalizando Rap em Cuba ", em 1999 Belafonte reuniu-se com representantes da comunidade rap imediatamente antes da reunião com Fidel Castro. Esta reunião resultou na aprovação pessoal de Castro de, e, portanto, o envolvimento do governo em, a incorporação de rap na cultura de seu país Em uma entrevista em 2003, Belafonte refletido sobre a influência deste encontro.:
"Quando eu voltei para Havana um par de anos mais tarde, as pessoas da comunidade hip-hop veio me ver e nós saímos para um pouco. Eles me agradeceu muito e eu disse, 'Por quê?' e eles disseram: 'Porque a sua pequena conversa com Fidel e ministro da Cultura no hip-hop levou à existência de uma divisão especial dentro do ministério e nós temos o nosso próprio estúdio'. "
Belafonte foi ativo no movimento anti-apartheid. Ele foi o mestre de cerimônias em uma recepção em homenagem presidente do Congresso Nacional Africano Oliver Tambo em Roosevelt House, Hunter College, em Nova York. A recepção foi realizada pela Comissão Interamericana de África (ACOA) eo Fundo de África. Ele é membro da diretoria atual do Fórum TransAfrica e do Instituto de Estudos Políticos.
Belafonte alcançado ampla atenção por suas idéias políticas em 2002, quando ele começou a fazer uma série de comentários sobre o presidente George W. Bush, sua administração e da Guerra do Iraque. Durante uma entrevista com Ted Leitner para San Diego 760 KFMB, em Outubro de 2002, Belafonte se refere a uma citação feita por Malcolm X. Belafonte disse:
Há um velho ditado, nos dias de escravidão. Havia aqueles escravos que viviam na fazenda, e havia aqueles escravos que viviam na casa. Você tem o privilégio de viver na casa se você serviu o mestre, fazer exatamente a maneira como o senhor pretende ter você servi-lo. Isso deu-lhe privilégio. Colin Powell está empenhada em entrar na casa do mestre, desde que ele iria servir o mestre, de acordo com o propósito do mestre. E quando Colin Powell se atreve a sugerir algo diferente do que o mestre quer ouvir, ele vai ser voltou para o pasto. E você não ouve muito daqueles que vivem no pasto.
Belafonte usou a citação para caracterizar antigos Estados Unidos Secretários de Estado Colin Powell e Condoleezza Rice, ambos afro-americanos. Powell e Rice tanto respondeu, com Powell chamar as observações "lamentável" e Rice dizendo: ". Eu não preciso de Harry Belafonte para me dizer o que significa ser negro"
O comentário foi trazido novamente em uma entrevista com Amy Goodman para Democracy Now! em 2006. Em janeiro de 2006, Belafonte liderou uma delegação de ativistas, incluindo o ator Danny Glover e ativista / professor Cornel West para se reunir com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Em 2005 Chávez, um crítico de Bush franco, iniciou um programa para fornecer óleo para aquecimento mais barato para as pessoas pobres em diversas áreas dos Estados Unidos. Belafonte apoiou esta iniciativa. Ele foi citado como dizendo, durante a reunião com Chávez, "Não importa o que o maior tirano do mundo, o maior terrorista do mundo, diz George W. Bush, estamos aqui para dizer- você: não centenas, não milhares, mas milhões de o povo americano apoiar sua revolução Belafonte e Glover reuniu novamente com Chávez em 2006. O comentário provocou uma grande controvérsia.. Hillary Clinton se recusou a reconhecer a presença de Belafonte em uma cerimônia que contou com os dois AARP, que tinha acabado o nomeou um dos seus 10 homenageados Impact Award 2006, divulgou esta declaração após as observações:. "AARP não tolera a forma eo tom que ele escolheu e encontra seus comentários completamente inaceitável " Durante a Martin Luther King, Jr. discurso do Dia da Universidade Duke, em 2006, em comparação Belafonte o governo norte-americano para os sequestradores de 11 de setembro, dizendo:". Qual é a diferença entre o que o terrorista e outros terroristas? " Em resposta às críticas sobre suas observações Belafonte perguntou: "O que você chama de Bush quando a guerra ele nos colocou no data já matou quase tantos americanos quanto morreu em 9/11 e o número de americanos feridos na guerra é quase triplo? [...] por a maioria das definições de Bush pode ser considerado um terrorista ". Quando ele foi questionado sobre sua expectativa de críticas por suas declarações sobre a guerra no Iraque, Belafonte respondeu: ".. Bring it on dissidência é inerente a qualquer democracia"
Em outra entrevista Belafonte observou que, enquanto os seus comentários podem ter sido "precipitada", no entanto, ele sentiu a administração Bush sofria de "arrogância apegada à ignorância" e as suas políticas em todo o mundo eram "moralmente falido". Em janeiro de 2006, em um discurso para a reunião anual da Artes Apresentadores membros da conferência, Belafonte referido "a nova Gestapo de Segurança Interna", dizendo: "Você pode ser preso e não têm direito a um advogado!" Durante a Martin Luther King, Jr. discurso do Dia da Universidade Duke, em janeiro de 2006, Belafonte disse que, se pudesse escolher seu epitáfio seria, "Harry Belafonte, Patriot."
Em 2004, ele foi agraciado com o Prêmio de Direitos Humanos doméstica em San Francisco por Global Exchange.
Em 2011, ele comentou sobre a administração Obama eo papel da opinião popular na definição das suas políticas. "Eu acho que [Obama] joga o jogo que ele joga porque ele não vê a ameaça da evidenciando preocupações para os pobres."
Em 9 de dezembro de 2012, em uma entrevista com Al Sharpton na MSNBC, Belafonte expressou consternação que muitos líderes políticos nos Estados Unidos continuam a se opor às políticas do presidente Obama mesmo depois de sua reeleição: "A única coisa que resta para Barack Obama para fazer é trabalhar como um ditador do terceiro mundo e basta colocar todos esses caras na cadeia. Você está violando o desejo americano ".
Em 01 de fevereiro de 2013, recebeu a Medalha Spingarn Belafonte da NAACP, e na cerimônia televisionada, ele contou Constance L. Rice entre esses destinatários anteriores do prêmio a quem considerava altamente por falar "sanar os males da nação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário